Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2025
Dissertações
1
  • MAGNA HELENA DOS SANTOS LISBOA DE ALMEIDA
  • DIAGNÓSTICO DA DESCENTRALIZAÇÃO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO BRASIL: um GUIA com procedimentos e orientações para os municípios brasileiros

  • Orientador : ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRE WALTRICK RATES
  • ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • PATRICK DE CASTRO CANTUÁRIA
  • Data: 21/02/2025

  • Mostrar Resumo
  • A descentralização, regulamentada pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei Complementar nº 140/2011, busca aproximar as decisões ambientais das realidades locais. Contudo, enfrenta desafios como a falta de estrutura e preparo técnico em muitos municípios. Assim, a pesquisa abordou os principais obstáculos para a descentralização do licenciamento ambiental em nível municipal, destacando a falta de capacitação técnica, recursos financeiros insuficientes, ausência de estrutura institucional sólida e pouca integração entre entes federativos. Para enfrentar essas dificuldades, foi proposto um Guia informativo que inclua critérios técnicos e legais, responsabilidades institucionais e orientações práticas sobre gestão, com o objetivo de fortalecer a segurança técnica e institucional dos municípios. O Guia fornece um passo a passo simplificado para os municípios iniciarem o processo de descentralização junto ao órgão estadual, abordando desde o planejamento inicial até a delegação de competência. Ele também enfatiza a importância de capacitações técnicas, apoio jurídico e programas de formação, visando preparar os gestores para uma gestão ambiental autônoma e eficiente. Apesar das disparidades entre estados e municípios, a descentralização bem implementada pode melhorar a eficiência do licenciamento, fortalecer a cooperação federativa e potencializar o desenvolvimento sustentável. Para isso, são necessários esforços coordenados, investimentos em infraestrutura, capacitação contínua e suporte técnico adequado. A descentralização possibilita benefícios como redução de custos, maior agilidade nos processos, fortalecimento da governança ambiental e aproximação do poder público com a sociedade. Além disso, permite aos municípios gerar receitas próprias, fomentar investimentos e promover uma gestão mais participativa e alinhada às demandas locais, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população.


  • Mostrar Abstract
  • Decentralization, regulated by the 1988 Federal Constitution and Complementary Law 140/2011, seeks to bring environmental decisions closer to local realities. However, it faces challenges such as the lack of structure and technical training in many municipalities. The research therefore looked at the main obstacles to decentralizing environmental licensing at municipal level, highlighting the lack of technical training, insufficient financial resources, the absence of a solid institutional structure and poor integration between federal entities. To tackle these difficulties, an informative Guide was proposed that includes technical and legal criteria, institutional responsibilities and practical guidelines on management, with the aim of strengthening the technical and institutional security of municipalities. The Guide provides a simplified step-by-step guide for municipalities to start the decentralization process with the state agency, covering everything from initial planning to delegation of competence. It also emphasizes the importance of technical training, legal support and training programs to prepare managers for autonomous and efficient environmental management. Despite the disparities between states and municipalities, well-implemented decentralization can improve the efficiency of licensing, strengthen federal cooperation and boost sustainable development. This requires coordinated efforts, investments in infrastructure, ongoing training and adequate technical support. Decentralization brings benefits such as reduced costs, faster processes, stronger environmental governance and closer ties between public authorities and society. It also allows municipalities to generate their own revenue, encourage investment and promote more participatory management in line with local demands, contributing to environmental preservation and the population's quality of life.

2
  • ALESSANDRA ALMEIDA CARDOSO PONCE LEON
  • Educação Ambiental inclusiva de alunos com deficiência visual: o uso de tecnologia lúdica como estratégia de ensino sobre o cerrado tendo como base o Jardim Botânico de Brasília

  • Orientador : MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
  • LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT
  • Data: 29/05/2025

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho visa a construção de um jogo pedagógico e inclusivo no Sistema Dosvox sobre o Bioma Cerrado presente no Jardim Botânico de Brasília (JBB) com a finalidade de facilitar o acesso dos alunos com deficiência visual e baixa visão à Educação Ambiental. A pesquisa pretende fazer a conexão do jogo pedagógico e inclusivo com a experiência sensorial real, o uso do Jardim sensorial presente no Jardim Botânico de Brasília (JBB) como preâmbulo da trilha, a sensorialidade das partes como texturas, aromas e sons das diferentes fitofisionomias do Cerrado fará com que o aluno perceba o todo ecossistêmico presente nas diferentes partes trilha Krahô. A revisão da literatura destaca a interrelação entre educação ambiental lúdica, inclusiva, tecnológica e interdisciplinar com a vivência em espaços verdes como o JBB. Os objetivos abarcam a elaboração de um jogo pedagógico inclusivo sobre o Bioma Cerrado, tendo como base o Jardim Botânico de Brasília, para alunos com deficiência visual, utilizando-se o software Dosvox e a ferramenta Jogavox e a elaboração de percurso dirigido no JBB, de modo a facilitar o acesso à Educação Ambiental. A metodologia inclui uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários diagnóstico e de avaliação do produto e práticas educativas sobre o tema. O resultado esperado é facilitar o acesso dos alunos com deficiência visual a Ed. Ambiental. O projeto resultará em um produto educacional: um jogo pedagógico e inclusivo por meio do Sistema Dosvox. Este projeto propõe-se facilitar o acesso dos alunos com deficiência visual e baixa visão a Educação Ambiental.


  • Mostrar Abstract
  • This work aims to build an educational and inclusive game in the Dosvox System about the Cerrado Biome present in the Brasília Botanical Garden (JBB) with the purpose of facilitating access to Environmental Education for students with visual impairments and low vision. The research aims to connect the pedagogical and inclusive game with the real sensorial experience, the use of the sensory garden present in the Brasília Botanical Garden (JBB) as a preamble to the trail, the sensoriality of the parts such as textures, aromas and sounds of the different phytophysiognomies of the Cerrado will make the student understand the entire ecosystem present in the different parts of the Krahô trail. The literature review highlights the interrelationship between playful, inclusive, technological and interdisciplinary environmental education with experience in green spaces such as JBB. The objectives include the development of an inclusive pedagogical game about the Cerrado Biome, based on the Brasília Botanical Garden, for students with visual impairments, using the Dosvox software and the Jogavox tool and the development of a guided route in the JBB, in order to facilitate access to Environmental Education. The methodology includes qualitative research using diagnostic and product evaluation questionnaires and educational practices on the topic. The expected result is to facilitate access for students with visual impairments to Environmental Education. The project will result in an educational product: an educational and inclusive game through the Dosvox System. This project aims to facilitate access to Environmental Education for students with visual impairments and low vision.

