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Dissertações |
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SAMUEL DE ARAÚJO FONSECA
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Desconto temporal e intensidade de demanda como preditores da intensidade de uso em uma mídia social
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Orientador : JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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LAURO EUGÊNIO GUIMARÃES NALINI
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ANDRE AMARAL BRAVIN
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JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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RAQUEL MOREIRA ALO
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Data: 22/01/2025
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O uso problemático de mídias sociais e tecnologias digitais está associado a prejuízos no sono, desempenho acadêmico e habilidades sociais. Esse fenômeno tem sido investigado sob a ótica da impulsividade e adicção, entre outras teorias, com base na Teoria da Patologia do Reforço (TPR) e no Behavioral Perspective Model (BPM). A TPR considera padrões comportamentais como altas taxas de desconto temporal e baixa elasticidade de demanda, enquanto o BPM analisa consequências utilitárias e informativas. Estudos anteriores apontaram limitações na separação dos procedimentos de desconto temporal e intensidade de demanda, além da manipulação de consequências, dificultando a identificação de padrões comportamentais e suas consequências mantenedoras durante o uso excessivo de mídias sociais. Este estudo examinou se a intensidade do uso do Instagram está associada ao aumento nas taxas de desconto temporal por reforçadores informativo e utilitário, e à redução da elasticidade de demanda por reforçadores informativos. Participaram 65 universitários que responderam questionários sobre desconto temporal, elasticidade de demanda e uso de mídias sociais, em um delineamento intrassujeito contrabalanceado. Os resultados indicaram maior desconto temporal para reforçadores informativos (curtidas) em comparação com reforçadores utilitários (dinheiro). Também houve menor elasticidade de demanda em indivíduos mais dependentes da mídia social. Os dados mostraram efeitos de traço (correlação entre taxas de desconto de diferentes reforçadores) e magnitude (descontos mais acentuados em escolhas impulsivas). Por fim, a média de curtidas correlacionou-se com as taxas de desconto temporal, sugerindo que medidas diretas podem ser mais sensíveis para avaliar o uso problemático.
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Problematic use of social media and digital technologies is associated with impaired sleep, academic performance, and social skills. This phenomenon has been investigated from the perspective of impulsivity and addiction, among other theories, based on the Reinforcement Pathology Theory (RPT) and the Behavioral Perspective Model (BPM). RPT considers behavioral patterns such as high rates of temporal discounting and low elasticity of demand, while BPM analyzes utilitarian and informational consequences. Previous studies have pointed out limitations in the separation of temporal discounting and intensity of demand procedures, in addition to the manipulation of consequences, making it difficult to identify behavioral patterns and their maintaining consequences during excessive use of social media. This study examined whether the intensity of Instagram use is associated with increased rates of temporal discounting for informational and utilitarian reinforcers, and with reduced elasticity of demand for informational reinforcers. Sixty-five college students participated in the study and answered questionnaires on temporal discounting, elasticity of demand, and use of social media, in a counterbalanced withinsubject design. The results indicated greater temporal discounting for informational reinforcers (likes) compared to utilitarian reinforcers (money). There was also lower demand elasticity in individuals more dependent on social media. The data showed both trait effects (correlation between discount rates for different reinforcers) and magnitude effects (greater discounting for impulsive choices). Finally, the average number of likes correlated with temporal discounting rates, suggesting that direct measures may be more sensitive to assess problematic use.
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DENISE CORADO DE SOUSA
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Efeitos da COVID-19 na Saúde Mental e Qualidade de Vida dos Profissionais de Saúde do Distrito Federal
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Orientador : ANDRE RIBEIRO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE RIBEIRO DA SILVA
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ANA BEATRIZ DUARTE VIEIRA
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JITONE LEONIDAS SOARES
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ALINE SILVA DA FONTE SANTA ROSA DE OLIVEIRA
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Data: 31/03/2025
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O presente estudo aborda os impactos vivenciados pelos profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19 e como esses impactos influenciaram nos níveis de saúde mental desses profissionais, que tanto cuidaram daqueles que necessitavam de auxílio e assistência à saúde. Assim, destaca os efeitos ocasionados não somente na saúde pública, mas também na qualidade vida desses profissionais. Ademais, a pandemia elevou o risco de adoecimento da equipe de saúde e do desenvolvimento de transtornos mentais. Mesmo nesse cenário catastrófico que foi a pandemia, esses profissionais foram incansáveis no atendimento dos pacientes infectados. Tem-se como objetivo de pesquisa analisar os níveis de ansiedade, estresse e depressão e a sua relação com a qualidade de vida em profissionais de saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF). Os objetivos específicos incluíram a análise do perfil sociodemográfico dos profissionais e a correlação dos níveis de depressão, ansiedade e estresse com aspectos da qualidade de vida. Trata-se de um estudo de abordagem descritiva, longitudinal, quanti-qualitativa (Barroga et al., 2023). A pesquisa foi composta por 239 participantes que fazem parte do corpo de saúde da SESDF que prestaram atendimento a pacientes com diagnóstico de Covid-19, durante a pandemia. A coleta de dados foi conduzida de acordo com as diretrizes éticas e realizada por meio de um questionário eletrônico. Os profissionais de saúde responderam a um questionário que abordava o perfil sociodemográfico, construído pela própria pesquisadora, além de Escala de depressão, ansiedade e estresse (DASS-21) e o Instrumento de avaliação da qualidade de vida (WHOQOL-BREF). A análise estatística dos dados foi empregada a fim de obter os resultados dos objetivos da pesquisa e explorar as correlações entre os níveis de depressão, ansiedade e estresse e aspectos da qualidade de vida. Vale salientar que, os riscos associados à participação da pesquisa foram mínimos, enquanto os benefícios são de importante contribuição para a sociedade, proporcionando uma compreensão dos impactos da pandemia para a saúde mental dos profissionais. O presente estudo identificou que condições ambientais influenciam na qualidade de vida e contribuem para o aumento significativo de estresse. Esses resultados evidenciam a necessidade de melhorar os ambientes de trabalho para promover melhores condições a fim de minimizar os impactos na saúde mental dos profissionais envolvidos no combate a pandemia. Foi verificada a adesão positiva a vacinação, refletindo a percepção da necessidade de prevenção contra a doença respiratória e que mesmo com a imunidade proporcionada pela vacinação e pela imunização de rebanho, os impactos na saúde mental dos profissionais perduraram após fim da pandemia da Covid-19, ressaltando a necessidade de políticas públicas direcionadas às categorias de profissionais, a fim de promover um ambiente de trabalho saudável para as relações sociais. Dessa forma, futuras pesquisas poderão explorar com mais profundidade o impacto da pandemia na saúde mental por categoria profissional e propor estratégias específicas para a melhoria do bem-estar físico, emocional e mental desses profissionais.
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This study addresses the impacts experienced by healthcare professionals during the COVID-19 pandemic and how these impacts influenced the mental health levels of these professionals, who cared for those who needed help and health assistance. Thus, it highlights the effects caused not only on public health, but also on the quality of life of these professionals. Furthermore, the pandemic increased the risk of illness among healthcare staff and the development of mental disorders. Even in this catastrophic scenario that was the pandemic, these professionals were tireless in caring for infected patients. The research objective is to analyze the levels of anxiety, stress, and depression and their relationship with the quality of life of healthcare professionals at the Health Department of the Federal District (SESDF). The specific objectives included the analysis of the sociodemographic profile of the professionals and the correlation of the levels of depression, anxiety, and stress with aspects of quality of life. This is a descriptive, longitudinal, quantitative-qualitative study (Barroga et al., 2023). The research consisted of 239 participants who are part of the SESDF health staff who provided care to patients diagnosed with Covid-19 during the pandemic. Data collection was conducted in accordance with ethical guidelines and carried out through an electronic questionnaire. Health professionals answered a questionnaire that addressed their sociodemographic profile, created by the researcher herself, in addition to the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21) and the Quality of Life Assessment Instrument (WHOQOL-BREF). Statistical analysis of the data was used to obtain the results of the research objectives and to explore the correlations between the levels of depression, anxiety and stress and aspects of quality of life. It is worth noting that the risks associated with participating in the research were minimal, while the benefits are an important contribution to society, providing an understanding of the impacts of the pandemic on the mental health of professionals. This study identified that environmental conditions influence quality of life and contribute to a significant increase in stress. These results highlight the need to improve work environments to promote better conditions in order to minimize the impacts on the mental health of professionals involved in fighting the pandemic. A positive adherence to vaccination was observed, reflecting the perception of the need for prevention against respiratory disease and that even with the immunity provided by vaccination and herd immunity, the impacts on the mental health of professionals persisted after the end of the Covid-19 pandemic, highlighting the need for public policies directed at the categories of professionals, in order to promote a healthy work environment for social relations. Thus, future research will be able to explore in more depth the impact of the pandemic on mental health by professional category and propose specific strategies to improve the physical, emotional and mental well-being of these professionals.
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RAQUEL ALMEIDA DA ANNUNCIAÇÃO OLIVEIRA
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Valores Humanos como Preditores de Comportamento de Detecção de Lavagem de Dinheiro em Instituições Financeiras Brasileiras
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Orientador : THIAGO GOMES NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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BRENO GIOVANNI ADAID CASTRO
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CLAUDIO VAZ TORRES
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GILBERTO CLOVIS JOSEMIN
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THIAGO GOMES NASCIMENTO
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Data: 06/06/2025
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Esta dissertação investigou a influência dos valores humanos no comportamento de colaboradores de instituições financeiras brasileiras na detecção de lavagem de dinheiro. Fundamentada na Teoria dos Valores Humanos de Schwartz (1992, 2012), que concebe os valores como metas motivacionais universais organizadas hierarquicamente, a pesquisa partiu da premissa de que tais valores exercem papel decisivo nas decisões e comportamentos organizacionais, especialmente na identificação de transações financeiras suspeitas. Adicionalmente, o estudo analisou evidências de validade de uma escala de detecção de lavagem de dinheiro desenvolvida por pesquisadores da Malásia (Merimaa Piirainen, 2016; Syed Mustapha Nazri et al., 2023), a qual avalia o grau de conhecimento e a importância atribuída ao tema pelos respondentes. A escala foi traduzida para o português por meio do método de tradução e retradução, assegurando a equivalência semântica e conceitual dos itens.A abordagem metodológica foi quantitativa, com aplicação do Portrait Values Questionnaire–Revised (PVQ-R) e da escala de detecção de lavagem de dinheiro. Participaram 162 colaboradores de nove instituições financeiras distribuídas em nove unidades federativas brasileiras, com idades entre 22 e 69 anos. Os dados coletados incluíram informações sociodemográficas, conhecimentos e percepções sobre prevenção à lavagem de dinheiro, além dos valores humanos considerados prioritários pelos participantes. Para a análise estatística, utilizou-se regressão linear múltipla, com o objetivo de identificar quais valores humanos funcionam como preditores significativos do comportamento voltado à detecção de indícios de lavagem de dinheiro. Os resultados indicaram relações estatisticamente significativas entre determinados valores — especialmente aqueles associados à conservação e à autotranscendência — e maior sensibilidade à detecção de práticas suspeitas. A pesquisa contribui, assim, para o aprofundamento do conhecimento sobre os fatores psicológicos que influenciam a eficácia das medidas de prevenção à lavagem de dinheiro no setor financeiro.
