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Dissertações |
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André Borges Barbosa
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ENSINO-APRENDIZAGEM DE CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS EM QUÍMICA: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS
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Orientador : ROBERTO RIBEIRO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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MAYARA SOARES DE MELO
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NARA ALINE NOBRE DA SILVA
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PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
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ROBERTO RIBEIRO DA SILVA
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Data: 22/01/2024
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Há muito se discute, na disciplina Química, o conteúdo Cálculos Estequiométricos. As dificuldades apresentadas pelos
alunos e, porque não, pelos professores, relacionadas a esse conteúdo são inúmeras. Nesta dissertação abordamos
algumas dessas dificuldades, por serem bastante relevantes no processo de ensino - aprendizagem de Cálculos
Estequiométricos. O objetivo principal foi identificar possíveis variáveis associadas à aprendizagem dos estudantes em
relação a esse conteúdo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores de Química, de
escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Os dados levantados, que emergiram a partir desse procedimento,
foram analisados utilizando-se a Teoria Fundamentada de Dados. Além disso, também foram analisadas seis obras
(livros). Uma de cada coleção sugeridas para o Novo Ensino Médio. Devido à complexidade desse processo de ensino
aprendizagem, os resultados encontrados mostram que não há como dissociar a dificuldade apresentada pelos alunos,
no que se refere ao ensino de Cálculos estequiométricos, sem que aspectos relacionados aos professores, aos livros
didáticos, à metodologia de ensino do deste conteúdo em si, e até mesmo aos próprios alunos, não forem levadas em
consideração. Dessa forma, a princípio, possíveis soluções para a melhoria do ensino - aprendizagem de Cálculos
Estequiométricos devem levar em conta, simultaneamente, a presença desses aspectos.
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The content of Stoichiometric Calculations has long been discussed in the Chemistry discipline. The difficulties presented
by students and, why not, by teachers, related to this content are countless. In this dissertation we address some of these
difficulties, as they are very relevant in the teaching – learning process of Stoichiometric Calculations. The main objectives
were to identify possible variables associated with student learning in relation to this content. To this end, semi-structured
interviews were carried out with ten chemistry teachers from public and private schools in the Distrito Federal. The data
collected, which analyzed using Grounded Data Theory. In addition, six works (books) were also analyzed. One from
each collection suggested for New High School. Due to the complexity of this teaching - learning process, the results
found show that is no way to dissociate the difficulty presented by students, with regard to teaching Stoichiometric
Calculations, without aspects related to teachers, textbooks, teaching methodology of the of this content itself, and even
the students themselves, are not taken into consideration. Therefore, in principle, possible solutions for improving the
teaching and learning of Stoichiometric Calculations must simultaneously take into account the presence of these
aspects.
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Isabela de Lima Felinto
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O ROLE PLAYING GAME NO ENSINO INCLUSIVO DE CIÊNCIAS: UMA RELAÇÃO ENTRE O RPG E OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
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Orientador : EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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EVELYN JENIFFER DE LIMA TOLEDO
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GERSON DE SOUZA MOL
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RICARDO LIMA GUIMARÃES
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Data: 22/03/2024
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A atual realidade educacional, em que há um maior ingresso de estudantes com deficiências na Educação Básica, requer metodologias e o aprimoramento de materiais didáticos que favoreçam, não só a permanência desses alunos nas classes comuns, mas, também, participação com qualidade desses indivíduos no processo de ensino e aprendizagem. Para tal, a exploração de caminhos alternativos que contribuam com esse direito é fundamental. Portanto, surgiu a ideia de investigar as possibilidades do uso de um jogo, do tipo Role Playing Game (RPG), para alunos com deficiência visual no ambiente escolar. No RPG os jogadores interpretam personagens e externalizam suas ações com o intuito de alcançar soluções para os desafios abordados nas histórias narradas pelo mestre. Esse tipo de jogo é, comumente, cooperativo isto é, os jogadores devem se relacionar em busca de objetivos em comum. Dessa forma, o RPG não carece definitivamente de recursos físicos dependendo, principalmente, da construção de imagens mentais dos participantes, da inter-relação entre os membros das equipes e das linguagens corporais dos discentes. Nesse contexto, para observar as possibilidades do uso do RPG para alunos com deficiência visual, esse trabalho pautou-se nas compreensões sócio interacionistas de Vygotsky, por meio do estudo de casos que favoreceu a avaliação comportamental dos estudantes durante as aplicações das aventuras. Tal escolha foi feita devido à necessidade de percorrer um caminho metodológico qualitativo que permitisse a observação de fatores pontuais na pesquisa em questão. A pesquisa foi feita em duas escolas públicas do Distrito Federal. Sendo que, em uma das escolas, a aplicação do jogo ocorreu na sala de recursos. As aplicações do RPG contaram com a participação de quatro alunos com deficiência visual. Para contribuir com a construção de informações relevantes para essa pesquisa, a coleta de dados foi baseada no diário de bordo dos alunos e nas filmagens das aplicações dos jogos. Por fim, foi utilizada a análise de conteúdos de Bardin para categorizar e analisar as informações construídas no decurso da investigação. Como resultado dessas investigações, foi possível notar as diferentes alternativas surgidas com o uso do RPG para alunos com deficiência visual. Percebeu-se que essa ferramenta pode favorecer a construção de imagens mentais por esses alunos, além de oportunizar a externalização de informações por meio das linguagens corporais, sem que as especificidades visuais se tornem empecilhos para tal.
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The current educational reality, in which there is a greater influx of students with disabilities into Basic Education, requires methodologies and the improvement of teaching materials that favor not only the permanence of these students in ordinary classes, but also the quality participation of these individuals in the teaching and learning process. To this end, exploring alternative ways of contributing to this right is fundamental. The idea therefore arose to investigate the possibilities of using a Role Playing Game (RPG) for visually impaired students in the school environment. In RPGs, players play characters and externalize their actions in order to find solutions to the challenges addressed in the stories narrated by the master. This type of game is usually cooperative, the players must relate to each other in pursuit of common goals. In this way, RPGs definitely don't need physical resources, depending mainly on the construction of the participants' mental images, the interrelationship between team members and the students' body languages. In this context, in order to observe the possibilities of using RPGs for visually impaired students, this work was based on Vygotsky's socio-interactionist understandings, through case studies that favored the behavioral evaluation of students during the application of the adventures. This choice was made due to the need to follow a qualitative methodological path that would allow the observation of specific factors in the research in question. The research was carried out in two public schools in the Distrito Federal. In one of the schools, the game was played in the resource room. Four students with disabilities took part in the RPG. In order to contribute to the construction of information relevant to this research, data collection was based on the students' logbooks and the filming of the game applications. Finally, Bardin's content analysis was used to categorize and analyse the information gathered during the research. As a result of these investigations, it was possible to see the different alternatives that have arisen through the use of role-playing games for visually impaired students. It was noticed that this tool can encourage the construction of mental images by these students, as well as giving them the opportunity to externalize information through body language, without their visual specificities becoming an obstacle.
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JOSÉ LUIZ DE CARVALHO FILHO
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Clubes de Ciências: potencialidades para a Educação CTS
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Orientador : ROSELINE BEATRIZ STRIEDER
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MEMBROS DA BANCA :
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FELIPPE GUIMARAES MACIEL
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PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
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ROSELINE BEATRIZ STRIEDER
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Zaira Zangrando Cardoso
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Data: 28/03/2024
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Diante de uma sociedade dependente da Ciência e da Tecnologia, a formação de pessoas que possam ler a sua realidade e interpretá-la crítica e reflexivamente, compreendendo os reflexos da Ciência e da Tecnologia na Sociedade, se faz necessário. A Educação CTS, e mais especificamente a problematização da neutralidade científica e tecnológica e seus respectivos mitos, acompanhadas de seus objetivos de busca por uma mudança de visão da natureza da ciência, do desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão na sociedade científica e tecnológica e a democratização de conhecimentos científicos e tecnológicos de forma problematizada e dialógica, em diferentes níveis educacionais e em diferentes áreas, são possíveis caminhos para essa formação. Para tanto, espaços educacionais para o desenvolvimento da Educação CTS são necessários, e para além de espaços tradicionais de educação, buscamos olhar para o ambiente educacional do Clube de Ciências, visto como não formal. Assim, buscamos analisar o potencial do ambiente educacional Clube de Ciências para o desenvolvimento de uma educação que contemple as relações CTS de forma dialógica e problematizada para superação da neutralidade científica e seus mitos. A pergunta que norteia a nossa busca é: Qual as potencialidades do ambiente educacional Clube de Ciências para se abordar as relações CTS e para problematização da neutralidade científica e tecnológica e seus mitos? Para respondermos à pergunta, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico na modalidade de revisão sistemática em que voltamos nosso olhar para artigos, publicados em todas as atas do Enpec, teses e dissertações sobre Clubes de Ciências. A análise dos trabalhos se deu por meio das etapas da Análise Textual Discursiva. Com as análises pudemos estabelecer um panorama a respeito das pesquisas realizadas com Clubes de Ciências e categorias que contemplam os objetivos dos Clubes de Ciências. A partir das categorias de objetivos, produzimos interfaces entre o Clube de Ciências e a Educação CTS por meio de parâmetros CTS e propósitos educacionais
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In a society dependent on Science and Technology, the formation of individuals capable of reading their reality and interpreting it critically and reflectively, understanding the impacts of Science and Technology on Society, is necessary. STS Education, and more specifically the problematization of scientific and technological neutrality and their respective myths, accompanied by their objectives of seeking a change in the view of the nature of science, the development of decision-making capacity in the scientific and technological society, and the democratization of scientific and technological knowledge in a problematized and dialogical way, at different educational levels and in different areas, are possible pathways for this formation. Therefore, educational spaces for the development of STS Education are necessary, and beyond traditional education spaces, we seek to look at the educational environment of the Science Club, seen as non-formal. Thus, we seek to analyze the potential of the Science Club educational environment for the development of an education that contemplates STS relationships in a dialogical and problematized manner to overcome scientific neutrality and its myths. The question guiding our search is: What are the potentialities of the Science Club educational environment for addressing STS relationships and for problematizing scientific and technological neutrality and its myths? To answer this question, we conducted a qualitative bibliographic research in the form of a systematic review, focusing on articles published in all Enpec proceedings, theses, and dissertations about Science Clubs. The analysis of the works was carried out through the stages of Discursive Textual Analysis. Through the analyses, we were able to establish a general overview regarding the research conducted with Science Clubs and categories that encompass the objectives of Science Clubs. Based on the categories of objectives, we produced interfaces between the Science Club and STS Education through STS parameters and educational purposes.
