Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2025
Dissertações
1
  • LUCAS FERREIRA DA SILVA
  • Dos Leds aos Pulsares: Uma Sequência Didática Imersiva para o Ensino de Física e Astrofísica no Ensino Fundamental e Médio

  • Orientador : VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
  • FABIO FERREIRA MONTEIRO
  • LUIZ ANTONIO RIBEIRO JUNIOR
  • VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
  • Data: 05/02/2025

  • Mostrar Resumo
  • Cada vez mais, as tecnologias estão presentes nas salas de aula e no ambiente escolar. A presença do smartphone em sala de aula já é uma realidade para muitas escolas do Brasil e do mundo. Com o acesso a experimentos interativos em sala de aula, simulações, imagens, vídeos, softwares e componentes eletrônicos, os
    estudantes podem explorar conceitos complexos, compreender processos e encarar o universo de maneira prática e inspiradora. Neste trabalho partiremos da funcionalidade de circuitos eletrônicos simples, como um circuito LED blinker, para relacionar com conceitos astronômicos e astrofísicos de pulsares, técnicas de
    detecção e radioastronomia. O enfoque do trabalho está na apresentação de um experimento interativo, acessível e de baixo custo, para o ensino de astronomia e astrofísica através de componentes eletrônicos, uso de smartphones, análise de dados a partir de softwares livres e utilização de uma simulação 3D sobre pulsares.
    Trata-se da proposta de uma sequência didática imersiva que busca envolver ativamente os estudantes no processo experimental, de forma que consigam relacionar os conteúdos escolares com a investigação e resolução de problemas em situações reais. A SD “Dos LEDs aos Pulsares” foi dividida em 5 momentos e sua
    aplicação ocorreu em um período de 3 semanas, em duas etapas, uma no ensino médio ao final do segundo semestre de 2023, outra no ensino fundamental no segundo semestre de 2024, contando com uma população de estudo de 33 estudantes. A análise dos dados desta pesquisa foi conduzida seguindo os preceitos
    metodológicos estabelecidos por Bardin (2004), com foco na análise de conteúdo. Para a construção dos dados utilizou-se dois instrumentos: questionários, respondidos pelos estudantes durante o trabalho; documentos produzidos pelos estudantes durante a pesquisa e o diário de campo produzido pelo pesquisador. Por fim, a SD
    “Dos LEDs aos Pulsares” demonstrou ser uma abordagem potencialmente inovadora e eficaz para o Ensino de Física, Astronomia e Astrofísica nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, pois foi capaz de promover uma experiência de aprendizagem significativa e imersiva aos estudantes.


  • Mostrar Abstract
  • Technologies are increasingly present in classrooms and school environments. The use of smartphones in the classroom is already a reality for many schools in Brazil and worldwide. Through access to interactive experiments, simulations, images, videos, software, and electronic components, students can explore complex concepts, understand processes, and engage with the universe in practical and inspiring ways. This work uses the functionality of simple electronic circuits, such as an LED blinker circuit, to relate to astronomical and astrophysical concepts of pulsars, detection techniques, and radio astronomy. The focus of this work is on presenting an interactive, accessible, and low-cost experiment for teaching astronomy and astrophysics through electronic components, smartphone use, data analysis using free software, and a 3D pulsar simulation. The proposal consists of an immersive didactic sequence that actively involves students in the experimental process, enabling them to connect school content with real-world problem investigation and resolution. The DS "From
    LEDs to Pulsars" was divided into 5 stages and implemented over 3 weeks in two phases: one in high school at the end of the second semester of 2023, and another in middle school in the second semester of 2024, with a study population of 33 students. Data analysis was conducted following the methodological principles established by Bardin (2004), focusing on content analysis. Data collection utilized two instruments: questionnaires completed by students during the work, documents produced by students during the research, and the researcher's field diary. Finally, the DS "From LEDs to Pulsars" proved to be a potentially innovative and effective approach for teaching Physics, Astronomy, and Astrophysics in the final years of middle school and high school, as it successfully promoted a significant and immersive learning experience for students.

2
  • MARIA JUCICLÉIA DA SILVA
  • Eletrodinâmica no Novo Ensino Médio: Uma Proposta Dialógica sob a Perspectiva CTSA

  • Orientador : KHALIL OLIVEIRA PORTUGAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS MIRANDA DE BARCELLOS COELHO
  • FELIPPE GUIMARAES MACIEL
  • Joanna de Paoli Silva
  • KHALIL OLIVEIRA PORTUGAL
  • Data: 30/05/2025

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho descreve uma proposta de ensino que dá ênfase a uma formação integral do indivíduo, crítico e autônomo como atributos necessários para o pleno exercício da cidadania como prescrevem os documentos que regem a Educação Básica brasileira. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entende-se a crítica como a compreensão informada dos fenômenos naturais e culturais, e a autonomia como a capacidade de tomar decisões fundamentadas e responsáveis. Nesse sentido foi escolhida a perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) como uma abordagem capaz de promover um ensino que almeja ampliar os objetivos de ensino de Ciências para além do mero acúmulo de informações ou transposições mecânicas de técnicas de resolução de exercícios. Em Paulo Freire encontra-se uma possibilidade de se alcançar os objetivos do ensino externados nos documentos, na forma de competências e habilidades, porque ele propõe um ensino problematizador, dialógico e crítico. A pedagogia de Paulo Freire e a perspectiva CTSA se enquadram nesse propósito de uma formação integral do indivíduo e por isso foram escolhidas para mediar o processo de ensino-aprendizagem em eletrodinâmica conforme o Novo Ensino Médio por sua capacidade de atuar de forma crítica e autônoma sobre o tema das aulas e suas implicações para a sociedade contemporânea alinhada aos preceitos dos documentos normativos, como as finalidades do Ensino Médio dispostas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e na BNCC.


