|
Dissertações |
|
1
|
-
Rogério Luiz de Oliveira
-
Teatro de Quintal: processos de composição teatral em Unaí-MG, de nova utopia à insurgência poética
-
Orientador : NITZA TENENBLAT
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GILBERTO ICLE
-
GISLAINE REGINA POZZETTI
-
NITZA TENENBLAT
-
RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
Data: 07/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A Cia. Pé na Estrada, grupo teatral de que faço parte, desde 2015 vem produzindo e apresentando seu teatro em Unaí, uma cidade agropecuária, localizada no estado de Mi-nas Gerias e a 150 km de Brasília, onde não há galerias, teatros ou salas de espetáculo. Sem outro espaço que nos recebesse, começamos a ensaiar e apresentar nossos trabalhos no quintal da casa de um dos integrantes do grupo, em um bairro periférico de Unaí. O que parecia uma alternativa temporária para o grupo foi se mostrando uma possibilidade estética e ética para as nossas criações. Lá acabamos fundando o Teatro de Quintal, que por ser um espaço teatral com muitas especificidades, limitações, mas também potências, tem nos guiado para uma forma particular de fazer o teatro. Na pesquisa estudei a história de Unaí (nos livros dos historiadores Maria Torres Gonçalves e Oliveira Mello), a história da prática do teatro na cidade (pelo relatos dos dois historiadores e por meio de entrevistas que fiz com artistas locais), além da trajetória da Cia. Pé na Estrada e da análise de seus processos criativos, colhendo elementos que ajudam a entender o Teatro de Quintal não só como o espaço teatral alternativo do grupo, mas também como a sua poética política, o seu modo doméstico e comunitário de produção teatral, que se constitui como uma insurgência cultural numa cidade interiorana governada pelas exigências do agronegócio. À luz de Rosyane Trotta e Patrícia Fagundes, de seus estudos sobre coletivos teatrais desafiando a realidade neoliberal que tanto dificulta as produções simbólicas no Brasil, mas também de reflexões de Augusto Boal, Henri Lefebvre, David Harvey e Michel Fou-cault, utopias do teatro e do mundo, busco mostrar como, mesmo na precariedade, o Te-atro de Quintal da Cia. Pé na Estrada funda outros espaços na realidade geográfica, his-tórica e cotidiana de Unaí, constituindo lutas pelo direito à cidade e pelo direito à fruição do teatro nas cidades de interior da região central do país, onde, nas últimas décadas, o aumento das populações nas áreas urbanas tem sido motivado pelo agronegócio, cujo poder financeiro e político se estende inclusive ao campo da cultura.
-
Mostrar Abstract
-
Cia. Pé na Estrada is a theater company of which I am part. Since 2015 they have produced and staged their plays in Unaí, a rural town in Minas Gerais state located 150 km from Brasília. There are no art galleries, theaters or performance spaces there. Having nowhere else to work, we began to rehearse and perform in one of our members’ backyard, in a marginalized neighborhood of Unaí. At first seemingly a provisional alternative for the group, this circumstance gradually presented itself as a possibility for the aesthetics and ethics of our creation. It was there that we eventually started the Backyard Theater. Since this was a theatrical space with both many peculiarities and limitations but also potentialities, it has guided us towards a form of stagecraft of its own. My research included the history of Unaí (works by historians Maria Torres Gonçalves and Oliveira Mello), the history of theatre practices in that town (historians’ reports and interviews with local artists), Cia. Pé na Estrada’s own trajectory as well as the analysis of their creative processes. The material thus collected leads to the finding of the Backyard Theater not only as an alternate performing space for the company, but also as their political poetics, their domestic and communal form of stagecraft. Ultimately, it was a cultural insurgency in a parochialist town ruled by the demands of agribusiness. I base my considerations on Rosyane Trotta and Patrícia Fagundes, who have researched theatrical collectives in their challenge of the neoliberal state of affairs that impairs symbolic work at every turn in Brazil. Other refeences were Augusto Boal. Henri Lefebvre, David Harvey and Michel Foucault, as well as utopian instances throughout theatre and the world. As agribusiness pushes for demographic growth in rural settlements, its economic and political clout overreaches into cultural affairs. Against that background, I aim to demonstrate how, even faced with precariousness, Cia. Pé na Estrada’s Backyard Theater breaks new ground in Unaí’s geographical, historical, and workaday conditions and becomes a struggle for the right to the city and to the enjoyment of theater in rural areas of central Brazil
|
|
2
|
-
Meimei Camila Silveira Alves Bastos
-
Versos que inquietam, ensinam e desetiquetam: a slam
-
Orientador : RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
JORGE DAS GRACAS VELOSO
-
LUCIANA HARTMANN
-
MIRIANE DA COSTA PEREGRINO
-
Data: 27/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este é um trabalho sobre slam a partir de perspectivas empíricas e teóricas. Início esta dissertação descrevendo o funcionamento, os elementos e as principais regras das batalhas de poesia falada. Subsequentemente, realizo um levantamento histórico da manifestação abordando desde sua origem nos Estados Unidos até os tempos atuais. Também apresento o mapeamento da presença da slam no Brasil e na América Latina; compartilharei memórias, experiências e produções acumuladas a partir do contato e da troca com comunidades de slam em território nacional e internacional. Na segunda rodada e na conclusão desta investigação a partir do levantamento bibliográfico e do diálogo com autorias de diversos campos do saber, me dedico a analisar e refletir sobre as potencialidades cênicas, educacionais, sociais e políticas da slam buscando compreendê-la como um espaço de ensinoaprendizagem e do que chamo aqui de rito de desetiquetamento social. Concluiu-se que a performance poética característica da slam vai além da simples recitação de poemas; ela representa uma manifestação de identidade, resistência e transformação. As participantes utilizam a poesia do corpo e da voz como uma ferramenta para desafiar as normas e os estereótipos sociais, expressando suas experiências e perspectivas de forma autêntica e profunda. Dessa maneira, concluo que a slam se torna um ritual de desconstrução social; pois a sociedade que antes rotulava alguém como possível criminoso passa a enxergá-lo com outros olhos - não mais como tal rótulo pejorativo - mas sim como poeta ou artista.
