Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Política de Proteção de Dados Pessoais. Para saber como a UnB trata os dados, acesse a Política de cookies. Se você concorda, clique em Ciente.

germana menezes da nobrega

CIC - DEPTO CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

Produção Bibliográfica

Trabalhos publicados em eventos (50)

  • 1. SILVA, OSCAR E. B. M; SOUZA, THIAGGO F. B.; DUDA, JOÃO M. S.; BARROS, BRUNO S. R.; NÓBREGA, GERMANA M.. Você decide quem POD: empoderando a/o estudante de computação quanto à propriedade de seus dados, In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, Brasil, .
  • 2. BARBOSA, CARLOS; CARVALHO, GABRIEL; NÓBREGA, GERMANA; CRUZ, FERNANDO. Redesenho e prototipagem de um repositório de recursos educacionais para metaverso, In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Brasil, .
  • 3. NÓBREGA, GERMANA; PAINS, ANDRÉ; CRUZ, FERNANDO. Uma sociedade de companions inteligentes na metaversidade para incrementar a aprendizagem ao longo da vida, In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Brasil, .
  • 4. NÓBREGA, Germana M. da. Agora é a hora: terei visto a IA sob o dicotômico holofote 'Bênção ou maldição'!, In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Rio de Janeiro, 2024.
  • 5. TORRES, DAVI M.; ESTEVAM, GABRIEL DE O.; NÓBREGA, Germana M. da. Redes Sociais Descentralizadas na graduação em Computação: implantação, percepção discente, possibilidades, In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Brasil, 2022.
  • 6. NÓBREGA, Germana M. da; SILVA, GABRIEL T. DA; SILVA, THIAGO V. R.. Um projeto estruturante para orientações de TCC em cursos de computação: que oportunidades para IHC?, In: Workshop sobre Educação em IHC, Brasil, 2022.
  • 7. NÓBREGA, G. M. da; CRUZ, F. W.. Rumo a um Ecossistema Educacional Apoiado por Computador e Socialização em Rede Descentralizada, In: XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2021), Rio de Janeiro (Online), 2021.
  • 8. NÓBREGA, GERMANA; ARAUJO, G. G.; CRUZ, F. W.. Towards collaborative ontology construction for learning Computer Science in Education, In: 21st International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT 2021), Online, 2021.
  • 9. SOARES, C. N.; NÓBREGA, G. M. da. Ada e a Sociedade Perdida: um RPG digital para revisão de conceitos da matemática do ensino fundamental, In: XX SBGames, Gramado, 2021.
  • 10. OLIVEIRA, J.; NÓBREGA, G. M. da; CRUZ, F. W.; OLIVEIRA, R.. Decentralized social network for the campus: Historical claims meet contemporary needs, In: XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO 2021), Arequipa, 2021.
  • 11. NÓBREGA, GERMANA; LIMA, FERNANDA. Aprendizagem da Informática na Educação por Questionamento e Modelagem a partir da Web, In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Brasília, 2019.
  • 12. NÓBREGA, G. M. da; F. Lima. Incorporando o questionamento discente no processo de aprendizagem em comunidades on-line sustentáveis, In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2011, Aracajú, 2011.
  • 13. RODRIGUES, D. D.; FERNEDA, Edilson; NÓBREGA, G. M. da; CAMPOS, F. B.. Explorando a metacognição para a educação continuada em ambiente de trabalho: aplicação a processos de software, In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2011, Aracajú, 2011.
  • 14. NÓBREGA, G. M. da; CRUZ, F. W.; F. Lima. Rumo a uma rede de compromissos em desktop compartilhado: aspectos conceituais e tecnológicos, In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, Belo Horizonte, 2010.
  • 15. GONCALVES, J. J.; F. Lima; NÓBREGA, G. M. da. Construção e manutenção de um Repositório de Experiência Docente baseado em Wiki Semântico, In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2010, João Pessoa, 2010.
  • 16. NÓBREGA, G. M. da; F. Lima; D. Freire. Integrating the semantic wiki approach to face to face courses: a case study on theoretical computer science, In: 9th IFIP World Conference on Computers in Education - WCCE 2009, Bento Gonçalves, 2009.
  • 17. NÓBREGA, G. M. da; CRUZ, F. W.; SANTANA, C.; J. Timo. Towards a commitment network on the Grid Shared Desktop, In: 11th European Conference on Computer Supported Cooperative Work - ECSCW 2009, Viena, 2009.