  • Mostrar Abstract
  • This paper describes a teaching proposal that emphasizes the individual's integral, critical and autonomous education as necessary attributes for the full exercise of citizenship, as prescribed by the documents that govern Brazilian Basic Education. According to the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, National Common Core Curricular Framework), criticism is understood as an informed understanding of natural and cultural phenomena, and autonomy as the ability to make informed and responsible decisions. In this sense, the Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA, Science, Technology, Society and Environment) perspective was chosen as an approach capable of promoting teaching that aims to broaden the objectives of science teaching beyond the mere accumulation of information or the mechanical transposition of exercise-solving techniques. Paulo Freire offers the possibility of achieving the teaching objectives set out in the documents, in the form of competences and skills, because he proposes problematizing, dialogical and critical teaching. Paulo Freire's pedagogy and the CTSA perspective fit in with this purpose of an integral formation of the individual and that's why they were chosen to mediate the teaching-learning process in electrodynamics according to the New High School, due to their ability to act critically and autonomous on the subject of the classes and their implications for contemporary society, in line with the precepts of the normative documents, such as the aims of High School set out in the Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Law of Guidelines and Bases of Education) and in the BNCC.

3
  • ESDRAS SANTOS DE OLIVEIRA
  • PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO COM O APOIO DE MATERIAIS DO COTIDIANO NO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : WYTLER CORDEIRO DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • WYTLER CORDEIRO DOS SANTOS
  • ANTONY MARCO MOTA POLITO
  • RONNI GERALDO GOMES DE AMORIM
  • RENDISLEY ARISTOTELES DOS SANTOS PAIVA
  • Data: 16/07/2025

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar de uma maneira diferenciada tópicos de eletromagnetismo para os alunos do 3º ano do Ensino médio por meio de materiais e fenômenos que são familiares aos alunos, aparecendo diversas vezes no cotidiano desses estudantes. Foi escolhido para a realização desse trabalho a aplicação de uma Sequência Didática inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel o modelo de Unidade de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS, proposto por Moreira (2013). Nessa investigação serão utilizados dispositivos geradores e receptores para aproximar o aluno de conceitos como corrente elétrica, circuito, campo magnético, indução eletromagnética antes trabalhados de forma tradicional durante as aulas em uma escola particular do Distrito Federal. Esse trabalho foi adaptado por meio de vídeos e simuladores para substituir experimentos práticos antes previstos para sua realização.


  • Mostrar Abstract
  • This present dissertation was developed with the aim of presenting, in a differentiated way, topics in electromagnetism to 3rd-year high school students, using familiar materials and phenomena that frequently appear in their daily lives. To carry out this work, a Didactic Sequence was applied, inspired by David Ausubel's theory of Meaningful Learning, using the model of Potentially Significant Teaching Units (UEPS), proposed by Moreira (2013). In this investigation, generator and receiver devices were used to bring students closer to concepts such as electric current, circuits, magnetic fields, and electromagnetic induction, which had previously been addressed in a traditional manner during classes in a public school in the state of Goiás. Videos, simulators, and questionnaires were also used to complement practical experiments presented as demonstrations.

     

4
  • GIOVANNI SESOSTRES FERREIRA RIBEIRO
  • HIERARQUIAS DAS APRENDIZAGENS DE GAGNÉ: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL NO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : MARCELLO FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCELLO FERREIRA
  • OLAVO LEOPOLDINO DA SILVA FILHO
  • RONNI GERALDO GOMES DE AMORIM
  • TIAGO DESTEFFANI ADMIRAL
  • Data: 17/07/2025

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação tem o propósito de trazer o ensino de Física Moderna e Contemporânea, comumente negligenciado na Educação Básica, ao alcance dos estudantes do Ensino Médio. Apesar de relevância, a abordagem da Teoria da Relatividade naquele nível de ensino ainda é bastante limitada. Essa lacuna evidencia um problema pedagógico: a ausência de propostas didáticas sistematizadas que auxiliem aos docentes abordar a Relatividade de maneira estruturada e integrada com as exigências cognitivas dos estudantes. Assim, a presente pesquisa propõe a produção, aplicação e avaliação de uma sequência didática referenciada nas Hierarquias da Aprendizagem de Robert Gagné, modelo que estrutura os níveis de complexidade cognitiva em progressão ascendente e orienta o planejamento de instruções eficazes, organizando os conteúdos segundo níveis hierárquicos de aprendizagem. Primeiramente, foi feita uma análise da teoria de Gagné para que se pudesse investigar como esse aporte poderia apoiar o desenvolvimento hierárquico dos processos e conteúdos disponibilizados aos estudantes, com o objetivo de que sejam alcançadas as habilidades e armazenadas na memória de longa duração. A aplicação foi feita com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram organizadas em três módulos: 1. Relatividade Clássica de Galileu (duas aulas); 2. Teoria da Relatividade Restrita (quatro aulas); 3. Teoria da Relatividade Geral (quatro aulas). As estratégias de aplicação passaram por aulas expositivas, projeções multimídia, abordagens experimentais, discussões em grupos e resolução de questões propostas. Durante a aplicação, notou-se a ausência clara de pré-requisitos que variam desde a falta de domínio de Matemática básica, até o fato de que nenhum estudante tinha conhecimento de fenômenos ondulatórios. Esses aspectos encadearam muitas ausências dos estudantes na aplicação da sequência didática, além de produzir dificuldades na aplicação – que, entretanto, foram mitigadas pelas estratégias empreendidas. Os resultados em torno desse processo foram construídos por meio da análise dos registros elaborados pelo professor e das produções dos estudantes. Disso, constatamos o engajamento e evidências substanciais de aprendizagem de ordem superior, pelos que participaram integralmente, e de aprendizagem parcial, pelos demais. Nesse sentido, a proposta da sequência didática se mostrou viável para aplicação no grupo de estudantes pesquisado, incorporando contribuições relevantes aos processos de ensino e aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • This master's thesis aims to bring the teaching of Modern and Contemporary Physics, commonly neglected in Basic Education, within the reach of high school students. Despite its relevance, the approach to the Theory of Relativity at that level of education is still quite limited. This gap highlights a pedagogical problem: the absence of systematized didactic proposals that help teachers approach Relativity in a structured manner and integrated with the cognitive demands of students. Thus, this research proposes the production, application and evaluation of a didactic sequence referenced in Robert Gagné's Hierarchies of Learning, a model that structures the levels of cognitive complexity in ascending progression and guides the planning of effective instructions, organizing the contents according to hierarchical levels of learning. First, an analysis of Gagné's theory was made in order to investigate how this contribution could support the hierarchical development of the processes and contents made available to students, with the objective of achieving the skills and storing them in long-term memory. The application was carried out with a third-year high school class from the public school system in the Federal District. The classes were organized into three modules: 1. Galileo's Classical Relativity (two classes); 2. Theory of Special Relativity (four classes); 3. Theory of General Relativity (four classes). The application strategies included lectures, multimedia projections, experimental approaches, group discussions, and resolution of proposed questions. During the application, it was noted that there were clearly no prerequisites, ranging from a lack of knowledge of basic mathematics to the fact that no student had knowledge of wave phenomena. These aspects led to many absences by the students in the application of the didactic sequence, in addition to producing difficulties in the application – which, however, were mitigated by the strategies employed. The results of this process were constructed through the analysis of the records prepared by the teacher and the students' productions. From this, we found engagement and substantial evidence of higher-order learning by those who participated fully, and partial learning by the others. In this sense, the proposal of the didactic sequence proved to be viable for application in the group of students researched, incorporating relevant contributions to the teaching and learning processes.