-
Mostrar Abstract
-
This is a work about slam from empirical and theoretical perspectives. I begin this dissertation by describing the functioning, elements, and main rules of spoken word poetry battles. Subsequently, I conduct a historical survey of the phenomenon, covering from its origins in the United States to the present day. I also present a mapping of the presence of slam in Brazil and Latin America; I will share memories, experiences, and productions accumulated from contact and exchange with slam communities on national and international territory. In the second round and in the conclusion of this investigation, based on bibliographic research and dialogue with authors from various fields of knowledge, I dedicate myself to analyzing and reflecting on the scenic, educational, social, and political potentialities of slam, seeking to understand it as a space for teaching and learning and what I call here a ritual of social destigmatization. It is concluded that the characteristic poetic performance of slam goes beyond the simple recitation of poems; it represents a manifestation of identity, resistance, and transformation. Participants use the poetry of body and voice as a tool to challenge social norms and stereotypes, expressing their experiences and perspectives authentically and profoundly. In this way, I conclude that slam becomes a ritual of social deconstruction; for the society that once labeled someone as a possible criminal begins to see them in a different light - no longer as such a pejorative label - but rather as a poet or artist.
|
|
3
|
-
Rosanna Ferreira Viegas
-
DEPURAÇÂO DA ALMA: oráculo, performance e trabalho sobre si
-
Orientador : RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALICE STEFANIA CURI
-
LUCIANA AIRES MESQUITA
-
RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
-
SIMONE SILVA REIS MOTT
-
Data: 28/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho apresenta o processo composicional de uma artista que se coloca em uma perspectiva alquímica quando se propõe a transmutar o chumbo em ouro no sentido espiritual, por meio de uma jornada iniciática de autoconhecimento e transformação de si, coagulada em uma performance-ritual-oracular-autobiográfica-1x1. A pesquisa colhe informações sobre a alquimia, oráculos, tarô, sincronicidade, verticalidade, umbanda e a arte da performance. Em um trabalho sobre si, as experiências da artista são matéria-prima da pesquisa alquímica, e como resposta criativa a impermanência da vida, cria-se um oráculo das imagens registradas no litoral de São José do Norte, no extremo sul do Rio Grande do Sul. As imagens foram editadas em analogia ao tarô e sobrepostas por colagens através de uma seleção iconográfica de diversos arcanos, e estão disponíveis na dissertação e em uma performance singular, onde a cada execução, a relação 1x1 proporciona uma dimensão ritualística e oracular em um diálogo íntimo entre a artista e a espectadora-consulente.
-
Mostrar Abstract
-
The work presents the compositional process of an artist who places herself in an alchemical perspective when she proposes to transmute lead into gold in the spiritual sense, through an initiatory journey of self-knowledge and transformation of the self, coagulated in a 1x1 performance-ritual-oracular-autobiographical. The research gathers information about alchemy, oracles, tarot, synchronicity, verticality, mbanda and the art of performance. In a work about herself, the artist’s experiences are the raw material of alchemical research, and as a creative response to the impermanence of life, an oracle is created from the images recorded on the coast of São José do Norte, in the extreme south of Rio Grande do Sul.The images were edited in analogy to the tarot and superimposed by collages through an iconographic selection of several arcana, and are available in the dissertation and in a singular performance, where at each performance, the 1x1 relationship provides a ritualistic and oracular dimension in an intimate dialogue between the artist and the spectator-querent.
|
|
4
|
-
Jordana Mascarenhas de Oliveira
-
Potencialidades relacionais no teatro um para um: criação, dramaturgias, encontro e relatos de experiências
-
Orientador : ALICE STEFANIA CURI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALICE STEFANIA CURI
-
ELISABETH SILVA LOPES
-
GISELLE RODRIGUES DE BRITO
-
MATTEO BONFITTO JUNIOR
-
Data: 28/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa é uma investigação a respeito dos modos de criação, dramaturgias e encontro dentro do teatro um para um, a partir do estudo de algumas ocorrências na Argentina e Brasil e, mais especificamente, dentro da experiência de minha autoria, o espetáculo Inominável. A pesquisa envolve também a reflexão sobre como esses processos podem tornar a intérprete ou performer mais receptiva, porosa e permeável à troca com espectadoras, sendo um exercício de desenvolvimento de uma “musculatura” não somente criativa, mas também relacional para o trabalho de atuação e para as dramaturgias que podem surgir desses processos.
|
-
Mostrar Abstract
-
This research investigates the types of creation, dramaturgy, and encounter within oneto-one theater based on a study of a few historical occurrences in Europe, Argentina, and Brazil, and in particular my experience with the work entitled Inominável (“Unnamable”) of my own authorship, where autofiction construction processes are analyzed by accessing the mnemonic field and each actor’s personal mythology. The work also considers how those processes can render an interpreter or performer more receptive, porous, and permeable to their exchange with the audience, thus constituting an exercise to develop muscles that are not only creative, but also relational vis-à-vis the acting work and dramaturgies that may stem from those processes.
