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Dissertações |
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Laura Patrício Macedo
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Identidade profissional nas fotografias de cena de crime: uma comparação entre a fotografia forense e o fotojornalismo
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Orientador : FABIO HENRIQUE PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIO HENRIQUE PEREIRA
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JOAO JOSE AZEVEDO CURVELLO
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FLORENCE LE CAM
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Rafael Perseghini Del Sarto -
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Data: 16/01/2023
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As fotografias de cena de crime podem ser encontradas tanto em arquivos policiais, compondo laudos periciais, como nas páginas de jornais, ilustrando notícias de violência urbana. Apesar de representarem um mesmo evento, essas imagens se diferem entre si pois são produtos de dois campos profissionais distintos, o jornalismo e a ciência forense, que possuem convenções diferentes. Este estudo se propõe a investigar as identidades profissionais desses dois meios de produção de fotografia de cena de crime e perceber como, no ato da fotografia, essas identidades se manifestam. Para atingir esse objetivo, um método de análise de imagens qualitativo e comparativo, em que alguns critérios de avaliação foram desenvolvidos a partir de uma revisão bibliográfica e outros de forma indutiva, foi utilizado com o intuito de investigar a fotografia como prática comum entre dois contextos bastante diversos. Um corpus de fotografias foi formado a partir de três notícias de crime ocorridos no Distrito Federal e dos seus respectivos laudos periciais, resultando em um total de 36 fotos de jornais on-line e 132 fotografias forenses. Os conceitos de convenções, mundo dos jornalistas e identidades profissionais são explorados no trabalho como formas de compreender a fotografia, entendidas como resultado das rotinas e práticas dos meios em que são produzidas e utilizadas. Além da análise de imagens, a realização de seis entrevistas possibilitou uma aproximação entre o discurso dos profissionais e suas produções fotográficas. Ao fim, é possível acessar as imagens analisadas a partir das identidades profissionais de seus autores, vinculadas às formas de agir dentro de seus grupos de atuação. A percepção posiciona a cena do crime como um espaço visual construído, a partir de diferentes práticas e propósitos, em dois meios de representação distintos, dentro dos quais adquirem forma e sentido. O fotojornalismo se mostrou próximo a emoções, tanto em suas representações como na escolha pela profissão, que enfrenta um momento de precarização em que seus participantes desenvolvem formas inovadoras de atuação. Já a perícia criminal se apresentou em um contexto de produção de provas em que seus profissionais transitam entre diferentes mundos, o da ciência, o policial e o judiciário, de forma que buscam traduzir seus resultados e se antecipar às demandas para os seus públicos.
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Crime scene photographs can be seen both in police files, throughout forensic reports, and in newspaper pages, illustrating news of urban violence. Despite representing the same event, these images differ from each other because they are products of two distinct professional fields, journalism and forensic science, which share different set of conventions. This study proposes to investigate the professional identities of these two worlds in wich crime scene photography are being produced, and to understand how, through photography, these identities manifest themselves. To achieve this objective, a qualitative and comparative image analysis was elaborated in order to investigate photography as a common practice between two diverse contexts. A corpus of 168 photographs was formed - 36 from online newspapers and 132 forensic photographs - from three crimes that occurred in the Federal District. The concepts of conventions, the world of journalists and professional identities are used in this work as ways of understanding photography as a product of the routines and practices of environments they are produced. In addition to image analysis, six interviews enabled an approximation between the professionals' discourse and their photographic productions. At the end, it is possible to access these images through the professional identities of their authors, related to the ways of acting within their groups. The crime scene was then perceived as a constructed visual space, based on different practices and purposes, in two distinct spaces of representation, within which they acquire meaning. Photojournalism was identified to be close to emotions, both in its representations and in relation to the actors’ choice of this profession, which faces a moment of precariousness in which its participants develop innovative ways of acting. Criminal expertise, on the other hand, is presented in a context of evidence production in which its professionals transit between different worlds, of science, the police and the judiciary, in a way that they seek to anticipate the demands of their audiences.
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Aline Czezacki Kravutschke
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Análise das formações discursivas sobre pessoas trans a partir das matérias sobre travestis e transexuais publicadas no Portal G1
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Orientador : LILIANE MARIA MACEDO MACHADO
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MEMBROS DA BANCA :
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LILIANE MARIA MACEDO MACHADO
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FABIO HENRIQUE PEREIRA
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FERNANDA CASAGRANDE MARTINELLI LIMA GRANJA XAVIER DA SILVA
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ROSELENE DE FÁTIMA COITO
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Data: 27/02/2023
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Esta dissertação articula teóricos e estudiosos das teorias de gênero e feminismos, do campo da comunicação e teorias do jornalismo com a análise dos discursos presentes nas matérias publicadas sobre pessoas transgênero (travestis e transexuais) no Portal de Notícias G1 entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020 e 2021. Mais especificamente, o objetivo é entender como os processos comunicacionais têm sido afetados pela normatividade cisgênero, e se isso interfere nos estigmas relacionados a pessoas transexuais e travestis, principalmente em matérias que tratam de contextos de violência. Parte-se do pressuposto que as práticas jornalísticas, fortemente vinculadas ao uso da objetividade, tendem a tornar a cobertura sobre travestis e transexuais majoritariamente vinculadas a estigmas de violência, seja de forma principal ou secundária. Isso limita a construção de matérias que proponham novos sentidos, e prejudica a desconstrução dos estigmas que favorecem as desigualdades de gênero. A pesquisa tem como abordagem teóricometodológica a análise de discurso de vertente francesa e partiu, especialmente, das interdiscursividades e dos silenciamentos para identificar os principais sentidos da cobertura sobre transgeneridades na imprensa. As três principais formações discursivas encontradas estão vinculadas aos temas direitos humanos, saúde, e violência e morte. Se os enunciados, em geral, parecem condizentes com a relevância das expressões das transgeneridades, as pautas deixam a desejar no quesito representatividade, partindo quase sempre dos mesmos enquadramentos.
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This dissertation articulates theorists and scholars of gender theories and feminism, of the communication field and theories of journalism with the analysis of the discourses present in the articles published about transgender people (‘travestis’ and transsexuals) in the G1 News Portal between the months of January and February 2020 and 2021. More specifically, the objective is to understand how communication processes have been affected by cisgender normativity, and if this interferes with the stigmas related to transgender people and ‘travestis’, especially in matters that deal with violence contexts. It starts from the assumption that journalistic practices, strongly linked to the use of objectivity, tend to make the coverage of ‘travestis’ and transsexuals mostly linked to stigmas of violence, whether in a main or secondary way. This limits the construction of stories that propose new meanings, and undermines the deconstruction of the stigmas that favor gender inequalities. The research has as a theoretical-methodological approach the French discourse analysis and departed, especially, from interdiscursivities and silencing to identify the main meanings of coverage about transsexuality in the press. The three main discursive formations found are linked to the themes of human rights, health, and violence and death. If the statements, in general, seem consistent with the relevance of the transsexuality expressions, the journalistic agenda fall short
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STHEFANE FELIPA DA COSTA PEREIRA
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Uma Nova Esperança: (Re)construção de imaginários com indígenas mulheres da Comunidade Indígena Nova Esperança
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Orientador : FABIOLA ORLANDO CALAZANS MACHADO
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIOLA ORLANDO CALAZANS MACHADO
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DENISE MORAES CAVALCANTE
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TANIA MARA CAMPOS DE ALMEIDA
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CLARISSA RAQUEL MOTTER DALA SENTA
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Data: 30/03/2023
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A pesquisa apresentada é uma investigação qualitativa acerca dos imaginários indígenas brasileiros, a fim de compreender quais imaginários os sujeitos indígenas constroem de si. A partir dos conceitos de decolonialidade, gênero e cinema de resistência e amparado na metodologia de análise do discurso de Eni Orlandi e de imaginário de Gilbert Durand, é proposto um novo método de análise de imaginário que abarque as diferentes cosmologias dos povos indígenas do Brasil. Foi elaborado um trabalho de campo na Comunidade Indígena Nova Esperança (AM), onde foi ministrada uma oficina audiovisual para a comunidade e que teve como resultado o documentário “Baré Ukwasá: a sabedoria Baré”, corpus de análise da pesquisa. Por meio da formação dos discursos da cosmologia Baré apresentados no documentário, é feita uma análise dos discursos, compreendendo quais foram as contribuições discursivas para a formação ideológica dos imaginários. Por meio de uma abordagem decolonial, este estudo tenciona por epistemes fora do eixo eurocentrista de saberes do Norte ao evidenciar epistemes do Sul, como Aníbal Quijano e Ramón Grosfoguel, em conjunto com autores indígenas brasileiros, como Braulina Aurora, Gersem Baniwa e Felipe Sotto Cruz. A investigação interpela a importância da perspectiva de gênero para os estudos científicos embasado na visão de Judith Butler, Simone de Beauvoir, Tânia Mara Almeida, entre outras autoras. É revelada a dimensão do cinema como dispositivo cultural de resistência e permanência dos povos originários, questionando o epistemicídio e os silenciamentos discursivos perpetuados pelo colonialismo e impostos a este contingente populacional. A pesquisa propõe novos caminhos epistêmicos para a produção dos saberes ocidentais, partindo do olhar das indígenas mulheres de Nova Esperança, sujeitos duplamente subalternizados na sociedade para, enfim, romper com os silêncios e reconstruir os imaginários indígenas fundamentados pela lógica colonial. Ao expor as práticas de deslegitimação de dominador sobre o dominado e evidenciando a estereotipização do imagético indígena naturalizada no senso comum, é oferecida uma reformulação desta produção de sentidos, possibilitada pelo cinema indígena. Assim, conclui-se que ao dar espaços de fala aos discursos indígenas, os imaginários produzidos se distanciam daqueles produzidos pela hegemonia colonial e expõem modos de vida singulares.
