|
Dissertações |
|
|
1
|
-
LUCAS FERREIRA DA SILVA
-
Dos Leds aos Pulsares: Uma Sequência Didática Imersiva para o Ensino de Física e Astrofísica no Ensino Fundamental e Médio
-
Orientador : VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
-
FABIO FERREIRA MONTEIRO
-
LUIZ ANTONIO RIBEIRO JUNIOR
-
VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
-
Data: 05/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Cada vez mais, as tecnologias estão presentes nas salas de aula e no ambiente escolar. A presença do smartphone em sala de aula já é uma realidade para muitas escolas do Brasil e do mundo. Com o acesso a experimentos interativos em sala de aula, simulações, imagens, vídeos, softwares e componentes eletrônicos, os estudantes podem explorar conceitos complexos, compreender processos e encarar o universo de maneira prática e inspiradora. Neste trabalho partiremos da funcionalidade de circuitos eletrônicos simples, como um circuito LED blinker, para relacionar com conceitos astronômicos e astrofísicos de pulsares, técnicas de detecção e radioastronomia. O enfoque do trabalho está na apresentação de um experimento interativo, acessível e de baixo custo, para o ensino de astronomia e astrofísica através de componentes eletrônicos, uso de smartphones, análise de dados a partir de softwares livres e utilização de uma simulação 3D sobre pulsares. Trata-se da proposta de uma sequência didática imersiva que busca envolver ativamente os estudantes no processo experimental, de forma que consigam relacionar os conteúdos escolares com a investigação e resolução de problemas em situações reais. A SD “Dos LEDs aos Pulsares” foi dividida em 5 momentos e sua aplicação ocorreu em um período de 3 semanas, em duas etapas, uma no ensino médio ao final do segundo semestre de 2023, outra no ensino fundamental no segundo semestre de 2024, contando com uma população de estudo de 33 estudantes. A análise dos dados desta pesquisa foi conduzida seguindo os preceitos metodológicos estabelecidos por Bardin (2004), com foco na análise de conteúdo. Para a construção dos dados utilizou-se dois instrumentos: questionários, respondidos pelos estudantes durante o trabalho; documentos produzidos pelos estudantes durante a pesquisa e o diário de campo produzido pelo pesquisador. Por fim, a SD “Dos LEDs aos Pulsares” demonstrou ser uma abordagem potencialmente inovadora e eficaz para o Ensino de Física, Astronomia e Astrofísica nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, pois foi capaz de promover uma experiência de aprendizagem significativa e imersiva aos estudantes.
-
Mostrar Abstract
-
Technologies are increasingly present in classrooms and school environments. The use of smartphones in the classroom is already a reality for many schools in Brazil and worldwide. Through access to interactive experiments, simulations, images, videos, software, and electronic components, students can explore complex concepts, understand processes, and engage with the universe in practical and inspiring ways. This work uses the functionality of simple electronic circuits, such as an LED blinker circuit, to relate to astronomical and astrophysical concepts of pulsars, detection techniques, and radio astronomy. The focus of this work is on presenting an interactive, accessible, and low-cost experiment for teaching astronomy and astrophysics through electronic components, smartphone use, data analysis using free software, and a 3D pulsar simulation. The proposal consists of an immersive didactic sequence that actively involves students in the experimental process, enabling them to connect school content with real-world problem investigation and resolution. The DS "From LEDs to Pulsars" was divided into 5 stages and implemented over 3 weeks in two phases: one in high school at the end of the second semester of 2023, and another in middle school in the second semester of 2024, with a study population of 33 students. Data analysis was conducted following the methodological principles established by Bardin (2004), focusing on content analysis. Data collection utilized two instruments: questionnaires completed by students during the work, documents produced by students during the research, and the researcher's field diary. Finally, the DS "From LEDs to Pulsars" proved to be a potentially innovative and effective approach for teaching Physics, Astronomy, and Astrophysics in the final years of middle school and high school, as it successfully promoted a significant and immersive learning experience for students.