|
|
5
|
-
Camila de Sant'Anna Ribeiro
-
Teatro para bebês no Brasil: por reinvenções a partir das brasilidades
-
Orientador : RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RITA DE CASSIA DE ALMEIDA CASTRO
-
LUCIANA HARTMANN
-
GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO
-
JOANA ABREU PEREIRA DE OLIVEIRA
-
Data: 20/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo discorre sobre a poética cênica voltada para bebês e seus acompanhantes, desenvolvida no continente europeu a partir da década de 1980 e presente no Brasil desde meados dos anos 2000. Com especificidades cênicas construídas a partir de observações em creches e pesquisas das mais variadas áreas de conhecimento sobre bebês e seus acompanhantes em terras europeias, tal poética desembarca no Brasil influenciando inúmeros artistas. Contudo, como defendem vários pesquisadores das áreas da neurociência, antropologia e psicologia (a serem mencionados nesse estudo), os bebês possuem cultura, assim como seus cuidadores, que são cruciais para que os bebês se conectem com as apresentações. A partir dessa perspectiva, este estudo explicita uma tendência de procedimentos — desenvolvido por e para europeus — que vem se repetindo nas poéticas cênicas feitas para bebês e seus acompanhantes em algumas cidades brasileiras e questiona se esta prática deveria ser reinventada a partir das culturas brasileiras. Portanto, a reflexão desta pesquisa é: como podemos construir uma poética cênica em que bebês e seus acompanhantes brasileiros possam viver uma fruição duplamente poderosa: o pertencimento cultural e a experiência artística.
-
Mostrar Abstract
-
This study discusses theatrical poetics designed for babies and their caregivers, which developed in Europe starting in the 1980s and has been present in Brazil since the mid2000s. With specific theatrical elements built from observations in nurseries and research from various fields about babies and their caregivers in European contexts, this poetics eventually arrived in Brazil, influencing numerous artists. However, as argued by various researchers in neuroscience, anthropology, and psychology (to be mentioned in this study), babies have culture just like their caregivers, which is crucial for babies to connect with performances. From this perspective, the study highlights a trend in procedures— developed by and for Europeans—that has been repeated in theatrical poetics made for babies and their caregivers in some Brazilian cities, and questions whether this practice should be reinvented based on Brazilian cultures. Therefore, the focus of this research is: how we can build a theatrical poetics in which Brazilian babies and their caregivers can experience a doubly powerful encounter: cultural belonging and artistic experience.
|
|
6
|
-
Wily da Silva Oliveira
-
Bloco Vai-Quem-Quer: adentrando a fresta e refazendo a festa no carnaval de rua da Cidade Ocidental-GO.
-
Orientador : JORGE DAS GRACAS VELOSO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JORGE DAS GRACAS VELOSO
-
LUCIANA HARTMANN
-
RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
THALES BRANCHE PAES DE MENDONÇA
-
Data: 03/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação tem por objetivo compreender as espetacularidades do bloco de carnaval de rua “Vai-Quem-Quer” de Cidade Ocidental - GO, a partir da noção transdisciplinar da Etnocenologia, buscando o diálogo com as Relações Étnico-Raciais. Esses diálogos estão contribuindo para um maior aprofundamento sobre o sentimento coletivo de pertença e para o fortalecimento da territorialidade cultural no município de Cidade Ocidental (GO), entorno periférico goiano do Distrito Federal. Para isso, lanço mão da Etnocenologia para perceber o movimento espetacular em sua dimensão estética, considerando primordialmente o reconhecimento dos aspectos pluriculturais e as singularidades dessa manifestação cultural. A pesquisa evidencia que o município é parte resultante das exclusões socioespaciais provocadas pela construção da Capital Federal, que gerou a relação antagônica entre centro e periferia. A falta de acesso a espaços culturais, educação e saúde de qualidade, bem como a ausência do carnaval ocidentalense na avenida, impulsionou os moradores da cidade a criarem, em 2014, um bloco carnavalesco em que se constituíram aspectos éticos-estéticos singulares que expressam suas identidades enquanto sujeitos da periferia geográfica brasiliense.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to understand the spectacularities of the carnival block street street "Vai-Quem-Quer" of Cidade Ocidental - GO, from the transdisciplinary notion of Ethnocenology, seeking dialogue with Ethnic-Racial Relations. These dialogues are contributing to a greater deepening of the collective sense of belonging and to the strengthening of cultural territoriality in the municipality of Cidade Ocidental (GO), surroundings peripheral region of the Federal District. For this, I use Ethnocenology to understand the spectacular movement in its aesthetic dimension, considering primarily the recognition of the multicultural aspects and the singularities of this cultural manifestation. The Research shows that the municipality is part of the socio-spatial exclusions caused by the construction of the Federal Capital, which generated the antagonistic relationship between center and periphery. The lack of access to cultural spaces, quality education and health, as well as the absence of Carnival of Ocidental on the avenue, encouraged the city's residents to create, in 2014, a carnival block in which unique ethical-aesthetic aspects were constituted that express their identities as subjects of the geographical periphery of Brasilia.
|
|
7
|
-
Pedro Castro Martins
-
Gestar: Experiências de gestão artística no Espaço PÉ DiReitO e suas relações com as atividades circenses.