5
  • DANIEL LIMA DE SOUSA
  • Investigando a Aprendizagem Significativa dos Conceitos de Propagação de Calor:

    Uma Sequência Didática com recursos lúdicos

  • Orientador : FABIO FERREIRA MONTEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIO FERREIRA MONTEIRO
  • RENDISLEY ARISTOTELES DOS SANTOS PAIVA
  • SEBASTIÃO IVALDO CARNEIRO PORTELA
  • VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
  • Data: 11/11/2025

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho enfrenta o desafio persistente, no ensino de Física, de promover a aprendizagem de conceitos abstratos, em particular, a propagação de calor, cujas dificuldades são reiteradas por avaliações em larga escala. O objetivo foi investigar o potencial de uma sequência didática, ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que integra recursos audiovisuais, um jogo de tabuleiro “Aventura Térmica” e mapas conceituais para favorecer a construção de significados. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem quali-quantitativa, foi realizada com nove estudantes do Ensino Médio noturno de uma escola pública do Distrito Federal. A intervenção constituiu um Produto Educacional com vídeos conceituais, o jogo de trilha e material para elaboração de mapas, articulado a um conjunto de instrumentos: pré-teste, pós-teste, teste de retenção, questionário de percepção e análise dos mapas produzidos. Na análise quantitativa, o teste de Wilcoxon indicou ausência de diferença significativa entre o pré-teste e um pós-teste de maior complexidade, mas revelou ganho estatisticamente significativo, de grande magnitude, entre o pré-teste e o teste de retenção, evidenciando aprendizagem duradoura. A análise qualitativa apontou elevada aceitação da abordagem lúdica e colaborativa; os mapas conceituais mostraram diferenciação progressiva e correção de imprecisões, ainda que a reconciliação integradora permaneça como desafio. Conclui-se que a articulação sinérgica de vídeos, jogo e mapas, orientada pela Teoria da Aprendizagem Significativa, promove aprendizagem mais profunda e consolidada, configurando um modelo pedagógico promissor para o ensino de conceitos abstratos em Física em contextos escolares desafiadores.


  • Mostrar Abstract
  • This work addresses the persistent challenge in physics education of promoting the learning of abstract concepts, particularly heat propagation, whose difficulties are reiterated by large-scale assessments. The objective was to investigate the potential of a didactic sequence, anchored in Ausubel's Theory of Meaningful Learning, which integrates audiovisual resources, a board game "Thermal Adventure," and concept maps to favor the construction of meaning. The research, of an applied nature and a qualitative-quantitative approach, was carried out with nine high school students from a public school in the Federal District. The intervention constituted an Educational Product with conceptual videos, the board game, and material for map creation, articulated with a set of instruments: pre-test, post-test, retention test, perception questionnaire, and analysis of the produced maps. In the quantitative analysis, the Wilcoxon test indicated no significant difference between the pre-test and a more complex post-test, but revealed a statistically significant gain of great magnitude between the pre-test and the retention test, evidencing lasting learning. Qualitative analysis revealed high acceptance of the playful and collaborative approach; the concept maps showed progressive differentiation and correction of inaccuracies, although integrative reconciliation remains a challenge. It is concluded that the synergistic articulation of videos, games, and maps, guided by the Theory of Meaningful Learning, promotes deeper and more consolidated learning, configuring a promising pedagogical model for teaching abstract concepts in Physics in challenging school contexts.