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This dissertation investigated the influence of human values on the behavior of employees from Brazilian financial institutions in detecting money laundering. Grounded in Schwartz’s Theory of Human Values (1992, 2012), which conceptualizes values as universal motivational goals organized hierarchically, the research assumed that such values play a decisive role in organizational decision-making and behavior, especially in identifying suspicious financial transactions. Additionally, the study examined evidence of validity for a money laundering detection scale developed by Malaysian researchers (Merimaa Piirainen, 2016; Syed Mustapha Nazri et al., 2023), which assesses respondents’ knowledge of and the importance they assign to the topic. The scale was translated into Portuguese using the back-translation method to ensure semantic and conceptual equivalence. A quantitative methodological approach was adopted, using the Portrait Values Questionnaire–Revised (PVQ-R) and the money laundering detection scale. A total of 162 employees from nine financial institutions across nine Brazilian states participated in the study, ranging in age from 22 to 69. Data collected included sociodemographic information, knowledge and perceptions related to anti-money laundering (AML) practices, as well as the participants’ prioritized human values. Multiple linear regression was employed to identify which human values serve as significant predictors of behavior aimed at detecting signs of money laundering. The results revealed statistically significant relationships between certain values — especially those related to conservation and self-transcendence — and greater sensitivity to suspicious practices. Thus, the research contributes to a deeper understanding of the psychological factors that influence the effectiveness of AML measures in the financial sector.
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ALEXANDRE PEREIRA ALVES DE OLIVEIRA
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Medo do Crime e Confiança na Polícia Militar do Distrito Federal
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Orientador : THIAGO GOMES NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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BRENO GIOVANNI ADAID CASTRO
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CLAUDIO VAZ TORRES
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Paulo Henrique Ferreira Alves
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THIAGO GOMES NASCIMENTO
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Data: 20/06/2025
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Esta dissertação investigou a influência da confiança na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) sobre o medo do crime entre os moradores do Distrito Federal (DF), considerando também as variáveis demográficas de gênero e idade. O estudo parte da premissa de que o medo do crime, mais do que uma reação emocional individual, é um fenômeno social relevante, capaz de impactar a qualidade de vida e as dinâmicas urbanas. Foi utilizado um método quantitativo, com base nos dados da Pesquisa Distrital de Vitimização de 2019, que contou com uma amostra representativa de 14.175 indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos, distribuídos por todas as regiões administrativas do DF. Os instrumentos utilizados incluíram escalas de autorrelato sobre a percepção de medo do crime (variando de 1 a 4) e o nível de confiança na PMDF (variando de 0 a 10), além de dados sociodemográficos. A análise estatística foi conduzida por meio de regressão linear múltipla. Os resultados revelaram que a confiança na PMDF está negativamente associada ao medo do crime, indicando que quanto maior a confiança na instituição policial, menor a percepção de insegurança. Verificou-se ainda que mulheres e pessoas mais velhas tendem a apresentar níveis mais elevados de medo. O gênero mostrou-se o preditor mais forte entre as variáveis analisadas. A pesquisa conclui destacando a importância do fortalecimento da legitimidade policial e do vínculo com a comunidade como estratégia para reduzir o medo do crime, especialmente entre grupos mais vulneráveis. Os achados contribuem para a formulação de políticas públicas de segurança baseadas em evidências no contexto do Distrito Federal.
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This dissertation investigated the influence of trust in the Military Police of the Federal District (PMDF) on fear of crime among residents of the Federal District (DF), also considering demographic variables such as gender and age. The study is based on the premise that fear of crime, beyond being an individual emotional reaction, is a relevant social phenomenon capable of impacting quality of life and urban dynamics. A quantitative method was employed, using data from the 2019 District Victimization Survey, which included a representative sample of 14,175 individuals aged 16 and over, distributed across all administrative regions of the DF. The instruments included self-report scales measuring fear of crime (ranging from 1 to 4) and trust in the PMDF (ranging from 0 to 10), as well as sociodemographic data. Statistical analysis was conducted using multiple linear regression. The results revealed that trust in the PMDF is negatively associated with fear of crime, indicating that higher trust in the police institution corresponds to lower perceived insecurity. It was also found that women and older individuals tend to report higher levels of fear. Gender was the strongest predictor among the variables analyzed. The study concludes by highlighting the importance of strengthening police legitimacy and community engagement as a strategy to reduce fear of crime, especially among more vulnerable groups. The findings contribute to the development of evidence-based public safety policies in the context of the Federal District.
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FERNANDO CASTRO DOS SANTOS
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Efeitos de escassez de recursos sobre a taxa de desconto social
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Orientador : JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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MANOEL RODRIGUES DOS SANTOS NETO
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LETÍCIA THAYS BESSA SILVA
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EILEEN PFEIFFER FLORES
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JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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Data: 04/07/2025
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A escassez de recursos tem sido associada a aumento de escolhas com consequências imediatas e à redução da probabilidade de comportamentos altruístas. O presente estudo investigou os efeitos da apresentação de cenários de escassez de recursos sobre a ocorrência de comportamentos altruístas, por meio da aplicação de uma tarefa de desconto social, na qual os participantes deveriam escolher quantias monetárias hipotéticas para si ou para terceiros. As manipulações experimentais relacionadas a escassez e disponibilidade de recursos foram baseadas nos indicadores do Multidimensional Poverty Index. Um total de 67 participantes completou duas versões da tarefa: uma sob condição de escassez e outra sob condição de disponibilidade de recursos, em um delineamento intrassujeito com contrabalanceamento de ordem. Os resultados demonstraram que, sob informações de escassez, houve uma redução significativa na tendência de favorecer, com quantias monetárias, terceiros mais distantes socialmente. A taxa de desconto social foi, em média, dez vezes maior na condição de escassez, indicando uma maior desvalorização do benefício atribuído ao outro conforme aumentava a distância social. Análises do desconto social com base na área sob a curva (AUC) indicaram valores de AUC significativamente menores na condição de escassez de recursos, o que corrobora o achado anterior de maiores descontos com aumento da distância social nesse contexto. Tais achados replicam e expandem os resultados de estudos anteriores, ao demonstrar que operações motivacionais como as informações sobre escassez e disponibilidade de recursos impactam a probabilidade de emissão de comportamentos altruístas, no sentido de reduzir a tendência de beneficiar terceiros em cenários de escassez, especialmente terceiros socialmente mais distantes.
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Resource scarcity has been associated with an increase in choices favoring immediate consequences and a reduced likelihood of altruistic behavior. This study investigated the effects of presenting scenarios of resource scarcity on the occurrence of altruistic behavior, using a social discounting task in which participants chose hypothetical monetary amounts for themselves or for others. The experimental manipulations related to scarcity and resource availability were based on indicators from the Multidimensional Poverty Index. A total of 67 participants completed two versions of the task: one under a scarcity condition and another under a resource availability condition, using a within-subjects design with counterbalanced order. The results showed that under scarcity information, there was a significant reduction in the tendency to favor socially distant others with monetary amounts. The social discounting rate was, on average, ten times higher in the scarcity condition, indicating a stronger devaluation of benefits attributed to others as social distance increased. Analyses of social discounting based on the area under the curve (AUC) indicated significantly lower AUC values in the resource scarcity condition, supporting the previous finding of steeper discounting with increased social distance in this context. These findings replicate and expand upon previous studies by showing that motivational operations, such as information about resource scarcity and availability, affect the likelihood of altruistic behavior, specifically by reducing the tendency to benefit others in scarcity scenarios, particularly those who are more socially distant.
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VERÔNICA SANTOS DA HORA
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Fitness Funcional e Os Efeitos Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
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Orientador : ANDRE RIBEIRO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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RODRIGO ALBERTO VIEIRA BROWNE
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ANDRE RIBEIRO DA SILVA
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HELIO FRANKLIN RODRIGUES DE ALMEIDA
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JONATAS DE FRANCA BARROS
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Data: 25/08/2025
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O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos está associado a prejuízos significativos nas funções executivas, no controle inibitório e na regulação emocional, com impacto negativo no desempenho ocupacional, social e na qualidade de vida. Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos de um programa de treinamento funcional supervisionado sobre os sintomas do TDAH em adultos diagnosticados. Participaram 18 indivíduos entre 18 e 50 anos, que realizaram um protocolo de oito semanas de treinamento funcional, com três sessões semanais, envolvendo exercícios de força, equilíbrio, coordenação e resistência. A avaliação sintomática foi realizada com a escala ASRS-v1.1, aplicada antes e após a intervenção. Os resultados indicaram reduções estatisticamente significativas nos escores médios da dimensão de desatenção (pré = 31,2; pós = 24,5; p = 0,012; d = 0,91) e da dimensão de hiperatividade/impulsividade (pré = 28,7; pós = 22,3; p = 0,018; d = 0,75). Esses achados sugerem que o treinamento funcional pode contribuir para a melhora dos sintomas de TDAH em adultos, representando uma estratégia não farmacológica complementar, com potencial de impacto positivo na saúde mental e funcionalidade desses indivíduos.
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Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in adults is associated with significant impairments in executive functions, inhibitory control, and emotional regulation, negatively affecting occupational performance, social interactions, and overall quality of life. This study aimed to investigate the effects of a supervised functional training program on ADHD symptoms in diagnosed adults. Eighteen participants aged 18 to 50 years underwent an eight-week functional training protocol, with three sessions per week, involving strength, balance, coordination, and endurance exercises. Symptom assessment was conducted using the Adult Self-Report Scale (ASRS-v1.1), applied before and after the intervention. The results showed statistically significant reductions in the mean scores for the inattention domain (pre = 31.2; post = 24.5; p = 0.012; d = 0.91) and the hyperactivity/impulsivity domain (pre = 28.7; post = 22.3; p = 0.018; d = 0.75). These findings suggest that functional training may contribute to symptom improvement in adults with ADHD, representing a viable non-pharmacological complementary strategy with potential benefits for mental health and daily functioning.