-
Orientador : CESAR LIGNELLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CESAR LIGNELLI
-
EVELYN FURQUIM WERNECK LIMA
-
FABIANA LAZZARI DE OLIVEIRA
-
GISELLE RODRIGUES DE BRITO
-
Data: 14/11/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta um espaço cênico alternativo e as adaptações, constantes e necessárias, por meio das escolhas e ações de sua gestão para acolher as obras que ali são criadas ou performadas. Reflete-se sobre como o local é transformado pelos seus frequentadores, pela sua forma de gestão e como essas relações afetam mutuamente o ambiente, o rider e as obras e aqueles que ali transitam. Trata-se de um estudo de caso deste pequeno teatro localizado na Vila Telebrasília, região periférica da capital do país, o Espaço PÉ DiReitO. Criado em 2012, com a vocação para receber espetáculos de artes cênicas e circo, que vislumbra desde a formação de artistas, passando pela criação de espetáculos até a performance para o público. Este foi o ponto de partida desta pesquisa, um olhar sobre as experiências práticas e afetivas vividas em um espaço cênico, uma perspectiva criada e observada de dentro de casa. Assim também, esse texto é escrito.
-
Mostrar Abstract
-
This work presents an alternative scenic space and the adaptations, constant and necessary through the choices and actions of its management, to accommodate the artistic projects that are created or performed there. It reflects on how the place is transformed by its visitors, by its form of management and how these relationships mutually affect the environment, the productions and those who transit there. This is a case study of this small theater located in Vila Telebrasília, on the outskirts of the country's capital, the Espaço PÉ DiReitO. Created in 2012, with the vocation to host performing arts and circus shows, it envisions from the training of artists, the creation of shows to performance for the public.
|
|
8
|
-
Rivka Faria Pereira da Silva
-
AUTONOMIA CÊNICA: POTENCIALIDADES CRIATIVAS DA AUTODIREÇÃO EM CENA
-
Orientador : LIDIA OLINTO DO VALLE SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FLÁVIO DE CAMPOS BRAGA
-
JOSE JACKSON SILVA
-
LIDIA OLINTO DO VALLE SILVA
-
LUCIANO MATRICARDI DE FREITAS PINTO
-
Data: 19/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa investiga o processo generativo, potencial e exploratório da imersão no universo cênico-criativo e seus desdobramentos na dramaturgia do ator por meio do exercício da autodireção. Busca-se compreender como a autodireção contribui para a construção cênica do artista e sua autonomia em cena, considerando o artista como um ser que transita pelas linguagens cênicas de atuação, direção, dança, expressão corporal, ritmo e música. Essas linguagens proporcionam um rico repertório de recursos e potencialidades dramatúrgicas. A pesquisa se estrutura em três capítulos, abordando um panorama histórico da direção e da autodireção, a criação coletiva e o processo colaborativo, exemplos de solos autodirigidos e a experiência pessoal com a autodireção. O foco central reside nos processos criativo-investigativos da articulação de elementos composicionais de um corpo autoconsciente e emancipado para a cena.
-
Mostrar Abstract
-
This research investigates the generative, potential, and exploratory process of immersion in the creative-scenic universe and its consequences for the actor's dramaturgy through the exercise of self-direction. It seeks to understand how self-direction contributes to the artist's scenic construction and autonomy on stage, considering the artist as a being who transits through the scenic languages of acting, directing, dance, body expression, rhythm, and music. These languages provide a rich repertoire of resources and dramaturgical potential. The research is structured in three chapters, addressing a historical overview of direction and self-direction, collective creation and the collaborative process, examples of selfdirected solos, and personal experience with self-direction. The central focus lies on the creative-investigative processes of articulating compositional elements of a self-aware body, emancipated for the stage
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
Danilo Henrique Faria Mota
-
A dramaturgia épica em “Papa Highirte” de Oduvaldo Vianna Filho: O Teatro no Brasil sob a Censura.
-
Orientador : RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
ELIZANGELA CARRIJO
-
ANDRE LUIS GOMES
-
ALEXANDRE VILLIBOR FLORY
-
MARIA SILVIA BETTI
-
Data: 26/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A tese analisa a dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho, elegendo a peça teatral “Papa Highirte”, escrita pelo dramaturgo e censurada no ano de 1968. O objetivo é refletir sobre os impasses do trabalho artístico de Vianna, no período da ditadura civil-militar brasileira, com o intuito de verificar o amadurecimento da escrita do autor e do uso dos expedientes dramatúrgicos na experiência da construção de uma obra épica.
-
Mostrar Abstract
-
The thesis analyzes the dramaturgy of Oduvaldo Vianna Filho, choosing the play “Papa Highirte”, written by the playwright and censored in 1968. The objective is to reflect on the impasses in Vianna's artistic work, during the period of the Brazilian civil-military dictatorship. , with the aim of verifying the maturity of the author's writing and the use of dramaturgical devices in the experience of constructing an epic work.
|
|
2
|
-
Cícero Félix de Sousa
-
"Nasci, criei e tô aqui até hoje” - As espetacularidades do cotidiano rural no Altar do Menino Deus e Folia de Nossa Senhora do Livramento, em Canápolis (BA).