2024
Dissertações
1
  • Simone Gomes de Oliveira
  • GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALINE GUERRA DYTZ
  • FABIO FERREIRA MONTEIRO
  • MARCELLO FERREIRA
  • VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
  • Data: 22/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa foi o resultado de todo o processo de estudo, pesquisa, elaboração, aplicação e análise de resultados referente ao produto educacional intitulado Grandezas e Unidades de Medida: uma proposta de sequência didática para o 1º ano do Ensino Médio. De caráter qualitativo e quantitativo, a empreitada se deu em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Deputado Eduardo Lucas, localizada no município de Cabeceira Grande, Minas Gerais. Contemplou uma caracterização dos estilos de aprendizagem, segundo David Kolb, dos alunos envolvidos e uma avaliação diagnóstica, que serviram de parâmetros para a proposta apresentada. De característica interdisciplinar, lúdica e investigativa, com norte na Base Nacional Comum Curricular e nas ideias de Anna Maria Pessoa de Carvalho, a parte textual foi composta por levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados sobre o tema escolhido, além de estudo histórico sobre as Teorias da Aprendizagem, fundamentação teórica baseada na Aprendizagem Significativa, narrativa sobre as metodologias que podem facilitar a aprendizagem, apresentação do produto educacional e resultados decorrentes da sua aplicação, suscitando a intencionalidade e a motivação dos discentes em aprender e compreender o quão importante é a temática “Grandezas e Unidades de Medida” no cotidiano.


  • Mostrar Abstract
  • This research was the result of the entire process of study, research, elaboration, application and analysis of results regarding the educational product entitled Quantities and Units of Measurement: a proposal for a didactic sequence for the 1st year of High School. Qualitative and quantitative in nature, the undertaking took place in two classes of the 1st year of high school at the Deputado Eduardo Lucas State School, located in the municipality of Cabeceira Grande, Minas Gerais. It included a characterization of the learning styles, according to David Kolb, of the students involved and a diagnostic assessment, which served as intervals for the proposal presented. With an interdisciplinary, playful and investigative characteristic, guided by the National Common Curricular Base and the ideas of Anna Maria Pessoa de Carvalho, the textual part was composed of a bibliographical survey of works published on the chosen topic, in addition to a historical study on Learning Theories, theoretical foundation based on Meaningful Learning, narrative about the methodologies that can facilitate learning, presentation of the educational product and results resulting from its application, raising the intentionality and motivation of students to learn and understand how important the theme “Greatness and Units of Measurement” in everyday life.

2
  • Lucas Costa Monteiro
  • UMA ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE PBL

  • Orientador : VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
  • ALESSANDRA FERREIRA ALBERNAZ
  • ANTONIO CARLOS PEDROZA
  • SIMONE DA GRAÇA DE CASTRO FRAIHA
  • Data: 26/06/2024

  • Mostrar Resumo
  • O ensino de Física, embora predominantemente associado ao Ensino Médio e ao Ensino Profissionalizante, também é encontrado nos Anos Finais do Ensino Fundamental. No entanto, é comum que essas aulas sejam ministradas por docentes com formação em Biologia ou Ciências Naturais, o que limita a discussão acadêmica para esse contexto escolar. Este estudo visa preencher essa lacuna ao desenvolver um Produto Educacional abrangente e alinhado com o rigor científico, oferecendo uma alternativa aos professores que lecionam nesse nível de ensino e buscam abordagens pedagógicas inovadoras. Tomamos como perspectiva que o ensino de Física pode ser um excelente promotor de Alfabetização Científica entre alunos desse nível escolar, e, assim, fundamentamos nossa abordagem em perspectivas consolidadas de educação e aprendizagem, especialmente no campo do Ensino de Física. Utilizamos o socioconstrutivismo de Vygotsky e o scaffolding como base teórica, combinados com a Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas. Esses referenciais proporcionaram ferramentas fundamentais para nossas escolhas pedagógicas. Focamos na Termodinâmica básica como matéria de ensino, aplicada de forma prática, e implementamos nossa abordagem em oito turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em uma rede escolar privada do Distrito Federal. A dinâmica das aulas foi centrada no debate científico, na colaboração entre os alunos, na realização de experimentos e na troca de conhecimento. Utilizamos registros diários, produção textual, prática e discussões em grupo como ferramentas de observação participante, alinhando nossa pesquisa à atuação menos direta do professor em sala de aula. Os resultados evidenciaram alto engajamento dos alunos, aumento na percepção da ciência como construção coletiva e desenvolvimento satisfatório de autonomia, além de estimular debates e questionamentos sobre conhecimentos científicos. Em suma, nossa abordagem proporcionou experiências pedagógicas enriquecedoras e lúdicas, algo incomum para o nível de ensino abordado.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching of Physics, although predominantly associated with High School and Vocational Education, is also found in the Final Years of Elementary Education. However, it is common for these classes to be taught by teachers with backgrounds in Biology or Natural Sciences, which limits academic discussion for this school context. This study aims to fill this gap by developing a comprehensive Educational Product aligned with scientific rigor, offering an alternative to teachers who teach at this level of education and seek innovative pedagogical approaches. We take the perspective that the teaching of Physics can be an excellent promoter of Scientific Literacy among students at this school level, and thus, we base our approach on consolidated perspectives of education and learning, especially in the field of Physics Education. We use Vygotsky's socioconstructivism and scaffolding as a theoretical basis, combined with the Active Learning Methodology of Problem-Based Learning. These frameworks provided fundamental tools for our pedagogical choices. We focus on basic Thermodynamics as the subject matter, applied practically, and implement our approach in eight classes of the 7th grade of Elementary School in a private school franchise in the Federal District. The dynamics of the classes were centered on scientific debate, collaboration among students, conducting experiments, and exchanging knowledge. We used daily records, textual production, practice, and group discussions as tools for participant observation, aligning our research with the less direct role of the teacher in the classroom. The results evidenced high engagement from students, an increase in the perception of science as a collective construction, satisfactory development of autonomy, as well as stimulating debates and questioning about scientific knowledge. In summary, our approach provided enriching and playful pedagogical experiences, something uncommon for the level of education addressed.