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MARILIA DE OLIVEIRA BRAZ
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Valores, Atitude, Intenção e Comportamento Frente ao Uso de Álcool, Maconha e outras Drogas: Proposta de Modelo Hierárquico
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Orientador : THIAGO GOMES NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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THIAGO GOMES NASCIMENTO
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BRENO GIOVANNI ADAID CASTRO
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CLAUDIO VAZ TORRES
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Paulo Henrique Ferreira Alves
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Data: 29/09/2025
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O consumo de álcool, maconha e outras drogas representa um relevante desafio à saúde pública, exigindo compreensão aprofundada dos fatores psicológicos que o influenciam. Este estudo propõe e testa um modelo hierárquico integrativo baseado na Teoria Funcionalista dos Valores Humanos (Gouveia) e na Teoria do Comportamento Planejado (Ajzen), visando explicar a relação entre valores, atitudes, intenção e comportamento de uso dessas substâncias em adolescentes do Distrito Federal. Partindo do pressuposto de que valores mais abstratos orientam atitudes, que por sua vez influenciam intenções e comportamentos, o modelo proposto estabelece a sequência causal [Valores] → [Atitudes] → [Intenção] → [Comportamento]. Participaram 220 estudantes de escolas públicas e privadas (12 a 42 anos; M = 16,94), que responderam ao Questionário dos Valores Básicos (QVB) e às escalas de atitudes frente ao uso de álcool (EAFUA), maconha (EAFUM) e drogas (EAFUD), além de questionário sociodemográfico. Hipóteses incluíram efeitos positivos de valores de experimentação e excitação sobre atitudes favoráveis ao uso, efeitos negativos de valores normativos e de conformidade, e a mediação parcial das atitudes e intenções na relação entre valores e comportamento. A abordagem amplia estudos prévios ao incluir medidas explícitas de intenção e considerar fatores contextuais, sociais e autorregulatórios. Os resultados oferecem subsídios teóricos e práticos para intervenções preventivas e políticas públicas voltadas à redução do consumo entre adolescentes, ressaltando a importância de compreender as interações entre disposições pessoais e influências contextuais.
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Mostrar Abstract
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The consumption of alcohol, marijuana, and other drugs represents a significant public health challenge, requiring an in-depth understanding of the psychological factors that influence it. This study proposes and tests an integrative hierarchical model based on the Functional Theory of Human Values (Gouveia) and the Theory of Planned Behavior (Ajzen) to explain the relationship between values, attitudes, intention, and substance use behavior among adolescents in the Federal District of Brazil. Assuming that abstract values guide attitudes, which in turn influence intentions and behaviors, the proposed model establishes the causal sequence [Values] → [Attitudes] → [Intention] → [Behavior]. A total of 220 students from public and private schools (ages 12 to 42; M = 16.94) participated, responding to the Basic Values Questionnaire (QVB), the Scales of Attitudes Toward Alcohol Use (EAFUA), Marijuana Use (EAFUM), and Drug Use (EAFUD), as well as a sociodemographic questionnaire. The results demonstrate the hierarchical effect of values on attitudes, attitudes on intention, and intention on behavior, confirming the proposed theoretical model. Experimentation values predicted favorable attitudes toward use, whereas normative values inhibited them, with partial mediation of intention in the relationship between attitudes and behavior. This approach expands previous studies by including explicit measures of intention and considering contextual, social, and self-regulatory factors. The findings provide theoretical and practical contributions for preventive interventions and public policies aimed at reducing substance use among adolescents, highlighting the importance of understanding the interplay between personal dispositions and contextual influences.
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Mirella Mena Barreto Orlando
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Classes de equivalência com sentenças e seguimento de instruções: Efeito do treino de composição no repertório recombinativo
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Orientador : RAQUEL MARIA DE MELO
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MEMBROS DA BANCA :
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RAQUEL MARIA DE MELO
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RAQUEL MOREIRA ALO
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LÍDIA MARIA MARSON POSTALLI
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MARCIO BORGES MOREIRA
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Data: 20/10/2025
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O presente estudo investigou o efeito da formação de classes de equivalência com sentenças de três elementos no seguimento de instruções e avaliou se o treino de composição de sentenças, por meio do procedimento de Resposta Construída de Pareamento ao Modelo (CRMTS), favorece a generalização recombinativa. Vinte e três estudantes universitários foram recrutados, sendo expostos inicialmente a fases de pré-treino e pré-teste; oito participantes que atingiram os critérios de aprendizagem participaram, posteriormente, dos procedimentos experimentais, organizados em dois grupos: Experimental (com treino de CRMTS) e Controle. Foi utilizado um Sistema Linguístico em Miniatura (SLM), com pseudoalfabeto, para minimizar o impacto da história prévia de aprendizagem. O delineamento empregado foi intra-sujeito, incluindo três ciclos de ensino e teste, nos quais os participantes deveriam estabelecer relações condicionais entre pseudofrases ditadas (sujeito, verbo e objeto), vídeos da execução das instruções e símbolos compostos abstratos. A seleção dos estímulos foi realizada por meio da sobreposição de elementos em uma matriz 6x6x6, e cada novo estímulo compartilhava, pelo menos, um elemento com os anteriores, condição conhecida por favorecer a generalização recombinativa. O treino envolveu tarefas de pareamento ao modelo, no qual os participantes deveriam associar pseudofrases a vídeos (AB) e a símbolos (AC), além do treino misto com as duas relações, sob diferentes esquemas de reforçamento. Para o grupo Experimental, foi inserida uma tarefa de CRMTS, que exigia a composição ativa das sentenças a partir dos símbolos representativos dos três elementos. Os testes subsequentes avaliaram tanto a formação de classes de equivalência (testes BC/CB) quanto o seguimento de instruções, incluindo situações de recombinação dos elementos não diretamente treinadas. Os resultados evidenciaram que o procedimento utilizado foi eficiente na formação das relações condicionais e na emergência de classes de equivalência para ambos os grupos, com baixo índice de erros nos treinos e ganhos significativos do Pré para o Pós-teste. O Grupo Experimental obteve desempenho superior nas tarefas de seguimento de instruções e, principalmente, nas tarefas envolvendo combinações inéditas de estímulos, sugerindo que o treino de composição promoveu um repertório mais sistemático sob controle dos diversos elementos das sentenças. Esses achados ressaltam a importância do uso de matrizes com sobreposição de elementos e do procedimento de CRMTS, que são estratégias promissoras para o ensino e a generalização de comportamentos verbais complexos.
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This study investigated the effect of establishing equivalence classes with three-element sentences on instruction following and assessed whether sentence composition training, implemented through the Constructed Response Matching-to-Sample (CRMTS) procedure, facilitates recombinative generalization. Twenty-three university students were initially recruited and exposed to pre-training and pre-test phases; only eight—those meeting learning criteria—advanced to the experimental phase and were assigned to one of two groups: Experimental (with CRMTS training) and Control. To reduce the influence of prior learning history, a Miniature Linguistic System (MLS) using pseudo-alphabets was employed. The within-subject design comprised three cycles of teaching and testing, where participants established conditional relations among dictated pseudo-sentences (comprising subject, verb, and object), video clips depicting each instruction, and abstract composite symbols. Stimulus selection was structured by stepwise element overlap within a 6×6×6 training matrix, ensuring each new stimulus shared at least one element with others, a configuration known to promote recombinative generalization. Training consisted of matching-to-sample tasks, in which participants associated pseudo-sentences with videos (AB) and with symbols (AC), followed by mixedrelation training using varied reinforcement schedules. For the Experimental Group, the procedure included an active CRMTS task requiring participants to construct sentences by selecting and arranging symbols representing the three sentence elements. Testing phases assessed both the formation of equivalence classes (BC/CB tests) and instruction-following behavior, including scenarios involving novel recombinations of elements not directly taught. Results showed that the progressive training protocol effectively produced the acquisition of conditional relations and the emergence of equivalence classes in both groups, with low error rates in training and notable performance gains from pre- to post-test. The Experimental Group achieved higher performance, especially in instruction-following and tasks involving novel stimulus recombinations, indicating that composition training fostered a more systematic repertoire under control of all sentence components. These findings highlight the importance of matrix training with overlapping elements and CRMTS procedures, supporting their use as promising strategies for promoting the emergence and generalization of complex verbal behaviors.
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DANIELE RESENDE DUARTE SAAD EL SEOUDI
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Abordagem culturo-comportamental de um código de ética: Práticas culturais que favorecem a integridade do sistema
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Orientador : LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE FELIPE GOMMA DE AZEVEDO
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LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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LUCAS COUTO DE CARVALHO
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VIRGÍNIA CORDEIRO AMORIM
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Data: 24/10/2025
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A Análise do Comportamento estuda as relações recorrentes entre comportamentos ([R] classes de respostas) e eventos ambientais ([A] antecendentes e [C] consequentes), em relações funcionais da contingência tríplice comportamental A:R→C. Essa seleção individual de comportamentos operantes se integra à seleção cultural em metacontingência, possibilitando a compreensão de fenômenos sociais complexos, com destaque no presente estudo para um código de ética e a integridade do sistema no controle da corrupção. O conceito de metacontingência permite investigar como práticas culturais são selecionadas e transmitidas por consequências culturais. A presente pesquisa é caracterizada como descritiva, um experimento natural, com o objetivo de analisar a efetividade da aplicação do código de ética, conforme orienta a Lei Anticorrupção, em uma empresa estatal brasileira. Foram selecionados a Lei Anticorrupção n. 12.846/2013 e o Decreto n. 11.129/2022 como documentos oficiais primários para a análise funcional, e um conjunto de seis documentos secundários interligados. Metacontingências foram identificadas na lei e decreto selecionados, com os respectivos atores sociais que participaram de contingências comportamentais entrelaçadas (CCEs), i.e., os stakeholders ou partes envolvidas, tais como funcionários de diferentes setores, gestores, fornecedores, prestadores de serviço entre outros; os Produtos Agregados (PAs) críticos, resultantes das CCEs, e as Consequências culturais (CCs) selecionadoras desses culturantes recorrentes (CCEs→PAs) foram alvo de análise da transmissão cultural. O presente estudo buscou descrever, a partir do Método Todorov de análise de leis, o procedimento e identificação de metacontingências em leis e documentos oficiais. Os resultados na Lei Anticorrupção mostraram contingências completas (A:R→C) e incompletas (e.g., A:R), e relações com outras normas identificadas. Relações de metacontingências e categorias de PAs foram analisados. As principais contingências identificadas foram completas, especificando os eventos antecedentes e consequentes como a instauração de Processo Administrativos de Responsabilização para as classes de respostas como fraude, suborno e vantagem indevida. As consequências diretas são para pessoas jurídicas (CCEs) como multa e publicação extraordinária da decisão condenatória, não excluindo a responsabilidade individual (e.g., de dirigentes e administradores), o que depende de interpretações de outras normas do ordenamento jurídico brasileiro, como o Código Penal ou a Lei de Improbidade Administrativa.