-
Orientador : JORGE DAS GRACAS VELOSO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JORGE DAS GRACAS VELOSO
-
LUCIANA HARTMANN
-
RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS
-
ALEXANDRA GOUVÊA DUMAS
-
MARLINI DORNELES DE LIMA
-
Data: 18/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese tem como propósito compreender como o Altar do Menino Deus e a Folia de Nossa do Livramento, manifestações sagracionais que acontecem há várias décadas no Jataí, comunidade rural de Canápolis (BA), no Território de Identidade Bacia do Rio Corrente, Oeste da Bahia, têm resistido na contextualidade da região que se transformou em uma das mais recentes fronteiras agrícolas do Brasil. Reconhecidas pela Etnocenologia como fenômenos sociais extraordinários da cena contemporânea, essas manifestações são marcadas por resíduos do devocionário colonial português, pelas culturas afro-indígenas e constituem um espaço de socialização rural e de resistência cultural. Esta tese é estruturada a partir da subjetividade existencial da rezadeira dona Pulu, faz uma abordagem transdisciplinar e cosmoperceptiva sobre essas tradições que transgridem a rotina do cotidiano rural do território com estéticas sonoras e visuais, reunindo gente de várias comunidades para celebrar a poíesis da fé, o estar juntos em festa e com o sagrado.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis aims to understand how the Altar of Menino Deus and the Folia de Nossa do Livramento, sacred manifestations that have been taking place for several decades in Jataí, a rural community in Canápolis (BA), in the Rio Corrente Basin Identity Territory, West of Bahia , have resisted in the context of the region that has become one of the most recent agricultural frontiers in Brazil. Recognized by Ethnocenology as extraordinary social phenomena of the contemporary scene, these manifestations are marked by residues of Portuguese colonial devotion, by Afro-indigenous cultures and constitute a space for rural socialization and cultural resistance. This thesis is structured based on the existential subjectivity of the prayer woman Dona Pulu, it takes a transdisciplinary and cosmoperceptive approach to these traditions that transgress the routine of rural daily life in the territory with sound and visual aesthetics, bringing together people from different communities to celebrate the poíesis of faith, being together in celebration and with the sacred.
|
|
3
|
-
Luciana Maria Rodrigues Gresta
-
“Tem um corpo nessa cor: um estudo das performances narrativas das crianças da educação básica como modo de abordar as relações raciais e o racismo no ambiente escolar."
-
Orientador : GILBERTO ICLE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GILBERTO ICLE
-
JORGE DAS GRACAS VELOSO
-
LUCIANA HARTMANN
-
CELINA NUNES DE ALCÂNTARA
-
MONICA TORRES SANTOS
-
Data: 26/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo central compreender como as crianças negras e brancas narram suas experiências raciais nos contextos da escolarização pública, apoiada em uma abordagem interdisciplinar, que articula saberes sobre a negritude, a branquitude e o racismo, a interface entre os Estudos da Performance e a Educação, e a Sociologia das Infâncias. O trabalho de campo foi realizado com duas turmas do quinto ano do Ensino Fundamental, compostas por crianças com a faixa etária entre 10 e 12 anos, da EC 04 do Paranoá, região periférica do Distrito Federal, nos meses de maio e junho de 2022. O percurso metodológico,pensado para ser guiado por uma prática planejada,foi desnorteado pelas corporalidades das crianças que, nas brincadeiras organizadas, nas dinâmicas interativas, nos jogos teatrais e nas experimentações cênicas, performavam suas narrativas acerca dos racismos, por intermédio de uma etnografia afetivo-performativa instrumentalizada pelo próprio corpo infante. Nesse sentido, as performances narrativas contextualizadas e produzidas pelos estudantes, nos diversos formatos –áudios, cenas, fotografias, desenhos, registros escritos –,compuseram as expressões cênicas de suas emoções, sentimentos e percepções acerca de suas experiências racializadas, nas quais os seus corpos comunicaram muito além das palavras. A análise interpretativa e inferencial dessas performances aponta a potência comunicativa da criança que narra sua própria história, (re)conta o passado vivo em sua memória e, assim, protagoniza e ressignifica sua experiência no agora. Configura-se, assim, a compreensão dos caminhos de explicitação das relações racializadas que afetam os corpos das crianças na educação básica. Um entendimento que, enquanto saber incorporado, exige uma percepçãomais atenta, compreensiva e sensível entre os adultos e as crianças na escolarização; a aproximação da realidade cotidiana delas com o contexto escolar e, principalmente, a efetiva percepção e acolhida pela escola dos impactos causados pelo racismo estrutural e institucionalizado na vida emocional e cognitiva das infâncias negras.
-
Mostrar Abstract
-
The main objective of this research is to understand how black and white children narrate their racial experiences in the contexts of public schooling, supported by an interdisciplinary approach that articulates knowledge about blackness, whiteness and racism, the interface between Performance Studies and Education, and the Sociology of Childhoods.The fieldwork was carried out with two classes of the fifth year of Elementary School, composed of children aged between 10 and 12 years, from EC 04 of Paranoá,peripheral region of the Federal District, in the months of May and June 2022.The methodological path designed to be guided by a planned practice was bewildered by the corporalities of the children who, in organized games, interactive dynamics, theatrical games and scenic experiments, performed their narratives about racism, through an affective-performative ethnography instrumentalized by the infant's own body.In this sense, the narrative performances contextualized and produced by the students in various formats –audios, scenes, photographs, drawings, written records –composed the scenic expressions of their emotions, feelings and perceptions about their racialized experiences, in which their bodies communicated far beyond words.The interpretative and inferential analysis of these performances points to the communicative power of the child who narrates his own story, (re)tells the living past in his memory and, thus, prostars and resignifies his experience in the now.Thus, the understanding of the ways of explaining the racialized relations that affect children's bodies in basic education isconfigured.An understanding that, as embodied knowledge, requires a more attentive, understanding and sensitive perceptionbetween adults and children in schooling;the approximation of their daily reality with the school context and, mainly, the effective perception and acceptance by the school of the impacts caused by structural and institutionalized racism in the emotional and cognitive lives of black childhoods.