|
|
|
2
|
-
MARIA JUCICLÉIA DA SILVA
-
Eletrodinâmica no Novo Ensino Médio: Uma Proposta Dialógica sob a Perspectiva CTSA
-
Orientador : KHALIL OLIVEIRA PORTUGAL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE LUIS MIRANDA DE BARCELLOS COELHO
-
FELIPPE GUIMARAES MACIEL
-
Joanna de Paoli Silva
-
KHALIL OLIVEIRA PORTUGAL
-
Data: 30/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho descreve uma proposta de ensino que dá ênfase a uma formação integral do indivíduo, crítico e autônomo como atributos necessários para o pleno exercício da cidadania como prescrevem os documentos que regem a Educação Básica brasileira. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entende-se a crítica como a compreensão informada dos fenômenos naturais e culturais, e a autonomia como a capacidade de tomar decisões fundamentadas e responsáveis. Nesse sentido foi escolhida a perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) como uma abordagem capaz de promover um ensino que almeja ampliar os objetivos de ensino de Ciências para além do mero acúmulo de informações ou transposições mecânicas de técnicas de resolução de exercícios. Em Paulo Freire encontra-se uma possibilidade de se alcançar os objetivos do ensino externados nos documentos, na forma de competências e habilidades, porque ele propõe um ensino problematizador, dialógico e crítico. A pedagogia de Paulo Freire e a perspectiva CTSA se enquadram nesse propósito de uma formação integral do indivíduo e por isso foram escolhidas para mediar o processo de ensino-aprendizagem em eletrodinâmica conforme o Novo Ensino Médio por sua capacidade de atuar de forma crítica e autônoma sobre o tema das aulas e suas implicações para a sociedade contemporânea alinhada aos preceitos dos documentos normativos, como as finalidades do Ensino Médio dispostas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e na BNCC.
-
Mostrar Abstract
-
This paper describes a teaching proposal that emphasizes the individual's integral, critical and autonomous education as necessary attributes for the full exercise of citizenship, as prescribed by the documents that govern Brazilian Basic Education. According to the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, National Common Core Curricular Framework), criticism is understood as an informed understanding of natural and cultural phenomena, and autonomy as the ability to make informed and responsible decisions. In this sense, the Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA, Science, Technology, Society and Environment) perspective was chosen as an approach capable of promoting teaching that aims to broaden the objectives of science teaching beyond the mere accumulation of information or the mechanical transposition of exercise-solving techniques. Paulo Freire offers the possibility of achieving the teaching objectives set out in the documents, in the form of competences and skills, because he proposes problematizing, dialogical and critical teaching. Paulo Freire's pedagogy and the CTSA perspective fit in with this purpose of an integral formation of the individual and that's why they were chosen to mediate the teaching-learning process in electrodynamics according to the New High School, due to their ability to act critically and autonomous on the subject of the classes and their implications for contemporary society, in line with the precepts of the normative documents, such as the aims of High School set out in the Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Law of Guidelines and Bases of Education) and in the BNCC.
|
|
|
3
|
-
ESDRAS SANTOS DE OLIVEIRA
-
PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO COM O APOIO DE MATERIAIS DO COTIDIANO NO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : WYTLER CORDEIRO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
WYTLER CORDEIRO DOS SANTOS
-
ANTONY MARCO MOTA POLITO
-
RONNI GERALDO GOMES DE AMORIM
-
RENDISLEY ARISTOTELES DOS SANTOS PAIVA
-
Data: 16/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar de uma maneira diferenciada tópicos de eletromagnetismo para os alunos do 3º ano do Ensino médio por meio de materiais e fenômenos que são familiares aos alunos, aparecendo diversas vezes no cotidiano desses estudantes. Foi escolhido para a realização desse trabalho a aplicação de uma Sequência Didática inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel o modelo de Unidade de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS, proposto por Moreira (2013). Nessa investigação serão utilizados dispositivos geradores e receptores para aproximar o aluno de conceitos como corrente elétrica, circuito, campo magnético, indução eletromagnética antes trabalhados de forma tradicional durante as aulas em uma escola particular do Distrito Federal. Esse trabalho foi adaptado por meio de vídeos e simuladores para substituir experimentos práticos antes previstos para sua realização.