3
  • ELAINE FERREIRA ALVES
  • PERIFERIA E DESIGUALDADE SOCIOAMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM CEILÂNDIA/DF

  • Orientador : PHILIPPE POMIER LAYRARGUES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
  • MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
  • PHILIPPE POMIER LAYRARGUES
  • ZANNA MARIA RODRIGUES DE MATOS
  • Data: 02/06/2025

  • Mostrar Resumo
  • As desigualdades socioambientais em territórios periféricos configuram desafios estruturais que comprometem diretamente a qualidade de vida de seus habitantes. Em locais como Ceilândia (DF), a carência de infraestrutura básica — como saneamento, arborização e gestão de resíduos — agrava essas vulnerabilidades. Esta pesquisa fundamenta-se na Educação Ambiental (EA) Crítica, abordagem que ultrapassa a mera conscientização ecológica ao articular dimensões sociais, políticas e ambientais. A EA Crítica propõe a compreensão das causas estruturais dos problemas ambientais, promovendo práticas pedagógicas voltadas à transformação social e à justiça socioambiental. O objetivo central deste estudo foi investigar como tem sido feita a aplicação dessa abordagem em escolas públicas na periferia de Ceilândia, no Distrito Federal, considerando as especificidades do contexto periférico. Por meio de revisão bibliográfica, documental e diagnóstico das práticas docentes, realizado por meio de entrevistas, foi efetuada a análise do processo histórico de ocupação, que revelou como a exclusão social moldou o território estudado e foram identificadas lacunas na inserção da EA Crítica no currículo escolar. Como produto, elaborou-se um E-book didático voltado a professores, abordando desigualdade socioambiental e práticas educativas críticas adaptadas às periferias. O material visa fortalecer a prática pedagógica, incentivando reflexões e ações transformadoras entre os estudantes. Conclui-se que a EA Crítica oferece instrumentos teóricos e práticos para enfrentar as disparidades socioambientais, ao articular conhecimento, participação política e engajamento coletivo. Ao evidenciar as interseções entre aspectos sociais, econômicos e ambientais, essa abordagem contribui para a construção da justiça ambiental como um direito fundamental.


  • Mostrar Abstract
  • Socio-environmental inequalities in peripheral territories pose structural challenges that directly compromise the quality of life of their inhabitants. In places like Ceilândia (Federal District), the lack of basic infrastructure — such as sanitation, green areas, and waste management — exacerbates these vulnerabilities. This research is grounded in Critical Environmental Education (CEE), an approach that goes beyond mere ecologiclçlal awareness by integrating social, political, and environmental dimensions. CEE promotes the understanding of the structural causes of environmental problems, encouraging pedagogical practices aimed at social transformation and socio environmental justice. The main objective of this study was to investigate how this approach has been applied in public schools in the outskirts of Ceilândia, in the Federal District, considering the specificities of the peripheral context. Through a bibliographic and documentary review, and a diagnostic analysis of teaching practices conducted through interviews, the historical occupation process was analyzed, revealing how social exclusion has shaped the studied territory. The study also identified gaps in the integration of CEE into the school curriculum. As a result, a didactic e-book was developed for teachers, addressing socio-environmental inequality and critical educational practices tailored to peripheral contexts. The material aims to strengthen pedagogical practice by encouraging critical reflection and transformative actions among students. It is concluded that Critical Environmental Education provides both theoretical and practical tools to address socio-environmental disparities by fostering knowledge, political participation, and collective engagement. By highlighting the intersections between social, economic, and environmental aspects, this approach contributes to building environmental justice as a fundamental right.

4
  • EDUARDA SANTOS BATISTA DE OLIVEIRA
  • ODS EM JOGO: O Jogo como estratégia interdisciplinar na aprendizagem dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

  • Orientador : MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT
  • MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
  • MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • Data: 30/09/2025

  • Mostrar Resumo
  • O projeto aborda o tema dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e suas metas para os próximos 15 anos, enumerados na Agenda de 2030, acordada em 2015 entre 193 membros da Organização das Nações Unidas – ONU. Os ODS, embora presentes em discursos em diferentes extratos da sociedade, inclusive no meio escolar, contudo ainda carece de melhores estratégias educacionais para seu ensino e difusão. Considerando a importância de estratégias educacionais lúdicas, o presente projeto visa desenvolver um jogo de tabuleiro como uma ferramenta de aprendizagem motivacional e interdisciplinar, fundamentado nos ODS, visando incentivar o desenvolvimento de habilidades e competências sustentáveis, por meio do estímulo à mudança de comportamento, e introduzir o alunado nas temáticas dos ODS.


  • Mostrar Abstract
  • The project addresses the 17 Sustainable Development Goals (SDGs) and their targets for the next 15 years, as listed in the 2030 Agenda, agreed upon in 2015 by 193 members of the United Nations (UN). Although the SDGs are present in discourses across various segments of society, including schools, they still lack better educational strategies for their teaching and dissemination. Considering the importance of ludic educational strategy, this project aims to develop a board game as a motivational and interdisciplinary learning tool, based on the SDGs, aiming to encourage the development of sustainable skills and competencies by stimulating behavior change and introducing students to SDG themes.