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The research is a qualitative investigation about Brazilian indigenous imaginaries, in order to understand which imaginaries the indigenous people construct of themselves. Based on the concepts of decoloniality, gender and resistance cinema and supported by the methodology of discourse analysis by Eni Orlandi and the imaginary by Gilbert Durand, a new decolonial method of analysis of the imaginary is proposed to encompasses the different cosmologies of the indigenous peoples of Brazil. Field work was carried out in the Nova Esperança Indigenous Community (AM), where an audiovisual workshop was given to the community and which resulted in the documentary “Baré Ukwasá: Baré wisdom”, corpus of research analysis. Through the formation of Baré cosmology discourses presented in the documentary, an analysis of the discourses is carried out, understanding what were the discursive contributions to the ideological formation of the imaginaries. Through a decolonial theoretical-methodological approach, this study intends to place epistemes outside the Eurocentric axis of knowledge from the North by evidencing epistemes from the South, such as Aníbal Quijano and Ramón Grosfoguel, together with Brazilian indigenous authors, such as Braulina Aurora, Gersem Baniwa and Felipe Sotto Cruz. The investigation questions the importance of the gender perspective for scientific studies based on the vision of Judith Butler, Simone de Beauvoir, Tânia Mara Almeida, among other authors. The dimension of cinema as a cultural device of resistance and permanence of the original peoples is revealed, questioning the epistemicide and the discursive silencing perpetuated by colonialism and imposed on this population contingent. This research propose a new epistemic paths for the production of Western knowledge, starting from the perspective of the indigenous women of Nova Esperança, doubly subaltern subjects in society, in order to finally break with the silences and rebuild the indigenous imaginaries based on the colonial logic. By exposing the practices of delegitimizing the dominator over the dominated and evidencing the stereotyping of indigenous imagery naturalized in common sense, a reformulation of this production of meanings, made possible by indigenous cinema, is offered. Thus, it is concluded that by giving speech spaces to indigenous discourses, the imaginaries distances themselves from those produced by colonial hegemony and expose unique ways of life.
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Ana Carolina de Melo Souto
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A política de comunicação do governo Bolsonaro para a radiodifusão: do discurso de desburocratização aos interesses efetivos em jogo
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Orientador : NELIA RODRIGUES DEL BIANCO
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MEMBROS DA BANCA :
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NELIA RODRIGUES DEL BIANCO
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FERNANDO OLIVEIRA PAULINO
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ELEN CRISTINA GERALDES
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SUZY DOS SANTOS
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Data: 12/04/2023
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Este estudo realiza um levantamento e análise de normas infralegais estabelecidas pelo governo Bolsonaro para o setor de radiodifusão nos primeiros três anos de sua gestão: de 2019 a 2021. A investigação se conecta à busca pela verificação se a estratégia sugerida pelo então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, da chamada “passagem da boiada” – e que se tornou representativa do governo Bolsonaro em diversos campos de atuação – se aplica também ao segmento de rádio e TV. Para isso, a pesquisa desenvolve uma descrição interpretativa das iniciativas implementadas, construída a partir de pesquisa documental e análise de dados, combinada com análise de lógica de atores num campo de conflitos. E se vale da perspectiva teórica do campo das políticas públicas e da Economia Política da Comunicação (EPC), conectando-as à concepção de captura liberal, desenvolvida por teóricos latino-americanos como Mireya Márquez-Ramírez e Manuel Guerrero (2014). Os resultados apontam para uma política de favorecimento do setor empresarial por meio de intensificação e direcionamento da regulamentação, sobretudo de âmbito ministerial, como portarias e instruções normativas, a partir da recriação do novo Ministério das Comunicações, em junho de 2020. A estratégia se vale do perfil de fragmentação regulatória, representativo da legislação brasileira para a radiodifusão, e que se mostra conveniente a essa atuação. Uma lógica que com frequência relativizou o papel do poder público em priorizar o interesse público, submetendo-o a interesses privados direcionados. A pesquisa traz como referência o peso político e simbólico do setor no Brasil, marcado por um histórico de clientelismo e concentração, a intenção do país em integrar a OCDE e a conciliação de interesses que a gestão Bolsonaro buscou com grupos que lhe garantiam sustentação. Conclui-se pelo implemento de uma política voltada à priorização da radiodifusão empresarial – que se vale dos privilégios de sua relação com Estado – e que durante o período se deu combinada com a institucionalização de práticas de personalismo, autoritarismo e proselitismo religioso em relação ao campo de mídia eletrônica do país.
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This study conducts a mapping and an analysis of the regulations established by the Bolsonaro administration for the broadcasting sector in the first three years of his government: from 2019 to 2021. The investigation seeks to verify whether the so-called “running the cattle herd” strategy suggested by the then Minister of the Environment, Ricardo Salles – which became representative of the Bolsonaro administration in various fields of action – also applies to the broadcasting segment. This research, then, adopts an interpretive description approach to analyze the implemented initiatives, based on documentary research and data analysis, combined with a logic analysis of actors in a field of conflicts. It is also grounded on the theoretical perspective of the field of public policies and of the Political Economy of Communications (PEC), which are then connected to the theoretical framework of the captured liberal model, developed by Latin-American scholars such as Mireya Márquez-Ramírez e Manuel Guerrero (2014). The results indicate that, after the recreation of the new Ministry of Communications in June 2020, there has been a practice of benefiting corporate broadcasting through intensifying and targeting regulations, especially those at the ministerial level. The strategy conveniently makes use of regulatory fragmentation, typical of Brazilian broadcasting legislation. Such practice often relativized the role of the State in prioritizing the public interest, subjecting it to targeted private interests. This research addresses the political and symbolic weight of the broadcasting sector in Brazil, marked by a history of clientelism and concentration, the country’s intention of joining OECD, and the conciliation of interests that the Bolsonaro administration sought with groups that would ensure his maintenance. In conclusion, what is seen is the implementation of a policy aimed at prioritizing liberal corporate broadcasting, but which takes advantage of the privileges of its relationship with the public power, and that, during the period analyzed, was combined with the institutionalization of personalism, authoritarianism and religious proselytism practices when it comes to the country's electronic media sector
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Adriano Vinícius Leite Fernandes
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ENTRE O CONCRETO E A CARNE: OS SONHOS DA CIDADE DO FUTURO NAS FOTOGRAFIAS DE MARCEL GAUTHEROT
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Orientador : CLAUDIA GUILMAR LINHARES SANZ
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MEMBROS DA BANCA :
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CLAUDIA GUILMAR LINHARES SANZ
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KARINA GOMES BARBOSA DA SILVA
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MARIA FERNANDA DERNTL
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TIAGO QUIROGA FAUSTO NETO
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Data: 26/04/2023
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O trabalho a seguir parte do pressuposto de que as fotografias são emaranhados de tempos – neles está contida uma espécie de inclinação para o futuro, presença das expectativas do passado, como pensaram Benjamin (1987), Cadava (1997) e Lissovsky (2014). Esta premissa possibilita que vejamos o trabalho fotográfico de Marcel Gautherot acerca da construção de Brasília como um arquivo de sonhos entrecruzados – de seus sonhos, dos sonhos do poder e dos sonhos da classe trabalhadora. Hoje, essas imagens cristalizadas pelo olhar do fotógrafo francês reverberam não apenas o que aconteceu na época em que a cidade se erguia, mas também as múltiplas expectativas que habitavam sua construção. O objetivo deste trabalho ensaístico é, desse modo, fazer ver nessas fotos a complexidade da relação entre fotografia e futuro. Tratou-se de entrelaçar a leitura das imagens com sua história, com a história do fotógrafo, com a da construção da capital e a de quem a construiu. Neste sentido, o presente trabalho se desenvolveu a partir de três séries fotográficas que constituem constelações imagéticas que desdobram problemas conceituais e históricos nos três capítulos da dissertação. Em um primeiro momento, analisamos os sonhos do progresso. No segundo, a imaginação modernista das vanguardas arquitetônicas e fotográficas. E, por último, os sonhos dos trabalhadores, aqueles que aparecem nos vãos da utopia brasiliense.
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The following work is based on the assumption that photographs are tangled up in times – they contain a kind of inclination towards the future, presence of expectations from the past (Benjamin, Cadava and Lissovsky). This premise allows us to see Marcel Gautherot's photographic work on the construction of Brasilia as an archive of dreams – of his dreams, the dreams of power and the dreams of the working class. The city of the future is then crystallized through the eyes of the French, echoing today not only what happened at the time when the city was built, but also much of what could have been. The objective of this essay is, in this way, to show in these photos the complexity of the relationship between photography and the future. It was a matter of intertwining the reading of the images with their history, with the history of the photographer, with that of the construction of the capital and that of those who built it. In this sense, our work was developed from three photographic series that constitute imagery constellations that unfold conceptual and historical problems. First, we analyze the dreams of progress. In the second, the modernist imagination of the architectural and photographic avant-gardes. Finally, the dreams of workers, those that appear in the gaps of Brasilia's utopia.
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Olivia Hernández Fernández
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A ESCUTA E A PERCEPÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA EXPRESSÃO SONORA NA LINGUAGEM AUDIOVISUAL
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Orientador : GUSTAVO DE CASTRO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CIRO INACIO MARCONDES
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DANIELLE NAVES DE OLIVEIRA
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GUSTAVO DE CASTRO DA SILVA
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LUIZA SPINOLA AMARAL
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Data: 26/05/2023
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Esta dissertação busca investigar como os processos da escuta e da percepção sonora podem auxiliar a construção consciente de sentidos em uma obra audiovisual. A pesquisa teórica apoia-se na análise de sequências de filmes e auxilia-se no uso da análise espectral sonora para a compreensão dos parâmetros técnicos que viabilizam as escolhas criativas e narrativas da trilha sonora. A manipulação dos parâmetros físicos e acústicos do som é apresentada como recurso narrativo de construção de sentidos e de percepções no espectador. A pesquisa se localiza na intersecção entre a comunicação e a psicologia da percepção e colabora com reflexões teóricas e práticas que permitem o desenvolvimento do som na linguagem audiovisua
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This research seeks to investigate how the processes of listening and sound perception can help the conscious construction of meanings in an audiovisual work. Theoretical research is based on the analysis of film sequences and assists in the use of sound spectral analysis to understand the technical parameters that enable the creative and narrative choices of the soundtrack. The manipulation of the physical and acoustic parameters of sound is presented as a narrative resource for the construction of senses and perceptions in the spectator. The research is located at the intersection between communication and the psychology of perception and collaborates with theoretical and practical reflections that allow the development of sound in the audiovisual language.