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Behavior Analysis studies the recurring relationships between behaviors ([B] response classes) and environmental events ([A] antecedents and [C] consequences), in functional relationships of the triple behavioral contingency A:B→C. This individual selection of operating behaviors is integrated with cultural selection in metacontingency, enabling the understanding of complex social phenomena, with emphasis in this study on a code of ethics and the integrity of the system in controlling corruption. The concept of metacontingency allows us to investigate how cultural practices are selected and transmitted by cultural consequences. This research is characterized as descriptive, a natural experiment, aiming to analyze the effectiveness of the application of the code of ethics, as guided by the Anti-Corruption Law, in a Brazilian state-owned company. Anti-Corruption Law No. 12,846/2013 and Decree No. 11,129/2022 were selected as primary official documents for functional analysis, along with a set of six interconnected secondary documents. Metacontingencies were identified in the selected laws and decrees, along with the respective social actors involved in intertwined behavioral contingencies (IBCs), i.e., stakeholders or involved parties, such as employees from different sectors, managers, suppliers, service providers, and others. Critical Aggregate Products (APs) resulting from IBCs and the Cultural Consequences (CCs) that select these recurring cultural factors (IBCs→APs) were the subject of cultural transmission analysis. This study sought to describe, using the Todorov Method of legal analysis, the procedure and identification of metacontingencies in laws and official documents. The results in the Anti-Corruption Law showed complete (A:B→C) and incomplete (e.g., A:B) contingencies, and relationships with other identified standards. Metacontingency relationships and APs categories were analyzed. The main contingencies identified were complete, specifying the antecedent and consequent events, such as the initiation of Administrative Accountability Proceedings for the categories of responses such as fraud, bribery, and undue advantage. The direct consequences for legal entities (IBCs) include fines and extraordinary publication of the conviction, not excluding individual liability (e.g., of directors and administrators), which depends on interpretations of other provisions of the Brazilian legal system, such as the Penal Code or the Administrative Misconduct Law.
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Felipe Marques de Oliveira Rodrigues
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Comportamento precorrente auxiliar em tarefa matemática: Efeitos da correlação entre situação problema e estímulo auxiliar
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Orientador : JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS BARBOSA ALVES DE SOUZA
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CARLOS EDUARDO COSTA
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FÁBIO HENRIQUE BAIA
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JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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RAQUEL MOREIRA ALO
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Data: 10/03/2025
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Trabalhos anteriores indicaram que a duração do comportamento precorrente auxiliar (e latência das respostas) diminuem em função do aumento de exposição ao treino, sem suprimir o comportamento corrente. O presente estudo investigou, em duas condições, os efeitos da correlação entre os estímulos da situação problema e os estímulos precorrentes auxiliares em dois experimentos, utilizando tarefas matemáticas com estudantes universitários; bem como se a exposição ao treino sob ambas as condições afeta a latência das respostas. Os participantes foram expostos a 50 problemas aritméticos de “matemática artificial”, divididos em cinco blocos de tentativas (e.g., 3$4;), sob duas condições envolvendo níveis de correlação diferentes (i.e., Condição 1,0 e Condição 0,50). Era possível acessar uma tela de auxílio que apresentava uma dica sobre a resolução do problema vigente (i.e., resposta precorrente auxiliar). A resposta precorrente auxiliar por corretas e a latência das tentativas por corretas foram medidas em ambos os experimentos. No Experimento 1, foram utilizados problemas com três valores de altura e oito valores de base (i.e., altura: três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez e 11; base: três, quatro e cinco). A resposta de consulta (i.e., precorrente auxiliar) apresentava a solução final para a resolução do problema, juntamente com a operação matemática que deveria ser aprendida (e.g., 3+2+1=6). No Experimento 2, foram utilizados problemas contendo o mesmo número e valores tanto para altura quanto para a base (i.e., três, quatro e cinco) e o estímulo precorrente auxiliar não apresentava a resposta final para a resolução do problema, apenas a operação que deveria ser aprendida (e.g., 3+2+1=). Os resultados de ambos os problemas indicam que o nível de correlação afeta diferencialmente tanto a duração da resposta precorrente auxiliar, evidenciando uma relação inversa entre o nível de correlação e a duração da resposta bem como a latência das tentativas.
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Previous studies have indicated that the duration of auxiliary precurrent behavior (and response latency) decreases as training exposure increases, without suppressing the current behavior. The present study investigated, under two conditions, the effects of the correlation between problem situation stimuli and auxiliary precurrent stimuli in two experiments using mathematical tasks with university students, as well as whether exposure to training under both conditions affects response latency. Participants were exposed to 50 arithmetic problems of "artificial mathematics," divided into five blocks of trials (e.g., 3$4), under two conditions involving different levels of correlation (i.e., Condition 1,0 and Condition 0,50). It was possible to access an auxiliary screen that provided a hint about solving the current problem (i.e., auxiliary precurrent response). The auxiliary precurrent response per correct and the latency of trials per correct were measured in both experiments. In Experiment 1, problems involved three height values and eight base values (i.e., height: three, four, five, six, seven, eight, nine, ten, and 11; base: three, four, and five). The consultation response (i.e., auxiliary precurrent) presented the final solution to the problem, along with the mathematical operation to be learned (e.g., 3+2+1=6). In Experiment 2, problems included the same number and values for both height and base (i.e., three, four, and five), and the auxiliary precurrent stimulus did not provide the final solution to the problem, only the operation to be learned (e.g., 3+2+1=). The results of both experiments indicated that the level of correlation differentially affects the duration of the auxiliary precurrent response, demonstrating an inverse relationship between the level of correlation and the duration of the auxiliary response, as well as the latency of the trials.
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Luíza Freitas Caldas
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Abordagem culturo-comportamental da punição altruísta: Estudo intercultural Brasil-Noruega em análogos de metacontingências
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Orientador : LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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MEMBROS DA BANCA :
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LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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RAQUEL MARIA DE MELO
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EMMANUEL ZAGURY TOURINHO
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LUCAS COUTO DE CARVALHO
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MARCUS BENTES DE CARVALHO NETO
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Data: 26/03/2025
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A punição altruísta também denominada de punição por terceiros é um mecanismo de controle para diminuição de comportamentos que envolvem riscos sociais. É definida como um comportamento individual que visa diminuir a frequência de comportamentos desertores, com custo de resposta para aquele que apresenta o estímulo punidor. Contingências comportamentais entrelaçadas (CCEs) na emissão por consenso da punição altruísta (PA), em metacontingências, promovem o comportamento de cooperação entre os membros do grupo – neste caso, ao aplicarem o procedimento de punição, ou não, em uma simulação na qual atuam como terceiros, avaliando o comportamento de dois personagens. O objetivo deste estudo foi investigar: (i) o controle de consequências culturais em metacontingências com pares de crianças, sem a programação de reforçamento individual; (ii) a produção de culturantes em episódios sociais de equidade e inequidade; (iii) culturantes recorrentes (CCEs→PAs) emitidos por indivíduos de diferentes nacionalidades, com a função de punição altruísta e (iv) a ocorrência de molduras de coordenação em escolhas emitidas por crianças, em contextos com o conceito de justiça e condições de distribuições iguais e desiguais entre personagens. Oitenta e quatro crianças brasileiras e norueguesas participaram de dois experimentos com delineamento experimental de reversão, com esquema de reforçamento composto, ABAC/ACAB e BCBC/CBCB, utilizando o Jogo da Punição Altruísta. Duplas de personagens foram apresentadas às crianças participantes do estudo, em cenários com distribuições iguais ou desiguais de moedas entre os personagens. Em cada uma das 64 tentativas, cada participante da dupla deveria classificar a distribuição observada como justa ou injusta, e escolher se puniria o comportamento do distribuidor ou não. Se punisse, deveria doar uma moeda individual, caracterizando o custo da resposta da punição por terceiros. Essas escolhas compuseram culturantes específicos e recorrentes (CCEs→PAs ) (e.g., consenso por não punir/punir distribuições desiguais/iguais entre os personagens), definindo os culturantes de punição altruísta para distribuições em metacontingências, e que resultariam em consequência cultural (CC) em forma de moedas de grupo, para a dupla de participantes (metacontingências: [CCEs→PAs]→ CCs). As condições A, B e C foram: (A), CCs contingentes à emissão de qualquer culturante de consenso; (B) CCs contingentes ao consenso para punir distribuição iguais ou não punir distribuições desiguais; e (C), o inverso de (B), CCs para o consenso de punir distribuições desiguais e não punir distribuições iguais. Resultados de experimentos anteriores foram replicados, com controle das metacontingências programadas (B) e (C), sem reforço individual programado, nos Experimentos 1 e 2. Em geral, houve replicação dos dados entre Brasil e Noruega. Observou-se maior emissão de culturantes C, seguidos de culturantes B, mesmo em condição sem reforço diferencial (Condição A). No Experimento 2 foi observado maior número de respostas insensíveis às contingências programadas. Na variação do responder das duplas de ambas as nacionalidades, observou-se a (a) emissão indiscriminada de culturantes C, (b) emissão exclusiva de punição e (c) emissão exclusiva de não punição. Os dados obtidos mostraram baixas frequências de desacordos para as duplas norueguesas e brasileiras no Experimento 1 e 2. Observou-se um padrão de emissão de molduras de coordenação entre (in)justiça e (in)equidade similar nos dois experimentos. Foi identificado que, pelo menos 60% das duplas emitiram a moldura de coordenação em alta frequência no transcorrer das quatro condições, com menores frequências nas Condições B, do Grupo 2, Noruega. Esses resultados apontam para alta viscosidade social (aderência de um grupo a normas semelhantes). A viscosidade social, assim como a punição altruísta, tem importância para manter a cooperação em larga escala. O conceito de metacontingência é útil para compreender práticas culturais, incluindo a cooperação e a punição altruísta. Assim como outros procedimentos de punição, a punição altruísta tem utilidade prática em um sistema comportamental. Destaca-se o valor de interfaces da Análise do Comportamento, com a perspectiva culturo-comportamental, em diálogos com outras áreas do conhecimento, em campos tais como a economia, educação e saúde, favorecendo inovações em pesquisas e intervenções. Diferentes tipos de pesquisa básica, aplicada e translacional, nesta abordagem evolucionista com o modelo de seleção por consequências, contribuem para a solução para problemas sociais de alto impacto socioeconômico, e visando a preservação de sistemas ecológicos responsáveis pela sobrevivência de diferentes espécies.