2024
Dissertações
1
  • GILMARA DA SILVA DOURADO
  • Sequência Didática no estudo das águas com o uso de recursos audiovisuais na Educação Básica Ambiental Crítica no Distrito Federal, Brasil

  • Orientador : ANETE MARIA DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • ANETE MARIA DE OLIVEIRA
  • TATI DE ALMEIDA
  • WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • Data: 28/05/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação tem como tema a água e objeto de estudo o ciclo hidrológico e impactos antropogênicos O produto pedagógico é uma Sequência Didática (SD) com uso de recurso audiovisual. O método utilizado centrou-se na pesquisa-ação socialmente crítica com abordagem quali-quantitativa. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver uma sequência didática, na perspectiva da Educação Ambiental (EA), para docentes com uso do audiovisual sobre o tema ciclo da água e impactos da ação humana (impactos antropogênicos). A SD foi planejada para ser desenvolvida em uma turma do 5º ano em classe comum inclusiva do Ensino Fundamental I na Região Administrativa (RA) da Candangolândia, pertencente a rede pública do Distrito Federal, Brasil, constituída por 20 alunos com idade entre 10 e 13 anos, sendo destes, um com diagnosticado de Transtorno do Espectro Autista, um com laudo de Deficiência Intelectual e uma com Transtornos Funcionais Específicos de Aprendizagem (TFEA). A SD foi aplicada em 8 encontros que abrangeram exposição teórica por meio de análise de vídeos, atividades teórico-práticas, aula de campo e produção audiovisual, além de contar com adequações curriculares para inclusão dos estudantes com Deficiência. A validação da SD foi verificada por análises das aulas e pelos resultados de questionários semi-abertos. Os resultados obtidos demonstraram que uma SD construída com propósito específico e numa turma inclusiva pode (i) ampliar e/ou modificar conceitos científicos sobre o tema água no planeta; (ii) dar pertencimento humano ao processo de reciclagem e distribuição da água planetária; (iii) gerar atitudes em consonância com esses processos naturais e, (iv) praticar a inclusão.


  • Mostrar Abstract
  • The water and the water cycle and its anthropogenic impacts are the aim of these dissertation. The Didactic Sequence (DS) applying audiovisual as didactic resource is the final result. A quali-quantitative approach based the methodological procedures focused on critical social action-research from the Environmental Education perspective. The DS was applied for a 5º. grade class of the Fundamental Education I of the RA of Candangolândia, Federal District, Brazil, comprising of 20 primary students, between 10-13 ages, one of them with ID (Intellectual Deficient) and other with Functional Disorder of Specific Learning (FDSL), both formal diagnosed. The SD adapted for inclusive students (DI + FDSL) was accomplished in eight (8) classes varying from teorethical and theoric-pratical activities, as well field trip and audiovisual productions. Two quali-quantitative half-open surveys, one before and another after the SD application; results of the audiovisual production and supervising of the author were used for validation. The final results show that a DS well prepared and worked can (i) amplify or change the scientific concepts of water; (ii) put human being in the natural process of recycling and distribution of the planet water; (iii) create attitudes in accordance with these process; (iv) exemplify the practice of inclusion.

2
  • ALEXANDRE DAVID ZEITUNE
  • APRENDIZAGEM ATIVA COM ALUNOS DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: A INFLUÊNCIA DOS CONDICIONANTES SOCIOAMBIENTAIS NA PROLIFERAÇÃO DE MOSQUITOS TRANSMISSORES DE DOENÇAS

  • Orientador : MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
  • ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • ANETE MARIA DE OLIVEIRA
  • ALINE BESSA VELOSO
  • Data: 18/07/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver estratégias didático-pedagógicas a partir da aprendizagem ativa com alunos com Altas Habilidades ou Superdotação e buscou ainda despertar nesses alunos uma consciência crítica quanto às questões socioambientais, pois este público do ensino especial necessita de estratégias  de enriquecimento educacional pautadas em seus interesses, habilidades e estilos de aprendizagem específicos, fundamentais para a construção do conhecimento a partir de suas realidades. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas reuniões prévias com os professores e alunos participantes, elaboração e aplicação  de questionário, diagnóstico inicial e final. Desenvolveram-se estratégias didático-pedagógicas para a aprendizagem ativa, contendo os cinco estágios para a análise socioambiental e o entendimento de condicionantes socioambientais na proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Por meio de abordagens da aprendizagem ativa, tais como saídas de campo, debates em sala de aula, resolução de problemas,  experimentos práticos em laboratório, os alunos demonstraram autonomia e reflexões críticas sobre as influências socioambientais relacionadas aos mosquitos de interesse sanitário. Essas estratégias  foram fundamentais para ampliar o entendimento dos alunos sobre a temática de modo que pudessem construir seus conhecimentos sobre o aumento da população de mosquitos em suas comunidades. O desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, inovação, comunicação e trabalho em equipe foram fundamentais para que, ao término do estudo, os alunos pudessem apresentar os seus próprios projetos científicos.



  • Mostrar Abstract
  • Starting from a generating theme involving the mapping of mosquito larvae disease transmitters, the project aims to develop strategies didactic-pedagogical aspects based on active learning with Giftedness students, in the light of interdisciplinarity, and Environmental Education prioritizing the mapping of larvae mosquitoes that affect public health. The project seeks to develop in students with Giftedness a critical awareness of socio- environmental issues, as this special education public needs educational enrichment models based on interests, skills and styles specific learning processes for these students. The project intends to follow the incidence of possible vectors responsible for diseases transmitted by mosquitoes and provide subsidies for a greater understanding of aspects epidemiological data during the course of the didactic-pedagogical strategies for the active learning. While methodological procedures will be carried out previous meetings with participating teachers and students, carrying out diagnostic questionnaires, in addition to didactic-pedagogical strategies for active learning containing five stages for mosquito mapping. The mapping consists of collecting mosquito larvae for their identification in traps or in larval breeding grounds. Thus, the aim is to develop strategies didactic-pedagogical through active learning and contributing to the curricular enrichment of Giftedness students. Information will be collected referring to the genera of mosquitoes present in Sobradinho, to the physical and chemical, environmental and socio-environmental conditions related to breeding sites for mosquitoes. The project aims to encourage students to develop proposals interdisciplinary activities with students to reduce the incidence of disease transmission caused by mosquitoes and the construction of a guide for the survey of mosquitoes, prioritizing active learning strategies in Environmental Education with Giftedness students.