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Nicole Guimarães de Oliveira Costa
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COMUNICAÇÃO PÚBLICA E VISIBILIDADE NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: A PRESENÇA DO BANCO CENTRAL DO BRASIL NO INSTAGRAM
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Orientador : JOAO JOSE AZEVEDO CURVELLO
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MEMBROS DA BANCA :
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JOAO JOSE AZEVEDO CURVELLO
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NELIA RODRIGUES DEL BIANCO
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CLEUSA MARIA ANDRADE SCROFERNEKER
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Robson Borges Dias
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Data: 09/06/2023
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Este trabalho estuda as publicações do Banco Central do Brasil (BC) no Instagram ao longo de 2021, à luz de três campos teóricos: o da Comunicação Pública, o da Comunicação Popular e o da visibilidade do Estado democrático. O objetivo é investigar como o BC torna as informações econômico-financeiras do país visíveis aos cidadãos na rede social digital. Partindo da análise da comunicação de Estado, das peculiaridades da democracia brasileira e do potencial das redes sociais para ampliação da participação cidadã, são delimitadas duas hipóteses: H1) O perfil do BC no Instagram amplia o acesso à informação pública; H2) O BC se comunica de formas distintas com os cidadãos no Instagram a depender da temática. Para testá-las, é aplicada Análise de Conteúdo a todas as publicações do BC no Instagram no ano de 2021, totalizando escopo de 683 postagens. A coleta ocorreu manualmente em planilha do Excel. O livro de códigos contém seis variáveis categóricas: Tema da postagem, Vídeo, Apelo à interação do usuário, Recomendação de link ou recurso, Carrossel explicativo e Humor ou referências do cotidiano. Os resultados indicam que o BC aborda dois grandes temas em seu perfil: Educação Financeira e inovações do Sistema Financeiro, com destaque para o Pix. Além disso, a autarquia busca engajamento dos cidadãos a depender do tema da publicação, disponibiliza links para conteúdo externo e não menciona políticos ou personalidades do governo. Embora as postagens do BC não dêem ênfase aos indicadores e dados da economia e da Política Monetária, os resultados demonstram que a comunicação pública empregada pela autarquia cumpre com os propósitos da comunicação de Estado. A pesquisa também mostra que, através das redes sociais digitais, as instituições públicas podem ampliar a visibilidade das informações públicas e contribuir para o fortalecimento da democracia.
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This paper studies the publications of the Central Bank of Brazil (BC) on Instagram in 2021 through three theoretical fields: Public Communication, Popular Communication, and visibility of the democratic State. The objective is to investigate how the BC makes the country's economic and financial information visible to citizens in the digital social network. Starting from the analysis of State communication, the peculiarities of Brazilian democracy and the potential of digital social networks for expanding citizen participation, two hypotheses are delimited: H1) BC's profile on Instagram increases access to public information; H2) BC communicates in different ways with citizens on Instagram depending on the topic. To test them, Content Analysis is applied to all BC posts on Instagram in the year of 2021, totaling a scope of 683 posts. The collection took place manually in an Excel spreadsheet. The codebook contains six categorical variables: Post theme, Video, Call for user interaction, Link or resource recommendation, Explanatory carousel, and Humor or daily references. The results indicate that BC addresses two major themes in its profile: Financial Education and Financial System innovations, with emphasis on Pix. In addition, the organization seeks to engage citizens depending on the topic of the publication, provides links to external content and does not mention politicians or government personalities. Although BC posts do not emphasize economic and monetary policy indicators and data, the results demonstrate that the public communication used by the organization fulfills the purposes of State communication. The research also shows that, through digital social networks, public institutions can increase the visibility of public information and contribute to the strengthening of democracy
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Renata de Oliveira Miranda Gomes
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#TodaCriançaSegura: O Instagram como ferramenta para a Comunicação Pública da Ciência na campanha de vacinação infantil contra a Covid-19
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Orientador : CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
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MEMBROS DA BANCA :
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CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
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FERNANDO OLIVEIRA PAULINO
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SIVALDO PEREIRA DA SILVA
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WILSON COUTO BORGES
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Data: 06/07/2023
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Em um momento de crise de saúde pública, como é a pandemia da Covid-19, faz-se necessária uma constante comunicação de interesse público sobre a ciência e a saúde, além do contato próximo com a sociedade. O presente projeto de pesquisa busca entender se as plataformas de mídias sociais dos órgãos governamentais fomentam a Comunicação Pública da ciência e, se positivo, como estes processos acontecem. Para responder à questão, realizou-se estudo de caso sobre a comunicação da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo no âmbito da campanha de vacinação infantil contra a Covid-19. Foi feita uma Análise de Conteúdo (AC) das postagens do Instagram oficial da Secretaria de Saúde (@saude_sp) entre os dias 16 de dezembro de 2021 e 17 de abril de 2022, e dos comentários destas publicações. Também foi realizada entrevista semiestruturada com Ator Público responsável pela coordenação da Comunicação da Secretaria. Percebeu-se que a campanha de comunicação em questão tinha como objetivo central informar a sociedade da necessidade de se levar as crianças para tomar a vacina contra a Covid-19. A informação tinha como ponto focal levar o conhecimento em sua maioria das vezes. No entanto, esse conhecimento, na maior parte da análise, não representou um exemplo de Comunicação Pública da Ciência, devido à falta de fontes científicas. Tem-se então que o uso da plataforma de rede social pela Secretaria de Saúde fomentou parcialmente a Comunicação Pública da Ciência, em especial pelo baixo uso de fontes científicas e diálogo ativo com a sociedade.
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At a time of public health crisis, such as the Covid-19 pandemic, constant public interest communication about science and health is necessary, in addition to close contact with society. This research project seeks to understand whether the social media platforms of government agencies foster public communication of science and, if so, how these processes take place. To answer the question, a case study was carried out on the communication of the State Department of Health of São Paulo within the scope of the childhood vaccination campaign against Covid-19. A Content Analysis (CA) was carried out on the official Instagram posts of the Secretariat of Health (@saude_sp) between December 16, 2021, and April 17, 2022, and the comments on these publications. A semi- structured interview was also carried out with the Public Actor responsible for coordinating the Secretariat's Communication. It was noticed that the communication campaign in question had the central objective of informing society of the need to take children to receive the vaccine against Covid-19. Information had as its focal point bringing knowledge most of the time, however this knowledge, in most of the analysis, did not represent an example of Public Communication of Science, due to the lack of scientific sources. Therefore, the use of the social network platform by the Department of Health partially promoted Public Communication of Science, due to the low use of scientific sources and active dialogue with society.
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Rodrigo de Carvalho Serpa
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Ataques e alinhamentos: a imprensa e o estilo de comunicação neopopulista de Jair Bolsonaro nas "lives" do Youtube
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Orientador : LIZIANE SOARES GUAZINA
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MEMBROS DA BANCA :
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Juliana Gagliardi de Araujo
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FERNANDO OLIVEIRA PAULINO
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LILIANE MARIA MACEDO MACHADO
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LIZIANE SOARES GUAZINA
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Data: 24/07/2023
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A dissertação se propõe a analisar a forma como a imprensa tradicional é retratada nas "lives" semanais transmitidas pelo ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no Youtube durante o último ano do mandato presidencial, 2022, quando houve uma escalada na retórica golpista e antisistema que se intensificou no período eleitoral, no qual Bolsonaro saiu derrotado na campanha à reeleição. Verificou-se a caracterização da imprensa como adversária, por meio de críticas e ataques, bem como aliada, a partir de elogios e alinhamentos. Tais tratamentos, no entanto, estavam relacionados à forma como determinados veículos ou jornalistas realizavam a cobertura do mandato presidencial do ex-presidente. Além disso, o estudo busca conceitualizar e operacionalizar o estilo de comunicação neopopulista de Jair Bolsonaro a partir do enquadramento do político como neopopulista de direita que utiliza as novas mídias digitais de forma inovadora na comunicação institucional e na forma de se comunicar com eleitores. Para tanto, posiciona-se Bolsonaro na literatura sobre o tema para entender como os estudos recentes nos campos das Ciências Sociais e da Comunicação posicionam Jair Bolsonaro como um agente neopopulista de direita, refletindo no Brasil um movimento que ocorreu em vários países do mundo, dentro da lógica das estratégias de comunicação que adotou. Ao todo, foram analisadas 46 “lives” transmitidas no Youtube em 2022, resultando em quase 38 horas de material, no qual selecionou-se aquilo que interessava para os fins deste trabalho - no caso, a forma como a imprensa tradicional foi retratada nas transmissões ao vivo de Jair Bolsonaro enquanto ocupou a presidência da República.
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The dissertation proposes to analyze how the traditional press is portrayed in the "lives" weekly broadcasts by the former president of Brazil, Jair Bolsonaro, on Youtube during the last year of the presidential term, 2022, when there was an escalation in the coup rhetoric and antisystem that intensified during the electoral period, in which Bolsonaro was defeated in the campaign for re-election. The characterization of the press as an adversary was verified, through from criticism and attacks, as well as an ally from praise and alignment. Such treatments, however, they were related to how certain vehicles or journalists covered the former president's presidential term. Furthermore, the study seeks conceptualize and operationalize Jair Bolsonaro's neo-populist communication style from framing the politician as a right-wing neo-populist who uses new media digital technologies in an innovative way in institutional communication and in the way of communicating with voters. To this end, Bolsonaro positions himself in the literature on the subject to understand how Recent studies in the fields of Social Sciences and Communication position Jair Bolsonaro as a right-wing neo-populist agent, reflecting in Brazil a movement that took place in several countries around the world, within the logic of the communication strategies that adopted. In all, 46 “lives” transmitted on Youtube in 2022 were analyzed, resulting in in almost 38 hours of material, in which what was interesting for the purposes of this work - in this case, the way the traditional press was portrayed in live broadcasts of Jair Bolsonaro while he held the Presidency of the Republic.