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Maíra Clasen Massarani
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A concepção da Investigação Científica em políticas curriculares: entre regulações e sistemas de raciocínio
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Orientador : ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
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ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
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DELANO MOODY SIMOES DA SILVA
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MARCIA SERRA FERREIRA
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Data: 28/03/2024
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O Novo Ensino Médio, desenvolvido a partir da Lei nº 13.415 de 2017, é composto, além dos componentes curriculares da Formação Geral Básica, por uma porção curricular flexível denominada Itinerários Formativos, cujas unidades curriculares devem se desenvolver em torno de pelo menos um entre quatro eixos estruturantes possíveis: ‘Investigação Científica’, ‘Processos Criativos’, ‘Mediação e Intervenção Sociocultural’ e ‘Empreendedorismo’. Sendo a ‘investigação científica’ um enunciado historicamente caro ao ensino de ciências, o objetivo deste trabalho é analisar as condições de emergência desse enunciado dentre as políticas curriculares, com a sua consequente fixação como um dos eixos estruturantes responsáveis por embasar unidades curriculares referentes a todas as áreas do conhecimento. Como suporte para tal estudo, apresento um panorama histórico referente à investigação científica ao longo da trajetória do ensino de ciências no Brasil e um levantamento bibliográfico concernente ao tema com o propósito de visibilizar diferentes sentidos já incorporados a esse enunciado nos campos discursivos educacional e epistêmico, e os processos envolvidos na produção de um sistema de raciocínio que regula a elaboração das políticas curriculares, aceitando e legitimando determinados enunciados. Baseando-me em uma análise enunciativa inspirada em estudos foucaultianos busco evidenciar como a ‘investigação científica’ adquire hoje uma abordagem tipicamente escolar no campo discursivo do ensino de ciências, com os significados que a constituem em muito se aproximando da ‘alfabetização científica’ e do ‘ensino de ciências por investigação’. Em diálogo com o ciclo contínuo de produção de políticas, privilegio a análise da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio, documentos normativos que regem a estruturação curricular, com a intenção de compreender como eles vêm acionando esse enunciado, encontrando sentidos próximos àqueles praticados pelo meio acadêmico. Por fim, como forma de acessar o contexto da prática e fundamentada na teoria da atuação, elaborada por Stephen Ball e colaboradores, examino os catálogos das unidades curriculares dos itinerários formativos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal buscando compreender como o eixo estruturante da investigação científica vem sendo interpretado e traduzido nas suas ementas. Percebo que, apesar de notoriamente caro aos professores da área de Ciências Naturais, o termo 'investigação científica’ carrega uma multiplicidade de sentidos, sendo muitas vezes utilizado em discordância com o que vimos entendendo e denominando como ‘investigação científica escolar’. Destaco, assim, a necessidade de uma maior sistematização de informações e subsídios metodológicos por parte das políticas curriculares acerca do desenvolvimento dessa abordagem.
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The New High School, developed from Law no. 13,415 of 2017, is composed, in addition to the curricular components of Basic General Education, of a flexible curricular portion called Formative Itinerary, whose curricular units must develop around at least one of four possible structuring axes: 'Scientific Inquiry', 'Creative Processes', 'Mediation and Sociocultural Intervention', and 'Entrepreneurship'. Since ‘scientific inquiry’ is a historically significant statement in science education, the aim of this work is to analyze the conditions of emergence of this statement among curriculum policies, with its consequent establishment as one of the structuring axes responsible for supporting curricular units related to all areas of knowledge. As support for this study, I present a historical overview of scientific inquiry throughout the trajectory of science education in Brazil and a bibliographic survey concerning the theme with the purpose of making visible different meanings already incorporated into this statement in educational and epistemic discursive fields, and the processes involved in the production of a system of reason that regulates the elaboration of curriculum policies, accepting and legitimizing certain statements. Based on an enunciative analysis inspired by Foucauldian studies, I aim to highlight how 'scientific inquiry’ acquires currently a typically school-based approach in the discursive field of science education, with the meanings that constitute it closely resembling 'scientific literacy' and ‘inquiry-based science education’. In dialogue with the policy cycle approach, I prioritize the analysis of the National Common Curricular Base and the Curriculum in Motion of the New High School, normative documents that govern curriculum structuring, with the intention of understanding how they have been activating this statement, finding meanings close to those practiced in the academic field. Finally, to access the context of practice and grounded in the theory of enactment, elaborated by Stephen Ball and collaborators, I examine the catalogs of curricular units of the formative itinerary of the Education Secretariat of the Federal District seeking to understand how the structuring axis of scientific inquiry is being interpreted and translated in their syllabi. I realize that, although notably significant to teachers in the Natural Sciences field, the term 'scientific inquiry’ carries a multiplicity of meanings, often used in disagreement with what we have been understanding as 'school inquiry-based science’. Thus, I highlight the need for greater systematization of information and methodological subsidies by curriculum policies regarding the development of this approach.
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Samuel Cesar Machado
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EUGENIA E HIGIENISMO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
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Orientador : RODRIGO DIEGO DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
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DOUGLAS VERRANGIA CORREA DA SILVA
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PAULO ROBERTO MENEZES LIMA JUNIOR
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RODRIGO DIEGO DE SOUZA
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Data: 05/04/2024
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Este trabalho tem como foco o estudo dos entrelaçamentos dos ideários eugenistas e higienista com a educação brasileira. Destaco neste texto que da minha prática docente emergiram questões sobre como algumas práticas surgiram e ainda persistem no cotidiano escolar. Percebendo as ligações entre esses ideários e a formação da educação, em especial a escola pública brasileira, procurei pesquisar, analisar e entender mais sobre o tema, e assim cheguei a seguinte questão: os ideários eugenistas e higienistas ainda se fazem presentes nas dinâmicas educacionais atuais? Essa questão me levou a outros dois questionamentos que estruturam essa pesquisa: 1 - A estrutura social brasileira alicerçou e alicerça a entrada de teorias científicas como essas nos diversos campos do conhecimento? 2 - Em que medida o ideário eugenista e higienista se relacionou e ainda se relaciona com a educação brasileira? A fim de investigar essas questões, realizamos uma pesquisa bibliográfica de autoras e autores que tratam do tema, como: Antunes (2012), Bonfim (2017), Faggion e Boarini (2018), Gebrim (2002), Goés (2015), Mansanera e Silva (2000), Stepan (2005) e Souza (2016). Buscando responder os questionamentos que surgiram, optou-se pelo referencial teórico-filosófico e metodológico da literatura marxista, utilizando o percurso metodológico do Materialismo Histórico Dialético, nos apoiamos em categorias como Estado, Ideologia, luta de classes e contradição, para analisar e discutir as relações existentes entre esses ideários e a educação brasileira. Explicitamos as intrínsecas relações entre a difusão dos ideários eugenistas e higienistas e o espalhamento das ideias liberais no Brasil, procuramos destacar que esses ideários tem origem na materialidade do tecido social brasileiro do início do século XX e que o Estado brasileir atuou em favor da eugenia e do higienismo, buscando mitigar as contradições existentes à época. Também mostramos como a abordagem educacional fundamentada na eugenia e higiene mental deu embasamento para a parte das estruturas do sistema escolar, seleção de conteúdos, organização das instituições de ensino e formação de professores o que contribuiu e ainda contribui para a marginalização de grupos sociais específicos como a população negra, deficientes e pobres no Brasil. A fim de compreender as dimensões das relações existentes entre a Educação/Ensino de Ciências e os ideários eugenistas e higienistas na produção acadêmica brasileira e de como o percurso metodológico do Materialismo Histórico Dialético é utilizado nessas produções, consultamos o banco da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e realizamos uma revisão de literatura ancorada em três refinamentos que constataram uma lacuna na utilização do referencial teórico metodológico marxista para uma análise dessa temática.