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Altruistic punishment, also called third-party punishment, is a control mechanism to reduce behaviors that involve social risks. It is defined as an individual behavior that aims to reduce the frequency of deserting behaviors, with a response cost for the one who presents the punishing stimulus. Interlocked behavioral contingencies (CCEs) in the consensus for altruistic punishment (PA), in metacontingencies, promote cooperative behavior among group members – in this case, by applying the punishment procedure, or not, in a simulation in which they act as third parties, evaluating the behavior of two characters. This study aimed to investigate: (i) the control of cultural consequences in metacontingencies with pairs of children, without individual reinforcement programming; (ii) the production of culturants in social episodes of equity and inequity; (iii) recurrent culturants (CCEs→PAs) emitted by individuals of different nationalities, with the function of altruistic punishment and (iv) the occurrence of coordination frames in choices issued by children, in contexts with the concept of justice and conditions of equal and unequal distributions between characters. Eighty-four Brazilian and Norwegian children participated in two experiments with a reversal experimental design, with a compound reinforcement schedule, ABAC/ACAB, and BCBC/CBCB, using the Altruistic Punishment Game. Pairs of characters were presented to participating children, in scenarios with equal or unequal distributions of coins among the characters. In each of the 64 trials, each participant in the pair was asked to rate the observed distribution as fair or unfair and choose whether to punish the distributor's behavior. If the participant chose to punish, one individual coin was donated, characterizing the cost of the punishment response by third parties. These choices composed specific and recurrent culturants (CCEs→PAs) (e.g., consensus for not punishing/punishing unequal/equal distributions among characters), defining the altruistic punishment culturants for metacontingency distributions, and which would result in cultural consequence (CC) in the form of group coins, for the pair of participants (metacontingencies: [CCEs→PAs]→CCs). Conditions A, B, and C were: (A), CCs contingent on any consensus; (B) CCs contingent on consensus to punish equal distributions or not to punish unequal distributions; and (C), the inverse of (B), CCs contingent on consensus to punishing unequal distributions and not punishing equal distributions. Results from previous experiments were replicated, with control of programmed metacontingencies (B) and (C), without programmed individual reinforcement, in Experiments 1 and 2. In general data between Brazil and Norway were replicated. A higher emission of C culturants was observed, followed by B culturants, even in conditions without differential reinforcement (Condition A). In Experiment 2, a greater number of insensitive responses to programmed contingencies was observed. In the variation of the answers of the pairs of both nationalities, it was observed that (a) indiscriminate emission of culturants C, (b) exclusive emission of punishment, and (c) exclusive emission of non-punishment. The data obtained showed low frequencies of disagreements for the Norwegian and Brazilian pairs in Experiment 1 and 2. A similar pattern of emission of coordination frames between (in)justice and (in)equity was observed in both experiments. At least 60% of the pairs emitted the coordination frame at high frequency during the four conditions, with lower frequencies in Conditions B, Group 2, Norway. These results point to high social viscosity (adherence of a group to similar norms). Social viscosity, as well as altruistic punishment, is important for maintaining cooperation on a large scale. The concept of metacontingency is useful for understanding cultural practices, including cooperation and altruistic punishment. Like other punishment procedures, altruistic punishment has practical utility in a behavioral system. The value of interfaces of Behavior Analysis is highlighted, with the cultural-behavioral perspective, in dialogues with other areas of knowledge, in fields such as economics, education, and health, favoring innovations in research and interventions. Different types of basic, applied, and translational research, in this evolutionary approach with a selectionist model by consequences, contribute to the solution to social problems of high socioeconomic impact while aiming at the preservation of ecological systems responsible for the survival of different species.
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Bruna Maria Barbosa da Silva França
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Weight change during recovery of substance use disorder: the role of delay-discounting rate.
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Orientador : JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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RAQUEL MARIA DE MELO
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CRISTIANO COELHO
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DANIEL ARANHA REGO CABRAL
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MARCELO BORGES HENRIQUES
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Data: 03/04/2025
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Comportamentos aditivos geram numerosos custos sociais (por exemplo, absentismo e rotatividade no local de trabalho, despesas com os cuidados públicos e despesas com a segurança social). Algumas das suas consequências podem estar associadas a alterações nos padrões corporais, como flutuações de peso. A reabilitação de indivíduos com transtornos por uso de substâncias (TUS) abrange abordagens diversas, como práticas de atividade física, tratamentos psicológicos e farmacológicos, e uma alimentação saudável. A nutrição, em particular, desempenha um papel crucial nesse processo, podendo ser tanto foco do comportamento aditivo quanto uma substituição para outros comportamentos aditivos. Este estudo investiga a relação entre desconto temporal e variação de peso em indivíduos em recuperação de TUS, dividido em duas partes: uma revisão sistemática da literatura e um experimento. A revisão sistemática avalia como a dependência alimentar pode influenciar a recuperação de TUS, contribuindo para o ganho de peso e afetando a probabilidade de remissão. O Experimento analisa a associação entre ganho de peso durante a recuperação, desconto temporal, demanda e status de remissão, utilizando dados de 404 adultos em recuperação (participantes do IQRR). Os resultados indicam que indivíduos que ganharam peso durante a recuperação apresentaram maior demanda máxima (Omax) por alimentos, sugerindo uma maior motivação ou desejo por comida. Além disso, foi encontrado um efeito significativo da taxa de desconto temporal no índice de massa corporal (IMC) para indivíduos com dependência alimentar leve e grave, sugerindo uma relação entre dependência alimentar, desconto temporal e IMC. Esses achados sugerem que a recuperação de TUS pode estar associada a padrões específicos de comportamento alimentar e tomada de decisão econômica, reforçando a necessidade de estratégias que considerem a interação entre esses fatores. Pesquisas futuras devem explorar a interação entre comportamento alimentar, demanda por comida, desconto temporal e mudanças comportamentais associadas ao TUS, em10 investigações longitudinais da mudança de peso, com o objetivo de aprofundar o entendimento dessas relações.
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Addictive behaviors yield numerous societal costs (e.g., workplace absenteeism and turnover, public healthcare expenditure, and social security spending). Some of their consequences may be linked to changes in body patterns, such as weight fluctuations. The rehabilitation of individuals with substance use disorders (SUD) encompasses various facets, including engagement in physical activities, psychological and pharmacological treatments, and maintaining a healthy diet. Nutrition, in particular, plays a delicate role in this context, as it can often be the focus of addictive behavior or used as a means to substitute other addictive behaviors. This study aims to investigate the relationship between delay discounting and weight variation in individuals recovering from SUD and is divided into two parts: a systematic review and an experiment. The systematic review examines whether food addiction contributes to the exacerbation of dysfunctional eating patterns, promoting weight fluctuations and negatively impacting the outcomes of SUD recovery. Experiment 1 investigates whether weight gain during recovery is associated with delay discounting, demand, and remission status. Data from 404 adults recovering from SUD, participants in the IQRR, were analyzed. The results indicate that individuals who gained weight during recovery showed a marginally significant increase in maximum expenditure (Omax) for food, suggesting a greater motivation or desire for their favorite snacks. Furthermore, there was a statistically significant effect of delay discounting on body mass index (BMI) for individuals with mild and severe Food Addiction, suggesting a potential link between food addiction, delay discounting, and BMI. These findings suggest that SUD recovery may be associated with specific patterns of economic decision-making, reinforcing the need for strategies that consider the interaction between eating behavior and the decision-making process. Future research should explore the interaction between eating behavior, food-demand, delay discounting in recovery, and behavioral changes associated with SUD, in longitudinal investigations of weight changes, to better elucidate these relationships.