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Sarah Elisa Buogo Souza
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Elas são podcasters: motivações e trajetórias de mulheres na podosfera
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Orientador : FERNANDA CASAGRANDE MARTINELLI LIMA GRANJA XAVIER DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIOLA ORLANDO CALAZANS MACHADO
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FERNANDA CASAGRANDE MARTINELLI LIMA GRANJA XAVIER DA SILVA
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ISABEL SIQUEIRA TRAVANCAS
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NELIA RODRIGUES DEL BIANCO
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Data: 03/08/2023
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Esta dissertação investiga as trajetórias de mulheres que atuam como produtoras e hosts de podcasts no Brasil. O estudo busca compreender quais são as motivações que impulsionam essas mulheres a se envolverem nesse fenômeno midiático, assim como analisar as formas como elas se inseriram na podosfera, que é o universo dos podcasts. Além disso, o trabalho analisa a percepção dessas mulheres em relação à produção de podcasts, como elas percebem essa atividade e como percebem a sua própria atuação nesse contexto, bem como as possibilidades de assumirem essa prática como uma carreira e a relação que isso tem com a construção e afirmação de suas identidades nesse espaço. Foram entrevistadas oito mulheres brasileiras do Distrito Federal, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, todas produtoras e hosts de podcast. A pesquisa se desenvolve com uma perspectiva etnográfica e toma como referência o trabalho do antropólogo brasileiro Gilberto Velho para analisar as trajetórias dessas mulheres, seus projetos e campos de possibilidades. Outras referências importantes são Everett Hughes e Claude Dubar e o modelo de socialização profissional, aplicado para analisar as interfaces entre a profissionalização e a construção de uma identidade na podosfera. Da mesma forma, Howard Becker e Harold Wilensky também são centrais para as reflexões sobre profissionalização e carreira. Na trajetória das mulheres investigadas destaca-se a experiência enquanto ouvinte como propulsora para a atividade da podcaster. Além disso, percebe-se que a motivação para se tornarem podcasters, em geral, não está diretamente relacionada ao aspecto financeiro, embora após um tempo a rentabilidade possa ser um fator determinante para a continuidade das atividades. Identificamos que as podcasters se reconhecem como tal a partir do momento em que suas vozes são exteriorizadas e compartilhadas nas redes.
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This dissertation investigates the trajectories of women who work as producers and hosts of podcasts in Brazil. The study seeks to understand the motivations that drive these women to engage in this media phenomenon, as well as to analyze the ways in which they have entered the podcasting sphere, which is the universe of podcasts. Furthermore, the work analyzes these women's perception of podcast production, how they perceive this activity, and how they perceive their own role in this context, as well as the possibilities of pursuing this practice as a career and the relationship it has with the construction and affirmation of their identities in this space. Eight Brazilian women from the Federal District, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, and São Paulo, all producers, and hosts of podcasts, were interviewed. The research is conducted from an ethnographic perspective and takes as reference the work of Brazilian anthropologist Gilberto Velho to analyze the trajectories of these women, their projects, and fields of possibilities. Other important references are Everett Hughes and Claude Dubar and their model of professional socialization, applied here to analyze the interfaces between professionalization and the construction of an identity in the podcasting sphere. Similarly, Howard Becker and Harold Wilensky are also central to the reflections on professionalization and career. In the trajectory of the women investigated, the experience as a listener stands out as a driving force for becoming a podcaster. Furthermore, it is observed that the motivation to become podcasters is generally not directly related to financial aspects, although profitability can become a determining factor for the continuation of activities over time. We identified that podcasters recognize themselves as such from the moment their voices are expressed and shared in networks.
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Júlia Tudella Bianco
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QUANDO O ÓBVIO NÃO É TÃO ÓBVIO ASSIM: Uma análise dos discursos da Obvious Conteúdo Criativo sobre o imperativo da produtividade durante a pandemia da Covid-19
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Orientador : FABIOLA ORLANDO CALAZANS MACHADO
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIOLA ORLANDO CALAZANS MACHADO
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GABRIELA PEREIRA DE FREITAS
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GISELA GRANGEIRO DA SILVA CASTRO
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VANDER CASAQUI
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Data: 17/11/2023
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O objetivo do presente trabalho é compreender como se configuram os discursos da Obvious Conteúdo Criativo – agência de produção de conteúdo feito por mulheres
para mulheres – acerca do Imperativo da Produtividade durante a pandemia da Covid- 19. Nesse sentido, foram selecionados posts de janeiro, julho e dezembro de 2019,
2020, 2021 e 2022, verificando se existe variação de posicionamento. Para isso, buscamos entender a contemporaneidade e definimos a Racionalidade Neoliberal e o Imperativo da Produtividade a partir dos conceitos de Sociedade do Cansaço (Han, 2017); Sociedade do Desempenho, Espírito Empresaria e Culto à Performance, de Ehrenberg (2010); Sociedade em modo 24/7, de Jonathan Crary (2014); subjetividade colonial-capitalística da contemporaneidade, de Rolnik (2019); entendimento de disponibilidade contínua na atualidade, de Sibilia (2019); e noções de funcionamento empresarial e competição constante, de Maria Cristina Franco Ferraz (2014). Além disso, levou-se em consideração os impactos da pandemia do coronavírus, como as questões de gênero e suas especificidades no contexto. Em um segundo momento, compreendemos o que é a Obvious Conteúdo Criativo, quem cria seus conteúdos, quem realiza sua curadoria e qual o público-alvo e seus objetivos. Diante disso, selecionamos, categorizamos e analisamos os posts da agência que fazem referência à produtividade com base na Análise de Conteúdo. Depois, aplicamos a Análise de Discurso pela perspectiva francesa proposta por Michel Pêcheux e inspirada na lógica da ordem do discurso de Michel Foucault para finalizar a análise e a compreensão do posicionamento da Obvious no recorte de tempo selecionado. Compreendemos, por meio destas, que a empresa sustenta discursos do neoliberalismo sobre a produtividade mesmo que o faça se utilizando principalmente de supostos questionamentos ao imperativo em questão. Além disso, pudemos compreender a importância da agência como mediadora entre marcas e seu público de seguidoras.
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The aim of this study is to understand how the discourses of Obvious Creative Content – a content agency created by women for women – are configured regarding the Imperative of Productivity during the Covid-19 pandemic. To this end, posts from January, July and December of 2019, 2020, 2021 and 2022 were selected and analyzed to determine if there is a variation in their position towards the subject from year to year. To achieve this, we sought to comprehend contemporaneity, the Neoliberal society’s rationality and the Imperative os Productivity based on the concepts of the Society of Fatigue (Han, 2017); the Society of Performance, Entrepreneurial Spirit, and the Cult of Performance by Ehrenber (2010); The 24/7 Society, by Jonathan Crary (2014); the Colonial-capitalistic Subjectivity of Contemporaneity, by Rolnik (2019); the understanding of continuous availability in the present, by Sibilia (2019); as well as the notions of business operation and constant competition, by Maria Cristina Franco Ferraz (2014). Additionally, we considered the impacts of the conronavirus pandemic, such as gender issues and their specificities in the context. In a second phase, we understood what Obvious Creative Content is, who creats its content, who curates it, and what its target audience and objectives are. Subsequently, we selected, categorized and analyzed the agency’s posts that reference productivity using Content Analysis. Following this, we applied Discourse Analysis from the French perspective proposed by Michel Pêcheux and inspired by Michel Foucault’s logic of the order os discourse to conclude the analysis and understanding of Obivous’ positioning whitin the selected time frame. Through there analyses, we comprehended that the company upholds neoliberal discourses abour productivity, even primarily appearing to question the Imperative of Productivity. Furthermore, we also gained insight into the agency’s importance as a mediator between brands and their audience of followers.
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CHRISTIANE DE ARAUJO SANTOS
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CORPOS FEMININOS NO INSTAGRAM: Uma análise de publicidades médicas sobre cirurgia bariátrica
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Orientador : FABIOLA ORLANDO CALAZANS MACHADO
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIOLA ORLANDO CALAZANS MACHADO
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GABRIELA PEREIRA DE FREITAS
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LILIANE MARIA MACEDO MACHADO
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MARIANNA FERREIRA JORGE
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Data: 20/11/2023
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Nesta dissertação, investigou-se o dilema contemporâneo enfrentado pelas mulheres na procura pela perfeição física, equilibrando a pressão social dos padrões de beleza e a preocupação com a saúde. A transformação desse paradigma não é apenas resultado de mudanças culturais, mas também de uma estrutura de poder enraizada na sociedade. Nesse contexto, nos meados do século XX, a cirurgia bariátrica emergiu como um tratamento de grande importância no combate à obesidade e às suas comorbidades na promoção da saúde e do bem-estar, sobretudo entre as mulheres, que são as mais afetadas com essa patologia. Corroborando isso, as redes sociais desempenham um papel crucial na disseminação dessas questões, tanto na promoção da conscientização quanto na pressão para padrões de beleza inatingíveis. A pesquisa analisa a influência da publicidade médica no Instagram e explora como ela pode impactar a percepção das mulheres sobre seus corpos e na busca pela cirurgia bariátrica, explorando seu poder persuasivo no cenário digital. Para tal, foi realizado um estudo levando em consideração a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), uma abordagem quantitativa que procura enumerar as postagens sobre cirurgia bariátrica e o volume de divulgações sobre saúde, além de considerar um enfoque qualitativo no que diz respeito à identificação dos padrões presentes nas publicidades postadas. Esta dissertação segue também os princípios da metodologia de Análise de Discurso inspirada na perspectiva do estudo apresentada por Michel Foucault (1996; 2005), com ênfase nas Formações Discursivas presentes nas postagens, visando compreender como a publicidade médica impacta a escolha pela cirurgia bariátrica e a percepção de como os corpos femininos são representados e impactados por discursos midiáticos. Isso possibilitou uma análise mais profunda do processo de produção de significados nos discursos relacionados ao procedimento cirúrgico e sua veiculação no Instagram. Os perfis escolhidos para a pesquisa foram de dois cirurgiões bariátricos, Dr. Fábio Viegas (@drfabioviegas) e Dra. Helena Malnati (@dra.helenamalnati), e do Hospital Anchieta (@hospitalanchieta), pela perspectiva de uma Instituição de Saúde, no período de janeiro de 2022 a setembro de 2023. Foi possível identificar, ao longo do estudo, que, apesar de haver perfis de médicos que foquem na imagem do corpo esbelto para o incentivo à bariátrica, os perfis escolhidos não focaram suas divulgações no estético, mas sim no informativo, utilizando publicidades que levem uma informação ética e responsável na influência pela cirurgia bariátrica.