2023
Dissertações
1
  • Renato Weber Bastos Lourenço
  • A TERMODINÂMICA E A OBESIDADE: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SIGNIFICATIVA

  • Orientador : ADRIANA PEREIRA IBALDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADEMIR EUGENIO DE SANTANA
  • ADRIANA PEREIRA IBALDO
  • ERICA CRISTINA MORENO NASCIMENTO
  • JOSE ROBERTO DOS SANTOS POLITI
  • Data: 10/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática para o ensino de Termodinâmica no ensino médio com ênfase ao enfrentamento da obesidade juvenil, usando com fundamento educacional a teoria da aprendizagem de David Ausubel, consubstanciada na teoria libertadora de Paulo Freire. Neste respeito, foi confeccionado o livro paradidático “A termodinâmica e o marombeiro”, de autoria própria, para nortear os assuntos abordados, que dentre outras premissas trabalha o déficit calórico, o gasto energético total, a educação alimentar e a prática de atividades física como pilares para o emagrecimento. O produto educacional foi aplicado em uma turma da terceira série do ensino médio regular, em uma escola particular no município de Luziânia-GO.


  • Mostrar Abstract
  • In this work, we present the result of the application of a didactic sequence for teaching Thermodynamics in high school with an emphasis on tackling juvenile obesity, using David Ausubel's learning theory as an educational foundation, embodied in Paulo Freire's liberating theory. In this respect, the paradidactic book “A termodinâmica e o marombeiro” was made, of its own authorship, to guide the subjects addressed, which, among other premises, works on the caloric deficit, the total energy expenditure, food education and the practice of physical activities such as pillars for weight loss. The educational product was applied in a third grade class of regular high school, in a private school in the city of Luziânia-GO.

2
  • Rafael Costa Campos
  •  

    ENSINO DE ESTÁTICA PARA ESTUDANTE COM NEURODIVERGÊNCIA FUNDAMENTADO EM VYGOTSKY E AUSUBEL

  • Orientador : OLAVO LEOPOLDINO DA SILVA FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRA FERREIRA ALBERNAZ
  • KHALIL OLIVEIRA PORTUGAL
  • MICHEL CORCI BATISTA
  • OLAVO LEOPOLDINO DA SILVA FILHO
  • Data: 28/04/2023

  • Mostrar Resumo
  •  
    A presente dissertação teve como objetivo elaborar uma sequência didática personalizada sobre estática para um estudante com neuropatia matriculado em um Colégio Estadual no município de Águas Lindas de Goiás. Para fundamentação desta pesquisa, foram utilizadas as teorias de Lev S. Vygotsky e David Ausubel, na perspectiva de que a personalização do ensino é, para ambos, ainda que por razões diversas, mas conexas, importante na construção de significados. A metodologia utilizada incluiu o uso de TDIC, simulações e vídeo para abordar os conteúdos de velocidade, aceleração, força, torque e equilíbrio, buscando, assim, potencializar as habilidades e o aprendizado do participante. A organização dos encontros aconteceu em separado do restante da turma, permitindo que a sequência didática fosse adaptada às necessidades específicas do envolvido. Os resultados obtidos foram analisados de forma qualitativa e indicam que o estudante foi capaz, baseado na sua estrutura cognitiva e em suas especificidades, de desenvolver caminhos de confluência que lhe permitiram apreender o conteúdo proposto.

  • Mostrar Abstract
  •  
    The present dissertation aimed to elaborate a personalized didactic sequence about statics for a student with neuropathy enrolled in a State College in the municipality of Águas Lindas de Goiás/Brazil. To support this research, the theories of Lev S. Vygotsky and David Ausubel were used, because, for both, the personalization of teaching is important in the construction of meanings by the students. The methodology used included the use of digital technologies, simulations and video to address the contents of speed, acceleration, strength, torque and balance, thus seeking to enhance the skills and learning of the student. The organization of the meetings took place separately from the rest of the class, allowing the didactic sequence to be adapted to him specific needs. The results obtained were analyzed qualitatively and indicate that the student was able to develop, based on his cognitive structure, confluency paths that allowed him to apprehend the proposed content.
3
  • Thatyusce Bonfim Gomes
  • A DESCOBERTA DA NATUREZA ELÉTRICA DOS RAIOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-INVESTIGATIVA

  • Orientador : VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADAM SMITH GONTIJO BRITO DE ASSIS
  • BRENO ARSIOLI MOURA
  • RONNI GERALDO GOMES DE AMORIM
  • VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
  • Data: 28/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta uma sequência didática construída a partir da utilização de um estudo de caso histórico na modalidade investigativa. O episódio histórico trabalhado é a descoberta da natureza elétrica dos raios, protagonizada por Benjamin Franklin no século XVIII. A intenção da proposta é fomentar a discussão de aspectos inerentes à natureza da ciência e, assim, contribuir para que os alunos construam uma visão menos distorcida do fazer científico. A utilização de narrações investigativas possibilita que o aluno seja colocado em uma simulação de produção científica fiel à realidade e, com isso, seja capaz de refletir e internalizar os aspectos inerentes à prática do cientista. Ademais, a sequência tem o objetivo de introduzir os conceitos de carga elétrica e descarga elétrica sob a contextualização da temática dos raios em tempestades e da funcionalidade dos para-raios. A proposta conta também com atividades experimentais, práticas e demonstrativas, que buscam auxiliar na visualização e no entendimento dos fenômenos por parte dos alunos, bem como despertar o interesse no assunto abordado. A sequência em questão foi aplicada em duas turmas de nono ano do ensino fundamental de uma escola particular do Distrito Federal e obteve resultados satisfatórios.