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This work focuses on the study of the intertwining of eugenic and hygienic ideas with Brazilian education. I highlight in this text that from my teaching practice emerged questions about how some practices arose and still persist in everyday school life. Perceiving the connections between these ideologies and the formation of education, especially Brazilian public schools, I sought to research, analyze, and understand more about the topic, leading me to the following question: do eugenic and hygienic ideals still influence current educational dynamics? This question led me to two other inquiries that structure this research: Did the Brazilian social structure support and continue to support the entry of scientific theories like these into various fields of knowledge? To what extent did eugenic and hygienic ideology relate to and still relate to Brazilian education? In order to investigate these questions, we conducted bibliographic research of authors who address the topic, such as Antunes (2012), Bonfim (2017), Faggion and Boarini (2018), Gebrim (2002), Goés (2015), Mansanera and Silva (2000), Stepan (2005), and Souza (2016). Seeking to answer the emerging questions, we opted for the theoretical-philosophical and methodological framework of Marxist literature, using the methodological approach of Historical Dialectical Materialism. We relied on categories such as State, Ideology, class struggle, and contradiction to analyze and discuss the relationships between these ideologies and Brazilian education. We elucidated the intrinsic relationships between the diffusion of eugenic and hygienic ideologies and the spread of liberal ideas in Brazil, emphasizing that these ideologies originated in the materiality of Brazilian social fabric in the early 20th century and that the Brazilian state acted in favor of eugenics and hygiene, seeking to mitigate existing contradictions at the time. We also showed how the educational approach based on eugenics and mental hygiene provided the basis for parts of the school system structures, content selection, organization of educational institutions, and teacher training, contributing to the marginalization of specific social groups such as the Black population, disabled individuals, and the poor in Brazil. In order to understand the dimensions of the relationships between Education/Science Education and eugenic and hygienic ideologies in Brazilian academic production, and how the methodological approach of Historical Dialectical Materialism is used in these productions, we consulted the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and conducted a literature review anchored in three refinements that identified a gap in the use of Marxist theoretical-methodological framework for analyzing this theme.
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MARIANA MONTE ZISCHEGG
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EXPERIÊNCIAS DE VIDA E PERCURSO FORMATIVO NA ESCOLHA PELA DOCÊNCIA DE EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
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Orientador : MARIA LUIZA DE ARAUJO GASTAL
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MEMBROS DA BANCA :
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PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
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MARIA RITA AVANZI
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ASSICLEIDE DA SILVA BRITO
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DEISE BARRETO DIAS
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Data: 24/04/2024
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Este estudo de dissertação de mestrado se consolidou a partir do uso da metodologia qualitativa, dentro da linha de pesquisa sobre formação de professores de Ciências, com ênfase no eixo temático de Narrativas, Cultura e Saberes na formação de professores. A busca pelo desenvolvimento dos objetivos de pesquisa se deu pelo uso de entrevistas semiestruturadas, que tiveram como base teórico-fundamental elementos da pesquisa narrativa e do método autobiográfico. O processo de pesquisa teve como intuito buscar compreender e investigar sobre a possível influência de experiências acadêmicas e pessoais e momentos-charneira no decorrer do processo formativo de egressos do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília na escolha da docência e se foram determinantes para essa decisão de atuar na área específica do ensino de Ciência e Biologia. A análise das histórias de vida compartilhadas nos momentos de entrevista teve como uso o método de análise das histórias a Análise Textual Discursiva (Moraes, 2003), através da construção de categorias de análise criadas com base nas temáticas dos objetivos específicos e também, das que emergiram ao longo do processo.
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This master’s degree thesis study was consolidated through the use of qualitative methodology, inside the research’s line of Science teacher’s formating process, with an emphasis on the specific thematic of Narratives, Culture and Knowledge.. The search for the development of objectives was carried out through the use of semi-structured interviews, which had as a fundamental theoretical basis elements of narrative research and the autobiographical method. The research process aimed to understand and investigate the possible influence of academic and personal experiences and “pivotal moments” during the teacher’s formating process of graduates of the Biological Sciences course at the University of Brasília in their choice of becoming Biology teachers, and whether they were decisive for this decision to work in the specific area of Science and Biology teaching. The analysis of life stories shared during interviews used the Discursive Textual Analysis (Moraes, 2003) method of analyzing stories, through the construction of analysis categories created based on the themes of the specific objectives, and also, of that emerged throughout the process.
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Daianny de Souza da Mota
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EJA INTERVENTIVA: DESAFIOS, LIMITAÇÕES E CONQUISTAS – UM ESTUDO DE CASO
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Orientador : GERSON DE SOUZA MOL
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MEMBROS DA BANCA :
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EVELYN JENIFFER DE LIMA TOLEDO
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GERSON DE SOUZA MOL
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JHENIFFER MICHELINE CORTEZ
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WESLEY PEREIRA DA SILVA
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Data: 26/04/2024
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Promover um ensino, igualitário e inclusivo não constitui uma tarefa fácil, tão pouco simples, principalmente se tratando do Púbico da Educação de Jovens e Adultos Interventiva – EJAI, uma forma de atendimento educacional existente em algumas escolas da Rede Pública do Distrito Federal - DF. Neste sentido, o estudo aqui apresentado, teve por objetivo o conhecimento desse atendimento. Para compreender seus diferentes aspectos, por meio de um estudo de caso, contamos com o apoio de uma docente atuante exclusivamente na EJAI e observações de alunos de uma turma, durante a efetivação de ações interventivas. Os resultados indicaram que a realização das dinâmicas utilizadas durante a intervenção, se configuraram como positivas aliadas para a aprendizagem do público EJAI. Com a entrevista gravada e a discussão das três perguntas iniciais, bem como por meio de uma abordagem qualitativa, foi possível, até o momento, compreender que estamos a falar de uma docente que, além de acompanhar a evolução da modalidade EJAI, acredita em sua funcionalidade e busca, dentro do que lhe é permitido, melhorias para o desenvolvimento de seus alunos. A partir de nossa pesquisa, podemos concluir que tal temática é ainda marcada por um processo de descoberta e aprendizagem, de como lidar com a mesma e seu público, sendo está uma interface entre a Educação de Jovens e Adultos – EJA e a Inclusão.
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Promoting egalitarian and inclusive education is not an easy task, nor is it simple, especially when it comes to Interventive Youth and Adult Education – EJAI, a form of educational service existing in some schools in the Public Network of the Federal District - DF. In this sense, the study presented here aimed to understand this service. To understand its different aspects, through a case study, we had the support of a teacher working exclusively at EJAI and observations of students in a class, during the implementation of intervention actions. The results indicated that the implementation of the dynamics used during the intervention were configured as positive allies for the learning of the EJAI public. With the recorded interview and the discussion of the three initial questions, as well as through a qualitative approach, it has been possible, so far, to understand that we are talking about a teacher who, in addition to following the evolution of the EJAI modality, believes in its functionality and seeks, within what is allowed, improvements for the development of its students. From our research, we can conclude that this theme is still marked by a process of discovery and learning, of how to deal with it and its audience, being an interface between Youth and Adult Education – EJA and Inclusion.
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Pedro Henrique de Souza Marques
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Produções de sentidos na formação inicial de professoras e professores de Ciências e Biologia: por uma abordagem discursiva para investigar uma disciplina sobre gênero, sexualidade e educação
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Orientador : ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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THIAGO RANNIERY MOREIRA DE OLIVEIRA
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ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
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JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
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SAMUEL MOLINA SCHNORR
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Data: 30/04/2024
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A pesquisa focalizou a análise dos sentidos produzidos na formação inicial de professoras e professores de Ciências e Biologia, especificamente a partir da disciplina Reflexões sobre gênero e sexualidade no Ensino de Ciências e Biologia (RGeSex), ofertada na Universidade de Brasília (UnB). Orientado por uma perspectiva que compreende gênero e sexualidade a partir de suas inscrições históricas e culturais, as quais práticas discursivas e não-discursivas as produzem e são produzidas, me propus a olhar para a formação de professores como uma dessas instituições regulatórias, produtora de sentidos e parte da complexa rede de relações de poder que compõem o complexo dispositivo da sexualidade. Para tal, me orientei a partir de uma abordagem discursiva, no diálogo com Michel Foucault e alguns de seus interlocutores, para suscitar debates capazes de gerar estranhamentos em lógica deterministas e efeitos de verdade que costumam sustentar os sistemas de pensamento dos processos pedagógicos de Ciências e Biologia. Através da análise de um vasto conjunto de fontes, incluindo transcrições de aulas, entrevistas com participantes e suas produções textuais, pude identificar e compreender, a partir das regularidades discursivas e das condições de possibilidades que permitiram a emergência e dispersão dos enunciados, os sentidos produzidos na disciplina. Nesse contexto, dar visibilidade aos enunciados se mostrou crucial para uma análise crítica dos discursos relacionados ao gênero, à sexualidade e à própria formação docente. Para além, alinhado com as perspectivas teórico-metodológicas que me nortearam, analisei como esses acontecimentos discursivos podem se traduzir em potencialidades pedagógicas, almejando a produção de outros modos de pensar, em diferentes dispositivos pedagógicos e processos formativos. Identificou-se enunciados múltiplos, alguns de dor, medo e expectativas em relação às temáticas de gênero, sexualidade e educação. Outros de acolhimento, cuidado e amorosidade na formação. Evidenciou-se o potencial pedagógico das interações com colegas professoras como potentes estratégias formativas docentes. Nesse sentido, os enunciados singulares e raros que emergiram neste contexto enriqueceram perspectivas e multiplicaram os novos modos de pensar, permitindo acesso à ordem do discurso.