|
|
4
|
-
Adailson Costa dos Santos
-
SALVE A ALDEIA TABOKAGRANDE: PERCEPÇÕES ETNOCENOLÓGICAS SOBRE OS BONECOS GIGANTES EM TAQUARUÇU – TO
-
Orientador : JORGE DAS GRACAS VELOSO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JORGE DAS GRACAS VELOSO
-
ELISABETH SILVA LOPES
-
LUCIANA HARTMANN
-
ALEXANDRA GOUVÊA DUMAS
-
MARLINI DORNELES DE LIMA
-
Data: 16/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Tudo está em movimento. Este trabalho, este texto, este resumo, a cultura e nossas identidades. Este trabalho faz, sob a afetação metodológica da Etnocenologia, um estudo sobre a Aldeia TabokaGrande, Distrito de Taquaruçu / Tocantins. O intuito deste estudo é compreender as atividades que ocorrem neste centro cultural e artísticos com a proposta de tese de que: a aldeia seja uma tradição inventada a partir da necessidade de pertencimento de seus fazedores. Dentro da viagem proposta no trabalho a primeira parada é na TabokaGrande com sua história, personagens e participantes. Através da proposição da Poética das Andanças apresento os caminhos que levaram até o aparecimento da tradição. A segunda parada da viagem se debruça sobre a categoria do pertencimento, partindo de pressupostos teóricos acerca das noções de identidade e identificação. Posteriormente, a última para trata dos apontamentos sobre o que vem a ser cultura, como ela se inventa e o que determina que uma tradição deve ser intitulada desta forma. Por fim, e possível perceber a Aldeia como uma tradição criada a partir da transculturação, conceito caro a Etnocenologia, com a finalidade de orientar as identidades e identificações dos participantes. Este movimento cria o que é chamado de espaço de pertencimento.
-
Mostrar Abstract
-
Everything is in motion. This work, this text, this summary, culture and our identities. This work makes, under the methodological affectation of ethnocenology, a study on Aldeia TabokaGrande, district of Taquaruçu / Tocantins. The purpose of this study is to understand the activities that take place in this cultural and artistic center with the thesis proposal that: the Aldeia is a tradition invented from the need for belonging of its makers. For the organization of thought, I initially discuss the category of belonging, based on theoretical assumptions about the notions of identity and identification. Subsequently, notes are made about what culture is, how it is invented and what determines that a tradition should be titled in this way. Finally, through the description of the manifestation, I seek to apprehend the relationships proposed in the thesis.
|
|
5
|
-
ADRIANA FERREIRA COELHO LODI
-
POÉTICAS E PEDAGOGIAS CÊNICO-PERFORMATIVAS FEMINISTAS - autobiograficções como dispositivo de invenção.
-
Orientador : FERNANDO ANTONIO PINHEIRO VILLAR DE QUEIROZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO ANTONIO PINHEIRO VILLAR DE QUEIROZ
-
ELISABETH SILVA LOPES
-
SULIAN VIEIRA PACHECO
-
ANA CRISTINA FILGUEIRA GALVAO
-
LUCIANA DE FÁTIMA ROCHA PEREIRA DE LYRA
-
Data: 25/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa investiga a potência de processos e procedimentos artísticos e pedagógicos que usufruem de autobiograficções como dispositivo de invenção nas artes da cena a partir de uma performatividade crítico feminista. Explora esta hipótese num movimento teórico-prático, artístico-pedagógico no ensino superior, com duas turmas do curso de Artes Cênicas da UnB, e no processo de criação autoral do espetáculo Senhora P, que aborda as questões de violência contra a mulher e que encorpa o objeto desta tese. Em 5 trilhas e com metodologia cartográfica de abordagem, a pesquisa se funda na urgência da incorporação de pedagogias feministas nos campos da educação principalmente no que tange às artes da cena. Aponta noções e entendimentos dos engendramentos possíveis entre a educação, os territórios cênico-performativos e o feminismo para apresentá-los numa organização conceitual estética, ética e sócio-política adequada e relevante para a formação de estudantes de teatro da educação básica e superior. Os conceitos investigativos sobre ensino e aprendizagem estão ancorados principalmente no pensamento crítico feminista de bell hooks, na cognição inventiva de Virgínia Kastrup, na noção de experiência de Jorge Larrosa Bondía, na pedagogia crítica de Paulo Freire e bell hooks, na filosofia da diferença na perspectiva de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Suely Rolnik; bem como no pensamento feminista negro com Audre Lorde, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, entre outras. Os estudos da performance e suas distintas dimensões processuais, liminares, de intervenção na realidade, são importantes aqui para pensar e fomentar territórios de práticas pedagógicas e de pesquisa expandidos, em diálogo com distintas/os pesquisadores dentre as/os quais Richard Schechner, Diana Taylor, Eleonora Fabião e Elyse Lamm Pineau. Observa ainda as tensões entre realidade e ficção, estruturais para os teatros do real, e conjectura a partir daí que explorar processos e procedimentos de criação autobiograficcionais favorecem processos de autonomia, resistência, compreensão e reconhecimento das opressões e dominações hegemônicas nos campos das artes e da educação.