3
  • CLAUDIA AMORIM MADOZ
  • O ESTUDO DO MEIO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CERRADO: AMPLIANDO AS LENTES PARA O PARQUE ECOLÓGICO DA ASA SUL – BRASÍLIA

  • Orientador : MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
  • MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • ANÉZIA MARIA FONSECA BARBOSA
  • LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT
  • Data: 30/07/2024

  • Mostrar Resumo
  • O modelo tradicional de ensino baseia-se em disciplinas específicas, diferenciadas, em ramos que pouco se conectam no tempo e no espaço dos estudantes. Nesse contexto, destaca-se a busca por aprendizagens que permitam o ensino participativo, em que os estudantes estão no protagonismo do seu ensino e aprendizagem. Assim, esta pesquisa teve o objetivo geral de desenvolver estratégias pedagógicas com base no Estudo do Meio, enquanto metodologia, no ensino e aprendizagem do Cerrado com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental a partir do Parque Ecológico da Asa Sul em Brasília. A pesquisa realizou-se em uma escola pública do Distrito Federal, a Escola Classe 316 Sul – Asa Sul, que contou com a participação de três professoras de atividades com dupla habilitação — Engenharia Florestal ou Letras-Português ou Estudos Sociais e Pedagogia —, além de cerca de 50 estudantes. Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa é qualitativa, e os caminhos metodológicos foram construídos com estratégias pedagógicas interdisciplinares: Sequência Didática; rodas de conversa; aulas de campo; exposição de matérias; e construção do produto educacional oriundo dos resultados obtidos no Estudo do Meio. Mediante análise de conteúdo, os resultados revelaram que o Estudo do Meio em parques urbanos é capaz de potencializar a construção do conhecimento sobre o Cerrado por intermédio da vivência dos conteúdos e do desenvolvimento de habilidades socioambientais. Como forma de expor as aprendizagens construídas, o Atlas Socioambiental do Parque Ecológico da Asa Sul – Brasília se revela como produto capaz de estimular a construção do conhecimento ludicamente, de modo que possa ampliar as lentes acerca de potencialidades do Cerrado e os impactos enfrentados por ele para a valorização e conservação de sua biodiversidade. A contribuição significativa deste estudo está no fato de ele proporcionar um ensino e aprendizagem eficientes e de ser inserido no Plano Político Pedagógico da escola para que essa metodologia seja utilizada por outras gerações, com a finalidade de formar sujeitos sociais conhecedores, críticos e reflexivos, na busca pela conservação do Cerrado.


  • Mostrar Abstract
  • The research seeks methodologies and methods that provide significant knowledge and that encourage more in-depth and ongoing studies. For this, we consider, among the various active learnings, the “Study of the Environment”, because it is an interdisciplinary methodology that seeks to offer students and teachers an approximation to their own reality, through the understanding of a space that is intended to to study. Thus, the general objective of the dissertation is to develop the study of the environment, as a methodology for teaching and learning the Cerrado, with students of the 5th year of Elementary School, in a conservation unit, the Parque Ecológico da Asa Sul. The specific objectives focus on identifying the socio- environmental potential and impacts that compromise the conservation of the Asa Sul Ecological Park in Brasília; prepare a proposal for a Didactic Sequence, based on the methodology of studying the environment, aiming to enhance teaching and learning in the Cerrado; apply the didactic sequence for students in the 5th year of Elementary School; evaluate the effectiveness of the Didactic Sequence in the teaching and learning process, starting with the students' reality and also produce a socio-environmental atlas of the Cerrado of the actions carried out with the students. The research subjects will have three activity teachers, with dual qualifications and about fifty students from the 5th year of Elementary School I at Escola Classe 316 Sul – Asa Sul ¬– Brasília/DF. And, as a starting point for the research, it is understood that the Study of the Environment in urban parks can enhance the construction of knowledge about the Cerrado through the experience of the contents and the development of socio-environmental skills. In this context, it is understood that direct contact with the ecological park leads students to a significant learning of the physical, human, environmental, cultural and economic aspects, through the integration between the different subjects and subjects learned, and lead to ecological awareness. and improving school performance.

4
  • TALITA MENDES LINS MARTINS
  • Práticas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade Hídrica no Distrito Federal/DF

     

  • Orientador : IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
  • ANETE MARIA DE OLIVEIRA
  • MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
  • Data: 16/10/2024

  • Mostrar Resumo
  • A crise hídrica e os desafios socioambientais exigem práticas educativas inovadoras e críticas no contexto da sustentabilidade. Este trabalho analisa a integração da educação ambiental crítica com o ensino sobre a água no Distrito Federal, destacando sua importância como recurso finito e essencial para a vida. O curso de extensão, desenvolvido como produto educacional, visa capacitar professores da rede pública para atuar como agentes multiplicadores de práticas sustentáveis, aplicando conhecimentos sobre gestão hídrica e conscientização ambiental em suas escolas. O curso, promovido pela Universidade de Brasília, através do Decanato de extensão (DEX/UnB), baseou-se em métodos que incluem o uso da tecnologia para o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a autonomia e atuação dos estudantes através da Educação a Distância, com o uso da Plataforma Google Drive, Meet e Sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou levantamento bibliográfico e a implementação do curso para avaliar a eficácia dessas abordagens no desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade hídrica. O estudo também enfatiza a importância da interdisciplinaridade, metodologia ativa, e tecnologias educacionais como ferramentas para o engajamento e o aprendizado significativo. Os resultados sugerem que a formação de educadores com base em práticas críticas e interdisciplinares pode fortalecer a compreensão e a preservação dos recursos hídricos, contribuindo para um impacto positivo nas comunidades escolares.

     


  • Mostrar Abstract
  • The water crisis and socio-environmental challenges demand innovative and critical educational practices within the context of sustainability. This study analyzes the integration of critical environmental education with water education in the Federal District, highlighting its importance as a finite and essential resource for life. The extension course, developed as an educational product, aimed to train public school teachers to act as multipliers of sustainable practices, applying knowledge about water management and environmental awareness in their schools. The course, promoted by the University of Brasília through the Dean of Extension (DEX/UnB), was based on methods that included the use of technology in the teaching learning process, fostering student autonomy and participation through Distance Education, utilizing platforms such as Google Drive, Meet, and Classroom. The research, of a qualitative nature, employed bibliographic surveys and the implementation of the course to evaluate the effectiveness of these approaches in fostering a culture of water sustainability. The study also emphasizes the importance of interdisciplinarity, active methodologies, and educational technologies as tools for engagement and meaningful learning. The results suggest that educator training based on critical and interdisciplinary practices can strengthen the understanding and preservation of water resources, contributing to a positive impact on school communities.