  • 18. STEINMETZ, Ernesto Henrique Radis; NÓBREGA, G. M. da; F. Lima. Concepção de um ambiente baseado em Workflow Flexível para apoio ao auto-planejamento discente, In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2008, Fortaleza, 2008.
  • 19. NEUHAUSS, F.; ELPIDIO, F.; NÓBREGA, G. M. da; CRUZ, F. W.; SANTANA, C.. Projetando a colaboração através de um editor/simulador de autômatos em um Desktop Compartilhado sobre Grid, In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2008, Fortaleza, 2008.
  • 20. Alessandro dos S. Borges; NÓBREGA, G. M. da. Towards encouraging contribution to a semantic wiki-based experience repository, In: 10th International Conference on Enterprise Information Systems - ICEIS, Barcelona, 2008.
  • 21. CRISPIM, Estevão Aguiar; CALIXTO, I.; BRITO, Mírian Cristiane Alves; NÓBREGA, G. M. da; OLIVEIRA, Káthia Marçal de. Um ambiente Web para a captura de experiência docente baseado em Objetos de Aprendizagem e na colaboração: da concepção à prototipagem, In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2007, São Paulo, 2007.
  • 22. GONCALVES, J. J.; NÓBREGA, G. M. da; F. Lima. ExperiWiki: abordando a concepção de repositórios de experiência docente a partir de Wikis semânticos, In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2007, São Paulo, 2007.
  • 23. CRISPIM, Estevão Aguiar; CALIXTO, I.; BRITO, Mírian Cristiane Alves; NÓBREGA, G. M. da; OLIVEIRA, Káthia Marçal de. Protótipo de um ambiente Web para a captura de experiência docente baseado em Objetos de Aprendizagem e na colaboração, In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Mostra de Software), São Paulo, 2007.
  • 24. CABRAL, Elymar Pereira; FERNEDA, Edilson; NÓBREGA, G. M. da. Towards a multi-agent system for supporting the elaboration of final project proposals, In: IADIS e-Learning 2006 conference - eL2006, , 2006.
  • 25. ALCANTARA, R. M. P.; NÓBREGA, G. M. da; SALLES, P.. Towards the use of Qualitative Reasoning for supporting Information Technology Management, In: 20th International Workshop on Qualitative Reasoning - QR 2006, Hanover, 2006.
  • 26. NÓBREGA, G. M. da; CASTRO, Eduardo José Ribeiro de; FERNEDA, Edilson; LUCENA FILHO, G. J. de. Approaching Scientific Knowledge Management from Actions Coordination, Computer-Supported Collaboration, and Concept Mapping, In: The Third International Conference on Knowledge Management - ICKM 2006, London, 2006.
  • 27. ALCANTARA, R. M. P.; NÓBREGA, G. M. da; SALLES, P.. Towards the use of Qualitative Reasoning for supporting Information Technology Management, In: ECAI 2006 Workshop on Model Based Systems - MBS'06, Riva del Garda, 2006.
  • 28. NÓBREGA, G. M. da; FERNANDES, A. S. M.; FERNEDA, Edilson; GUIMARAES, E. S.. Elements for designing a Web Environment to promoting collaborative learning of Automata Theory, In: IADIS International Conference WWW/Internet - ICWI 2006, Murcia, 2006.
  • 29. STEINMETZ, Ernesto Henrique Radis; NÓBREGA, G. M. da; F. Lima. Rumo a um ambiente de apoio ao estudante no auto-planejamento de seu processo de aprendizagem, In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2006, Brasília, 2006.
  • 30. NÓBREGA, G. M. da; FERNEDA, Edilson; OLIVEIRA, Káthia Marçal de. Promovendo a aprendizagem do professor-pesquisador pela dinâmica entre auto-reflexão, colaboração e sistematização sobre material de trabalho, In: SBIE 2006 Workshop em Informática e Aprendizagem em Organizações - WIAO, Brasília, 2006.
  • 31. BRITO, Mírian Cristiane Alves; NÓBREGA, G. M. da; OLIVEIRA, Káthia Marçal de. Capturando experiência docente para guiar o design instrucional colaborativo e contínuo, In: XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2005, Juiz de Fora, 2005.
  • 32. CRISPIM, Estevão Aguiar; NÓBREGA, G. M. da; F. Lima; BRITO, Mírian Cristiane Alves; FERNEDA, Edilson. Modelagem Colaborativa Assíncrona em Redes de Docentes: rumo a um Modelo Conceitual e sua Implementação, In: II Congresso de Iniciação Científica do DF, Brasília, 2005.
  • 33. ALMEIDA, P. H. B.; FERNEDA, Edilson; NÓBREGA, G. M. da; F. Lima; CASTRO, Eduardo José Ribeiro de. Tecnologias para a implementação de um ambiente Web de apoio a grupos de pesquisadores na elaboração de projetos, In: II Congresso de IC do DF, Brasília, 2005.