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This dissertation investigates the contemporary dilemma faced by women in their pursuit of physical perfection, balancing the social pressure of beauty standards with health concerns. The transformation of this paradigm is not solely the result of cultural shifts but also rooted in a power structure within society. In this context, around the mid-20th century, bariatric surgery emerged as a significantly important treatment in combating obesity and its comorbidities, promoting health and well-being, particularly among women, who are most affected by this condition. In line with this, social media plays a crucial role in disseminating these issues, both in raising awareness and in pressuring unattainable beauty standards. The research analyzes the influence of medical advertising on Instagram and explores how it may impact women's perception of their bodies and their pursuit of bariatric surgery, delving into its persuasive power in the digital landscape. To achieve this, a study was conducted considering the Content Analysis proposed by Bardin (1977), a quantitative approach that seeks to quantify posts about bariatric surgery and the volume of health-related posts, while also considering a qualitative approach in identifying the patterns present in the advertisements. This dissertation also adheres to the principles of Discourse Analysis methodology inspired by Michel Foucault's perspective (1996; 2005), emphasizing the Discursive Formations present in the posts, aiming to understand how medical advertising influences the choice for bariatric surgery and the perception of how female bodies are represented and impacted by media discourses. This enabled a deeper analysis of the meaning-making process within the discourses related to the surgical procedure and its dissemination on Instagram. The profiles selected for the research were those of two bariatric surgeons, Dr. Fábio Viegas (@drfabioviegas) and Dr. Helena Malnati (@dra.helenamalnati), and Hospital Anchieta (@hospitalanchieta), representing a Healthcare Institution, during the period from January 2022 to September 2023. Throughout the study, it was identified that, although there are profiles of doctors that focus on the image of a slim body to encourage bariatric surgery, the chosen profiles did not concentrate their posts on aesthetics but rather on informative content, using advertisements that provide ethical and responsible information in influencing bariatric surgery.
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LUCAS LIMA JANSEN
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COMO VOU EXPLICAR ISSO A UMA CRIANÇA?: análise das repercussões da publicidade fora do armário (outvertising)
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Orientador : LILIANE MARIA MACEDO MACHADO
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MEMBROS DA BANCA :
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LILIANE MARIA MACEDO MACHADO
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CARINA LUISA OCHI FLEXOR
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FABIOLA ORLANDO CALAZANS MACHADO
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ANGELA TEIXEIRA DE MORAES
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Data: 22/11/2023
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A outvertising consiste em uma tendência publicitária contemporânea, que recorre a uma retórica contraintuitiva e desconstrucionista, rejeitando os tradicionais estereótipos negativos de identidades de gênero e sexualidades e evidenciando pessoas LGBTI+ como protagonistas das comunicações de marca. Ao considerar o referido conceito, o problema central deste estudo consiste em questionar como as narrativas da outvertising repercutem na sociedade e em que medida se relacionam com contextos sócio-históricos e políticos. Diante deste questionamento, verificou-se que ao contrário das críticas que consideram a outvertising como apologia às transgeneridades e homossexualidades, essas campanhas não promovem tais identidades de forma moralizante, na verdade denunciam preconceitos e estereótipos negativos em matéria de identidades de gênero e sexualidades. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a outvertising, tendo como objeto de estudo a campanha "Como explicar?" do Burger King Brasil e suas repercussões, elencadas a partir das (I) Hashtags “#BurgerKingLixo” e “#BurgerKingNuncaMais”, no Twitter; (II) Crítica do apresentador Sikêra Jr., durante o programa Alerta Nacional, da RedeTV!; (III) Projeto de Lei (PL) nº 504/2020, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; e (IV) Representação nº 135/21 do Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, que julgou as denúncias contra a campanha. Para isso, percorreu-se um trajeto que analisa as narrativas publicitárias contemporâneas, dos ativismos sociais (feminismos, antirracismo e LGBTI+) e da relação entre infâncias e mídia. Para cumprir com seu propósito, este estudo recorreu à análise de discurso de vertente francesa, tendo como principal expoente Dominique Maingueneau, utilizando-se da ferramenta das formações discursivas, na finalidade de compreender as estratégias adotadas pelas repercussões sociais da outvertising. Os resultados resultaram do referido estudo compreenderam na formação de três principais formações discursivas: "Inimigos em comum," "Proteção às crianças," e "Orgulho e respeito." Este estudo revela complexas formações discursivas e debates em torno da diversidade e respeito às identidades LGBTI+. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada das estratégias discursivas e políticas relacionadas à publicidade e à diversidade de identidades de gênero e sexualidade na sociedade contemporânea.
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Outvertising is a contemporary advertising trend that employs a counterintuitive and deconstructionist rhetoric, rejecting traditional negative stereotypes of gender and sexual identities and highlighting LGBTI+ individuals as brand communicators. When considering this concept, the central issue of this study revolves around questioning how outvertising narratives resonate in society and to what extent they are related to socio-historical and political contexts. In response to this question, it was found that, contrary to criticisms that view outvertising as advocating transgender and homosexual identities, these campaigns do not promote such identities in a moralizing manner; instead, they expose prejudices and negative stereotypes regarding gender and sexual identities. The research's overall objective is to analyze outvertising, with a focus on the "Como explicar?" campaign by Burger King Brazil and its repercussions, identified through (I) the Twitter hashtags "#BurgerKingLixo" and "#BurgerKingNuncaMais," (II) criticism from presenter Sikêra Jr. during the Alerta Nacional program on RedeTV!, (III) Bill No. 504/2020 under consideration in the São Paulo State Legislative Assembly, and (IV) Complaint No. 135/21 from Conar, the National Council for Advertising Self-Regulation, which reviewed complaints against the campaign. To achieve this purpose, the study examines contemporary advertising narratives, social activism (feminism, anti-racism, and LGBTI+), and the relationship between childhood and media. In order to fulfill its objectives, this study employs French discourse analysis, primarily following Dominique Maingueneau's approach and using the tool of discursive formations to understand the strategies adopted by the social repercussions of outvertising. The results of this study led to the formation of three main discursive formations: "Common Enemies," "Protection of Children," and "Pride and Respect." This study reveals complex discursive formations and debates surrounding diversity and respect for LGBTI+ identities. It contributes to a deeper understanding of discursive and political strategies related to advertising and the diversity of gender and sexual identities in contemporary society.
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Andressa do Nascimento Goncalves
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As viagens de Riobaldo: o deslocamento errante em Grande Sertão: Veredas.
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Orientador : GUSTAVO DE CASTRO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO DE CASTRO DA SILVA
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GABRIELA PEREIRA DE FREITAS
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Leandro de Bessa Oliveira
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MÍRIAM CRISTINA CARLOS SILVA
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Data: 29/11/2023
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Esta pesquisa aborda as noções de errância e deslocamento baseado na perspectiva da viagem em Grande Sertão: Veredas (1956). O objetivo é realizar um mapeamento do pensamento de Riobaldo, procurando entender as construções estéticas e comunicacionais. Para tanto, propõe-se uma reflexão sobre a estética e a viagem na criação literária de Guimarães Rosa. Conforme indicam os arquivos e a bibliografia, a vida de diplomata e os deslocamentos pelo sertão brasileiro podem ter influenciado na construção narrativa do romance repleta de desvios. O trabalho faz uma aproximação do protagonista e do autor, um enquanto consciência do outro. A investigação tem o foco de realizar um mapa do discurso, previamente dividindo em quatro categorias: errância, emoção, deslocamentos e Diadorim/diabo, partindo da contemplação estética do imaginário. Este “mapa” forma uma análise quantitativa de aparições das palavras de forma gramatical e semântica que remetem à categorias. O método utilizado teve inspiração na cartografia de Willi Bolle (2004), além de estudos de Paola Berenstein Jacques (2012), Michel Onfray (2009), Benedito Nunes (2013), Edgar Morin (2017), Costa (2002) e Baião (2020). Como resultado, delimitou-se conceitos como o pensamento riobaldiano e os deslocamentos errantes, apresenta-se, também, a construção de um “mapa”, misturando saberes da comunicação e literatura. Essa dinâmica aponta para a formação de novas perspectivas da narração do personagem como consequência do imaginário errante da obra, fornecendo elementos para diversas interpretações.
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This research addresses the notions of wandering and displacement from the perspective of the journey in "Grande Sertão: Veredas" (1956). The goal is to map Riobaldo's thought, seeking to understand the aesthetic and communicational constructions. To do so, a reflection on the aesthetics and the journey in Guimarães Rosa's literary creation is proposed. As indicated by the archives and bibliography, the life of a diplomat and travels through the Brazilian backlands may have influenced the narrative construction of the novel, filled with deviations. The work draws a parallel between the protagonist and the author, one as the consciousness of the other. The investigation aims to create a discourse map, previously divided into four categories: wandering, emotion, displacement, and Diadorim/devil, based on aesthetic contemplation of the imaginary. This "map" is forming a quantitative analysis of grammatical and semantic word appearances related to the categories. The method used was inspired by Willi Bolle's cartography (2004), as well as studies by Paola Berenstein Jacques (2012), Michel Onfray (2009), Benedito Nunes (2013), Edgar Morin (2017), Costa (2002), and Baião (2020). As a result, concepts such as Riobaldian thought and wandering displacements were defined. It also presents the construction of a "map," blending knowledge from communication and literature. This dynamic points to the formation of new perspectives on the character's narrative as a consequence of the work's wandering imaginary, providing elements for various interpretations.