2023
Dissertações
1
  • Ana Carolina Magalhães Antonini
  •  Criação de um curso de extensão com ênfase no papel da Educação Ambiental para a promoção de boas práticas de gerenciamento de resíduos de saúde

  • Orientador : FERNANDO FABRIZ SODRE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDO FABRIZ SODRE
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • PEDRO HENRIQUE ZUCHI DA CONCEICAO
  • VALERIA REGINA BELLOTTO
  • Data: 27/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Apesar de existirem regulamentações importantes que dispõem sobre o gerenciamento de resíduos de saúde, entende-se necessária a integração de políticas com a educação, no desenvolvimento de trabalhos transversais. Buscando expor a importância da educação ambiental neste contexto, esta pesquisa baseou-se na oferta de um curso de extensão para acompanhar o desenvolvimento de aprendizagem de estudantes de ensino superior e técnico das áreas de saúde e afins, sendo ferramenta para discutir, junto à pesquisa qualitativa, a importância da educação ambiental na implementação de boas práticas de gerenciamento, manejo e descarte de resíduos de saúde, no desenvolvimento e conscientização da população em geral, visando diminuir riscos e promover práticas como a logística reversa de medicamentos. O curso, promovido pela Universidade de Brasília, através do Decanato de extensão (DEX/UnB), baseou-se em métodos que incluem o uso da tecnologia para o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a autonomia e atuação dos estudantes através da Educação a Distância, com o uso da Plataforma Teams. Conclui-se que a efetivação do curso foi essencial para a inserção da educação ambiental na formação e na prática profissional dos estudantes. Apesar de, o curso ser válido na incorporação de uma questão associada à conscientização ambiental frente a um problema de saúde humana, são necessários ajustes para aprimorar a dinâmica do curso, formato de aulas, momentos síncronos e interações. Contudo, o curso possibilitou melhorias na aprendizagem, no cuidado ambiental, e consequentemente, na melhora da diminuição de riscos em saúde, relacionando conteúdo e realidade de saúde pública com a oportunidade de novas descobertas, momentos de informação e sensibilização.


  • Mostrar Abstract
  • Although there are important regulations regarding healthcare waste management, it is necessary to integrate policies with education in the development of cross-cutting work. Seeking to highlight the importance of environmental education in this context, this research was based on the provision of an extension course to monitor the learning development of undergraduate and technical students in the health and related fields, as a tool to discuss, through qualitative research, the importance of environmental education in the implementation of good management, handling, and disposal practices of healthcare waste, in the development and awareness of the general population, aiming to reduce risks and promote practices such as reverse logistics of medicines. The course, promoted by the University of Brasília through the Dean's office for Extension (DEX/UnB), was based on methods that include the use of technology for the teaching-learning process, favoring autonomy and student participation through distance learning, with the use of the Teams Platform. It was concluded that the implementation of the course was essential for the integration of environmental education into the training and professional practice of students. Although the course was valid in incorporating an issue associated with environmental awareness in the face of a human health problem, adjustments are necessary to improve the dynamics of the course, the format of classes, synchronous moments, and interactions. However, the course allowed for improvements in learning, environmental care, and consequently, in the improvement of risk reduction in health, relating content and public health reality with the opportunity for new discoveries, moments of information, and awareness.

2
  • EDUARDO EDILSON GONÇALVES DOS SANTOS
  • Ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às técnicas do profissional de secretariado no brasil

  • Orientador : ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • JORGE LUIS TRIANA RIVEROS
  • MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • PEDRO HENRIQUE ZUCHI DA CONCEICAO
  • Data: 28/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • As práticas sustentáveis são comportamentos que levam em consideração a preservação do meio ambiente,

    bem como a minimização da degradação ambiental provocada pelas organizações. Desta forma, foi percebido

    que as instituições necessitam estar mais sensibilizadas ao uso consciente desse recurso ambientais, como

    também os profissionais inseridos nelas, com isso, problematiza-se como o profissional de secretariado pode

    estar envolvido nesse processo. Neste aspecto, esta pesquisa analisa o potencial de introdução e

    desenvolvimento de elementos de ciências ambientais e sustentabilidade na formação do profissional de

    Secretariado, e sistematizá-los na forma de um manual de ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às

    técnicas dos profissionais de secretariado. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram embasados na

    pesquisa bibliográfica e exploratória, sob a abordagem quali-quantitativa e utilizado como pressuposto teórico

    do método da complexidade, interdisciplinaridade e educação ambiental pragmática. Os dados foram

    coletados através de questionário estruturado no Google Forms, e analisados sob o método da análise de

    conteúdo da Laurence Bardin. Os sujeitos da pesquisa são alunos de curso técnico e superior em secretariado,

    profissionais de secretariado e os executivos assessorados por esses profissionais. Como principal resultado,

    mostrou-se a relação dos Rs (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar) da sustentabilidade aplicadas às técnicas

    secretariais sendo elas: gestão de agenda, gestão de reunião, gestão de viagens; gestão de atendimento (que

    abrange atendimento presencial, digital e telefônico), elaboração de documentos administrativos e oficiais,

    gestão de arquivos, e planejamento e organização de eventos, contribuindo com atitudes mais sustentáveis no

    ambiente corporativo. O presente trabalho tem como resultado a criação do manual de ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às técnicas dos profissionais de secretariado. Conclui-se que, a proposta do desenvolvimento do produto educacional – manual, se apresenta com um potencial instrumento pedagógico de aprendizagem na formação de profissionais de secretários como sujeitos ambientalmente responsáveis.


  • Mostrar Abstract
  • Sustainable practices are behaviors that take into account the preservation of the environment, as well as the

    minimization of environmental degradation caused by organizations. In this way, it was perceived that the

    institutions need to be more aware of the conscious use of this environmental resource, as well as the

    professionals inserted in them, with this, it is problematized how the secretarial professional can be involved

    in this process. In this regard, this research analyzes the potential for introducing and developing elements of

    environmental sciences and sustainability in the training of secretarial professionals, and systematizing them

    in the form of a manual of environmental sciences and sustainability applied to the techniques of secretarial

    professionals. Therefore, the methodological procedures were based on bibliographical and exploratory

    research, under the qualitative-quantitative approach and used as a theoretical assumption of the method of

    complexity, interdisciplinarity and pragmatic environmental education. Data were collected through a

    structured questionnaire on Google Forms, and analyzed using Laurence Bardin's content analysis method.