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The research focused on analysing the meanings produced in the initial training of Science and Biology teachers, specifically from the subject Reflections on Gender and Sexuality in Science and Biology Teaching (RGeSex), offered at the University of Brasilia (UnB). Guided by a perspective that understands gender and sexuality from their historical and cultural inscriptions, in which discursive and non-discursive practices produce and are produced, I set out to look at teacher training as one of these regulatory institutions, a producer of meanings and part of the complex network of power relations that make up the complex device of sexuality. To do this, I used a discursive approach, in dialogue with Michel Foucault and some of his interlocutors, in order to provoke debates capable of generating strangeness in the deterministic logics and effects of truth that usually underpin the systems of thought of the pedagogical processes of Science and Biology. By analysing a wide range of sources, including transcripts of classes, interviews with participants and their textual productions, I was able to identify and understand the meanings produced in the discipline, based on discursive regularities and the conditions of possibility that allowed the statements to emerge and disperse. In this context, giving visibility to the statements proved crucial for a critical analysis of the discourses related to gender, sexuality and teacher training itself. Furthermore, in line with the theoretical-methodological perspectives that guided me, I analysed how these discursive events can be translated into pedagogical potential, aiming to produce other ways of thinking in different pedagogical devices and training processes. Multiple statements were identified, some of them of pain, fear and expectations in relation to the themes of gender, sexuality and education. Others of welcome, care and love in training. The pedagogical potential of interactions with fellow teachers was highlighted as a powerful teacher training strategy. In this sense, the unique and rare statements that emerged in this context enriched perspectives and multiplied new ways of thinking, allowing access to the order of discourse.
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Isabelle Garcia da Silva
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CRIATIVIDADE NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS
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Orientador : JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
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MEMBROS DA BANCA :
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JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
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EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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FRANCO DE SALLES PORTO
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TAMARA VAN KAICK
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Data: 24/05/2024
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Durante muito tempo, a criatividade foi estudada com foco em habilidades cognitivas e traços de personalidade. Atualmente, se investiga como esses fatores também estão relacionados aos sociais, culturais, históricos e ambientais, se combinando e influenciando o pensamento criativo.Esse trabalho visou compreender a concepção sobre criatividade de professores egressos de uma licenciatura em Ciências Naturais. A metodologia foi qualitativa os dados analisados com a Análise Textual Discursiva e foram identificadas três categorias. Os resultados indicaram que os docentes acreditam que a criatividade pode ser desenvolvida, entretanto, em diferentes níveis, devido a fatores que podem influenciá-la.
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For a long time, creativity has been studied with a focus on cognitive abilities and personality traits. Currently, we are investigating how these factors are also related to social, cultural, historical and environmental factors, combining and influencing creative thinking. This work aimed to understand the conception of creativity of teachers graduating from a degree in Natural Sciences. The methodology was qualitative, the data was analyzed with Discursive Textual Analysis and three categories were identified. The results indicated that teachers believe that creativity can be developed, however, at different levels, due to factors that can influence it.
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Vagner Neto Ribeiro
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JOGOS NO ENSINO DE ECOLOGIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA REVISTA RENBIO
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Orientador : EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
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FERNANDO APARECIDO DE MORAES
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THIAGO CARDOSO DE DEUS
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Data: 14/06/2024
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O objetivo desta dissertação é analisar os jogos produzidos para o ensino de Ecologia publicados em periódico especializado. É uma pesquisa predominantemente qualitativa, fundamental, do tipo Metanálise, tendo por metodologia a Análise Textual Discursiva (ATD). Para tanto, foi feita uma breve descrição do fenômeno lúdico tendo por base Huizinga (1993); Caillois (1990) e outros, ressaltando o jogo. A seguir enfatizou-se o jogo do tipo analógico, como os de cartas, tabuleiros, papel e caneta, etc. Woods (2012) e outros classificam os jogos analógicos em três famílias: jogos clássicos, jogos de mercado de massa e os jogos de hobby. Enfatizamos estes últimos e seus quatro gêneros, Wargames, Collectible Card Games, Roleplaying Games e Eurogames, por sua diversidade de mecânicas, vitória por desempenho, não exclusão de jogadores, tempo pré-determinado de partida, etc. Com tal caracterização do lúdico e dos jogos analógicos, abordamos o uso dos jogos no ensino em perspectiva histórica, partindo da Grécia Antiga, percorrendo o Império Romano, Idade Média, Modernidade e Contemporaneidade, sendo tal descrição embasada em Abbagnano (1957), Cambi (1999) e outros. A teoria do uso dos jogos no ensino é composta por Brougère (1998, 2002, 2008); Kishimoto (1999, 2002, 2003, 2007, 2018); Soares, Cleophas (2018); Cavalcanti (2018); Vial (2015); Krasilchik (2011), etc. Para uma melhor compreensão dos jogos analógicos abordamos a tétrade elaborada por Schell (2008), enfatizamos as mecânicas enumeradas por Engelstein e Shalev (2020), com seus 13 gêneros compostos por 184 espécies de mecânicas que abordam cada aspecto do jogo. O plano de fundo é o ensino em Ecologia, escolhido pela sua relevância biológica, política, social e econômica. A base teórica ecológica é composta por Odum, (1988); Acot (1990); Townsend, Begon e Harper, (2010). Cain, Bowman e Hacker (2018); Reece et al (2015), etc. Estabeleceu-se então um panorama do uso dos jogos no ensino de Biologia, em especial em Ecologia, por meio dos trabalhos publicados na Revista de Ensino em Biologia (REnBio) da Sociedade de Ensino em Biologia (SBEnBio), sendo utilizadas as edições lançadas de 2005 a 2022. Constatou-se que 103 abordaram jogos no ensino, a maior parte destes componentes das edições que trouxeram as atas do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), e destes 15 abordaram conteúdos de Ecologia, em especial Biomas, conceitos básicos, relações ecológicas e tróficas entre outros. A produção destes concentrou-se no Sudeste, com predominância das instituições federais, entretanto a Instituição de Nível Superior que apresentou a maior produção foi a Universidade Federal do Piauí. Cerca de 70% dos jogos foram aplicados em sala de aula, mais de 90% são analógicos, havendo predominância de jogos similares ao Perfil da editora Grow. Quanto ao embasamento teórico dos trabalhos inventariados, há um maior volume de textos acadêmicos em detrimento dos autores clássicos, o que pode ser um sinal da incipiência da pesquisa do ensino lúdico em biologia no cenário nacional, mas também uma característica inerente de trabalhos voltados a congressos. Finalizamos apresentando dois exemplos de jogos de tabuleiro modernos que possuem temática ecológica, dando assim uma sugestão e apontamento para futuras pesquisas.
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The objective of this dissertation is to analyze the games produced for teaching Ecology published in specialized journals. It is predominantly qualitative, fundamental research, of the Meta-Analysis type, using Discursive Textual Analysis (ATD) as its methodology. To this end, a brief description of the playful phenomenon was made based on Huizinga (1993); Caillois (1990) and others, highlighting the game. Next, analogic games were emphasized, such as cards, boardgames, paper and pen, etc. Woods (2012) and others classify analogic games into three families: classic games, mass-market games, and hobby games. We emphasize the latter and their four genres, Wargames, Collectible Card Games, Roleplaying Games and Eurogames, for their diversity of mechanics, victory through performance, non-exclusion of players, pre-determined game time, etc. With this characterization of play and analogic games, we approach the use of games in teaching from a historical perspective, starting from Ancient Greece, covering the Roman Empire, the Middle Ages, Modernity and Contemporary times, with this description being based on Abbagnano (1957), Cambi (1999) and others. The theory of using games in teaching is composed by Brougère (1998, 2002, 2008); Kishimoto (1999, 2002, 2003, 2007, 2018); Soares, Cleophas (2018); Cavalcanti (2018); Vial (2015); Krasilchik (2011), etc. For a better understanding of analogic games, we approach the tetrad elaborated by Schell (2008), we emphasize the mechanics listed by Engelstein and Shalev (2020), with their 13 genres composed of 184 types of mechanics that address each aspect of the game. The background is teaching in Ecology, chosen for its biological, political, social and economic relevance. The ecological theoretical basis is composed by Odum, (1988); Acot (1990); Townsend, Begon and Harper, (2010); Cain, Bowman and Hacker (2018); Reece et al (2015), etc. An overview of the use of games in the teaching of Biology, especially in Ecology, was then established through works published in the Revista de Ensino em Biologia (Biology Teaching Magazine - REnBio) of the Sociedade Brasileira de Ensino em Biologia (Brazilian Society for Teaching in Biology - SBEnBio), using the editions released from 2005 to 2022. It was found that 103 addressed games in teaching, most of these components of the editions that brought the proceedings of the Encontro Nacional de Ensino em Biologia (National Biology Teaching Meeting - ENEBIO), and of these 15 addressed Ecology content, especially Biomes, basic concepts , ecological and trophic relationships, among others. Their production was concentrated in the Southeast of Brazil, with a predominance of federal institutions, however the Higher Education Institution that presented the largest production was the Universidade Federal do Piauí. Around 70% of the games were applied in the classroom, more than 90% are analogue, with a predominance of games similar to the Grow publisher's P. As for the theoretical basis of the works listed, there is a greater volume of academic texts to the detriment of classical authors, which may be a sign of the incipience of research into playful teaching in biology on the national scene, but also an inherent characteristic of works aimed at congresses . We conclude by presenting two examples of modern board games that have an ecological theme, thus giving a suggestion and pointers for future research.