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Virgínia Gomes de Caldas Nogueira
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Comunidades que sustentam a agricultura (CSA): Análises culturo-comportamentais na transmissão de práticas culturais que preservam o meio ambiente e fortalecem a agricultura familiar
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Orientador : LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ARIEL DE ANDRADE MOLINA
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EMMANUEL ZAGURY TOURINHO
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JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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LAERCIA ABREU VASCONCELOS
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VIRGÍNIA CORDEIRO AMORIM
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Data: 30/04/2025
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As comunidades que sustentam a agricultura (CSAs) têm um papel importante na redução das emissões de carbono no planeta, na promoção da biodiversidade e na reconexão das pessoas com a produção dos alimentos que consomem. A recuperação de áreas degradadas e a produção orgânica ou agroecológica, são parte dos princípios fundamentais de funcionamento das CSAs em todo planeta. O modelo, baseado nos princípios da agricultura agroecológica, economia comunitária e preservação do meio ambiente, se constitui como uma alternativa aos métodos convencionais de produção agrícola. As CSAs são compostas por pequenos agricultores familiares e coagricultores (consumidores) que assumem um compromisso mútuo em torno de princípios preconizados pelas comunidades ao longo de décadas e em vários países. O objetivo geral da tese foi analisar como as práticas culturais relacionadas à preservação do meio ambiente e ao fortalecimento da agricultura familiar são transmitidas e mantidas nas Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSAs), e como contribuem para a solução de problemas sociais, como a melhoria da saúde de produtores e consumidores, equilíbrio ambiental e renda na agricultura familiar. O Estudo 1 consistiu em um estudo etnográfico para investigar as interações complexas entre as pessoas, o ambiente e seus processos comportamentais. A pesquisa etnográfica, realizada em cinco CSAs do Distrito Federal, utilizou observação participante e entrevistas para coletar dados sobre os sistemas comportamentais nessas comunidades. A análise lexical dos dados coletados, feita com auxílio do software IraMuTeQ e a análise funcional, identificaram padrões de comportamento e valores compartilhados, como a importância da interação, do ambiente, do manejo sustentável, da participação, da preservação e da saúde. O Estudo 2 analisou como práticas culturais, valores e princípios influenciam comportamentos e estabelecem metacontingências que contribuem para a sustentabilidade do sistema. A CSAES Bindu foi estudada como um sistema socioecológico, utilizando o Social-Ecological System Framework (SES) de Elinor Ostrom. A pesquisa identificou contingências comportamentais entrelaçadas (CCEs) em torno de objetivos comuns e individuais, demonstrando que as CSAs oferecem um contexto social que promove valores e práticas relacionadas à alimentação, saúde, meio ambiente e justiça social. As análises funcionais dos relatos verbais revelaram operantes verbais e operações motivadoras que influenciam o engajamento nas CSAs. O Estudo 3 investigou as contingências para a ocorrência de comportamentos pró-sociais, pró-ambientais e pró-saúde que podem contribuir para o engajamento em CSAs no Brasil. Um questionário online, respondido por consumidores de alimentos naturais não industrializados convencionais, consumidores de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos e membros ativos de CSAs, avaliou a importância, a concordância e a probabilidade de adesão a práticas e valores relacionados às CSAs. Os resultados indicaram que os consumidores de orgânicos e agroecológicos apresentaram maior probabilidade de adesão a uma CSA, e que os membros ativos das CSAs demonstraram um forte compromisso com os princípios e valores das comunidades. Em síntese, a pesquisa demonstrou que as CSAs se configuram como um sistema alimentar que promove a preservação de recursos comuns, a solução de problemas sociais na agricultura familiar e a adoção de práticas alimentares mais sustentáveis. As práticas culturais, os valores e os princípios que regem essas comunidades contribuem para a criação de ambientes que reforçam comportamentos para preservação ambiental, apoio à agricultura familiar e consumo consciente de alimentos. Os resultados da tese podem contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam comportamentos sustentáveis relacionados à alimentação e para o desenvolvimento de intervenções comportamentais voltadas para a construção de comunidades resilientes e ecologicamente conscientes. A análise culturo-comportamental das CSAs oferece insights valiosos para a compreensão e promoção de sistemas alimentares alternativos que priorizam a saúde, a justiça social e a sustentabilidade ambiental.
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Community Supported Agriculture (CSAs) play an important role in reducing carbon emissions on the planet promoting biodiversity, and reconnecting people with the production of the food they consume. The recovery of degraded areas and organic or agroecological production are part of the fundamental operating principles of CSAs worldwide. The model, based on the principles of agroecological agriculture, community economy, and environmental preservation, constitutes an alternative to conventional agricultural production methods. CSAs comprise small family farmers and co-farmers (consumers) who assume a mutual commitment around principles advocated by the communities over decades and in several countries. The general objective of the thesis was to analyze how cultural practices related to environmental preservation and strengthening family farming are transmitted and maintained in Communities Supported Agriculture (CSAs), and how they contribute to the solution of social problems, such as improving the health of producers and consumers, environmental balance, and income in family farming. Study 1 was an ethnographic study investigating the complex interactions between people, the environment, and their behavioral processes. The ethnographic research, conducted in five CSAs in the Federal District, used participant observation and interviews to collect data on the behavioral systems in these communities. Lexical analysis of the collected data, carried out with the help of the IraMuTeQ software, and functional analysis identified patterns of behavior and shared values, such as the importance of interaction, environment, sustainable management, participation, preservation, and health. Study 2 analyzed how cultural practices, values, and principles influence behaviors and establish metacontingencies contributing to the system's sustainability. CSAES Bindu was studied as a socioecological system, using Elinor Ostrom's Social-Ecological System Framework (SES). The research identified intertwined behavioral contingencies (IBCs) around common and individual goals, demonstrating that CSAs provide a social context that promotes values and practices related to food, health, the environment, and social justice. Functional analyses of verbal reports revealed verbal operants and motivational operations that influence engagement in CSAs. Study 3 investigated the contingencies for prosocial, pro-environmental, and pro-health behaviors that may contribute to engagement in CSAs in Brazil. An online questionnaire answered by consumers of conventional nonindustrialized natural foods, consumers of organic and/or agroecological foods, and active members of CSAs assessed the importance, agreement, and likelihood of adherence to practices and values related to CSAs. The results indicated that consumers of organic and agroecological foods were more likely to adhere to a CSA, and that active members of CSAs demonstrated a strong commitment to the principles and values of the communities. In summary, the research demonstrates that CSAs are configured as a food system that promotes the preservation of common resources, the solution of social problems in family farming, and the adoption of more sustainable food practices. The cultural practices, values, and principles that govern these communities contribute to creating environments that reinforce behaviors for environmental preservation, support for family farming, and conscious food consumption. The results of the thesis can contribute to the development of public policies that promote sustainable behaviors related to food and to the development of behavioral interventions aimed at building resilient and ecologically conscious communities. The cultural-behavioral analysis of CSAs offers valuable insights for understanding and promoting alternative food systems that prioritize health, social justice, and environmental sustainability
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Denise Silva Rocha Mazzuchelli
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Fortalecendo a Saúde Relacional na Primeira Infância e o Desenvolvimento Infantil no Brasil por Meio da Leitura Com-partilhada com Vídeo-Feedback Baseado em Evidências
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Orientador : EILEEN PFEIFFER FLORES
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MEMBROS DA BANCA :
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EILEEN PFEIFFER FLORES
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MARIA ANGELA GUIMARAES FEITOSA
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RICARDO JOSE DE MOURA
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CAITLIN F. CANFIELD
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DENISE RUSCHEL BANDEIRA
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Data: 09/05/2025
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Décadas de investigação têm documentado como a pobreza está associada a disparidades no desenvolvimento na primeira infância que se traduzem em desigualdades a longo prazo no desempenho educacional, crescimento físico, bem-estar emocional e prosperidade geral ao longo da vida. Um amplo conjunto de pesquisas têm demonstrado que intervenções voltadas para a saúde relacional na primeira infância — definida como relações cuidadoras acolhedoras, responsivas e emocionalmente sustentadoras — fornecem uma base sólida para promover um desenvolvimento ótimo nos domínios cognitivo, social e emocional, além de reduzir de forma eficaz essas disparidades iniciais. O vídeofeedback, incluindo aquele feito a partir de leitura compartilhada e interações em brincadeiras, foi identificado como uma estratégia particularmente eficaz para apoiar a saúde relacional na primeira infância. Apesar das evidências consolidadas sobre os impactos positivos a curto e longo prazo, subsistem lacunas críticas. Essas lacunas estão relacionadas com (1) a entrega dessas estratégias através de sistemas remotos; (2) a utilização dessas abordagens fora dos Estados Unidos, particularmente no Brasil; e (3) a implementação ampla em ambientes-chave para experiências na primeira infância, incluindo tanto casas de família como ambientes educacionais. O objetivo geral desta pesquisa é adaptar estratégias baseadas em evidências com eficácia demonstrada no exterior para o contexto brasileiro, abordando tanto o ambiente doméstico quanto o escolar, enquanto se avalia a eficácia e a viabilidade de intervenções remotas para promover a saúde relacional na primeira infância através do brincar e da leitura dialógica em populações vulneráveis. Esta tese segue um formato pronto para publicação e consiste em uma coleção de artigos científicos composta por quatro manuscritos, cada um contribuindo para o objetivo geral. O artigo 1, intitulado “Efeitos das intervenções parentais remotas nas práticas de leitura compartilhada: Uma Revisão Sistemática”, fornece a análise de estudos que empregam treinamento parental remoto para incentivar a leitura compartilhada em família e examina seus impactos no desenvolvimento infantil e nas interações familiares. O manuscrito 2, “Adaptação do PlayReadVIP em Entrega Remota para Educação Infantil e Creches Brasileiras para Apoiar a Saúde Relacional na Primeira Infância” introduz o modelo PlayReadVIP, documenta a sua adaptação ao contexto brasileiro e apresenta resultados preliminares sobre a viabilidade, incluindo a aceitabilidade e o envolvimento dos participantes. Os manuscritos subsequentes expandem esses estudos fundamentais. O manuscrito 3, “Aprimorando as Interações entre Pais e Filhos e o Desenvolvimento Infantil em Ambientes Educacionais Brasileiros: Impacto Pré-Pós da Adaptação do PlayReadVIP,” explora os efeitos do programa sobre as medidas parentais e os resultados das crianças, contribuindo para a evidência de sua eficácia. Manuscrito 4, “Dos Cuidados Primários às Salas de Aula: Um Estudo Piloto do PlayReadVIP com Professoras de Pré-Escolas Brasileiras”, detalha o processo de adaptação para professores e avalia o impacto do programa nas práticas educacionais e nos resultados das professoras. Coletivamente, esses manuscritos oferecem um relato detalhado sobre o conteúdo da intervenção, as adaptações do currículo e os efeitos mensurados tanto no contexto parental quanto educacional. Esta tese conclui com reflexões sobre as implicações desses achados para programas de parentalidade, práticas responsivas de cuidado e ensino, intervenções de leitura dialógica, políticas públicas e desenvolvimento infantil em países de baixa e média renda (PBMR). Em especial, discutimos o potencial da implementação remota para ampliar o acesso universal a estratégias baseadas em evidências, promovendo, assim, a saúde relacional na primeira infância e o desenvolvimento infantil.