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Ubirajara Rodrigues dos Santos
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Política de comunicação para o Sistema Único de Saúde (SUS): estudo sobre a relação entre propostas das Conferências Nacionais de Saúde (CNS) e princípios de comunicação pública
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Orientador : NELIA RODRIGUES DEL BIANCO
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MEMBROS DA BANCA :
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RODRIGO MURTINHO DE MARTINEZ TORRES
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FERNANDO OLIVEIRA PAULINO
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KENIA AUGUSTA FIGUEIREDO
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NELIA RODRIGUES DEL BIANCO
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Data: 30/11/2023
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Esta dissertação trata da relação entre propostas de criação de uma política de comunicação para o Sistema Único de Saúde (SUS) e os princípios de comunicação pública. As proposições foram aprovadas no âmbito das Conferências Nacionais de Saúde (CNS) realizadas entre 2003 e 2019, indo desde a 12ª até a 16ª edição. A investigação abrangeu a análise de documentos (relatórios e legislação) e a realização de entrevistas em profundidade com fontes-chave que participaram das conferências. Buscou-se também subsídios teóricos sobre os conceitos de comunicação pública e de comunicação e saúde para embasar a discussão sobre a elaboração de uma política de comunicação voltada para o SUS. A partir de um levantamento bibliográfico, elegeu-se os princípios definidos no guia da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública, 2021) como referência para a análise das propostas. Os resultados apontam conexões implícitas entre recomendações publicadas nos relatórios e princípios de comunicação pública. Os achados indicam a necessidade de uma apropriação desses princípios pelo controle social durante as discussões das proposições. Essa apropriação pode fornecer subsídios ao debate sobre o tema, conferindo maior unidade e direcionamento político às proposições. O estudo aponta, ainda, a importância de superar a hegemonia do discurso biomédico e tecnicista no SUS e de rever o modelo de comunicação transferencial para uma forma mais dialógica, afim de proporcionar o acesso à comunicação como um direito. Também mostra a necessidade da inclusão de uma proposta de política de comunicação pública na pauta do Ministério da Saúde.
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This dissertation deals with the relationship between proposals for creating a communication policy for the Unified Health System (SUS) and the principles of public communication. The proposals were approved within the scope of the National Health Conferences (CNS) held between 2003 and 2019, ranging from the 12th to the 16th edition. The investigation includes analyzing documents (reports and legislation) and conducting in-depth interviews with key sources who participated in the conferences. In order to support the discussion on the elaboration of a communication policy aimed at the SUS, theoretical elements were explored to develop the concepts of public communication and communication and health. Based on a bibliographic search, the principles defined in the guide of the Brazilian Association of Public Communication (ABCPública, 2021) were chosen as a reference for analyzing the proposals. The results point to implicit connections between recommendations published in the reports and principles of public communication. The findings indicate the need for the appropriation of these principles by social society during the discussions of the propositions. This appropriation can offer support for the debate on the topic, providing greater unity and political direction to the propositions. The study also highlights the importance of overcoming the hegemony of biomedical and technical discourse in the SUS and the necessity to review the transference communication model going towards a more dialogical format, in order to provide access to communication as a right. It also shows the need to include a public communication policy proposal on the Ministry of Health's agenda.
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Dandara Oliveira Lima
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Guardião da Moral, Paladino da Verdade: Estratégias discursivas anti-gênero e anti-imprensa no Twitter de Jair Bolsonaro no período eleitoral e pré-eleitoral de 2022
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Orientador : LILIANE MARIA MACEDO MACHADO
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELA OSWALD RAMOS
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LILIANE MARIA MACEDO MACHADO
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LIZIANE SOARES GUAZINA
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NELIA RODRIGUES DEL BIANCO
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Data: 18/12/2023
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Essa dissertação trata das estratégias discursivas do ex-presidente da República Jair Bolsonaro que geram efeitos de sentido anti-gênero e anti-imprensa resultando em narrativas de violência cultural contra mulheres jornalistas em seu perfil pessoal no Twitter durante o período pré-eleitoral e eleitoral de 2022 - ou seja, de 15 de julho a 30 de outubro. Mais especificamente, o objetivo é compreender a importância da violência contra mulheres jornalistas para a pauta bolsonarista, bem como a importância do Twitter como instrumento para esta violência. Justifica-se a análise em face do crescimento no número de ameaças e ofensas a estas profissionais, em grande medida impulsionadas pelo ex-mandatário do Executivo Federal, e que transitam entre online e offline com os mesmos contornos misóginos. Associamos a leitura de teóricos da Sociologia da Violência para reconhecer a tipologia das violências contra mulheres jornalistas; bem como a leitura de comunicadores e cientistas políticos que nos permitiu perceber o caráter populista reacionário do discurso bolsonarista. Por fim, associamos os estudos de plataforma e teóricas que estudam gênero e feminismos para compreender como essas ambiências tornaram-se território de ódio contra mulheres e contra a liberdade de imprensa. À luz da Análise de Discurso de vertente francesa, reconhecemos formações discursivas que buscam o controle sobre o que é moral e o que é verdade, desafiando a credibilidade do jornalismo enquanto designa às mulheres o mesmo papel social patriarcal de “ventre da nação”.
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This dissertation deals with the discursive strategies of former President of the Republic of Brazil Jair Bolsonaro that generate anti-gender and anti-press effects, resulting in narratives of cultural violence against women journalists on his personal Twitter profile during the pre-election and electoral period of 2022 - from July 15th to October 30th. More specifically, the objective is to understand the importance of violence against women journalists for the agenda of Jair Bolsonaro, as well as the importance of Twitter as an instrument for this violence. The analysis is justified taking into account the growth in the number of threats and offenses against these professionals, largely driven by the former representative of the Federal Executive, and which move between online and offline with the same misogynistic contours. We associate the reading of Sociology of Violence theorists to recognize the typology of violence against women journalists; as well as reading communicators and political scientists that allowed us to understand the reactionary populist character of the bolsonarist discourse. Finally, we combine platform studies and theories that study gender and feminisms to understand how these environments have become a territory of hatred against women and against freedom of the press. In light of French Discourse Analysis, we recognize discursive formations that seek control over what is moral and what is true, challenging the credibility of journalism while assigning women the same patriarchal social role as “womb of the nation”.
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Teses |
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ANA GABRIELA GUERREIRO VIOLA DA SILVEIRA LEITE
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A normalização do discurso de Jair Bolsonaro pela mídia mainstream brasileira
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Orientador : LIZIANE SOARES GUAZINA
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MEMBROS DA BANCA :
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LIZIANE SOARES GUAZINA
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FABIO HENRIQUE PEREIRA
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FERNANDO OLIVEIRA PAULINO
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BRUNO BERNARDO DE ARAUJO
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LAURA MARINA CALABRESE
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Data: 03/03/2023
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Este estudo teve como objetivo analisar a cobertura jornalística dos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo para compreender o papel do jornalismo mainstream em relação à figura pública de Jair Bolsonaro. Ao adotar estratégias de um político populista de extrema direita, Bolsonaro capturou a atenção da imprensa brasileira ao longo dos anos em que atuou como deputado federal, entre 1991 e 2018. Nossa hipótese é a de que os jornais Folha e Estadão normalizaram a fala do político de extrema direita em sua cobertura, colaborando na sua difusão junto à sociedade brasileira. Para testá-la, adotamos uma metodologia estruturada em duas frentes: realizamos uma análise de conteúdo em 826 notícias dos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo nos dez anos anteriores à sua eleição para a Presidência da República, entre os anos de 2008 e 2018. Adotamos o modelo da análise de conteúdo de Laurice Bardin (2011) com a criação de categorias de análise que permitem identificar, nos textos, se os dois jornais normalizaram falas do político, inclusive aquelas que rompem os limites democráticos e da legislação brasileira, como ataques à comunidade LGBTQIA+, negros e mulheres. Também realizamos entrevistas em profundidade com dez jornalistas que trabalharam nos jornais Folha e Estadão na cobertura política para identificar as rotinas de trabalho e o processo de produção jornalística. A pesquisa revelou elementos do trabalho jornalístico político no Brasil que levaram os jornalistas a naturalizar a fala de Bolsonaro ao longo dos anos, como a reprodução literal de seu discurso radical, não utilização de fontes qualificadas para rebater ameaças antidemocráticas e deixar-se pautar pelo próprio político e suas estratégias populistas. Todas essas práticas podem ter contribuído na difusão do seu pensamento populista junto à sociedade brasileira pelos jornais analisado neste estudo.
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This study aimed to analyze the news coverage of the newspapers Folha de S. Paulo and Estado de S. Paulo to understand the role of mainstream journalism in relation to the public figure of Jair Bolsonaro. By adopting strategies of a populist far-right politician Bolsonaro captured the attention of the Brazilian press throughout the years he served as a federal deputy, between 1991 and 2018. Our hypothesis is that the newspapers Folha and Estadão normalized the speech of the far-right politician in their coverage collaborating in its diffusion among Brazilian society. To test it, we adopted a methodology structured on two fronts: we performed a content analysis on 826 news items from the newspapers Folha de S. Paulo and Estado de S. Paulo in the ten years prior to his election to the Presidency of the Republic between the years 2008 and 2018. For this purpose, we conducted Laurice Bardin's (2011) content analysis model with the creation of categories. This analysis allowed us to identify in the texts whether the two newspapers normalized the politician's speeches, including those that break the democratic limits and Brazilian legislation, such as attacks on the LGBTQIA+ community, black people and women. The statistical data confirmed the normalization process by the newspapers. We also used as methodology in-depth interviews with ten journalists who worked in Folha and Estadão newspapers in the coverage of Jair Bolsonaro in the House of Representatives to identify the journalistic work routines. The research revealed elements of political journalistic work in Brazil that led journalists to naturalize Bolsonaro's speech over the years, such as the literal reproduction of his radical discourse, not using qualified sources to rebut anti-democratic threats, and letting themselves be guided by the politician himself and his populist strategies. All these practices may have contributed to the dissemination of his populist thought to the Brazilian society by the newspapers analyzed in this study.