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Acácia Araújo de Assis
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Parâmetros articuladores entre a Educação do Campo e a Educação Freire-CTS: encontros e desencontros da produção da área com a Base Nacional Comum Curricular
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Orientador : PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
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MEMBROS DA BANCA :
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PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
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ROSELINE BEATRIZ STRIEDER
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NATHAN CARVALHO PINHEIRO
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SUIANE EWERLING DA ROSA
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Data: 18/07/2024
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Essa pesquisa teve por objetivo identificar interlocuções entre a Educação do Campo e da Educação Freire-CTS para, em seguida, analisar a BNCC a partir diálogos em comum deste documento e dos parâmetros resultantes da articulação entre os dois campos. Para isso, dividimos o percurso metodológico em duas etapas. Na primeira foram realizados aprofundamentos teóricos para conhecer melhor a Educação do Campo e da Educação Freire-CTS, mediante a leitura de textos teóricos e de uma tese e seis dissertações da área de ensino de ciências, que apresentavam tal aproximação. Essa análise permitiu observar como essas produções estão distribuídas no Brasil, quais as temáticas que foram abordadas e de maneira os autores alinharam a articulação. Ainda nessa primeira etapa, realizamos uma análise bibliográfica por meio de palavras-chaves de textos representativos a partir de trabalhos completos publicados nas Atas de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e de artigos em periódicos. Fizemos um recorte excluindo tudo que não fossem propostas para sala de aula e, assim, encontramos três trabalhos completos e quatro artigos de periódicos da área, todos submetidos a Análise Textual Discursiva. Das análises dessa etapa, emergiram quatro parâmetros articuladores entre Educação do Campo e da Educação Freire-CTS, são eles: Preocupação com os sujeitos; Superação da “cultura do silêncio”; Participação crítica e; Problematização da realidade. Com tais categorias foi possível perceber que a articulação dos campos pode contribuir no processo de consciência e ação dos estudantes sobre a sua realidade afirmando o modo de ser, de fazer agricultura e de viver camponês. Na segunda etapa, também utilizando-se da ATD, fizemos uma análise da BNCC para identificar intencionalidades no documento que convergissem com as perspectivas dos Parâmetros Articuladores da Educação do Campo e da Educação Freire-CTS. A investigação partiu dos parâmetros decorrentes da análise bibliográfica, mas, posteriormente, emergiram outras categorias, são elas: Juventudes; Participação ativa social e; A sociedade a partir da contextualização. Dessa investigação, inferimos que as concepções pedagógicas da BNCC se afastam da perspectiva dos Parâmetros Articuladores. No que diz respeito, a compreensão sobre como os sujeitos camponeses foi percebida a maneira neutra em que são apresentados aspectos dessa realidade, indo de encontro a conflitos diretos a existência desses sujeitos e a ausência/intenção em não se comprometer com a transformação social.
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The aim of this research was to identify interlocutions between Rural Education and Freire-STS Education. Then we analyzed the Base Nacional Curricular Comum (BNCC) based on common dialogues between this document and the parameters resulting from the articulation between the two fields. We read theoretical texts, a thesis and six dissertations in the field of science teaching, to learn more about the links between Rural Education and Freire-CTS Education. This analysis allowed us to observe how these productions are distributed in Brazil, which themes were addressed and, how the authors aligned the articulation. This analysis made it possible to see how these productions are distributed in Brazil, which themes were covered and how the authors aligned the articulation. We divided the methodological process into two stages. In the first one, we searched for representative texts, using descriptors, from full papers published in the Proceedings of all the editions of the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec) and from articles in journals. We cut out everything that wasn't proposed for the classroom. From this, we found three full papers and four articles from science teaching journals. All of them were submitted to Análise Textual Discursiva (ATD). From the analysis, four parameters that articulate Rural Education and Freire-STS Education emerged: Concern for the subjects; Overcoming the "culture of silence"; Critical participation and Problematization of reality. With these categories, it was possible to see that the articulation of the fields can contribute to the students' process of awareness and action on their reality, affirming the peasant way of being, farming and living. In the second stage, also using ATD, we analyzed the BNCC to identify intentions in the document that converge with the perspectives of the Articulating Parameters of Rural Education and Freire-STS Education. The investigation was based on the parameters resulting from the bibliographic analysis, but other categories emerged later: Youth, Active social participation and Society based on contextualization. From this investigation, we infer that the pedagogical concepts of the BNCC depart from the perspective of the Articulating Parameters. As far as the understanding of the peasant subjects is concerned, the neutral way in which aspects of this reality are presented was perceived. This contrasts with direct conflicts with the existence of these subjects and the absence/intention not to engage in social transformation.
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Débora Padilha da Silva Maceno
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Entre jogos e Dupla Excepcionalidade: um espaço para o ensino de Ciências
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Orientador : EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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JHENIFFER MICHELINE CORTEZ
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JULIANA EUGENIA CAIXETA
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VERENNA BARBOSA GOMES
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Data: 16/08/2024
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A presente pesquisa dedica-se à exploração do uso de jogos como uma estratégia no Ensino de Ciências, com um enfoque especial na adaptação desses recursos para atender às necessidades específicas de estudantes com Dupla Excepcionalidade. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o potencial dos jogos com conteúdos de Ciências na promoção da complementação e suplementação pedagógica para estudantes com Dupla Excepcionalidade que cursam os Anos Iniciais, no contexto do Atendimento Educacional Especializado de uma escola do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada na perspectiva de estudo de caso, tendo como instrumentos para a construção de dados: observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. A pesquisa envolveu as/os seguintes participantes: três estudantes com Dupla Excepcionalidade, na faixa etária de 9 a 11 anos, que frequentam o AEE e duas professoras da sala de recursos, sendo uma da sala para altas habilidades e uma da sala generalista. Os dados construídos na pesquisa foram analisados segundo o critério proposto pela Bardin, utilizando a análise de conteúdo. Como resultado obteve-se: os jogos relacionados à disciplina de Ciências são recursos valiosos para a complementação e suplementação no atendimento educacional especializado. Contudo, os jogos que obtiveram sucesso foram os elaborados pelas próprias professoras, com adaptações baseadas nos objetivos previamente estabelecidos por elas, já que os jogos disponíveis, comercializados, não atingiram a finalidade proposta e assim foi possível percorrer este caminho como um espaço para o Ensino de Ciências.
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This research is dedicated to exploring the use of games as a strategy in science education, with a special focus on adapting these resources to meet the specific needs of twice-exceptional students. The general objective of this research is to analyze the potential of science content games in promoting pedagogical supplementation and complementing for twice-exceptional students in the early grades, within the context of Specialized Educational Services in a school in the Federal District. This is a qualitative research study conducted from a case study perspective, utilizing participant observation, semi-structured interviews, and field journals as data collection instruments. The study involved the following participants: three twice-exceptional students, aged 9 to 11, who attend SES, and two resource room teachers—one from the gifted classroom and one from the generalist classroom. The data collected in the research were analyzed using Bardin's content analysis method. The results showed that science-related games are valuable resources for supplementation and complementing in specialized educational services. However, the successful games were those created by the teachers themselves, with adaptations based on their previously established objectives, as the commercially available games did not achieve the proposed goals. This approach allowed for the development of science education in this context.
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Paula Elias de Sá
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Contextos históricos e discursivos da emergência das Licenciaturas em Ciências Naturais: apontamentos de pesquisa
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Orientador : ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
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DELANO MOODY SIMOES DA SILVA
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MARIA MARGARIDA PEREIRA DE LIMA GOMES
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SAMUEL MOLINA SCHNORR
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Data: 20/09/2024
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Esta dissertação investiga as condições que permitiram a emergência das Licenciaturas em Ciências Naturais (LCNs) no Brasil, considerando os fatores históricos e educacionais que impulsionaram esse processo, especialmente após os anos 2000. A pesquisa parte do problema da escassez de professores qualificados para o ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental e da necessidade de uma formação docente que integre conhecimentos de diferentes disciplinas científicas. O objetivo é analisar como as políticas educacionais e as disputas curriculares influenciaram a criação e a consolidação das LCNs como uma resposta às demandas do cenário educacional brasileiro. Com base nas teorias de Michel Foucault sobre discurso e poder, a pesquisa utiliza uma abordagem discursiva para entender como os discursos educacionais e as políticas curriculares moldaram a formação de professores e o ensino de Ciências no Brasil. A investigação abrange o período de 1930 a 2000, destacando marcos históricos, como a introdução da disciplina escolar Ciências no currículo nos anos 1930 e o surgimento das primeiras LCNs nos anos 2000. Durante esse período, a disciplina escolar Ciências foi ministrada por professores de formações acadêmicas diversas, o que gerou desafios para alinhar o ensino às necessidades curriculares, devido ao seu caráter integrador e interdisciplinar. A pesquisa revela que diversas políticas curriculares foram implementadas para adequar diferentes cursos à disciplina de Ciências, em resposta à carência de professores. Contudo, o caráter integrador da disciplina tornou esse processo desafiador, pois os cursos existentes não atendiam plenamente às suas exigências específicas. Os resultados mostram que a criação e consolidação das LCNs estão diretamente relacionadas às mudanças nas políticas educacionais e às novas demandas educacionais. A revisão bibliográfica evidencia que o desenvolvimento dessas licenciaturas foi impulsionado por políticas que buscavam suprir a escassez de professores e promover um ensino integrador, ganhando espaço na comunidade acadêmica. A análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das primeiras LCNs indica que esses cursos surgiram para atender à necessidade urgente de professores qualificados e foram influenciados tanto por diretrizes legais e curriculares quanto por necessidades locais específicas, resultando em um hibridismo de discursos e práticas educacionais. A pesquisa conclui que a principal condição que possibilitou a emergência das LCNs foi a constante escassez de professores de Ciências, somada à demanda por uma formação docente capaz de atender ao caráter integrador da disciplina escolar Ciências.