  • 34. SUARES, Alex da Cunha; SILVA, T. O.; F. Lima; NÓBREGA, G. M. da. e-Logo: Um Ambiente de Aprendizagem LOGO Colaborativo, In: VII Workshop de Tecnologia da Informação, Taguatinga, 2005.
  • 35. CASTRO, Eduardo José Ribeiro de; NÓBREGA, G. M. da; FERNEDA, Edilson. Construção de Conceitos e Conversação Assíncrona na Colaboração Científica Apoiada por Computador, In: VII Workshop de Tecnologia da Informação, Taguatinga, 2005.
  • 36. NÓBREGA, G. M. da; CASTRO, Eduardo José Ribeiro de; FERNEDA, Edilson; CERRI, S. A.; F. Lima. Machine learning at the learner's hand: a support to theory formation in collaborative discovery learning environments, In: ECAI 2004 Workshop on Artificial Intelligence in Computer Supported Collaborative Learning, Valencia, 2004.
  • 37. CASTRO, Eduardo José Ribeiro de; NÓBREGA, G. M. da; FERNEDA, Edilson; CERRI, S. A.; F. Lima. Towards interaction modelling of asynchronous collaborative model-based learning, In: ITS 2004 Workshop on Designing Computational Models of Collaborative Learning Interaction, Maceió, 2004.
  • 38. NÓBREGA, G. M. da; CASTRO, Eduardo José Ribeiro de; FERNEDA, Edilson. Uma abordagem assíncrona à modelagem colaborativa, In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2004, Manaus, 2004.
  • 39. FERNEDA, Edilson; CASTRO, Eduardo José Ribeiro de; NÓBREGA, G. M. da. Aprendizagem organizacional por meio da construção colaborativa de conceitos, In: KM Brasil, São Paulo, 2004.
  • 40. MARTINS, L. F.; FERNEDA, Edilson; NÓBREGA, G. M. da; SALLANTIN, Jean. Um modelo genérico de agente racional baseado em raciocínio assíncrono interativo, In: XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC 2003, Campinas, 2003.
  • 41. SALLANTIN, Jean; DIVOL, J.; DUROUX, P.; NÓBREGA, G. M. da; FERNEDA, Edilson. Descartes, a methodical elimination of paradoxes for (de)-ontology building, In: Third International Workshop Computational Models of Scientific Reasoning and Applications (III CMSRA), Buenos Aires, 2003.
  • 42. MARTINS, L. F.; FERNEDA, Edilson; NÓBREGA, G. M. da; SALLANTIN, Jean. A discovery support system based in interactive asynchronous reasoning, In: The Fourth Congress of Logic Applied to Technology - LAPTEC 2003, Marília, 2003.
  • 43. NÓBREGA, G. M. da; CERRI, S. A.; SALLANTIN, Jean. A contradiction-driven approach of learning in discovery learning environments, In: XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2003, Rio de Janeiro, 2003.
  • 44. MARASCHI, D.; NÓBREGA, G. M. da; CERRI, S. A.. On the Social Rational Mirror's architecture: Semantics and pragmatics of educational interactions, In: ITS 2002 Workshop on Integrating technical and training documentation, San Sebastian, 2002.
  • 45. COSTA, Evandro de Barros; FERNEDA, Edilson; SILVA, Ana Paula Costa e; NÓBREGA, G. M. da; SALLANTIN, Jean. Towards a Model for Cooperative Negotiation in Distance Learning Environments, In: ITS 2002 Workshop on Architectures and Methodologies for Building Agent-Based Learning Environments, San Sebastian, 2002.
  • 46. NÓBREGA, G. M. da; MALBOS, P.; SALLANTIN, Jean. Modelling through human-computer interactions and mathematical discourse, In: Model-Based Reasoning: Scientific Discovery, Technological Innovation, Values - MBR'01, Pavia, 2001.
  • 47. NÓBREGA, G. M. da; CERRI, S. A.; SALLANTIN, Jean. DIAL: serendipitous DIAlectic Learning, In: IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT'2001, Madison, 2001.
  • 48. NÓBREGA, G. M. da; GHEYI, R.; DIXIT, R. A.; FERNEDA, Edilson. Desenvolvimento de um sistema de apoio à descoberta, In: Semana de Informática da UFBA - SEMINFO'2000, Salvador, 2000.
  • 49. NÓBREGA, G. M. da; CASTRO, E.; MALBOS, P.; SALLANTIN, Jean; CERRI, S. A.. A Framework for Supervised Conceptualizing, In: ECAI-00 Workshop on Applications of Ontologies and Problem-Solving Methods, Berlim, 2000.
  • 50. NÓBREGA, G. M. da; FERNEDA, Edilson; FIGUEIREDO, J. C. A.. A system for aiding discovery based in a multi-agent architecture: The communication modeling, In: World Multiconference on Systemics, Cybernetics and Informatics, Caracas, 1997.