  • Mostrar Abstract
  • This work presents a didactic sequence built from the use of a historical case study in the investigative modality. The historical episode was the discovery of the electrical nature of lightning, carried out by Benjamin Franklin in the 18th century. The intention of the proposal is to encourage the discussion of aspects inherent to the nature of science and thus contribute to students building a less distorted view of
    scientific work. The use of investigative narrations allows the student to be placed in a simulation of scientific production faithful to reality and, with this, be able to reflect and internalize the aspects inherent to the scientist's practice. In addition, the sequence aims to introduce the concepts of electrical charge and electrical discharge under the context of the theme of lightning in storms and the functionality of lightning rods. The proposal also has experimental, practical and demonstrative activities, which seek to help students visualize and understand the phenomena, as well arouse interest in the subject addressed. The sequence in question was applied in two classes of the ninth grade of elementary school in a private school in the Federal District and obtained satisfactory results.

4
  • Felipe Alves de Araujo Nascimento
  • A SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL COMO TECNOLOGIA DIGITAL PARA ORGANIZAÇÃO AVANÇADA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO EFEITO FOTOELÉTRICO

  • Orientador : MARCELLO FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO MARQUES DOS SANTOS
  • MARCELLO FERREIRA
  • MICHEL CORCI BATISTA
  • OLAVO LEOPOLDINO DA SILVA FILHO
  • Data: 05/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • O efeito fotoelétrico foi descoberto ao fim do século XIX por Hertz e explicado por Albert Einstein no início do século XX ao aderir às ideias de Max Planck acerca da quantização da energia emitida pelos osciladores harmônicos do corpo negro, casando o viés experimental ao teórico. Esse fenômeno evidenciou o caráter corpuscular da luz e ele está inserido nos primórdios da física quântica, sendo necessário a sua compreensão para um entendimento da física quântica dentro de uma linha histórica da física. Um dos grandes desafios da educação do século XXI é o reconhecimento das características do estudante indissociável de uma sociedade marcada pela hiperconectividade e a inteligência coletiva que, segundo Lévy (1999), constitui-se o principal motor da cibercultura. Esses indivíduos são chamados de nativos digitais. Essa “bolha” digital influenciou nas características da geração Z: na forma como eles consomem, comportam, trabalham e, principalmente, como se relacionam e aprendem. Essa geração não corresponde bem às relações unilaterais e, por consequência, ao ensino tradicional. Um tipo de TDIC (Tecnologia Digital da Informação e Comunicação) que esse presente trabalho indica como uma possível enfrentamento para a mediação (adequação da linguagem entre os professores e estudantes de tal geração), é uma sequência didática ambientada em recursos de um simulador computacional, buscando a descentralização da perspectiva narrativa e memorística em detrimento àquela da mediação como dialogia e crítica. Segundo Ferreira et al. (2021), os simuladores não substituem a realidade mas torna de mais fácil compreensão situações que requerem alto nível de abstração. Tavares (2008) destaca que o uso das simulações computacionais dinamiza sistemas físicos que no ensino tradicional são abordados de forma estática. Esta dissertação tem como objetivo geral investigar a eficácia de uma Unidade Potencialmente Significativa (UEPS) aplicada no ensino médio, à luz da teoria da aprendizagem de David Ausubel (1968), que propõe a utilização de um simulador computacional desenvolvido pela Universidade do Colorado disponível na plataforma PhET, para o ensino do efeito fotoelétrico, via UEPS, como instrumento de organização avançada dentro da Teoria da Aprendizagem Significativa. O produto educacional foi estruturado em quatro aulas de cinquenta minutos, aplicado e avaliado em uma escola particular do DF em outubro e novembro de 2021 a propósito de uma pesquisa translacional (Ferreira et al., 2021).


  • Mostrar Abstract
  • The photoelectric effect was discovered at the end of the 19th century by Hertz and explained by Albert Einstein in the beginning of the 20th century by adhering to Max Planck's ideas about the quantization of energy emitted by blackbody harmonic oscillators, marrying the experimental bias to the theoretical one. This phenomenon evidenced the corpuscular character of light and it is inserted in the beginnings of quantum physics, being necessary for an understanding of quantum physics within a historical line of physics. One of the great challenges of education in the 21st century is the recognition of the student's characteristics, which are inseparable from a society marked by hyperconnectivity and collective intelligence, which, according to Lévy (1999), constitutes the main engine of cyberculture. These individuals are called digital natives. This digital “bubble” influenced the characteristics of generation Z: the way they consume, behave, work and, mainly, how they relate and learn. This generation does not respond well to unilateral relationships and, consequently, to traditional teaching. A type of DICT (Digital Information and Communication Technology) that this present work indicates as a possible confrontation for mediation (adaptation of language between teachers and students of that generation), is a didactic sequence set in resources of a computational simulator, seeking the decentralization of the narrative and memoristic perspective to the detriment of that of mediation as dialogue and criticism. According to Ferreira et al. (2021), simulators do not replace reality but make it easier to understand situations that require a high level of abstraction. Tavares (2008) points out that the use of computer simulations streamlines physical systems that in traditional teaching are approached in a static way. This dissertation has the general objective of investigating the effectiveness of a Potentially Significant Unit (UEPS) applied in high school, in the light of David Ausubel's theory of learning (1968), which proposes the use of a computational simulator developed by the University of Colorado available at PhET platform, for teaching the photoelectric effect, via UEPS, as an advanced organization tool within the Theory of Meaningful Learning. The educational product was structured in four fifty-minute classes, applied and evaluated in a private school in the Federal District in the month of October and November in 2021 as part of a translational research (Ferreira et al., 2021).