    The subjects of the research are students of technical and superior secretarial courses, secretarial professionals

    and the executives assisted by these professionals. As a main result, the relationship of the Rs (rethink, reduce,

    reuse) of sustainability applied to secretarial techniques was shown, namely: agenda management, meeting

    management, travel management; customer service management, writing administrative and official texts, file

    management, and planning and organizing events, contributing to more sustainable attitudes in the corporate

    environment. The present work resulted in the creation of a manual on environmental sciences and

    sustainability applied to the techniques of secretarial professionals. It is concluded that the proposal for the

    development of the educational product – manual, presents itself as a potential pedagogical tool for learning

    in the training of professional secretaries as environmentally responsible subjects.

3
  • RAUL LIMA BARBOSA SOUSA
  • MATAS CILIARES: PERCURSO INVESTIGATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO

    FUNDAMENTAL

  • Orientador : VALERIA REGINA BELLOTTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
  • MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • VALERIA REGINA BELLOTTO
  • Data: 28/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • O ensino de Ciências tem passado por uma série de transformações que têm aproximado a

    ciência ensinada nas escolas da ciência desenvolvida fora de seus muros, tal processo visa trazer aos estudantes a

    capacidade de investigar o mundo como um cientista e descobrir aquilo que se aprende, a esse processo dá-se o

    nome de alfabetização científica. Essa abordagem tem grande impacto na formação de futuros cidadãos mais

    engajados com as questões de seu tempo e é uma importante estratégia na melhora da qualidade do ensino. No ensino

    fundamental temas ecológicos se concentram principalmente nos ecossistemas terrestres. Pouca atenção é dada ao

    funcionamento dos ecossistemas de água doce, como rios, lagos, riachos e várzeas, e a função das matas ciliares,

    mesmo sendo esses ambientes extremamente ameaçados. O ensino de Ciências Ambientais também deve

    desenvolver no aluno a capacidade de resolver problemas e de se posicionar politicamente, além de estar intimamente

    ligado à sua realidade. Nesse sentido, é fundamental que se desenvolvam estratégias de ensino que permitam uma

    abordagem mais crítica e abrangente desses temas. É nesse contexto que o presente trabalho propõe uma estratégia

    de ensino baseada no ensino por investigação, voltada para a educação ambiental crítica acerca das matas ciliares e

    dos ecossistemas de água doce. O modelo didático e a sequência didática aqui propostos têm como objetivo contribuir

    para uma formação mais completa e crítica dos alunos em relação a esses importantes hábitats.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching of Sciences has undergone a series of transformations that have brought the science

    taught in schools closer to the science developed outside their walls. This process aims to provide students with the

    ability to investigate the world like a scientist and discover what they learn. This process is called scientific literacy.

    This approach has a great impact on shaping future citizens who are more engaged with the issues of their time and

    is an important strategy for improving the quality of education. In elementary education, ecological topics mainly focus

    on terrestrial ecosystems. Little attention is given to the functioning of freshwater ecosystems, such as rivers, lakes,

    streams, and wetlands, and the role of riparian forests, even though these environments are extremely threatened.

    The teaching of Environmental Sciences should also develop in students the ability to solve problems and take a political stance, while being closely connected to their reality. In this sense, it is crucial to develop teaching strategies that allow for a more critical and comprehensive approach to these topics. It is within this context that this study proposes a teaching strategy based on inquiry-based learning, focused on critical environmental education about riparian forests and freshwater ecosystems. The proposed didactic model and lesson sequence aim to contribute to a more comprehensive and critical education of students regarding these important habitats.

4
  • Leticia Zanholo Santos
  • Ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica: Explorando Métodos Ativos em uma Sequência Didática com Plantas do Cerrado

  • Orientador : FERNANDO FABRIZ SODRE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DORIS SANTOS DE FARIA
  • FERNANDO FABRIZ SODRE
  • KATIA VIANA CAVALCANTE
  • VALERIA REGINA BELLOTTO
  • Data: 31/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa em epígrafe trata-se de uma proposta para incentivar os alunos do 5º ano a compreenderem a importância do uso sustentável das plantas do Cerrado e a necessidade da preservação para as gerações atuais e vindouras. Este trabalho fez parte de um projeto de pesquisa para o Mestrado Profissional em Ensino das Ciências Ambientais da Universidade de Brasília (UnB), câmpus Darcy Ribeiro. Tal pesquisa foi aplicada no Centro Educacional São Francisco de Assis, localizado na cidade de Palmas/TO, onde a pesquisadora é docente. O objetivo geral da pesquisa foi compreender se a percepção dos alunos acerca do Cerrado pode ser alterada por meio da utilização de uma sequência didática. A metodologia aplicada com os estudantes foi a pesquisa participante, e os alunos envolvidos tiveram um papel fundamental no seu desenvolvimento. Para tanto, a sequência didática realizada com os alunos trouxe ferramentas utilizadas nos métodos ativos como: jogos didáticos; debates sobre assuntos relevantes para a temática; e confecção de produtos artesanais (a partir de plantas do Cerrado). A sequência didática realizada nesta pesquisa foi dividida em cinco módulos: em três desses módulos, os alunos fizeram produções criativas; e, no último módulo, confeccionaram no laboratório produtos feitos a partir da matéria-prima de três plantas típicas do Cerrado. É imperioso ressaltar que esta pesquisa obteve resultados que demostram que os alunos puderam: vivenciar a experiência do trabalho em equipe; a interação com o meio ambiente por meio da aprendizagem sobre o bioma Cerrado, e do contato na prática com produtos confeccionados por eles. Por fim, considera-se que a adoção das plantas do Cerrado como componente didático-pedagógico mostrou-se uma alternativa que pode proporcionar uma aprendizagem significativa, interação com o meio ambiente e possibilidade de usufruir de seus recursos de forma sustentável.


  • Mostrar Abstract
  • The research is a proposal to encourage 5th-grade students to understand the importance of the sustainable use of Cerrado plants and the need for preservation for current and future generations. This work was part of a research project for the Professional master’s degree in teaching environmental sciences at the University of Brasília (UnB), Darcy Ribeiro campus. This research was developed at the São Francisco de Assis Educational Center, located in the city of Palmas/TO, where the researcher is a teacher. The general objective of the research was to understand whether students' perception of the Cerrado can be changed with a didactic sequence. The methodology applied was participant research, and the students involved played a key role in its development. To this end, the didactic sequence carried out with the students brought tools used in active methods such as didactic games; debates on subjects relevant to the theme; and making handicraft products (from Cerrado plants). The didactic sequence carried out in this research was divided into five modules: in three of these modules, students made creative productions; and, in the last module, they made products made from the raw material of three typical Cerrado plants in the laboratory. It is imperative to emphasize that this research obtained results that demonstrate that the students were able to: experience teamwork; interact with the environment through learning about the Cerrado biome and contact in practice with products made by them. Finally, it is considered that the adoption of Cerrado plants as a didactic-pedagogical component proved to be an alternative that can provide meaningful learning, interaction with the environment, and the possibility of using its resources in a sustainable way.