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Djenane Arraes Moreira
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Transformações do Jornalismo Brasileiro de Música no Século XX [1896-2001]
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Orientador : GUSTAVO DE CASTRO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CIRO INACIO MARCONDES
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DANIELLE NAVES DE OLIVEIRA
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DIONE OLIVEIRA MOURA
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GUSTAVO DE CASTRO DA SILVA
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IRENE DI JORIO
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Data: 08/05/2023
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Originário tardiamente em meados do Século XIX, o jornalismo brasileiro de música passou por inúmeras transformações, e também por algumas permanências, que foram retratadas ao longo de mais de 200 periódicos especializados laçados no país desde 1848. Usando especialmente os preceitos teóricos de Jean Charron e Jean De Bonville (2016), o objetivo desta tese foi fazer um estudo comparado de cinco periódicos brasileiros especializados em música lançados em décadas diferentes para identificar os determinantes de permanência e de transformação editoriais e dos grupos de produtores de conteúdo ao longo de um século, levando em consideração os contextos históricos dos periódicos especializados em música. Os periódicos estudados foram: A Música Para Todos (1896-1899), Ariel (1924-1929), Revista da Música Popular (1954-1956), Rolling Stone (1972-1973) e Bizz (1985-2001). Foram estudados três aspectos centrais: a identidade editorial, os produtores de conteúdo, e 100 textos sorteados de 20 produtores de conteúdo que destacamos na pesquisa. Detalhamos a identidade editorial utilizando o método da análise de conteúdo. Os grupos de produtores de conteúdo e as características desses foram identificados por meio da análise das biografias coletivas. Por fim, fizemos leituras parafrásticas e de acontecimento dos textos escolhidos por sorteio. Nossas pesquisas mostraram que o jornalismo brasileiro de música se transformou na medida em que as missões editoriais moldadas pelos editores e editoras foram modificando. O jornalismo musical com base na música erudita que predominou no Século XIX tinha, entre outras, uma missão editorial pedagógica. O éculo XX trouxe o desenvolvimento da indústria fonográfica e, com ela, a predominância do jornalismo musical com base na música popular, empurrando o campo erudito para as academias. A missão deixou de ser pedagógica e se transformou em uma orientação para o consumo. Essa passagem de tipos de missões ocasionou em mudanças de perfis dos editores, dos produtores de conteúdo e dos temas discutidos nas páginas dos periódicos. O jornalismo musical também apresentou mudanças que acompanharam as inovações tecnológicas e da prática jornalística de cada época, mas nenhum dos periódicos estudados em detalhes foram agentes que engatilharam transformações. Permanências também foram identificadas, especialmente em relação aos pontos que constituem a identidade editorial, como formas de sustentação e do tipo de conteúdo oferecido.
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Originating late in the mid-nineteenth century, Brazilian music journalism has undergone numerous transformations, and also some permanencies, which have been portrayed throughout more than 200 specialized periodicals launched in the country since 1848. Especially using the theoretical precepts of Jean Charron and Jean De Bonville (2016), the objective of this thesis was to carry out a comparative study of five Brazilian journals and magazines specialized in music launched in different decades, to identify the determinants of permanence and editorial transformation and groups of content producers over a century, taking into account the historical contexts of specialized music journals. The journals and magazines studied were: A Música Para Todos (1896-1899), Ariel (1924-1929), Revista da Música Popular (1954-1956), Rolling Stone (1972-1973) and Bizz (1985-2001). Three central aspects were studied: the editorial identity, the content producers, and 100 texts drawn from 20 content producers that we highlighted in the research. We detail the editorial identity using the content analysis method. The groups of content producers and their characteristics were identified through the analysis of collective biographies. Finally, we did paraphrastic and event readings of the texts chosen by sortition. Our research has shown that Brazilian music journalism has been transformed as the editorial missions shaped by editors and publishers have been modified. Music journalism based on erudite music that prevailed in the 19th century had, among others, a pedagogical editorial mission. The 20th century brought the development of the phonographic industry and, with it, the predominance of music journalism based on popular music, pushing the erudite field towards the academies. The mission ceased to be pedagogical and became an orientation for consumption. This shift in types of missions led to changes in the profiles of editors, content producers and the topics discussed on the pages of journals. Music journalism also presented changes that accompanied the technological innovations and journalistic practice of each era, but none of the periodicals studied in detail were agents that triggered transformations. Permanencies were also identified, especially in relation to the points that constitute the editorial identity, such as forms of support and the type of content offered.
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VINÍCIUS PEDREIRA BARBOSA DA SILVA
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Narrativas jornalísticas e alteridade: entre representações do outro e a construção dos acontecimentos jornalísticos da questão Palestina-Israel na Folha de S. Paulo e no The Guardian
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Orientador : CELIA MARIA DOS SANTOS LADEIRA MOTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS EDUARDO FRANCISCATO
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Ivan Elizeu Bomfim Pereira
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CELIA MARIA DOS SANTOS LADEIRA MOTA
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DAVID RENAULT DA SILVA
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DIONE OLIVEIRA MOURA
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Data: 10/08/2023
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Esta pesquisa discute as relações entre alteridades e jornalismo, buscando entender algumas das construções narrativas acerca da questão palestino-israelense e os significados sobre o outro trazidos na cobertura dessa questão geopolítica de longa duração por meio dos jornais Folha de S. Paulo e The Guardian. Dessa forma, a partir do Jornalismo Internacional, a pesquisa busca, à luz das narrativas jornalísticas e teorias dos acontecimentos jornalísticos, analisar desafios na (re)apresentação da diversidade social e cultural, influências políticas, limites profissionais e tentativa de construção de legitimidades narrativas e pluralidade de vozes, entendendo o jornalismo como forma de conhecimento social. Para tanto, utilizaremos o aporte teórico-metodológico da Análise Crítica da Narrativa (MOTTA, 2013).
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This research investigates the intertwined relationship between journalism and alterities. The aim is to understand how narrative constructions regarding the Palestinian-Israeli issue and their meanings about the other are brought into attention due to its long-term conflict aspects. In this sense, Folha de S. Paulo and The Guardian are our research objects in the light of International Journalism studies and journalistic theory events framework. Thus, the analysis discusses ways into representing cultural and social diversity, political influence, journalistic professional limits, journalism as social knowledge in building narrative legitimacy and giving room to different voices. As a theoretical-methodological approach, it will be used the Narrative Critical Analysis (MOTTA, 2013)
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Ana Cristina Gonçalves dos Santos
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Informação e desinformação no jornalismo televisivo da América do Sul: Dimensões normativas e o papel da televisão nos contextos de Brasil, Argentina e Chile.
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Orientador : SIVALDO PEREIRA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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Luana Meneguelli Bonone
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ANDERSON DAVID GOMES DOS SANTOS
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FERNANDO OLIVEIRA PAULINO
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PAULO VICTOR PURIFICAÇÃO MELO
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SIVALDO PEREIRA DA SILVA
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Data: 30/08/2023
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Esta pesquisa investiga como os sistemas de televisão da América Sul estão cumprindo princípios normativos no contexto do combate à desinformação. Neste sentido, o estudo se concentrou na análise de três importantes países da região: Brasil, Argentina e Chile. A questão central que guia este trabalho é entender como o jornalismo de emissoras de televisão abertas sul-americanas tem lidado com o fenômeno da desinformação, intensificada pelo ambiente digital neste século, se esses veículos seguem princípios democráticos que envolvem como direito à informação, direito à comunicação e pluralismo. Para responder a essa questão, a pesquisa realizou uma análise inicial explorando os debates sobre direitos à comunicação e informação, pluralismo, a relação entre direito e comunicação, tendo o impacto da internet neste campo como pano de fundo. Em seguida, foram estudados os contextos da desinformação, incluindo suas características, dinâmicas e interações com a tecnologia e o ambiente político. Os sistemas de televisão dos três países foram investigados, considerando sua história, estrutura de mercado e regulamentações. Foram utilizados, como metodologia, o Estudo de Caso, associado às técnicas de Análise Documental, Análise de Conteúdo e Análise de Discurso. Programas de diferentes formatos, mas com viés jornalístico, foram selecionados para análise. Esses programas tratavam de tópicos de interesse público frequentemente alvos de desinformação, como a Covid-19, Urnas Eletrônicas e Plebiscito Constitucional. A análise foi baseada em indicadores de pluralidade divididos em cinco categorias: Valores Democráticos, Regras de Propriedade, Liberdade de Expressão, Diversidade de Conteúdo, e Educação e Conscientização. Os resultados demonstram que os países analisados têm leis que procuram definir a radiodifusão televisiva como serviço de interesse público, reconhecendo a comunicação como direito e que esse marco legal interfere positivamente no combate à desinformação dentro dos programas jornalísticos, ainda que a presença de monopólios e concentração em grandes grupos de mídia se constitua como um desafio a esses princípios.
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This research investigates how television systems in South America are adhering to normative principles in the context of combating misinformation. In this regard, the study focused on analyzing three important countries in the region: Brazil, Argentina, and Chile. The central question guiding this work is to understand how journalism from South American open television broadcasters has dealt with the phenomenon of misinformation, intensified by the digital environment in this century, and whether these outlets adhere to democratic principles involving the right to information, communication, and pluralism. To answer this question, the research conducted an initial analysis exploring debates about communication and information rights, pluralism, the relationship between law and communication, with the impact of the internet in this field as a backdrop. Next, the contexts of misinformation were studied, including its characteristics, dynamics, and interactions with technology and the political environment. The television systems of the three countries were investigated, considering their history, market structure, and regulations. Case Study methodology was used, combined with techniques such as Document Analysis, Content Analysis, and Discourse Analysis. Programs of different formats but with a journalistic bias were selected for analysis. These programs addressed topics of public interest often targeted by misinformation, such as Covid-19, Electronic Voting Machines, and Constitutional Plebiscite. The analysis was based on indicators of plurality divided into five categories: Democratic Values, Ownership Rules, Freedom of Expression, Content Diversity, and Education and Awareness. The results demonstrate that the analyzed countries have laws seeking to define television broadcasting as a public service, recognizing communication as a right, and that this legal framework positively influences the fight against misinformation within journalistic programs, even though the presence of monopolies and concentration in large media groups constitutes a challenge to these principles.