5
  • Nayana Helena Negrão de Souza
  • SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA ÓPTICA ANCORADA NA TEORIA DE INSTRUÇÃO DE BRUNER: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E FRAGMENTOS HISTÓRICOS

  • Orientador : VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADAM SMITH GONTIJO BRITO DE ASSIS
  • FABIO FERREIRA MONTEIRO
  • KHALIL OLIVEIRA PORTUGAL
  • VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
  • Data: 30/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • O Novo Ensino Médio, que entrou em vigor em 2022, vem com a proposta de uma educação voltada para a formação de estudantes protagonistas e críticos, capazes de aplicar os conhecimentos aprendidos na escola para atuarem de forma plena no exercício de sua cidadania. Dentro dessa finalidade, a disciplina de trilhas de aprofundamento, do Itinerário Formativo (IF), é estruturada para que os estudantes sigam percursos em consonância com o seu projeto de vida e suas aptidões (GOIÁS, 2021a). De forma a avaliar a implementação de um itinerário formativo, essa dissertação apresenta uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o Ensino da Óptica, alicerçada no ensino por investigação de Carvalho e na teoria de aprendizagem de Bruner. Com o objetivo de aplicar uma proposta que promova o processo de Alfabetização Científica (AC), a SEI foi construída através de atividades experimentais de baixo custo e fragmentos de artigos científicos, que abordam a evolução histórica da teoria da luz, mediados por espaços de diálogo; as aulas são organizadas para que o aprendiz inicie com ações concretas que o guie às ações intelectuais. Com esse intuito, são analisadas diferentes formas de representação, a aprendizagem por descoberta e o currículo em espiral de Bruner, em que se argumenta que todos podem aprender de forma justa e simplificada de acordo com o seu estágio de desenvolvimento intelectual. A sequência aborda a teoria corpuscular da luz de Newton, a teoria ondulatória do Huygens, o experimento da dupla fenda do Young e o efeito fotoelétrico do Einstein; os estudantes são estimulados a exercer o seu protagonismo para a realização das atividades e ao final de cada ciclo são retomados os conceitos com a apresentação de uma linguagem mais formal nas aulas de sistematização. Durante toda a aplicação são realizadas avaliações para analisar o processo e verificar os índices de AC e se houve aprendizagem; todas as atividades são dispostas sempre a partir da retomada de conteúdos já vistos no IF, que são reforçados, propiciando a construção de novos conhecimentos e o estudo de novos tópicos sobre a óptica. No caso deste estudo, identifica-se indícios da adoção de posturas criativas e da promoção da cultura científica através dos resultados obtidos nos diários de bordo e na mostra cultural e científica.


  • Mostrar Abstract
  • The New Secondary School, which came into effect in 2022, comes with the proposal of an education aimed at training protagonist and critical students, capable of applying the knowledge learned at school to fully act in the exercise of their citizenship. Within this purpose, the discipline of deepening tracks, of the Formative Itinerary (IF), is structured so that students follow paths in line with their life project and their skills (GOIÁS, 2021a). In order to evaluate the implementation of a training itinerary, this dissertation presents an Investigative Teaching Sequence (SEI) for the Teaching of Optics, based on Carvalho's teaching by investigation and on Bruner's learning theory. With the objective of applying a proposal that promotes the process of Scientific Literacy (AC), the SEI was built through low-cost experimental activities and fragments of scientific articles, which addressed the historical evolution of the theory of light, mediated by spaces for dialogue ; classes are organized so that the learner starts with concrete actions that guide him to intellectual actions. For this purpose, different forms of representation are analyzed, discovery learning and Bruner's spiral curriculum, in which it is argued that everyone can learn in a fair and simplified way according to their stage of intellectual development. The sequence addresses Newton's corpuscular theory of light, Huygens' wave theory, Young's double-slit experiment, and Einstein's photoelectric effect; students are encouraged to exercise their role in carrying out the activities and at the end of each cycle the concepts are resumed with the presentation of a more formal language in the systematization classes. Throughout the application, evaluations are carried out to analyze the process and verify the CA indices and whether there has been learning; all activities are always arranged from the resumption of contents already seen in the IF, which are reinforced, providing the construction of new knowledge and the study of new topics about optics. In the case of this study, signs of the adoption of creative postures and the promotion of scientific culture are identified through the results obtained in the logbooks and in the cultural and scientific exhibition.

6
  • Ueslei Aparecido Soares
  • TECNOLOGIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FISICA - ELETROSTÁTICA

  • Orientador : RONNI GERALDO GOMES DE AMORIM
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADEMIR EUGENIO DE SANTANA
  • RENDISLEY ARISTOTELES DOS SANTOS PAIVA
  • RONNI GERALDO GOMES DE AMORIM
  • WYTLER CORDEIRO DOS SANTOS
  • Data: 06/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • de tarefa de tornar as aulas desejáveis para isso é necessário inovar, buscando recursos motivacionais, a tecnologia é uma ferramenta muito útil capaz de despertar o gosto pela aprendizagem das ciências. É muito importante desenvolver o poder critico dos alunos na formulação de conceitos através da socialização (face book), sempre objetivando uma aprendizagem significativa de caráter acadêmico e humano. Diante deste cenário e embasado nas teorias de Aprendizagem de Ausubel e interação social de Piaget, buscou desenvolver atividades de eletrostática dando enfoque às formações de tempestades através de documentários, vídeos e textos complementares como recursos das aulas de física sendo todas as atividades desenvolvidas em laboratório de informática. Também foram produzidos documentários explorando textos complementares. Este projeto foi aplicado nos meses de abril a junho de 2016 em uma escola publica de João Pinheiro – MG: na Escola Estadual Quintino Vargas, envolvendo três turmas terceiro ano do Ensino Médio, em um total de 102 alunos. O material elaborado abordou os tópicos de condutores e dielétricos, processos de eletrização: contato, atrito e indução eletrostática, Lei de Coulomb, Campo elétrico, Efeito de Pontas. Em todos os módulos didáticos foi trabalhado, questões que buscam relacionar o saber científico com o dia-a-dia do educando. As atividades sempre trabalhadas coletivamente, promovendo uma maior socialização e trocas de experiência, mostrando a importância da cooperação. Ao professor coube o papel de mediador. O produto o blog constitui-se de quatro segmentos: construção de experimentos, dúvidas, exemplos do dia-a-dia e dicas de sites sobre eletrostática, com esta abordagem, parte das atividades dos alunos constituíam-se de atividades investigativas.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching of physics in Brazil faces great difficulties. The teacher has the great task of making classes desirable so it is necessary to innovate, seeking motivational resources, technology is a very useful tool capable of arousing a taste for science learning. It is very important to develop students' critical power in the formulation of concepts through face book, always aiming at a meaningful learning of academic and human character. In view of this scenario and based on Ausubel Learning theories and social interaction of Piaget, he sought to develop electrostatic activities by focusing on storms formations through documentaries, videos and complementary texts as resources of the physics classes, all activities developed in the laboratory of Computing. Documentaries were also produced exploring complementary texts. This project was applied in the months of April to June of 2016 in a public school of João Pinheiro - MG: in the Quintino Vargas State School, involving three classes of third year of high school, in a total of 102 students. The material elaborated covered the topics of conductors and dielectrics, processes of electrification: contact, friction and electrostatic induction, Coulomb Law, Electric Field, Tip Effect. In all the didactic modules was worked, questions that seek to relate the scientific knowledge with the day-to-day of the student. The activities always worked collectively, promoting greater socialization and exchanges of experience, showing the importance of cooperation. The teacher was the mediator. The product of the blog consists of four segments: construction of experiments, doubts, examples of daily life and tips of sites about electrostatics, with this approach, part of the activities of the students consisted of investigative activities