5
  • EGBERT AMORIM RODRIGUES
  • DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O CERRADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA A REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL.

  • Orientador : DORIS SANTOS DE FARIA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANETE MARIA DE OLIVEIRA
  • DORIS SANTOS DE FARIA
  • IRINEU TAMAIO
  • THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
  • Data: 10/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • Apesar dos problemas presentes nas escolas públicas, a interdisciplinaridade pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, porque contextualiza o ensino escolar e integra as diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, as Ciências Ambientais aplicadas aos currículos escolares também são muito promissoras para as práticas em Educação Ambiental (EA), particularmente quando abordam o Cerrado. A pesquisa tem como objetivo geral identificar os problemas e analisar os principais desafios enfrentados pelos professores e as possibilidades na realização de projetos de EA sobre o Cerrado numa abordagem interdisciplinar nos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas do Distrito Federal (DF). Foram então selecionadas escolas cujos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) registraram projetos/ações de EA sobre o Cerrado no ano de 2018 em escolas urbanas e do campo. A pesquisa foi realizada com 28 professores daquelas escolas que tiveram ou não projetos sobre o Cerrado em seu PPP. Realizou-se um levantamento qualitativo e quantitativo da situação dessas escolas, quanto à realização de projetos de EA sobre o bioma Cerrado, que orientem dirigentes e professores no sentido de otimizar a realização desses projetos visando promover as abordagens com orientação interdisciplinar. A partir dos relatos e percepções dos professores obtidos com base em um questionário, buscou-se obter dados sobre facilidades e dificuldades ocorridas, as relações temáticas e as metodologias, de modo a identificar os principais desafios e possíveis ações alternativas facilitadoras para uma EA interdisciplinar. Os resultados parciais indicaram que os maiores desafios para realização de projetos de EA sobre o Cerrado foram referentes às categorias “recurso”, “planejamento” e o “interesse”. Identificou-se que os aspectos mais importantes e necessários para que os Projetos de EA sobre o Cerrado tenham uma abordagem interdisciplinar, decorriam da maior frequência dos itens de: integração entre as disciplinas, planejamento do projeto, incentivo à cooperação e o apoio do grupo gestor. Após a entrevista, os aspectos mais citados pelos professores que podem levar ao desinteresse pelo tema do Cerrado nos projetos escolares foram: o desconhecimento sobre o tema, a falta de apoio da equipe gestora e as poucas políticas públicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Como formas de promover o interesse segundo os professores participantes, podemos citar: vivenciar o Cerrado; compreender a importância do Cerrado; capacitação com palestras; estudantes interessados buscarem apoio nos outros professores, dentre outros exemplos. Como produto final da pesquisa, elaborou-se um guia de orientação a fim de promover e facilitar a atuação dos professores em projetos de Educação Ambiental com base nas Ciências Ambientais e abordagem interdisciplinar para o Cerrado, por apresentar os aspectos positivos, bem como as dificuldades para a sua realização, contribuindo assim para a superação das principais barreiras existentes.


  • Mostrar Abstract
  • Despite the problems present in public schools, interdisciplinarity can help the teaching-learning process, because it contextualizes school teaching and integrates the different areas of knowledge. In this sense, Environmental Sciences applied to school curriculum are also very promising for practices in Environmental Education (EE), particularly when they address the Cerrado. The research has the general objective of identifying the problems and analyzing the main challenges faced by teachers and the possibilities in carrying out EE projects on the Cerrado in an interdisciplinary approach in the final years of elementary education in public schools in the Federal District (DF). Schools were then selected whose Political Pedagogical Projects (PPPs) registered EE projects/actions on the Cerrado in 2018 in urban and rural schools. The research was carried out with 28 teachers from schools that had or did not have projects about the Cerrado in their PPP. A qualitative and quantitative survey was carried out of the situation of these schools, regarding the implementation of EE projects on the Cerrado biome, which guide leaders and teachers in order to optimize the implementation of these projects with a view to promoting approaches with an interdisciplinary orientation. Based on the teachers' reports and perceptions obtained based on a questionnaire, we sought to obtain data on the facilities and difficulties that occurred, thematic relationships and methodologies, in order to identify the main challenges and possible alternative facilitating actions for an interdisciplinary EE. The partial results indicated that the biggest challenges in carrying out EA projects on the Cerrado were related to the categories “resource”, “planning” and “interest”. It was identified that the most important and necessary aspects for EA Projects on the Cerrado to have an interdisciplinary approach, resulted from the greater frequency of items: integration between disciplines, project planning, encouraging cooperation and support from the management group. After the interview, the aspects most cited by teachers that could lead to a lack of interest in the Cerrado theme in school projects were: lack of knowledge about the topic, lack of support from the management team and the few public policies of the Federal District Education Department ( SEEDF). As ways to promote interest according to the participating teachers, we can mention: experiencing the Cerrado; understand the importance of the Cerrado; training with lectures; interested students seek support from other teachers, among other examples. As a final product of the research, a guidance guide was created in order to promote and facilitate the work of teachers in Environmental Education projects based on Environmental Sciences and an interdisciplinary approach for the Cerrado, by presenting the positive aspects as well as the difficulties for its achievement, thus contributing to overcoming the main existing barriers.