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This dissertation investigates the conditions that allowed for the emergence of Natural Sciences Teacher Education Programs (LCNs) in Brazil, considering the historical and educational factors that have driven this process, especially after the 2000s. The research addresses the problem of the shortage of qualified teachers for teaching Science in the final years of elementary education and the need for teacher education programs that integrate knowledge from different scientific disciplines. The objective is to analyze how educational policies and curriculum disputes influenced the creation and consolidation of LCNs as a response to the demands of the Brazilian educational scenario. Based on Michel Foucault's theories on discourse and power, the research employs a discursive approach to understand how educational discourses and policies have shaped teacher education and Science teaching in Brazil. The investigation covers the period from 1930 to 2000, highlighting historical milestones such as the introduction of the Science discipline into the curriculum in the 1930s and the emergence of the first LCNs in the 2000s. During this period, the Science discipline was taught by teachers with diverse academic backgrounds, creating challenges in aligning the teaching with curricular needs due to its integrative and interdisciplinary nature. The research reveals that various curriculum policies were implemented to adapt different programs to the Science discipline in response to the lack of qualified teachers. However, the integrative nature of the discipline made this process challenging, as existing programs did not fully meet its specific demands. The results indicate that the creation and consolidation of LCNs are directly related to changes in educational policies and new educational demands. The literature review shows that the development of these programs was driven by policies aimed at addressing the shortage of teachers and promoting integrative teaching, gaining visibility in the academic community. The analysis of the Pedagogical Course Projects (PPCs) of the first LCNs shows that these programs emerged to meet the urgent need for qualified Science teachers and were influenced by both legal and curricular guidelines and specific local needs, reflecting a hybridization of educational discourses and practices. The research concludes that the primary condition that enabled the emergence of LCNs was the constant shortage of Science teachers, combined with the demand for a teacher education program capable of addressing the integrative nature of the Science discipline.
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Roseane Freitas Fernandes
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Contribuições da Educação CTS na formação inicial de professores de química: desafios e possibilidades a partir de percepções de docentes formadores
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Orientador : PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSIVÂNIA MARISA DANTAS
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JHENIFFER MICHELINE CORTEZ
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PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
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ROSELINE BEATRIZ STRIEDER
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ÁLVARO CHRISPINO
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Data: 06/02/2024
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A Educação CTS tem influenciado o processo de formação profissional docente, requerendo cada vez mais criticidade e abordagens interdisciplinares e contextualizadas dos conhecimentos a partir da problematização das relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Nesse contexto, investigações da área de Ensino de Ciências apontam para a importância das práticas curriculares CTS nos processos formativos de professores como uma das formas de contribuir para a construção da autonomia docente e a transformação social. Diante disso, este trabalho buscou compreender concepções, desafios e possibilidades formativas apresentadas nos discursos de docentes formadores dos cursos de Licenciatura em Química em universidades públicas brasileiras acerca do desenvolvimento de práticas curriculares na perspectiva da Educação CTS. A fundamentação teórica-metodológica está ancorada na educacional crítica com articulação entre os pressupostos do educador Paulo Freire e da Educação CTS no Ensino de Ciências, perante uma abordagem qualitativa-exploratória de pesquisa na produção e análise de dados. Para entendimentos acerca da Educação CTS no contexto da formação inicial de professores de química, delineou-se dois caminhos metodológicos que se complementam, sendo o primeiro de cunho teórico com levantamento das produções acadêmicas em teses e dissertações brasileiras; e o segundo de caráter empírico com a realização de entrevistas semiestruturadas com cinco docentes formadores que têm o CTS como objeto de suas pesquisas. Todos os dados produzidos foram submetidos à Análise Textual Discursiva/ATD e emergiram categorias, redundando na produção de metatextos. A análise das teses e dissertações selecionadas permitiu identificar características teórico-metodológicas e ênfases à formação docente em química na perspectiva CTS, relacionadas ao: (i) desenvolvimento de concepções sobre as inter-relações CTS e sua inserção no ensino de química; (ii) às potencialidades da perspectiva CTS na formação docente e (iii) à organização curricular dos cursos de Licenciatura em Química. Já a análise das entrevistas, possibilitou reconhecer aspectos formativos em CTS, que foram discutidos em duas etapas. Na primeira etapa, discutiu-se temáticas principais sobre: (i) formação CTS e a produção de sentido à prática pedagógica; (ii) aspectos polissêmicos acerca do Ensino de Ciências na perspectiva CTS; (iii) enfrentamentos no desenvolvimento de práticas educativas CTS; (iv) construção de possibilidades curriculares CTS; e (v) potencialidades da Educação CTS à formação docente. Na segunda etapa, discutiu-se compreensões de docentes formadores sobre autonomia docente e dimensões formativas críticas presentes em práticas educativas CTS, que expressam a) protagonismo, encorajamento e engajamento docente/discente no contexto da prática profissional; b) problematização de relações CTS a partir de temáticas do cotidiano social/cultural e da contextualização dos conhecimentos químicos; e c) processos interativos e colaborativos para a constituição de professores reflexivos e críticos. Os resultados apontam que a Educação CTS se mostra promissora e potencializadora para o desenvolvimento de dimensões formativas críticas na formação inicial de licenciandos em química e também na formação continuada de docentes formadores, promovendo reconfigurações curriculares e a construção da autonomia docente. Ao mesmo tempo, ressalta-se a necessidade de refletir criticamente sobre a formação inicial de professores de química, assim como criação e fortalecimento de espaços e tempos de diálogo permanente sobre conhecimentos ou saberes no exercício da docência, como modo de viabilizar o desenvolvimento de práticas educativas CTS em todos os níveis escolares/acadêmicos.
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STS Education has influenced the process of teacher training, requiring more and more criticality and interdisciplinary and contextualized approaches to knowledge from the problematization of the relations between science, technology, and society. In this context, investigations in the area of Science Education point to the importance of STS curricular practices in teacher training processes as one of the ways to contribute to the construction of teaching autonomy and social transformation. Therefore, this work sought to understand conceptions, challenges, and training possibilities presented in the discourses of teacher trainers of Chemistry Degree courses in Brazilian public universities about the development of curricular practices from the perspective of STS Education. The theoretical-methodological foundation is anchored in critical education with articulation between the assumptions of the educator Paulo Freire and STS Education in Science Education, before a qualitative-exploratory approach to research in producing and analyzing data. For understanding STS Education in the context of the initial training of chemistry teachers, two methodological paths were outlined that complement each other, the first being theoretical with a survey of academic productions in Brazilian theses and dissertations; and the second of empirical character with the realization of semi-structured interviews with five teacher trainers who have the STS as the object of their research. All data produced were submitted to Discursive Textual Analysis/ DTA and emerged categories, producing Metatexts. The analysis of the selected theses and dissertations allowed us to identify theoretical-methodological characteristics and emphases to the teacher training in chemistry in the STS perspective, related to (i) the development of conceptions about the inter-relations STS and its insertion in chemistry teaching; (ii) the potentialities of the STS perspective in teacher training and (iii) the curricular organization of Chemistry Degree courses. The analysis of the interviews made it possible to recognize formative aspects of STS, which were discussed in two stages. In the first stage, the main themes were discussed: (i) STS training and the production of meaning to pedagogical practice; (ii) polysemic aspects of science teaching from the STS perspective; (iii) confrontations in the development of STS educational practices; (iv) construction of curricular possibilities STS; and (v) potentialities of STS education to teacher training. In the second stage, understandings of teacher trainers about teacher autonomy and critical formative dimensions present in STS educational practices were discussed, which express a) leadership, encouragement, and teacher/student engagement in the context of professional practice; b) problematization of STS relations from themes of social/cultural daily life and the contextualization of chemical knowledge; and c) interactive and collaborative processes for the constitution of reflective and critical teachers. The results show that STS Education is promising and potentiating for the development of critical formative dimensions in the initial training of undergraduate students in chemistry and also in the continuing education of teachers and the construction of teaching autonomy. At the same time, we emphasize the need to reflect critically on the initial training of chemistry teachers, as well as the creation and strengthening of spaces and times of permanent dialogue on knowledge or knowledge in the exercise of teaching, as a way to enable the development of STS educational practices at all school/academic levels.