Artigos publicados (8)

  • 1. SOARES, C. N.; NÓBREGA, G. M. da. Projeto de um Role Playing Game Digital para Revisão da Matemática do Ensino Fundamental, , ISSN: 16462335, 182. 2022
  • 2. NÓBREGA, G. M. da; PEDREIRA, A. J. A.; RAMOS, W. M.; LIPORINI, T. Q.; CRUZ, F. W.. COVID-19 e o contexto da pandemia: planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar, , ISSN: 15196968, 147. 2020
  • 3. BRITO, Mírian Cristiane Alves; NÓBREGA, G. M. da; OLIVEIRA, Káthia Marçal de. Integrating instructional material and teaching experience into a teachers' collaborative learning environment, , ISSN: 03029743, 61. 2006
  • 4. NÓBREGA, G. M. da; F. Lima; FERNEDA, Edilson. Introdução à Edição Temática sobre Informática e Aprendizagem em Organizações, , ISSN: 15169197, 86. 2006
  • 5. NÓBREGA, G. M. da; LIMA, F.; FERNEDA, E.. Introdução à Edição Temática sobre Informática e Aprendizagem em Organizações, , ISSN: 15169197, 137. 2006
  • 6. NÓBREGA, G. M. da; CERRI, S. A.; SALLANTIN, Jean. A contradiction-driven approach to theory formation: conceptual issues, pragmatics in human learning, potentialities, , ISSN: 01046500, 20. 2003
  • 7. NÓBREGA, G. M. da; CERRI, S. A.; SALLANTIN, Jean. On the Social Rational Mirror: learning e-commerce in a Web-served Learning Environment, Berlin Heidelberg, ISSN: 03029743, 16. 2002
  • 8. SALLANTIN, Jean; NÓBREGA, G. M. da. Les temps, la pensée et le calcul: une statification des calculs pour fonder une cosmologie, Paris/São Paulo, ISSN: 15177823, 12. 2000

Capítulos de livros publicados (5)

  • 1. FERNANDES, M. L. B.; MACIEL, D. A.; COELHO, C. M.; GOMES, A. L. A.; NÓBREGA, G. M. da. EaD na UnB: os desafios da gestão para construção de um projeto de EaD no ensino superior - questões teórico-metodológicas, Brasilia, 2012.
  • 2. NÓBREGA, G. M. da; CASTRO, Eduardo José Ribeiro de; FERNEDA, Edilson; LUCENA FILHO, G. J. de. Approaching Scientific Knowledge Management from Actions Coordination, Computer-Supported Collaboration, and Concept Mapping, , 2007.
  • 3. SALLANTIN, Jean; DIVOL, J.; NÓBREGA, G. M. da; DUROUX, P.. Apprentissage et rationalité vers une construction interactive de théories scientifiques, Toulouse, 2003.
  • 4. SALLANTIN, Jean; DIVOL, J.; NÓBREGA, G. M. da; DUROUX, P.. Agent rationnel : Architecture d'une machine assistant une construction interactive de théories, Toulouse, 2003.
  • 5. NÓBREGA, G. M. da; MALBOS, P.; SALLANTIN, Jean. Modelling through human-computer interactions and mathematical discourse, Dordrecht, 2002.