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Decades of research have documented how poverty is associated with disparities in early childhood development that translate to long-term inequities in educational outcomes, physical growth, emotional well-being, and overall thriving across the lifespan. A large body of research has shown that interventions supporting early relational health—defined as nurturing, responsive, and emotionally supportive caregiver-child relationships—provide a strong foundation for supporting optimal development across cognitive, social, and emotional domains and can effectively reduce these early disparities. Video-feedback, including guided shared reading and play interactions, has been identified as a particularly effective strategy for supporting early relational health. Despite established evidence of both short- and long-term positive outcomes, critical gaps remain. These gaps relate to (1) delivery of these strategies through remote systems; (2) utilization of these approaches outside the United States, particularly in Brazil; and (3) comprehensive implementation across key environments for early childhood experiences, including both family homes and educational settings. Therefore, the overarching aim of this research is to adapt evidence-based video-feedback strategies with demonstrated efficacy abroad in the Brazilian context, addressing both home and school environments, while assessing the efficacy and feasibility of remote interventions to promote early relational health through play and dialogic reading in vulnerable populations. This dissertation adheres to a journal-ready format and consists of a collection of scientific articles comprising four manuscripts, each contributing to the overarching objective. Manuscript 1, titled “Effects of Remote Parental Interventions on Shared Reading Practices: A Systematic Review,” provides an analysis of studies employing remote parental training to encourage shared family reading, and examines its impact on child development and family interactions. Manuscript 2, “Remote Brazilian Educational Child Care Based Adaptation of PlayReadVIP to Support Early Relational Health” introduces the PlayReadVIP model, documents its adaptation to the Brazilian context, presents preliminary findings on feasibility, including acceptability and participant engagement. Subsequent manuscripts expand on these foundational studies. Manuscript 3, “Enhancing Parent-Child Interactions and Child Development in Brazilian Educational Settings: Pre-Post Impact of Adapted PlayReadVIP,” explores the program’s effects on parenting measures and child outcomes, contributing to the evidence for its efficacy. Manuscript 4, “From Primary Care to Classrooms: A Pilot Study of PlayReadVIP with Brazilian Preschool Teachers,” details the adaptation process for teachers and evaluates the program’s impact on educational practices and teacher outcomes. Collectively, these manuscripts provide a detailed account of the intervention content, curriculum adaptations, and measured effects on both parenting and teaching contexts. This dissertation concludes with reflections on the implications of these findings for parenting programs, responsive parenting and teaching practices, dialogic reading interventions, public policies, and child development in low- and middle-income countries (LMIC). In particular, we discuss the potential for remote delivery to support universal access to evidence-based strategies, thereby promoting early relational health and child development.
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RAPHAELLA CHRISTINE SOUZA CALDAS
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A Responsividade Materna na Leitura Dialógica para Compreensão Profunda (LuDiCa): Traçando Caminhos para Atenção Conjunta em Crianças Autistas
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Orientador : EILEEN PFEIFFER FLORES
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MEMBROS DA BANCA :
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EILEEN PFEIFFER FLORES
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FRANCISCO JOSE RENGIFO HERRERA
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RACHEL NUNES DA CUNHA
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ANA FLAVIA DO AMARAL MADUREIRA
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INGRID LUIZA NETO
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Data: 06/06/2025
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A responsividade é a habilidade de responder contingencialmente ao comportamento de uma pessoa, considerando suas demandas de atenção conjunta, afeto, empatia, cuidado, respeito e tantos outros aspectos que fazem parte de uma relação reforçadora. A responsividade é uma possível forma de favorecer vínculos afetivos mais fortes, promotores de autonomia e potencializadores de saúde mental, autoestima e autoconceito. A responsividade permite seguir o interesse de uma pessoa, o que é um comportamento tipicamente esperado na atenção conjunta. A atenção conjunta, por sua vez, é a interação verbal (vocal e não-vocal) entre duas ou mais pessoas sobre outros objetos, pessoas, eventos ou animais, tendo como objetivo obter reforço social. Pessoas autistas costumam responder a chamados de atenção conjunta (e.g., responder a perguntas), mas podem apresentar maiores dificuldades para iniciar pedidos de atenção conjunta (e.g., fazer perguntas). O objetivo geral desta tese é promover atenção conjunta em crianças autistas por meio do método da Leitura Dialógica para Compreensão (LuDiCa) focada na responsividade. Esta tese se inicia com uma apresentação geral ao tema (Capítulo 1). Em seguida, há uma revisão de literatura narrativa sobre como a atenção conjunta tem sido pesquisada em pessoas autistas, destacando principais formas de estudar o tema atualmente (Capítulo 2). A partir destas discussões, é, então, apresentado o Estudo 01 (Capítulo 3), que avalia a responsividade de uma mediadora da LuDiCa durante mediações com adolescentes neurotípicos e autistas. Baseado nessa análise, é construído um protocolo de avaliação de responsividade da LuDiCa. Por fim, apresenta-se o Estudo 02 (Capítulo 4), com resultados de três estudos sobre responsividade e atenção conjunta, sendo o estudo primário, uma replicação direta e uma replicação sistemática.
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Responsivity is the ability to respond contingently to the behavior of a person, considering their demands for joint attention, affection, empathy, care, respect and many other aspects that are part of a reinforcing relationship. Responsiveness is a possible way to foster stronger emotional bonds, promoters of autonomy and enhancers of mental health, self-esteem and self-conceit. Responsiveness allows you to follow the interest of a person, which is a behavior typically expected in joint attention. Joint attention, in turn, is the verbal interaction (vocal and non-vocal) between two and more people about other objects, people, events or animals, with the objective of obtaining social reinforcement. Autistic people typically respond to requests for joint attention (e.g., answering questions), but may have greater difficulty initiating requests for joint attention (e.g., asking questions). The general objective of this project is to promote joint attention in autistic children through the method of Dialogical Reading for Comprehension (LuDiCa) focused on responsivity. Next, a discussion is presented on how the behaviors of autistic children are minimized and their difficulties potentiated due to the ableist views of science (Chapter 2). (Chapter 2). A review of narrative literature on how joint attention has been researched in autistic people is also presented, highlighting the main ways of studying the topic currently (Chapter 3). From these discussions, we present Study 01 (Chapter 4), which supports the responsivity of a LuDiCa mediator during mediations with neurotypical and autistic adolescents. Based on this analysis, a LuDiCa responsivity validation protocol has been constructed. Finally, Study 02 (Chapter 5) is presented, with results of three studies on joint responsivity and attention, being the primary study, a direct replication and a systematic replication.
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Gisell Andrea Diaz Borda
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Tomada de Perspectiva: Revisão Exploratória, Análise Conceitual e Proposta Metodológica-Empírica Baseada na Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda (LuDiCa)
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Orientador : EILEEN PFEIFFER FLORES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRÉIA SCHMIDT
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EILEEN PFEIFFER FLORES
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FRANCISCO JOSE RENGIFO HERRERA
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JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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MALENA RUSSELAKIS CARNEIRO COSTA
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Data: 17/06/2025
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A habilidade de tomada de perspectiva permite a um indivíduo entender e adotar temporariamente o ponto de vista de outra pessoa, respondendo de acordo com essa nova visão. Envolve o reconhecimento da experiência alheia com base em aspectos perceptivos, cognitivos e emocionais. Esta tese visa investigar, sob a perspectiva da Análise do Comportamento, as intervenções propostas na área, a conceitualização do fenômeno e a aplicação empírica de uma proposta metodológica. Foram conduzidos três estudos: O Estudo 1, uma revisão exploratória da literatura, utilizou como metodologia o protocolo PRISMA-ScR para identificar protocolos comportamentais aplicados ao ensino da tomada de perspectiva, suas medidas de avaliação e características metodológicas. Os resultados revelaram uma diversidade de abordagens baseadas tanto em contingências diretas quanto em relações derivadas, destacando a ausência de uma definição operacional consensual e a variabilidade das medidas utilizadas. O Estudo 2 aprofundou a análise conceitual da tomada de perspectiva com base na proposta do funcionamento lógico dos conceitos de Ryle e nos métodos de análise conceitual de Wilson. Constatou-se que o conceito possui natureza polimorfa e disposicional, com ausência de acesso privilegiado ao comportamento do outro, sendo influenciado por variáveis históricas e contextuais, o que reforça a necessidade de definições situadas e sensíveis ao uso cotidiano. O Estudo 3 consistiu em uma investigação empírica, utilizando delineamento de sujeito único de sondas múltiplas concorrentes, que avaliou os efeitos da Leitura Dialógica para Compreensão Profunda (LuDiCa) na promoção de habilidades de tomada de perspectiva em crianças pré-escolares. Os resultados indicaram que a intervenção favoreceu o engajamento das crianças em comportamentos compatíveis com a perspectiva de personagens, com variabilidade funcional nas respostas, elevada validade social e aplicabilidade em contextos educacionais. Em conjunto, os três estudos ampliam a compreensão sobre a tomada de perspectiva como fenômeno comportamental complexo, contribuindo com subsídios conceituais, metodológicos e aplicados para futuras pesquisas e intervenções.
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Perspective-taking ability enables individuals to understand and temporarily adopt another person's point of view, responding according to this adopted perspective. It involves recognizing others' experiences based on perceptual, cognitive, and emotional aspects. This thesis investigates, from the standpoint of Behavior Analysis, interventions proposed in the field, conceptualizations of the phenomenon, and the empirical application of a methodological approach through three studies: Study 1, a systematic scoping review, employed the PRISMA-ScR protocol to identify behavioral protocols applied to teaching perspective-taking, their assessment measures, and methodological characteristics. Results revealed diverse approaches based on both direct contingencies and derived relations, highlighting the absence of a consensual operational definition and considerable variability in assessment measures. Study 2 conducted an in-depth conceptual analysis of perspective-taking based on Ryle's logical functioning of concepts and Wilson's conceptual analysis methods. Findings indicated that the concept has a polymorphic and dispositional nature, without privileged access to others' behavior, and is influenced by historical and contextual variables, reinforcing the need for situated and context-sensitive definitions. Study 3 comprised an empirical investigation utilizing a single-subject concurrent multiple probe design that evaluated the effects of Dialogic Reading for Deep Comprehension (LuDiCa) on promoting perspective-taking skills in preschool children. Results demonstrated that the intervention facilitated children's engagement in behaviors consistent with character perspectives, showing functional response variability, high social validity, and applicability in educational settings. Collectively, these three studies expand the understanding of perspective-taking as a complex behavioral phenomenon, contributing conceptual, methodological, and practical insights for future research and interventions.