-
Mostrar Abstract
-
This research investigates the power of artistic and pedagogical processes and procedures which use autobiografiction as a device for invention in the performing arts based on a feminist critical performativity. It explores this hypothesis in a theoretical-practical, artistic-pedagogical movement in higher education, with two classes from the Performing Arts course at UnB, and in the process of authorial creation of the spectacle Senhora P, which addresses issues of violence against women and which embodies the object of this thesis. Through five trails and with a cartographic approach methodology, the research is based on the urgency of incorporating feminist pedagogies in the fields of education, especially with regard to the performing arts. It points out notions and understandings of the possible engendering between education, scenic-performative territories and feminism to present them in an aesthetic, ethical and socio-political conceptual organization suitable and relevant for the training of theater students in basic and higher education. The investigative concepts about teaching and learning are anchored mainly in the feminist critical thinking of bell hooks, the inventive cognition of Virgínia Kastrup, the notion of experience of Jorge Larrosa Bondía, the critical pedagogy of Paulo Freire and bell hooks, the philosophy of difference in perspective by Gilles Deleuze, Félix Guattari and Suely Rolnik; as well as in black feminist thought with Audre Lorde, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, among others. Performance studies and their distinct procedural, liminal, and intervention dimensions in reality are important here to think about and foster expanded territories of pedagogical and research practices, in dialogue with different researchers, including Richard Schechner, Diana Taylor , Eleonora Fabião and Elyse Lamm Pineau. It also observes the tensions between reality and fiction, structural for the theaters of the real, and conjectures from there that exploring autobiografictional creation processes and procedures favours processes of autonomy, resistance, understanding and recognition of oppressions and hegemonic dominations in the fields of arts and education.
|
|
6
|
-
Marcos Vinicius Buiati Rezende
-
Monstruar como ato de criação: práticas para se dançar com o infamiliar
-
Orientador : ALICE STEFANIA CURI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALICE STEFANIA CURI
-
ELISABETH SILVA LOPES
-
GISELLE RODRIGUES DE BRITO
-
MARISA MARTINS LAMBERT
-
JARDEL SANDER DA SILVA
-
Data: 22/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese estrutura-se em torno do enlace entre dança e as teorias da monstruosidade, e objetiva sistematizar práticas de criação a partir da definição de monstruar: ato de deriva em direção ao monstro como função na criação, em processos de subjetivação e na prática pedagógica. Partindo primordialmente de uma metodologia da prática, ancorada na experiência e nas salas de ensaio, propõe também uma perspectiva metodológica monstrulabiríntica. A amostra de análise ancora-se em um percurso de pesquisa~criação que se realizou entre 2017 e 2024, mais especificamente em quatro processos composicionais desenvolvidos nesse período: dois espetáculos – O Fio de Minos (2019) e O Inquietante (2021) – e duas imersões práticas –Desmonte~Manada (2022) e Derivas do Inquietante (2023). Intentou-se aproximar a noção de monstro com o infamiliar, conceito da psicanálise freudiana (das unheimliche), como estratégia de criação em dança que agencia processos de subjetivação. Delineia-se daí a noção de função~monstro como marco conceitual para se pensar os monstros como operadores em processos de criação em dança, o que culmina no desenvolvimento e sistematização dos operadores de ativação do infamiliar: protocolos de ações físicas que visam proporcionar a desfiguração e o borramento do corpo cênico, de modo a criar estados corporais singulares e potentes. Observou-se na proposta a desestabilização de políticas de criação outrora vigentes que conformavam práticas, ensaios, encenações e hierarquias de criação, enveredando-se também discussões acerca das relações entre dança e política na direção de se afirmar uma ética do corpo em movimento frente a um presente opressor. Como síntese, a tese propõe duas práticas de criação para se alcançar os objetivos aqui elencados: a prática P.B. (pós básicos) e a prática O.A.I. (operadores de ativação do infamiliar): a primeira estruturada em diálogo com um método de educação somática – Fundamentos Bartenieff – e a segunda, orientada pelos operadores de ativação do infamiliar. A partir do enlace entre as duas práticas, organiza-se a proposta de tese em torno do trânsito contínuo entre: ~ MONSTRUAR ~ P.B. ~ O.A.I. ~ Subjetivação ~ Corpo Cênico ~ Composição ~. Espera-se que as duas práticas de criação sejam base tanto para processos composicionais futuros, quanto para novos rearranjos e propostas no âmbito da criação em dança.