Produção Técnica

Trabalho Técnico (38)

  • 1. NÓBREGA, GERMANA. Membro do Comitê de Programa do XXXI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2020.
  • 2. NÓBREGA, GERMANA. Membro do Comitê de Programa do XXX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2019.
  • 3. NÓBREGA, GERMANA. Membro do Comitê de Programa do XXVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2017.
  • 4. NÓBREGA, GERMANA. Membro do Comitê de Programa do III Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - CSBC/DesafIE, 2014.
  • 5. NÓBREGA, GERMANA. Coordenadora Geral do III Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - CSBC/DesafIE, 2014.
  • 6. NÓBREGA, G. M. da. Membro do Comitê de Programa da Intelligent Tutoring Systems (ITS) 2012 - 11a. International Conference, 2012.
  • 7. NÓBREGA, GERMANA. Membro do Comitê de Programa do XXIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2012.
  • 8. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Comissão Avaliadora do Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso - SBIE 2011, 2011.
  • 9. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Comissão de Programa do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2011, 2011.
  • 10. NÓBREGA, G. M. da. Chair-person da Trilha 5 do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2011, 2011.
  • 11. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Comissão de Programa do XVI Workshop sobre Informática na Escola - SBC WIE 2010, 2010.
  • 12. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Comissão Avaliadora do Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso - SBIE 2010, 2010.
  • 13. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Comissão de Programa do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2010, 2010.
  • 14. NÓBREGA, G. M. da. Revisor da "9th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies-ICALT 2009, 2009.
  • 15. NÓBREGA, G. M. da. Membro do Comitê de Programa do XV Workshop sobre Informática na Escola - SBC WIE 2009, 2009.
  • 16. NÓBREGA, G. M. da. Revisor auxiliar da XXI International Conference on Enterprise Information Systems - ICEIS 2009, 2009.
  • 17. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Comissão de Programa do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2009, 2009.
  • 18. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Comissão Avaliadora do Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso - SBIE 2009, 2009.
  • 19. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Câmara de Assessoramento da FAP-DF (avaliação ad hoc de projetos), 2009.
  • 20. NÓBREGA, G. M. da. Revisor da "8th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT 2008", 2008.
  • 21. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Comissão de Programa do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2008, 2008.
  • 22. NÓBREGA, G. M. da. Membro do Comitê de Programa do SBIE 2008 Workshop Web Semântica e Educação, 2008.
  • 23. NÓBREGA, G. M. da. Revisor auxiliar da XX International Conference on Enterprise Information Systems - ICEIS 2008, 2008.
  • 24. NÓBREGA, G. M. da. Membro do Comitê de Programa do XIII Workshop sobre Informática na Escola - SBC WIE 2007, 2007.
  • 25. NÓBREGA, G. M. da. Revisor da "7th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT 2007", 2007.
  • 26. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Comissão de Programa do XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2007, 2007.
  • 27. NÓBREGA, G. M. da. Membro do Comitê de Programa do SBIE 2007 Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais, 2007.
  • 28. NÓBREGA, G. M. da. Revisor auxiliar da XIX International Conference on Enterprise Information Systems - ICEIS 2007, 2007.
  • 29. NÓBREGA, G. M. da. Membro do Comitê de Programa do SBIE 2007 Workshop Web Semântica e Educação, 2007.
  • 30. NÓBREGA, G. M. da. Revisor externo da Intelligent Tutoring Systems - ITS 2006 - 8th International Conference, 2006.
  • 31. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Comissão de Programa do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2006, 2006.
  • 32. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Comissão Avaliadora do Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso - SBIE 2006, 2006.
  • 33. NÓBREGA, G. M. da. Membro do Comitê de Programa da IADIS International Conference WWW/Internet - ICWI 2006, 2006.
  • 34. NÓBREGA, G. M. da. Membro do Comitê de Programa da IADIS Conferencia Ibero-Americana WWW/Internet - CIAWI 2006, 2006.
  • 35. NÓBREGA, G. M. da. Membro da Comissão de Programa do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2005, 2005.
  • 36. NÓBREGA, G. M. da. Membro do Comitê de Programa do International Workshop on Ontology in Action, 2004.
  • 37. NÓBREGA, G. M. da. Membro do Comitê de Programa da Intelligent Tutoring Systems - ITS 2004 - 7th International Conference, 2004.
  • 38. NÓBREGA, G. M. da. Revisor externo da Intelligent Tutoring Systems - ITS 2002 - 6th International Conference, 2002.