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Italo Siqueira de Castro Teixeira
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Responder discriminado em procedimentos com mudança gradual do estímulo: Análise sobre o efeito da contingência resposta-reforço
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Orientador : RAQUEL MARIA DE MELO
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MEMBROS DA BANCA :
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RAQUEL MARIA DE MELO
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RAQUEL MOREIRA ALO
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CARLOS EDUARDO COSTA
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PABLO CARDOSO DE SOUZA
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RENATA PENNA BORGES NUNES CAMBRAIA
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Data: 30/06/2025
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Alterações na relação resposta-reforço (R-S), como a suspensão do estímulo reforçador e/ou a mudança na dependência R-S, tendem a produzir alterações na frequência da resposta em estudos com operantes livres. O efeito dessas alterações sobre o desempenho de participantes em tarefas de discriminação com mudança gradual de estímulos em estudos com tentativa discreta é replicado, apresentando a mesma relação funcional; porém, ocorrência de altos valores percentuais de acerto sugerem controle do responder discriminado por características não diretamente programadas, como a mudança produzida pela resposta no estímulo discriminativo (response-produced changes in discriminative stimuli – RPCIDS). Considerando a lacuna na compreensão sobre os fatores que mantêm o desempenho em tarefas de discriminação com mudança gradual de estímulos sob condições de reforço não contingente, este estudo teve como objetivo avaliar, em um delineamento intrassujeito, os efeitos de diferentes graus de dependência entre resposta e reforço sobre o controle discriminativo. Para isso, foram manipuladas relações R-S em uma tarefa de discriminação simples com múltiplos exemplares, utilizando a técnica de transformação de estímulos (morphing). Para tanto, um experimento expôs 36 participantes a uma tarefa de discriminação simples com múltiplos exemplares. A tarefa experimental consistiu em um treino de discriminação com mudança gradual de estímulo, em que um dos exemplares (S-) alterou-se ao longo de 5 fases, tornando-se semelhante ao S+. Houve a manipulação da relação R-S ao longo de quatro condições: Reforço Contingente (RC), Reforço Não Contingente 1 (RCN1), Reforço Não Contingente 2 (RNC2) e Extinção (EXT). RNC1 e RNC2 diferiram quanto a forma de programar a apresentação do estímulo reforçador, alterando-se, com isso, o grau de dependência. O percentual de acerto foi maior e o número total de tentativas foi menor na condição RC; o inverso foi observado na condição EXT. As Condições RNC1 e RNC2 apresentaram reduções no percentual de acerto, embora em RNC2 seja consistentemente maior entre as ordens de exposição às condições. Esses resultados são consistentes com outros estudos que indicam efeito paramétrico de alterações na relação R-S, além de replicar os resultados observados em procedimentos com tentativa discreta. Sugere-se que o efeito da tarefa não diretamente programado sobre a manutenção do percentual de acerto em condições desfavoráveis (RNC e EXT), se houve, foi dependente da ordem de exposição às condições.
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Changes in the response-reinforcement (R-S) relationship, such as the suspension of the reinforcing stimulus and/or the change in R-S dependence, tend to produce changes in response frequency in studies with free operants. The effect of these changes on the performance of participants in discrimination tasks with gradual change of stimuli in studies with discrete trials is replicated, presenting the same functional relationship; however, the occurrence of high percentages of correct responses suggests control of discriminated responding by characteristics that are not directly programmed, such as response-produced changes in discriminative stimuli (RPCIDS). Considering the gap in understanding about the factors that maintain performance in discrimination tasks with gradual change of stimuli under conditions of noncontingent reinforcement, this study aimed to evaluate, in a within-subject design, the effects of different degrees of dependence between response and reinforcement on discriminative control. For this, R-S relationships were manipulated in a simple discrimination task with multiple exemplars, using the stimulus transformation (morphing) technique. To this end, an experiment exposed 36 participants to a simple discrimination task with multiple exemplars. The experimental task consisted of discrimination training with gradual stimulus change, in which one of the exemplars (S-) changed over 5 phases, becoming similar to S+. The R-S relationship was manipulated across four conditions: Contingent Reinforcement (CR), NonContingent Reinforcement 1 (NCR1), Non-Contingent Reinforcement 2 (NCR2), and Extinction (EXT). NCR1 and NCR2 differed in the way they programmed the presentation of the reinforcing stimulus, thus altering the degree of dependence. The percentage of correct responses was higher and the total number of attempts was lower in the RC condition; the opposite was observed in the EXT condition. Conditions NCR1 and NCR2 showed reductions in the percentage of correct responses, although in NCR2 it was consistently higher across the orders of exposure to the conditions. These results are consistent with other studies that indicate a parametric effect of changes in the R-S relationship, in addition to replicating the results observed in discrete trial procedures. It is suggested that the effect of the non-directly programmed task on the maintenance of the percentage of correct responses in unfavorable conditions (RNC and EXT), if any, was dependent on the order of exposure to the conditions.
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Ana Terra Pires de Moraes
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Variabilidade Comportamental, Escolha e Resistência à Mudança sob Administração Aguda e Crônica de Etanol
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Orientador : JOSELE REGINA DE OLIVEIRA ABREU RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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AMILCAR RODRIGUES FONSECA JUNIOR
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Eduardo Walcacer Viegas
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JOSELE REGINA DE OLIVEIRA ABREU RODRIGUES
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MIRIAM GARCIA MIJARES
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RAQUEL MOREIRA ALO
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Data: 07/08/2025
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O presente trabalho avaliou se o consumo agudo e crônico do etanol afetaria diferencialmente a variabilidade comportamental. Para tanto, ratos foram distribuídos em cinco grupos: Agudo-Agudo e CrônicoCrônico, os quais receberam etanol de forma aguda e crônica, respectivamente, antes e durante o experimento; Agudo-Abstinência e Crônico-Abstinência, que receberam etanol de forma aguda ou crônica antes do experimento e maltodextrina durante o experimento; e Abstinência-Abstinência, o qual recebeu apenas maltodextrina antes e durante o experimento. No Experimento 1, foram investigados os efeitos do etanol sobre a aquisição e estabilidade da emissão de sequências de respostas variadas e repetidas, e sobre a escolha entre variar e repetir. Todos os animais foram expostos a um esquema múltiplo REP 3 (uma sequência produzia o reforço caso fosse igual a, pelo menos, uma das três sequências anteriores) VAR 10 (uma sequência era reforçada apenas se fosse diferente das 10 últimas) e, em seguida, a um esquema concorrente encadeado com os critérios REP 3 e VAR 10 nos elos terminais. O Experimento 2, por sua vez, investigou a preferência e a resistência à saciação e à liberação de reforços independentes do responder. Foi observado que os animais que foram expostos a uma história de consumo de etanol apresentaram aumentos na variabilidade comportamental no início da aquisição de repetição, preferência pelo elo terminal de repetição (apenas aqueles que estavam intoxicados durante a tarefa) e maior resistência à mudança no elo terminal de variação do que de repetição, o que não foi observado com os animais abstinentes antes e durante o experimento. Não foram observados efeitos diferenciais entre o consumo agudo e crônico de etanol e nem covariação entre preferência e resistência.
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The present study evaluated whether acute and chronic ethanol consumption would differentially affect behavioral variability. To this end, rats were divided into five groups: Acute-Acute and Chronic-Chronic, which received ethanol acutely and chronically, respectively, before and during the experiment; Acute-Abstinence and Chronic-Abstinence, which received ethanol acutely or chronically before the experiment and maltodextrin during the experiment; and Abstinence-Abstinence, which received only maltodextrin before and during the experiment. In Experiment 1, the effects of ethanol on the acquisition and stability of emitting varied and repeated response sequences were investigated, as well as the choice between varying and repeating. All animals were exposed to a multiple schedule REP 3 (a sequence produced reinforcement if it was the same as at least one of the three previous sequences) and VAR 10 (a sequence was reinforced only if it differed from the last 10), and subsequently to a concurrent chained schedule with REP 3 and VAR 10 as the terminal links. Experiment 2, in turn, investigated preference and resistance to satiation and to reinforcement delivery independent of responding. It was observed that animals with a history of ethanol consumption showed increased behavioral variability at the start of repetition acquisition, a preference for the repetition terminal link (only among those intoxicated during the task), and greater resistance to change in the variation terminal link than in the repetition one—an effect not observed in animals abstinent before and during the experiment. No differential effects were found between acute and chronic ethanol consumption, nor was there covariation between preference and resistance.
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Lesley Diana Gonçalves Zacarias
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Diferenças individuais na taxa de desconto temporal na escolha de dinheiro e comida: efeitos do nível de abertura do cenário de consumo.
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Orientador : JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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DIOGO SECO FERREIRA
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CRISTIANO COELHO
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JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
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MARCELO BORGES HENRIQUES
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RAFAEL BARREIROS PORTO
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Data: 29/08/2025
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O desconto de atraso refere-se a uma tendência de diminuição da preferência por recompensas atrasadas, quando comparadas a recompensas imediatas, à medida que o atraso aumenta. Pesquisas anteriores mostraram que a taxa de desconto de atraso está relacionada tanto a características individuais (ou seja, variável semelhante a traço) quanto a fatores contextuais (ou seja, variável semelhante ao estado). A sugestão de que a taxa de desconto de atraso pode ser concebida como uma variável de traço foi baseada, principalmente, em resultados que mostram que as diferenças individuais na taxa de desconto de atraso são significativamente correlacionadas entre situações de escolha (por exemplo, escolher por dinheiro ou comida), enquanto a proposição de que ele funciona como uma variável de estado foi baseada em resultados que mostram que a taxa de desconto de atraso é influenciada por variáveis contextuais (por exemplo, magnitude dos resultados, tipo de resultado). Três experimentos foram conduzidos para examinar os possíveis efeitos do cenário do consumidor sobre as diferenças individuais no desconto de atraso, onde os participantes responderam a questionários de desconto de atraso em quatro condições: alternativas monetárias em um cenário aberto; alternativas monetárias em um cenário fechado; alternativas alimentares em um cenário aberto e alternativas alimentares em um cenário fechado. Os resultados replicaram aqueles encontrados na literatura, mostrando: a) desconto mais acentuado para resultados não monetários do que monetários; e b) correlações significativas e positivas do desconto de atraso entre as condições. Além disso, os resultados indicaram que as diferenças individuais no desconto de atraso apresentaram correlações mais altas entre situações com a mesma recompensa, independentemente do contexto.
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Delay discounting refers to a tendency of decreasing preference for delayed outcomes, when compared to immediate outcomes, as delay increases. Previous research has shown that the rate of delay discounting is related to both individual characteristics (i.e., trait-like variable) and contextual factors (i.e., state-like variable). The suggestion that delay discounting rate can be conceived as a trait-variable has been based, mainly, on results showing that individual differences in the rate of delay discounting are significantly correlated across choice situations (e.g., choosing for money or food), whereas the proposition of it functioning as a state-variable has been based on results showing that the rate of delay discounting is influenced by contextual variables (e.g., magnitude of outcomes, type of outcome). Three experiments were conducted to examine the possible effects of consumer setting scope on individual differences in delay discounting, where participants answered delay-discounting questionnaires in four conditions: monetary alternatives in an open setting; monetary alternatives in a closed setting; food alternatives in an open setting and food alternatives in a closed setting. Results replicated those found in the literature showing: a) steeper discounting for nonmonetary than monetary outcomes; and b) significant and positive correlations of delay discounting across conditions. Moreover, results indicated that individual differences in delay discounting showed higher correlations across situations with the same outcome, independently of the scope of the setting.
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