-
Mostrar Abstract
-
This present dissertation was developed with the aim of presenting, in a differentiated way, topics in electromagnetism to 3rd-year high school students, using familiar materials and phenomena that frequently appear in their daily lives. To carry out this work, a Didactic Sequence was applied, inspired by David Ausubel's theory of Meaningful Learning, using the model of Potentially Significant Teaching Units (UEPS), proposed by Moreira (2013). In this investigation, generator and receiver devices were used to bring students closer to concepts such as electric current, circuits, magnetic fields, and electromagnetic induction, which had previously been addressed in a traditional manner during classes in a public school in the state of Goiás. Videos, simulators, and questionnaires were also used to complement practical experiments presented as demonstrations.
|
|
|
4
|
-
GIOVANNI SESOSTRES FERREIRA RIBEIRO
-
HIERARQUIAS DAS APRENDIZAGENS DE GAGNÉ: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL NO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : MARCELLO FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELLO FERREIRA
-
OLAVO LEOPOLDINO DA SILVA FILHO
-
RONNI GERALDO GOMES DE AMORIM
-
TIAGO DESTEFFANI ADMIRAL
-
Data: 17/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem o propósito de trazer o ensino de Física Moderna e Contemporânea, comumente negligenciado na Educação Básica, ao alcance dos estudantes do Ensino Médio. Apesar de relevância, a abordagem da Teoria da Relatividade naquele nível de ensino ainda é bastante limitada. Essa lacuna evidencia um problema pedagógico: a ausência de propostas didáticas sistematizadas que auxiliem aos docentes abordar a Relatividade de maneira estruturada e integrada com as exigências cognitivas dos estudantes. Assim, a presente pesquisa propõe a produção, aplicação e avaliação de uma sequência didática referenciada nas Hierarquias da Aprendizagem de Robert Gagné, modelo que estrutura os níveis de complexidade cognitiva em progressão ascendente e orienta o planejamento de instruções eficazes, organizando os conteúdos segundo níveis hierárquicos de aprendizagem. Primeiramente, foi feita uma análise da teoria de Gagné para que se pudesse investigar como esse aporte poderia apoiar o desenvolvimento hierárquico dos processos e conteúdos disponibilizados aos estudantes, com o objetivo de que sejam alcançadas as habilidades e armazenadas na memória de longa duração. A aplicação foi feita com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram organizadas em três módulos: 1. Relatividade Clássica de Galileu (duas aulas); 2. Teoria da Relatividade Restrita (quatro aulas); 3. Teoria da Relatividade Geral (quatro aulas). As estratégias de aplicação passaram por aulas expositivas, projeções multimídia, abordagens experimentais, discussões em grupos e resolução de questões propostas. Durante a aplicação, notou-se a ausência clara de pré-requisitos que variam desde a falta de domínio de Matemática básica, até o fato de que nenhum estudante tinha conhecimento de fenômenos ondulatórios. Esses aspectos encadearam muitas ausências dos estudantes na aplicação da sequência didática, além de produzir dificuldades na aplicação – que, entretanto, foram mitigadas pelas estratégias empreendidas. Os resultados em torno desse processo foram construídos por meio da análise dos registros elaborados pelo professor e das produções dos estudantes. Disso, constatamos o engajamento e evidências substanciais de aprendizagem de ordem superior, pelos que participaram integralmente, e de aprendizagem parcial, pelos demais. Nesse sentido, a proposta da sequência didática se mostrou viável para aplicação no grupo de estudantes pesquisado, incorporando contribuições relevantes aos processos de ensino e aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
This master's thesis aims to bring the teaching of Modern and Contemporary Physics, commonly neglected in Basic Education, within the reach of high school students. Despite its relevance, the approach to the Theory of Relativity at that level of education is still quite limited. This gap highlights a pedagogical problem: the absence of systematized didactic proposals that help teachers approach Relativity in a structured manner and integrated with the cognitive demands of students. Thus, this research proposes the production, application and evaluation of a didactic sequence referenced in Robert Gagné's Hierarchies of Learning, a model that structures the levels of cognitive complexity in ascending progression and guides the planning of effective instructions, organizing the contents according to hierarchical levels of learning. First, an analysis of Gagné's theory was made in order to investigate how this contribution could support the hierarchical development of the processes and contents made available to students, with the objective of achieving the skills and storing them in long-term memory. The application was carried out with a third-year high school class from the public school system in the Federal District. The classes were organized into three modules: 1. Galileo's Classical Relativity (two classes); 2. Theory of Special Relativity (four classes); 3. Theory of General Relativity (four classes). The application strategies included lectures, multimedia projections, experimental approaches, group discussions, and resolution of proposed questions. During the application, it was noted that there were clearly no prerequisites, ranging from a lack of knowledge of basic mathematics to the fact that no student had knowledge of wave phenomena. These aspects led to many absences by the students in the application of the didactic sequence, in addition to producing difficulties in the application – which, however, were mitigated by the strategies employed. The results of this process were constructed through the analysis of the records prepared by the teacher and the students' productions. From this, we found engagement and substantial evidence of higher-order learning by those who participated fully, and partial learning by the others. In this sense, the proposal of the didactic sequence proved to be viable for application in the group of students researched, incorporating relevant contributions to the teaching and learning processes.