Organização de Eventos (3)

  • 1. NÓBREGA, G. M. da; OMAR, N.. CSBC/DesafIE: III Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2014.
  • 2. NÓBREGA, G. M. da; F. Lima; FERNEDA, Edilson. SBIE 2006 Workshop em Informática e Aprendizagem em Organizações, 2006.
  • 3. NÓBREGA, G. M. da. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006.

Projetos

Projetos de Pesquisa(6)

2023 - Atual
UnBland - Metaversidade para (re)educação superior híbrida
Como amplamente sabido, assiste-se atualmente a um crescente montante de problemas psico sociais proliferados por meio de redes sociais (e.g. fake news, discursos de ódio, planejamento de golpes e crimes hediondos). Para além dessas redes, outras plataformas de acesso grande público vêm enormemente atraindo jovens em idade escolar: os chamados metaversos, por vezes explorados como jogos, e cruzando o limite virtuoso/vicioso. Em controvérsia, plataformas populares para essas gerações "Z" e "Alfa" revelaram-se oportunas em momento pandêmico, como apoio à educação formal, muito embora sérias defasagens de aprendizagem já se façam registrar na literatura. No sentido de contribuir para reverter e evitar malefícios causados pelo uso inadequado das tecnologias em questão, o projeto UnBland tem como Objetivo Geral construir uma plataforma de metaverso para campus universitário, capaz de prover espaços híbridos (físico e digital) de aprendizagem, envolvendo os contextos formal, não formal e informal e de interconectar espaços geográficos e culturas diversas, explorando tecnologias da Web 3.0 e atentando para preocupações globais quanto à ética computacional, à privacidade e à segurança de dados e transações. Entende-se o projeto como relevante na medida que se propõe a (i) ampliar o suporte digital ao campus, oferecendo aos universitários (Z e Alfa) plataforma imersiva, para além das tradicionais ancoradas na chamada flat Web e (ii) oferecer ao estudante/pesquisador em computação, participação adicional como projetista/desenvolvedor de tecnologias que têm suscitado tanto interesse social, em perspectivas diversas, e.g. de mercado e indústria, de instituições reguladoras, de instituições acadêmico-científicas, entre outras. Assim, para além de resultados prototípicos, se pretende criar uma "caixa de areia", sobre a qual estudantes e pesquisadores da computação possam exercer papel de protagonistas na concepção de tecnologias disruptivas.


Natureza: Pesquisa.

Situação: Em andamento.

Integrante(s): Germana Menezes da Nóbrega; Fernando William Cruz.

Alunos Envolvidos: Graduação:(6) .

2012 - 2014
engageGrid+ Apoio à configuração de compromissos profissionais para realização em rede e em nuvem
Em pesquisa anterior, a equipe do projeto ora proposto deu início à Concepção e prototipagem de uma Rede de Compromissos sobre ambiente Grid. A pesquisa buscava conceber e prototipar uma Rede de Compromissos como um arcabouço teórico e um ambiente computacional de suporte a profissionais do conhecimento - conectados no âmbito de uma organização segundo algum critério - no estabelecimento de compromissos de maneira mais segura, levando em conta compromissos passados assumidos, ao mesmo tempo em que identificando novas possibilidades a partir da dinâmica da Rede. A solução adotada partiu do pressuposto de que uma gestão efetiva de compromissos em rede (apoiada por computador) demanda um suporte ao ciclo de vida de cada compromisso. Esse ciclo foi elaborado, incluindo as fases de configuração, de negociação, de realização, de análise e de síntese. Entretanto, a concepção inicialmente proposta revelou-se suficientemente complexa para motivar a presente proposta, que deverá aprofundar a fase de Configuração de um compromisso, com a perspectiva mais genérica de realização na nuvem.


Natureza: Pesquisa.

Situação: Concluido.