6
  • RÉGIA CRISTINA MARRA
  • IMPACTOS AMBIENTAIS NOS RECURSOS HÍDRICOS: práticas integrativas no ensino médio e contribuição para reflexão da realidade local – Combinado Agro Urbano de Brasília/ Distrito Federal

  • Orientador : TATI DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TATI DE ALMEIDA
  • ANETE MARIA DE OLIVEIRA
  • IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
  • JOSELISA MARIA CHAVES
  • Data: 21/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Essa dissertação de mestrado aborda as práticas pedagógicas na educação formal brasileira e a falta de conexão entre os conhecimentos teóricos e a realidade do aprendiz. Uma vez que a interdisciplinaridade depende de ações práticas e interação dos sujeitos envolvidos, com suas realidades contextualizadas, propõem-se nesse estudo uma práxis "ecopedagógica" que utiliza o tema água como articulador dos conhecimentos, incluindo o conhecimento popular, percepção estética e expressões simbólicas. O tema "uso e cobertura do solo e qualidade da água" é utilizado como objeto de aprendizagem, aplicado nas disciplinas das Ciências da Natureza, Sociais, Humanas e de Linguagem do ensino médio. Esse trabalho fez uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a observação direta e atividades estruturadas no Arco de Maguerez que culminaram em produto educacional: uma cartilha de apoio para professores e coordenadores – “Impactos ambientais em recursos hídricos: Dinamizando o Ensino das Ciências Ambientais no Ensino Médio a partir da Agenda 2030 e da realidade local” a qual foi validada utilizando questionários de pesquisa aprovados pelo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. A área de estudo é composta pelas nascentes do Capão Preto e Ipê e os cursos do córrego Coqueiros que ocorrem nos limites de uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Granja do Ipê – CAUB I/DF. O monitoramento da qualidade da água e das atividades propostas foi realizado por estudantes e professores de diferentes semestres do ensino médio do CEd Agrourbano Ipê - DF. Nesse sentido, o trabalho interdisciplinar sobre a qualidade da água na bacia hidrográfica em estudo mostrou-se uma oportunidade para dinamizar as práticas pedagógicas, além de proporcionar um maior conhecimento do local onde os estudantes vivem e a interligação entre diferentes áreas do conhecimento. A participação dos estudantes nesse estudo possibilitou um avanço em sua compreensão da realidade local e sua relação com a qualidade da água e o uso e ocupação das terras na região. A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente, e o ensino interdisciplinar é uma importante ferramenta para alcançar esse objetivo. Por meio desse trabalho, foi possível definir áreas que precisam de ações de recuperação e investimentos em sistemas sustentáveis de produção e conservação do solo, contribuindo para a preservação da Bacia Hidrográfica e para a elaboração de políticas públicas nessa área.


  • Mostrar Abstract
  • This master's thesis addresses pedagogical practices in brazilian formal education and the lack of connection between theoretical knowledge and the learner's reality. Since interdisciplinarity depends on practical actions and interaction of the subjects involved, with their contextualized realities, this study proposes an "eco-pedagogical" praxis that uses the water theme as an articulator of knowledge, including popular knowledge, aesthetic perception and symbolic expressions. The theme "soil use and cover and water quality" is used as a learning object, applied in the disciplines of Natural Sciences, Social Sciences, Humanities and Language in high school. This work took a quantitative and qualitative approach, using direct observation and structured activities at the Arco de Maguerez that culminated in an educational product: a support booklet for teachers and coordinators – “Environmental impacts on water resources: Streamlining the Teaching of Environmental Sciences in Teaching Medium based on the 2030 Agenda and the local reality” which was validated using research questionnaires approved by the National Research Ethics Committee. The study area is composed of the sources of Capão Preto and Ipê and the courses of the Coqueiros stream that occur in the limits of an Area of Relevant Ecological Interest (ARIE) of Granja do Ipê – CAUB I/DF. The monitoring of water quality and proposed activities was carried out by students and teachers from different semesters of high school at CEd Agrourbano Ipê - DF. In this sense, the interdisciplinary work on water quality in the hydrographic basin under study proved to be an opportunity to streamline pedagogical practices, in addition to providing greater knowledge of the place where students live and the interconnection between different areas of knowledge. The students' participation in this study made it possible to advance their understanding of the local reality and its relationship with water quality and the use and occupation of land in the region. Environmental education is essential to educate citizens who are aware and engaged in preserving the environment, and interdisciplinary teaching is an important tool to achieve this goal. Through this work, it was possible to define areas that need recovery actions and investments in sustainable production systems and soil conservation, contributing to the preservation of the Hydrographic Basin and to the elaboration of public policies in this area.

2022
Dissertações
1
  • STHEPHANY VITORIA VALOZ SATURNINO
  • O INSTAGRAM COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA TEMÁTICA DE RECURSOS HÍDRICOS

  • Orientador : ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • ANETE MARIA DE OLIVEIRA
  • MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • Data: 22/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • O avanço tecnológico vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos jovens da atualidade, especialmente, as redes sociais, como por exemplo o instagram, o que vem afetando a forma de aprendizado dos mesmos, visto que estes tendem a não se interessar mais por maneiras tradicionais de ensino nas escolas. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver uma cartilha digital sobre o uso da rede social Instagram na conservação dos recursos hídricos para docentes da Educação Básica, buscando demonstrar meios de utilização das redes sociais como uma sala de aula virtual, dentro do contexto da educação formal, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental II (EF II) do Distrito Federal (DF). Para isso, foi utilizada uma metodologia quali-quantitativa. Participaram dois professores da rede de ensino do DF, onde foi escolhida uma turma para ser GC e uma GE de cada. Constatou-se que os estudantes do GE se interessaram bastante na forma de aprendizado utilizando a produção de publicações para a rede social Instagram e percebeu-se um possível potencial na influência do aprendizado desses discentes. A Cartilha virtual foi de extrema importância para os docentes, visto que apresentou o passo-a-passo para eles conseguirem incluir a rede social em sala de aula.


  • Mostrar Abstract
  • Technological advances are gaining more and more space in the lives of young people today, especially social networks, such as instagram, which has been affecting their way of learning, since they tend not to be interested in ways anymore. traditional teaching in schools. With this, this research aims to develop a digital booklet on the use of the social network Instagram in the conservation of water resources for teachers of Basic Education, seeking to demonstrate means of using social networks as a virtual classroom, within the context of education formal, especially in the final years of Elementary School II (EF II) in the Federal District (DF). For this, a quali-quantitative methodology was used. Two teachers from the DF teaching network participated, where a class was chosen to be GC and a GE of each. It was found that the EG students were very interested in the way of learning using the production of publications for the social network Instagram and a possible potential in influencing the learning of these students was perceived. The Virtual Booklet was extremely important for the teachers, as it presented the step-by-step guide for them to be able to include the social network in the classroom.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app36.sigaa36