|
|
|
5
|
-
DANIEL LIMA DE SOUSA
-
Investigando a Aprendizagem Significativa dos Conceitos de Propagação de Calor:
Uma Sequência Didática com recursos lúdicos
-
Orientador : FABIO FERREIRA MONTEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO FERREIRA MONTEIRO
-
RENDISLEY ARISTOTELES DOS SANTOS PAIVA
-
SEBASTIÃO IVALDO CARNEIRO PORTELA
-
VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
-
Data: 11/11/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho enfrenta o desafio persistente, no ensino de Física, de promover a aprendizagem de conceitos abstratos, em particular, a propagação de calor, cujas dificuldades são reiteradas por avaliações em larga escala. O objetivo foi investigar o potencial de uma sequência didática, ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que integra recursos audiovisuais, um jogo de tabuleiro “Aventura Térmica” e mapas conceituais para favorecer a construção de significados. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem quali-quantitativa, foi realizada com nove estudantes do Ensino Médio noturno de uma escola pública do Distrito Federal. A intervenção constituiu um Produto Educacional com vídeos conceituais, o jogo de trilha e material para elaboração de mapas, articulado a um conjunto de instrumentos: pré-teste, pós-teste, teste de retenção, questionário de percepção e análise dos mapas produzidos. Na análise quantitativa, o teste de Wilcoxon indicou ausência de diferença significativa entre o pré-teste e um pós-teste de maior complexidade, mas revelou ganho estatisticamente significativo, de grande magnitude, entre o pré-teste e o teste de retenção, evidenciando aprendizagem duradoura. A análise qualitativa apontou elevada aceitação da abordagem lúdica e colaborativa; os mapas conceituais mostraram diferenciação progressiva e correção de imprecisões, ainda que a reconciliação integradora permaneça como desafio. Conclui-se que a articulação sinérgica de vídeos, jogo e mapas, orientada pela Teoria da Aprendizagem Significativa, promove aprendizagem mais profunda e consolidada, configurando um modelo pedagógico promissor para o ensino de conceitos abstratos em Física em contextos escolares desafiadores.
-
Mostrar Abstract
-
This work addresses the persistent challenge in physics education of promoting the learning of abstract concepts, particularly heat propagation, whose difficulties are reiterated by large-scale assessments. The objective was to investigate the potential of a didactic sequence, anchored in Ausubel's Theory of Meaningful Learning, which integrates audiovisual resources, a board game "Thermal Adventure," and concept maps to favor the construction of meaning. The research, of an applied nature and a qualitative-quantitative approach, was carried out with nine high school students from a public school in the Federal District. The intervention constituted an Educational Product with conceptual videos, the board game, and material for map creation, articulated with a set of instruments: pre-test, post-test, retention test, perception questionnaire, and analysis of the produced maps. In the quantitative analysis, the Wilcoxon test indicated no significant difference between the pre-test and a more complex post-test, but revealed a statistically significant gain of great magnitude between the pre-test and the retention test, evidencing lasting learning. Qualitative analysis revealed high acceptance of the playful and collaborative approach; the concept maps showed progressive differentiation and correction of inaccuracies, although integrative reconciliation remains a challenge. It is concluded that the synergistic articulation of videos, games, and maps, guided by the Theory of Meaningful Learning, promotes deeper and more consolidated learning, configuring a promising pedagogical model for teaching abstract concepts in Physics in challenging school contexts.
|
|