Integrante(s): Germana Menezes da Nóbrega; Stefano Alessandro Cerri; Fernanda Lima; Fernando William Cruz; Jovanini Timo.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2012 - 2012
quizWiki2: Modelagem computacional de conhecimento para apoio ao ensino de questionamento no quizWiki
No projeto quizWiki buscamos prover suporte computacional para a aprendizagem significativa crítica. Foi elaborada uma proposta conceitual de uma ferramenta a partir do princípio da interação social e do questionamento, tendo o estudante como (i) elaborador de questões e como (ii) avaliador das questões elaboradas por seus pares. Um protótipo foi implementado e sua validação está em andamento. Além da vertente empírica, questões de cunho teórico foram abertas a partir da investigação iniciada. Uma coleta preliminar de dados foi realizada junto a estudantes e, quando perguntados sobre os critérios que haviam utilizado para avaliar as questões de seus pares, clareza, profundidade, adequação ao tema, criatividade e ?se poderia aparecer em prova? foram alguns dos critérios explicitados. Por um lado, tais informações são meramente sugestivas, uma vez que foram coletadas informalmente. Por outro lado, o ambiente proposto não se propunha a guiar a elaboração nem a avaliação de questões, uma vez que não dispunha de conhecimento embutido que possibilitasse tal guiagem. Sendo assim, neste projeto busca-se prover uma modelagem computacional de conhecimento que permita ao quizWiki contribuir mais ativamente no ensino do questionamento.


Natureza: Pesquisa.

Situação: Em andamento.

Integrante(s): Germana Menezes da Nóbrega; Fernanda Lima.

Financiador(es): .

2010 - 2011
quizWiki - Concepção de um mecanismo adaptativo de suporte à avaliação de aprendizagem
Tecnologias de suporte a redes sociais e/ou autoria coletiva (e.g. Orkut, Twitter, Wikipedia) têm sido cada vez mais exploradas por crianças, jovens e adultos em suas vidas cotidianas. O ambiente educacional pode tirar proveito da utilização de tais tecnologias para engajar estudantes na construção de seu conhecimento de forma mais ativa. Entretanto, esforços de pesquisa e desenvolvimento são ainda necessários para endereçar questões como sobrecarga de informação, sustentabilidade de participação, entre outras. Este projeto busca prover bases conceituais e tecnológicas para uma melhoria do processo de aprendizagem, dando um passo rumo à avaliação em ambiente Wiki a partir do questionamento discente.


Natureza: Pesquisa.

Situação: Concluido.

Integrante(s): Germana Menezes da Nóbrega; Fernanda Lima.

Financiador(es): Universidade de Brasília.

2008 - 2010
engageGrid - Concepção e prototipagem de uma Rede de Compromissos sobre ambiente Grid
Existem problemas que desafiam a chamada lógica tradicional linear, determinística e objetiva. Os problemas que enfrenta a sociedade contemporânea influenciam e são fortemente influenciados por um ambiente global e interconectado. Como conseqüência dessas relações não-lineares cujas partes são totalmente interdependentes tem-se uma complexidade jamais vista. Torna-se cada vez mais necessário um novo paradigma capaz de lidar com incertezas, ambigüidades e contradições do nosso mundo. Em contexto organizacional, novas formas e tipos de relacionamentos entre empresas e clientes surgiram. Já não basta cuidar das necessidades das pessoas; elas continuam querendo tê-las atendidas mas, agora, querem também conveniência. As transações de negócio, que antes se estruturavam como não mais que uma troca de dinheiro por produtos, assumem novas características. As pessoas agora querem produtos acompanhados de serviços, de treinamento, de manutenção e, além de tudo, na hora (just-in-time) e no lugar em que precisam deles. Para que essa nova modalidade de transação organizacional tenha sucesso é fundamental que o uso das tecnologias, da Internet e outras redes, seja capaz de expandir a capacidade das equipes para estabelecerem compromissos. Além disso, é fundamental também que sistemas de coordenação dêem suporte à gestão impecável desses compromissos, tornando possível atender às expectativas de eficiência e de sensibilidade a estilos de vida por parte dos clientes internos e externos ao domínio das equipes; se torna possível produzir satisfação em redes de compromissos. Nesse contexto, o projeto engageGrid tem como objetivos geral conceber e prototipar uma Rede de Compromissos como um arcabouço teórico e um ambiente computacional de suporte a profissionais do conhecimento - conectados no âmbito de uma organização segundo algum critério - no estabelecimento de compromissos de maneira mais segura, levando em conta compromissos passados assumidos, ao mesmo tempo em que identifican


Natureza: Pesquisa.