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Wenya Alves Alecrim
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AGROINSPIRADORAS uma perspectiva sobre gênero e trabalho no discurso do feminismo agro na mídia segmentada
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Orientador : FERNANDA CASAGRANDE MARTINELLI LIMA GRANJA XAVIER DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDA CASAGRANDE MARTINELLI LIMA GRANJA XAVIER DA SILVA
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LILIANE MARIA MACEDO MACHADO
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CLARISSA RAQUEL MOTTER DALA SENTA
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KELLY TATIANE MARTINS QUIRINO
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SOFIA CAVALCANTI ZANFORLIN
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Data: 26/09/2023
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Esta pesquisa se dedica à análise da representação midiática de mulheres agricultoras que atuam na produção e gestão de propriedades rurais de médio e grande porte. Em particular, o estudo concentra-se no programa de TV chamado Agroinspiradoras, exibido pelo Canal Rural, e em outras 18 produções audiovisuais que retratam o meio rural e que contam com a participação das apresentadoras de Agroinspiradoras. A pesquisa busca compreender o panorama da ruralidade no Brasil, problematizar o papel do agronegócio e analisar a presença das mulheres nesse contexto midiático. Os principais focos da investigação são as questões de gênero e trabalho. Historicamente, o setor agrícola tem sido predominantemente masculino e a pesquisa procura compreender como as mulheres-agro se tornam porta-vozes de um fenômeno que se aproxima dos ideais do feminismo neoliberal. São investigadas as semelhanças e diferenças entre as lutas feministas históricas e o discurso propagado por essas mulheres por meio da mídia. Observa-se a emergência de um fenômeno em transformação, denominado aqui como “feminismo agro”, uma vez que ainda não vislumbramos um termo/conceito consolidado que abarque todas as características desse movimento. Isso levanta questões sobre a natureza do movimento observado, suas conexões com as lutas feministas históricas e sua abordagem em relação à transformação coletiva e à superação das desigualdades sociais. Além disso, a pesquisa analisa as relações desse fenômeno com a cultura da inspiração e do empreendedorismo. Para investigar essas questões, a pesquisa utiliza uma abordagem metodológica que combina a Análise do Discurso de linha francesa, a Teoria da Representação Social e entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas participantes de Agroinspiradoras. Essas abordagens analíticas permitem uma compreensão mais aprofundada das representações midiáticas, dos discursos propagados pelas mulheres-agro e das suas relações com a cultura da inspiração e do empreendedorismo.
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This research aims to analyse media representation of female farmers who work in the production and management of medium and large rural properties. In particular, the study focuses on the TV program called Agroinspiradoras, aired by Canal Rural, and on 18 other audiovisual productions that portray the rural environment and which have the participation of the presenters of Agroinspiradoras. The research seeks to understand the panorama of rurality in Brazil, problematize the role of agribusiness and analyze the presence of women in this media context. The main focuses of the investigation are gender and work issues. Historically, the agricultural sector has been predominantly male and the research seeks to understand how agro-women become spokespersons for a phenomenon that approaches the ideals of neoliberal feminism. The similarities and differences between historical feminist struggles and the discourse propagated by these women through the media are investigated. There is the emergence of a phenomenon in transformation, called here as “agro feminism”, since there isn´t a term/concept that encompasses all the characteristics of this movement. This raises questions about the nature of the observed movement, its connections to historic feminist struggles, and its approach to collective transformation and overcoming social inequalities. In addition, the research analyzes the relationship of this phenomenon with the culture of inspiration and entrepreneurship. To investigate these questions, the research uses a methodological approach that combines the French Discourse Analysis, the Theory of Social Representation and semi-structured interviews, carried out with two participants of Agroinspiradoras. These analytical approaches allow for a deeper understanding of media representations, discourses propagated by agro-women and their relationships with the culture of inspiration and entrepreneurship.
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Mariana Fagundes Ausani
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O mundo social do midiativismo feminista digital: As trajetórias entre jornalismo, ativismo on-line e militância política
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Orientador : FABIO HENRIQUE PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIO HENRIQUE PEREIRA
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LILIANE MARIA MACEDO MACHADO
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ERICA GUEVARA
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FLORENCE LE CAM
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ISABEL SIQUEIRA TRAVANCAS
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Data: 16/11/2023
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O intuito da pesquisa é entender, a partir das trajetórias dos membros do mundo social e tomando como base os casos do Brasil e da França, como se estruturam publicações midiativistas feministas digitais e por que elas se mantêm. Opto por trabalhar com os dois países por serem representações de relevo no cenário geopolítico internacional do Sul (Brasil) e do Norte (França) global. Assumo o midiativismo feminista como um espaço composto pelo interstício entre outros mundos sociais, como o do jornalismo, o do ativismo digital e o da militância política. Para compreender quais formas de engajamento são construídas pelo grupo, a tese tem como objeto de análise as publicações brasileiras AzMina, Think Olga e Lado M e as publicações francesas Georgette Sand, Les Glorieuses e Madmoizelle. Utilizo as teorias sobre estudos de gênero e feminismos como apoio bibliográfico. Recorro ao arcabouço teórico do interacionismo simbólico correlacionado aos mundos sociais da perspectiva beckeriana para traçar as convenções e as maneiras de cooperação, de interação e as negociações construídas pelo grupo. Busco suporte igualmente na sociologia crítica e na teoria dos campos sociais para observar relações de poder e de dominação que perpassam a prática e as vivências de entrevistadas(os). A metodologia, de caráter qualitativo e indutivo, apoia-se em uma etnografia com entrevistas em profundidade com atrizes e atores que participam em diferentes graus da composição do mundo – produtoras(es) de conteúdos, equipes de apoio e públicos - e na observação direta das práticas desenvolvidas por participantes desses espaços para possibilitar a comparação multissítio e dar indícios transnacionais das formas de funcionamento das mídias feministas digitais.
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The aim of the research is to understand, from the trajectories of the members of the social world and based on the cases of Brazil and France, how digital feminist media publications are structured and why they are maintained. I chose to work with these two countries because they are major players in the international geopolitical scenario of the global South (Brazil) and North (France). I see feminist media activism as a space composed of the interstice between other social worlds, such as journalism, digital activism, and political militancy. To understand which forms of engagement are constructed by the group, the thesis analyzes the Brazilian publications AzMina, Think Olga and Lado M and the French publications Georgette Sand, Les Glorieuses and Madmoizelle. I use theories on gender studies and feminisms as bibliographical support. I also turn to the theoretical framework of symbolic interactionism correlated to the social worlds of the beckerian perspective to trace the conventions and ways of cooperation, interaction and negotiation constructed by the journalists and contributors to these publications. Moreover, I seek support from critical sociology and social field theory to observe the relations of power and domination that permeate the practice analyzed and the experiences of the interviewees. The methodology, of a qualitative and inductive nature, is based on ethnography with in-depth interviews with actresses and actors who participate to different degrees in the composition of the world – content producers, support teams and publics – and direct observation of the practices developed by participants in these spaces to enable multi-site comparison and provide transnational evidence of the ways in which digital feminist media work.
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Fabiane da Silva de Souza
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Imagens de um mundo impaciente: ensaio sobre futuros nas fotografias no século de sua emergência
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Orientador : CLAUDIA GUILMAR LINHARES SANZ
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MEMBROS DA BANCA :
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CLAUDIA GUILMAR LINHARES SANZ
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TIAGO QUIROGA FAUSTO NETO
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RONALDO ENTLER
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André Piazera Zacchi
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ANDRÉA CARLA SCANSANI
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Data: 11/12/2023
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Em uma formulação muito original, Walter Benjamin (1987) viu na fotografia a presença de futuros passados. Entendeu que a fotografia abrigava um lugar imperceptível onde o futuro estaria aninhado e falando de tal modo que poderíamos descobri-lo com um olhar para trás. A fotografia, nesse sentido, aninha um futuro que só encontraremos depois, quando pudermos lê-lo com os olhos atualizados de outro presente. O gesto ensaístico desta pesquisa se desenvolve a partir dessa sugestão deixada por Benjamin de que as fotografias fazem um ninho com o futuro, recolhem centelhas do que foi sonhado por quem a fez e por quem foi fotografado, abrigam rastros de uma época, de sua cultura, de seus anseios. Assim, pudemos investigar e formular a respeito de formas de futuro manifestadas nas fotografias e nas suas redondezas no século de sua emergência, na cultura do século XIX.
No primeiro capítulo, reconhecemos em fotografias feitas da janela, por seus inventores e admiradores, a expressão de uma ideia de futuro, a crença da participação da fotografia na história do progresso. No segundo capítulo, encontramos imagens impregnadas com a presença de uma permanência no tempo, de envios de expectativas passadas. Essas fotografias então ganham formas fantasmais — quando atualizadas, encarnam a presença de uma inclinação do futuro passado. No terceiro capítulo, investigamos como as fotografias científicas do século XIX trabalharam na constituição de experiências com o porvir, em um campo aberto de previsões e imprevistos disparados pelas imagens, vistas por novos olhos. Esta tese apresentou um caminho possível tomado pelo elo histórico entre fotografias e futuro. Um vínculo de sentidos fluidos, que, por fim, nos convoca a pensar sobre como nos relacionamos atualmente com as fotografias e se, com elas, ainda sonhamos e somos fisgados pelo futuro.
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In a very particular formulation, Walter Benjamin (1987) found in photography the presence of past futures. He understood that photography harbored an imperceptible place where the future was nested and where it speaks in such a way that we could discover it with a retrospective look. In this sense, photography nestles a future that we will only find later, when we can read it with the updated eyes of another present. The essayistic gesture of this research develops itself based on the suggestion left by Benjamin that photographs nestle the future, collect sparks of what was dreamt of by those who made it and those who were photographed, harbor traces of an era, its culture, its longings. Thus, we were able to investigate and compose of the future manifested in photographs and their surroundings in the century of their emergence, in 19th century culture.
In the first chapter, we discover in photographs taken from the window, by their inventors and admirers, the expression of an idea of the future, the belief in photography's participation in the history of progress. In the second chapter, we find images permeated with the presence of a permanence in time, of sendings of past expectations. These photographs then take on phantasmal forms — when actualized, they embody the presence of an inclination from the past future. In the third chapter we investigate how 19th century scientific photographs worked to create experiences of the future, in an open field of predictions and unforeseen events triggered by images seen through new eyes. This thesis has presented a possible path taken by the historical link between photographs and the future. A link of fluid meanings, which finally summons us to think about how we currently relate to photographs and whether, with them, we still dream and are hooked by the future.
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