7
  • Anderson Tomé de Souza
  • CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA RELACIONADA A MOVIMENTOS ACELERADOS EM AMBIENTES NÃO CONVENCIONAIS

  • Orientador : ANTONIO CARLOS PEDROZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS PEDROZA
  • MARCELLO FERREIRA
  • SEBASTIÃO IVALDO CARNEIRO PORTELA
  • RENDISLEY ARISTOTELES DOS SANTOS PAIVA
  • Data: 15/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação descreve uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) construida com o propósito de permitir aos alunos estabelecer conexões entre princípios teóricos e experiências da vida real, utilizando o ato de dirigir um kart como um ambiente não convencional de ensino. Foi elaborada uma sequência didática de cinco aulas e uma saída de campo em turno contrário, com o objetivo de o aluno alcançar o entendimento dos conceitos que aparecem no estudo de movimentos acelerados, em particular, o circular. A sequência didática inicia-se em averiguar os subsunçores e culmina nas discussões fortemente embasadas pela experiência prática vivenciada no Kartódromo.


  • Mostrar Abstract
  • The present dissertation describes a Potentially Meaningful Teaching Units - (PMTU) constructed with the purpose of enabling students to establish connections between theoretical principles and real-life experiences, using the act of driving a go-kart as a non-conventional teaching environment. A didactic sequence of five classes and a field trip in the opposite shift was developed with the aim of helping students achieve an understanding of concepts that appear in the study of accelerated movements, particularly, circular motion. The didactic sequence begins by investigating the students subsumptions and culminates in discussions strongly supported by the practical experience at the go-kart track(Kartódromo).

2022
Dissertações
1
  • Julio Francisco dos Santos Sousa
  • A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE LÂMPADAS: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE ELETRICIDADE NO 9º ANO

  • Orientador : WYTLER CORDEIRO DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • WYTLER CORDEIRO DOS SANTOS
  • RONNI GERALDO GOMES DE AMORIM
  • CAIO MARCELLO MOTA POLITO
  • RENDISLEY ARISTOTELES DOS SANTOS PAIVA
  • Data: 23/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Essa dissertação desenvolve uma sequência didática para ensino de eletricidade em uma turma de 9° ano. Pressupõe-se que o ensino de eletricidade em nível fundamental deve se munir de duas estratégias: a contextualização da temática científica e a atividade experimental, como formas de motivação do estudante e para aproximação do fazer científico para a sala de aula de ciências. Para tanto, as aulas se fundamentaram na Sequência de Ensino Investigativa (SEI), proposta por Carvalho (2013), entrecortada por pressupostos socio-interacionistas da teoria de Vigotski (2001).

    Neste trabalho, a partir da contextualização sobre o consumo de energia elétrica, a sequência de aulas se concentrou em propor problemas relacionados à eficiência energética de lâmpadas. Para uma investigação mais comparativa entre as diferentes tipologias de lâmpadas, foi desenvolvida uma Bancada Experimental para medição de iluminância e consumo energético. Os estudantes foram divididos em grupos e estimulados a manipular o aparato experimental segundo suas próprias hipóteses. Além da investigação experimental, mesclou-se a leitura de textos para sistematização do conhecimento com discussões sobre os temas abordados, em um ambiente rico para intercâmbio de significados e vivências.


  • Mostrar Abstract
  • Abstract of master’s thesis submitted to Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), in partial fulfillment of the requirements for the degree Mestre em Ensino de Física.

    This dissertation develop a didactic sequence for teaching electricity in a 9th grade class. In elementary education is premised that teaching electricity demands two strategies: the context of the scientific thematic and the experimental activities as a way to motivate the student and to approach the scientific achievements inside a science classroom. Therefore, the classes was based in the Investigative Teaching Sequence (ITS) proposed by Carvalho(2013) and transposed by the Social Interacionism theory by Vygostsky (2001). In this paper the context started analysing the energy consumption and the following classes was tough to propose a problem resolution about the energetic efficiency of the lamps. For a more comparative investigation about the lamp’s typology differences, was developed a experimental banch to measure their illuminances and energectic consumptions. The class was separated in groups being stimulated to manipulate the materials following their own hypotheses. Beyond the experimental investigation the students had a company of texts to systematize the themes in order to enrich the intership of meanings and life experiences.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app06.sigaa06