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Maria Rosane Marques Barros
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Trabalho-jogo na Educação Ambiental Crítica: uma proposta ludo-política para o exercício de cidadania ambiental
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Orientador : EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
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JOSÉ AYRON LIRA DOS ANJOS
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NYUARA ARAÚJO DA SILVA MESQUITA
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VERA MARGARIDA LESSA CATALAO
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Data: 15/03/2024
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A Educação Ambiental (EA) Crítica, por meio de seus processos formativos, se situa como uma educação política no enfrentamento das questões socioambientais. Trata-se de uma vertente de EA que considera a importância de uma formação crítica e transformadora da realidade, em que se almejam sujeitos participativos, reflexivos, engajados, de modo que possam envolver nessa educação outros atores sociais, a partir de ações políticas, numa esfera democrática de exercício de cidadania e na busca por justiça ambiental e social. Nesse sentido, a ludicidade a partir do trabalho-jogo se apresenta como uma metodologia capaz de corresponder às práticas de EA, na medida em que tem como compromisso desvelar os contextos sociais e ambientais, com suas assimetrias e contradições. Partindo do pressuposto que são inerentes aos jogos as tomadas de decisões, entende-se que o jogo pode suscitar decisões e ações em contextos socioambientais específicos. Desta forma, a pesquisa descrita nessa tese, ao associar a ludicidade à EA Crítica, buscou propor e analisar as dimensões formativas convergentes entre os dois campos, voltadas ao objeto de estudo, no sentido da problematização e da contextualização da realidade socioambiental, e à finalidade de ensino, na perspectiva da percepção crítica e da participação social como exercício de cidadania ambiental. Para isso, foi elaborado um jogo em formato de gincana e aplicado em turmas do curso de Ciências Ambientais da Universidade de Brasília, por quatro semestres, sendo três deles em formato remoto e o último no modo presencial. A estratégia da pesquisa se realizou por estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados: técnica de grupo focal adaptada com entrevistas semiestruturadas, questionários, diário de bordo, postagens dos estudantes nas redes sociais considerando suas descrições e mensagens, documentos expedidos e participações. Os dados contidos na pesquisa foram analisados por meio de técnica adaptada da análise de conteúdo de Bardin (1977). No âmbito do objeto de estudo, que diz respeito às problemáticas socioambientais, o jogo no sentido de trabalho-jogo suscitou diferentes alcances: compreensão dos diferentes aspectos e contextos sociais, políticos, econômicos, históricos, culturais que compõem as problemáticas; desenvolvimento de sentimento de pertencimento e coletividade; maior apreensão da realidade; aspecto interacional entre conhecimento acadêmico e realidade local; percepção sobre processos de omissão do Governo; aprendizagem por meios informais; novas reflexões e questionamentos sobre os problemas; compreensão de novos conceitos reveladores dos mecanismos de desigualdade socioambiental: injustiça ambiental e racismo ambiental. Quanto à finalidade de ensino, o trabalho-jogo trouxe outros alcances: compreensão das diferentes causas, manifestações e condicionantes que envolvem os problemas; processo de interpretação e compreensão de conceitos; estudo ativo com garantias de liberdade e autonomia para pensar e atuar; práxis como prática reflexiva; aprendizado interativo por meio do diálogo de saberes e transversalidades; ocupação de diferentes espaços institucionais e não governamentais e interação com diferentes movimentos; emancipação por meio da participação em diferentes esferas sociais e políticas; mobilização por justiça social; aprendizagem social e política através da organização e articulação política das ações; compreensão das políticas públicas; transformação pessoal na perspectiva da transição de uma postura passiva diante dos problemas para um postura ativa diante das soluções e, por fim, retorno social.
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Critical Environmental Education (EE), through its formative processes, positions itself as a political education in addressing socio-environmental issues. It is a branch of EE that takes into account the importance of an education that is critical and transformative of reality, aiming for participatory, reflective, engaged subjects, so that they can involve other social actors in education through political actions in a democratic sphere of exercise of citizenship and the pursuit of environmental and social justice. In this sense, playfulness through game-based work presents itself as a methodology capable of aligning with EE practices, as it is committed to unveiling social and environmental contexts with their asymmetries and contradictions. Assuming that decision-making is an inherent part of games, it is understood that games can stimulate decision-making and action-taking in specific socio-environmental contexts. Thus, the research described in this thesis, by associating playfulness with Critical EA, sought to propose and analyze the convergent formative dimensions between the two fields, focusing on the object of study in terms of problematizing and contextualizing of socio-environmental reality and on the teaching purpose, from the perspective of critical perception and social participation as an exercise in environmental citizenship. To this aim, a game in the format of a team contest was developed and implemented in the Environmental Sciences course at the University of Brasilia for four terms, three in remote format and the last one in person. The research strategy was conducted through a case study, using data collection instruments such as adapted focus group technique with semi-structured interviews, questionnaires, a logbook, and student postings on social media which considered their descriptions and messages, documents issued, and participation records. The data collected was analyzed using an adapted technique of content analysis of Bardin (1977). Regarding the study object, which concerns socio-environmental issues, the game as a work-play brought about different outcomes: understanding of the different social, political, economic, historical, and cultural aspects and contexts that compose the issues; development of a sense of belonging and collectivity; greater awareness of reality; interactive aspect between academic knowledge and local reality; awareness of government omission processes; learning through informal processes; new reflections and questioning about the issues; understanding of new concepts which reveal mechanisms of socio-environmental inequality (environmental injustice, and environmental racism). As for the teaching purpose, the work-play brought other outcomes: the understanding of the different causes, manifestations, and conditionalities surrounding the issues; the process of interpretation and understanding of concepts; active study with guarantees of freedom and autonomy to think and act; praxis as a reflective practice; interactive learning through the dialogue of knowledges and transversalities; the occupation of different institutional and non-governmental spaces and interaction with different movements; emancipation through participation in different social and political spheres; mobilization for social justice; social and political learning through the organization and political articulation of actions; understanding of public policies; personal transformation in the perspective of transitioning from a passive stance towards problems to an active one towards solutions, and finally, social return.
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Cleberson Souza da Silva
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O RPG como Instrumento de Coleta de Dados para a Avaliação da Aprendizagem em Química segundo a Taxionomia dos Objetivos Educacionais
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Orientador : EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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FERNANDO APARECIDO DE MORAES
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Hawbertt Rocha Costa
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PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
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THIAGO CARDOSO DE DEUS
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Data: 05/04/2024
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Esta tese de doutorado é proveniente de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e apresenta como objeto de estudo o jogo de Role Playing Game (RPG) como instrumento para coleta de dados na avaliação da aprendizagem. Desse modo, para conseguirmos estudar esse objeto, elaboramos a pergunta problematizadora a seguir: Como um jogo de RPG do tipo Live Action pode ser utilizado como instrumento para coleta de dados para investigar o nível de desenvolvimento cognitivo de estudantes de licenciatura em Química sobre a forma e a estrutura das moléculas? Para nos ajudar a responder essa pergunta-problema, esta pesquisa teve o seguinte objetivo geral: compreender o jogo de RPG do tipo Live Action como instrumento avaliativo para investigar o grau de desenvolvimento cognitivo de estudantes de licenciatura em Química sobre a forma e a estrutura das moléculas. Para isso, dividimos essa tese em quatro partes. A primeira parte, composta pelo referencial teórico, que está dividido em 2 capítulos que dissertam a respeito: do jogo de RPG e de uma análise das produções acadêmicas no ensino de Química, Física e Biologia e da avaliação da aprendizagem com foco na Taxionomia dos Objetivos Educacionais. Já a segunda parte desta tese é intitulada de Percurso Metodológico e apresenta os pressupostos metodológicos que guiaram a pesquisa que deu origem a esta tese de doutoramento, bem como explicitamos como o jogo de RPG denominado de: Um Crime na Purdue Produtos Químicos, foi construído com base na Taxionomia dos Objetivos Educacionais, de Benjamin Bloom. A terceira parte da tese apresenta os Resultados e Discussão e contém alguns dados provenientes de gravações de áudio e vídeo que foram analisados com a ajuda da técnica de análise de conteúdo por meio de três categorias de análise, a saber: a) entendimento; b) avaliação; e c) caráter lúdico, que emergiram a posteriori. A quarta parte desta tese é composta pelas Considerações Finais que apontam, entre outras coisas, contribuições e implicações desta pesquisa em, pelo menos, três aspectos: atual estado das pesquisas sobre o RPG; elaboração de uma aventura de RPG como instrumento de coleta de dados para avaliação da aprendizagem; e proposição de enquadramentos dos estudantes nos domínios cognitivos básico, operacional e global. Além disso, as limitações desta tese foram elencadas como possibilidade para o desdobramento de novas pesquisas na área.
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This doctoral thesis comes from qualitative case study research and presents as its object of study the Role Playing Game (RPG) as an instrument for collecting data in the assessment of learning. Therefore, in order to be able to study this object, we elaborated the following problematizing question: How can a Live Action RPG game be used as an instrument for collecting data to investigate the level of cognitive development of undergraduate Chemistry students on the form and the structure of molecules? To help us answer this problem question, this research had the following general objective: to understand the Live Action role-playing game as an evaluative instrument to investigate the degree of cognitive development of undergraduate Chemistry students regarding the form and structure of molecules. To do this, we divide this thesis into four parts. The first part, composed of the theoretical framework, which is divided into 2 chapters that discuss: the RPG game and an analysis of academic productions in the teaching of Chemistry, Physics and Biology and the assessment of learning with a focus on the Taxonomy of Objectives Educational. The second part of this thesis is entitled Methodological Path and presents the methodological assumptions that guided the research that gave rise to this doctoral thesis, as well as explaining how the RPG game called: Um Crime na Purdue Produtos Químicos, was built with based on Benjamin Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. The third part of the thesis presents the Results and Discussion and contains some data from audio and video recordings that were analyzed with the help of the content analysis technique through three categories of analysis, namely: a) understanding; b) evaluation; and c) playful character, which emerged afterwards. The fourth part of this thesis is composed of Final Considerations that point out, among other things, contributions and implications of this research in at least three aspects: current state of research on RPG; elaboration of an RPG adventure as a data collection instrument to evaluate learning; and proposing student frameworks in the basic, operational and global cognitive domains. Furthermore, the limitations of this thesis were listed as a possibility for the development of new research in the area.