Situação: Em andamento.

Integrante(s): Germana Menezes da Nóbrega; Edilson Ferneda; Jean Sallantin; Stefano Alessandro Cerri; Gentil José de Lucena Filho; Fernanda Lima; Luíza Alonso; Cláudio Chauke; Fernando William Cruz.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Alunos Envolvidos: Graduação:(3) / Mestrado profissional:(3) .

2005 - 2007
MODELA - Modelagem Colaborativa Assíncrona
Em torno da temática da Modelagem Colaborativa Assíncrona, um aparato conceitual vem sendo elaborado pelo grupo que se busca consolidar no âmbito do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. Tal aparato conceitual se desenha como proposta de solução a duas questões particularmente identificadas como relevantes, a saber, (i) a questão da qualidade do processo de ensino-aprendizagem no âmbito de subáreas temáticas em Instituições de Ensino Superior (IES's) e (ii) a questão da colaboração científica. Relativamente a (i), iniciativas que buscam a padronização de material instrucional têm sido conduzidas no sentido da formação de redes de docentes. Entretanto, o foco de direcionamento de tais iniciativas parece ser para o reuso de material instrucional em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, pouca ou nenhuma atenção tendo sido dada à exploração de tais padrões como apoio ao docente atuando em ambiente presencial, tampouco à sua agregação a experiências em ministrar tais materiais. Considerando (ii), muito do trabalho em Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador (CSCW) sobre Colaboração Científica focaliza o suporte isolado a uma única fase do ciclo de vida científico. Trabalhos recentes buscam, entretanto, explorar ferramentas de CSCW para dar suporte e integrar o trabalho realizado por pesquisadores ao longo de todo o ciclo de vida científico - desde a geração de hipóteses/suposições até o projeto de experimentos, experimentação, coleção de dados, análise e publicação. No âmbito do projeto que ora se propõe, busca-se consolidar o arcabouço conceitual supramencionado, inicialmente pela disponibilização de ambientes computacionais, visando contribuir para se fazer face às questões (i) e (ii) acima. Este projeto busca propor um modelo conceitual de ambiente de apoio à modelagem colaborativa assíncrona. A partir do modelo conceitual proposto, conceber e desenvolver um ambiente para compartilhamento e reu


Natureza: Pesquisa.

Situação: Concluido.

Integrante(s): Germana Menezes da Nóbrega.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Alunos Envolvidos: Graduação:(2) / Especialização:(0) / Mestrado acadêmico:(0) / Mestrado profissional:(2) / Doutorado:(0) .

Projetos

Atividades de Extensão(1)

2019 - Atual
divulgaIE - disseminando busca e utilização de software educacional para incrementar os processos de aprendizagem de crianças e jovens
A Informática na Educação a nível mundial data da década de 60, quando os computadores pessoais ainda estavam longe do acesso do grande público. No Brasil, a comunidade de pesquisadores e praticantes vem se reunindo formalmente em torno do tema desde os anos 90. Com a popularização de computadores pessoais, dos dispositivos móveis, e com a conectividade cada vez mais presente na vida do cidadão, a demanda social por software educacional vem crescendo vertiginosamente, junto com a comunidade produtiva. O resultado é uma gama cada vez maior de artefatos computacionais de mensurável qualidade, tanto computacional, quanto pedagogicamente falando. Entretanto, há que se questionar, do ponto de vista do grande público, pais e estudantes, como também dos educadores, onde encontrar tais softwares? Que fontes são confiáveis, em termos de qualidade? Como incorporar busca e utilização desses softwares em processos de aprendizagem rotineiramente? Este projeto tem por objetivo divulgar a produção de software educacional, nacional e internacional, abrindo um espaço de descoberta para aqueles atores que, de alguma maneira, estejam envolvidos em processos de aprendizagens de crianças e jovens, e tenham interesse em acolher a tecnologia nesses processos e, eventualmente, contribuir com um aporte crítico e construtivo. Tal divulgação inclui a realização de oficinas e/ou cursos de curta duração para público interno e externo à UnB.


Natureza: Extensao.

Situação: Em andamento.

Integrante(s): Germana Menezes da Nóbrega.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02.sigaa02 v4.9.10.145