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Priscila Caroline Valadão de Brito Medeiros
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Um Protocolo de acolhimento e acompanhamento pedagógico para professores docentes que atuam com estudantes autistas do Ensino Médio, no contexto da Educação em Ciências
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Orientador : GERSON DE SOUZA MOL
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
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GERSON DE SOUZA MOL
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GISELE LEMOS SHAW
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JULIANA EUGENIA CAIXETA
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WESLEY PEREIRA DA SILVA
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Data: 04/09/2024
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Na Educação Inclusiva, todas as pessoas têm o direito de aprender, independentemente de deficiências ou transtornos. A escola deve acolher todos. Para isso, é necessário que a escola e os professores estejam preparados para atender às necessidades de todos os estudantes. Com base no direito de todos à Educação, desenvolvemos uma pesquisa focada no processo educativo dos estudantes autistas. A partir das falas dos próprios estudantes e das percepções dos professores da sala de recursos generalista e da classe comum inclusiva, planejamos, construímos e avaliamos um Protocolo para a orientação de professores no acolhimento e acompanhamento pedagógico dos estudantes autistas no Ensino Médio, no contexto da Educação em Ciências. Este foi o objetivo principal deste trabalho. A metodologia utilizada foi qualitativa, com interesse nas falas dos estudantes autistas, dos professores e na interação dialógica entre participantes e pesquisadora, permitindo reflexões sobre sentimentos, atitudes e impressões que poderiam ser analisados. Nas duas primeiras fases, o método de construção de dados foi a entrevista parcialmente estruturada, cujas respostas foram posteriormente transcritas para análise. A terceira fase consistiu na construção do Protocolo e a quarta fase culminou na avaliação desse material utilizamos um questionário. A análise de dados foi realizada por meio da Análise Temática Dialógica, estabelecendo temas e subtemas emergentes dos discursos. A leitura aprofundada das falas dos participantes possibilitou a elaboração e análise dos mapas de significados construídos em cada fase da pesquisa. Participaram desta pesquisa dois professores da classe comum inclusiva na primeira fase. Na segunda fase, participaram quatro professoras especialistas da área de Ciências da Natureza/Exatas, quatro professores de Ciências da Natureza da classe comum inclusiva e seis estudantes autistas, todos do Ensino Médio. A terceira fase consistiu no planejamento e elaboração do Protocolo. Na quarta fase, a avaliação do Protocolo contou com a participação de cinco professores da classe comum inclusiva e sete professores especialistas que atuavam em sala de recursos generalista na Educação Básica. Os resultados mostraram que o Protocolo foi eficaz para orientar tanto professores da classe comum inclusiva quanto da sala de recursos generalista no acolhimento e acompanhamento pedagógico dos estudantes autistas no Ensino Médio no contexto da Educação em Ciências. Concluímos que o material construído se mostrou relevante para orientar os professores que atuam com esses estudantes, ao apresentar informações, sugerir caminhos de atuação e proporcionar formação e reflexão aos profissionais, apoiados em um processo educativo inclusivo e justificado pelas falas dos estudantes autistas.
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In Inclusive Education, everyone has the right to learn, regardless of disabilities or disorders. Schools must accommodate all students. To achieve this, schools and teachers must be prepared to meet the needs of every student. Based on the right to Education for all, we conducted a study focused on the educational process of autistic students. Using the voices of the students themselves and the perceptions of teachers from generalist resource rooms and inclusive common classes, we planned, constructed, and evaluated a Protocol to guide teachers in the reception and pedagogical support of autistic students in high school, within the context of Science Education. This was the main objective of this work. The methodology used was qualitative, focusing on the statements of autistic students, teachers, and the dialogical interaction between participants and the researcher, allowing reflections on feelings, attitudes, and impressions to be analyzed. In the first two phases, the data collection method was semi-structured interviews, whose responses were subsequently transcribed for analysis. The third phase involved the construction of the Protocol, and the fourth phase culminated in the evaluation of this material through a questionnaire. Data analysis was conducted using Dialogical Thematic Analysis, establishing themes and subthemes emerging from the discourses. In-depth reading of the participants' statements enabled the elaboration and analysis of meaning maps constructed in each phase of the research. Two inclusive common class teachers participated in the first phase of this research. In the second phase, four specialist teachers in Natural/Exact Sciences, four Natural Sciences teachers from inclusive common classes, and six autistic high school students participated. The third phase involved the planning and development of the Protocol. In the fourth phase, the evaluation of the Protocol included the participation of five inclusive common class teachers and seven specialist teachers working in generalist resource rooms in Basic Education. The results showed that the Protocol effectively guided both inclusive common class teachers and generalist resource room teachers in the reception and pedagogical support of autistic students in high school within the context of Science Education. We concluded that the material developed was relevant in guiding teachers working with these students by presenting information, suggesting action paths, and providing training and reflection to the professionals, supported by an inclusive educational process justified by the voices of the autistic students.
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Raimunda Leila José da Silva
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DAS CONCEPÇÕES À SUPLECOMPLEMENTAÇÃO: UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTE PARADOXALMENTE SINGULAR
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Orientador : RICARDO GAUCHE
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELA LEAL
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ELEANDRO ADIR PHILIPPSEN
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RENATA MUNIZ PRADO BASTO
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RICARDO GAUCHE
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WESLEY PEREIRA DA SILVA
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Data: 06/09/2024
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O interesse por compreender a complexidade do processo de aprendizagem para estudantes com a Dupla Excepcionalidade datam do século XX. Porém, ainda lidamos com a escassez de pesquisas que abordam práticas pedagógicas para essa população estudantil considerada uma das mais invisibilizadas e subidentificadas, consequentemente, não tendo suas necessidades educacionais atendidas, especialmente no âmbito do Ensino de Ciências. Pessoas com Dupla Excepcionalidade são aquelas que apresentam, simultaneamente, altas habilidades/superdotação em associação com uma deficiência e/ou transtorno. Nesta Tese de Doutorado temos como objetivo identificar, definir e caracterizar concepções de Dupla Excepcionalidade que sustentam Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Dupla Excepcionalidade no contexto do Ensino de Ciências no Distrito Federal, considerando as Regiões de Influência do Campus II e III. A abordagem metodológica que guiou a pesquisa foi a qualitativa, por entender que investigamos um fenômeno que é impactado pelo contexto sociocultural, que se trata da inclusão de estudantes com Dupla Excepcionalidade. Como delineamentos de pesquisa utilizamos a Teoria Fundamentada, principal delineamento da pesquisa pela natureza da Tese, novos olhares e posicionamento teórico a partir dos dados analisados e como delineamentos intermediários, utilizamos a Pesquisa Documental, Revisão Integrativa da Literatura e Pesquisa Narrativa, visando contemplar cada objetivo específico da pesquisa. Os dados foram analisados à Luz dos Pressupostos Teóricos da Análise Textual Discursiva, técnica de análise que julgamos adequada ao delineamento de pesquisa da Teoria Fundamentada nos Dados. Após a Análise dos Dados, as informações construídas nos permitem afirmar que a concepção de Dupla Excepcionalidade e de Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Dupla Excepcionalidade é de Somatório, Segregadora e Excludente. Uma concepção de que o/a estudante com Dupla Excepcionalidade é uma pessoa que se constitui a partir da soma de duas ou mais condições, e explica, portanto, a oferta do Atendimento Educacional Especializado de forma fragmentada em complementação ou suplementação. Nesse sentido, considerando a demanda emergente e necessária, trazemos como inovação nesta Tese de Doutorado a criação da nomenclatura SUPLECOMPLEMENTAR, que compreende um terceiro tipo de Serviço de Atendimento Educacional Especializado para estudantes, que nessa Tese, nomeamos como Paradoxalmente Singulares. Um atendimento que compreende o/a estudante com Paradoxalmente Singular em uma perspectiva unificada, integral e complexa de existência. Julgamos relevante pensar em um nome dê visibilidade a identidade desses/as estudantes, para tanto, sugerimos o conceito Paradoxalmente Singular para nos referirmos aos/às estudantes que possui condição associada agregadora singular, ou seja, estudantes que possui, de forma associada, altas habilidades, deficiência e/ou transtorno. Por fim, a nossa Tese é de que aos/às estudantes Paradoxalmente Singulares com interesse na área de Ensino de Ciências deve ser ofertado o Atendimento Educacional Especializado
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Interest in understanding the complexity of the learning process for students with Double Exceptionalities dates back to the 20th century. However, we still face a lack of research that addresses pedagogical practices for this student population, considered one of the most invisible and underidentified, consequently not having their educational needs met, especially in the context of Science Education. People with Double Exceptionalities are those who simultaneously present high abilities/giftedness in association with a disability and/or disorder. In this Doctoral Thesis, we aim to identify, define, and characterize conceptions of Double Exceptionalities that support Specialized Educational Assistance for Students with Double Exceptionalities in the context of Science Education in the Federal District, considering the Regions of Influence of Campus II and III. The methodological approach that guided the research was qualitative, as we understand that we investigate a phenomenon that is impacted by the sociocultural context, which is the inclusion of students with Double Exceptionalities. As research designs, we used Grounded Theory, the main research design due to the nature of the Thesis, new perspectives and theoretical positioning based on the data analyzed. As intermediate designs, we used Documentary Research, Integrative Literature Review and Narrative Research, aiming to contemplate each specific research objective. The data were analyzed in light of the Theoretical Assumptions of Discursive Textual Analysis, an analysis technique that we consider appropriate to the research design of Grounded Theory. After Data Analysis, the information constructed allows us to affirm that the conception of Double Exceptionality and Specialized Educational Assistance for students with Double Exceptionality is Summative, Segregating and Excluding. A conception that the student with Double Exceptionality is a person who is constituted from the sum of two or more conditions, and therefore explains the offer of Specialized Educational Assistance in a fragmented way in complementation or supplementation. In this sense, considering the emerging and necessary demand, we bring as an innovation in this Doctoral Thesis the creation of the SUPPLECOMPLEMENTARY nomenclature, which comprises a third type of Specialized Educational Assistance Service for students, which in this Thesis, we name as Paradoxically Singular. A service that understands the Paradoxically Singular student in a unified, integral and complex perspective of existence. We believe it is relevant to think of a name that gives visibility to the identity of these students, therefore, we suggest the concept Paradoxically Singular to refer to students who have a unique aggregating condition, that is, students who have, in an associated way, high abilities, disability and/or disorder. Finally, our Thesis is that Paradoxically Singular students interested in the area of Science Education should be offered supplecomplementary Specialized Educational Assistance.
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