|
-
Mostrar Abstract
-
This thesis is structured around the link between dance and monstrosity theories and aims to systematize creation practices from the definition of monstruate: the act of drifting towards the monster as a function in creation, in subjectivation processes and in pedagogical practice. Starting primarily from a methodology of practice, anchored in experience and in rehearsal rooms, it also proposes a monstruoslabyrinthine methodological perspective. The analysis sample is anchored in a research~creation path that took place between 2017 and 2024, more specifically in four compositional processes developed in this period: two dance pieces – O Fio de Minos (2019) and O Inquietante (2021) – and two practical immersions – Desmonte~Manada (2022) and Derivas do Inquietante (2023). It was tried to approach the notion of monster closer to the uncanny, a Freudian psychoanalysis concept (das unheimliche), as a strategy in dance creation that mediates subjectivation processes. From this the notion of function~monster is delineated, as a conceptual framework to think of monsters as operators in creative processes in dance, which culminates in the development and systematization of the operators of uncanny activation: protocols of physical actions that aim to provide the disfigurement and blurring of the scenic body, in order to provoke unique and powerful bodily states. It was observed in the proposal the destabilization of creation policies that were once in force that shaped practices, rehearsals, stagings and hierarchies of creation, also embarking on discussions about the relations between dance and politics in the direction of affirming an ethics of the body in movement faced with an oppressive present. As a synthesis, the thesis proposes two creation practices to achieve the objectives listed here: the P.B. practice (post basics) and the O.U.A. practice (operators of uncanny activation): the first structured in dialogue with a somatic education method – Bartenieff Fundamentals – and the second, guided by the operators of uncanny activation. From the link between the two practices, the thesis proposal is organized around the continuous transit between: ~ Monstruate ~ P.B. ~ O.A.I. ~ Subjectivation ~ Scenic Body ~ Composition ~. It is hoped that the two creative practices will be the basis for future compositional processes, as well as for new rearrangements and proposals in the field of dance creation.
|
|
|
7
|
-
Fernanda Dias de Freitas Pimenta
-
Subversivas: palhaçarias feministas
-
Orientador : NITZA TENENBLAT
-
MEMBROS DA BANCA :
-
NITZA TENENBLAT
-
TIAGO ELIAS MUNDIM
-
ADRIANA PATRÍCIA DOS SANTOS
-
MARIA ÂNGELA DE AMBROSIS PINHEIRO MACHADO
-
MELISSA LIMA CAMINHA
-
Data: 30/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo investiga os modos pelos quais a palhaçaria feminina responde e contesta imposições de gênero demandadas às mulheres e, consolidando-se como instrumento para criações dramatúrgicas cômicas feministas. Almeja refletir sobre a palhaçaria criada e vivenciada por mulheres e suas relações com pensamentos/atitudes/ideias dos feminismos. Investigações sobre a mulher na palhaçaria, a comicidade e os diversos feminismos são pontos de partida para esta análise, que se desdobra em entrevistas com palhaças da contemporaneidade, abarcando também montagens cômicas de cenas e espetáculos brasileiros. Esta pesquisa mapeia discursos, narrativas e dramaturgismos feministas presentes nas palhaçarias contemporâneas, em seus diversos estilos: as (estrategicamente) binaristas, as decoloniais e as queers. Conta também com a criação e análise procedimental de um espetáculo solo vivenciado e montado por mim, palhaça-pesquisadora. A despeito de o surgimento da mulher na palhaçaria ter acontecido, ela só conseguiu exercer esta função por causa das transformações sociais em sua condição de vida, o que impulsionou sua atuação nas artes. Além disso, a atuação na palhaçaria é uma ação que promove mudanças na sociedade. Por meio da palhaçaria e da comicidade, defendo que podemos provocar reflexões sobre nossa condição de mulher, trazendo para o cerne da cena dramaturgias que evidenciam opressões de gênero. Numa cultura sexista e patriarcal, engendrada, como pode a construção social da mulher servir de base ao processo dramatúrgico e criativo das palhaças? E como se materializam as decisões dramatúrgicas das palhaças que abordam questões femininas, feministas e de gênero? Acredito que a metáfora cômica da palhaça parte de questões pessoais e íntimas para tocar em sistemas sociais engendrados e universais, de modo a, primeiramente, denunciar e, consequentemente, minimizar os prejuízos da desigualdade entre gêneros. Ao longo do trabalho, os principais diálogos são estabelecidos com a psicóloga Valeska Zanello, com a pesquisadora de gênero Judith Butler, e com a autora decolonial María Lugones, além das palhaças Daiani Brum, Ana Borges, Karla Cordeiro, Melissa Caminha e u pesquisadore e palhace Manu Cardoso. E, embora a pesquisa contemple os elementos responsáveis pela criação em palhaçaria, seu foco primordial é a recente renovação de suas dramaturgias cômicas por meio de um viés feminino, feminista e subversivo.
-
Mostrar Abstract
-
The text highlights the progress of a research that investigates the ways in which female clowning responds to and contests gender impositions demanded of women and, as such, consolidates itself as an instrument for comic and potentially feminist dramaturgical creations. It aims to reflect on the clowning created and experienced by women and its relationship with the thoughts/attitudes/ideas of feminisms. Investigations about women in clowning, comicity and various feminisms are the starting points for this analysis, which unfolds in interviews with contemporany clowns and investigation and analysis of a solo show experienced and mounted by me, a research clown. The investigation maps feminist discourses, narratives and dramaturgies present in contemporary clowning, in a horizontal and non-hierarchical way. Despite the appearance of women in clowning for some time, she only managed to exercise this function because there were social changes in her life condition, which boosted her performance in the arts. Through clowning and comic, I suppose we can provoke reflections on our condition as a woman by bringing dramaturgies that show gender oppression to the heart of the scene. In a sexist and hegemonically engendered patriarchal culture, how can the social construction of women serve as a basis for the dramaturgical and creative process of clowns? As clowns, comicity allows us to choose themes and signs that seek to highlight, break and destroy structural oppressions in relation to women’s living conditions and their behavioral limitations. The main dialogues will be with the psychologist and gender researcher Valeska Zanello, and the clowns Daiani Brum, Ana Borges and Karla Cordeiro. It is a research that focuses on the elements attributed to the creation of clowning, but with a focus on the recent renovation of its comic dramaturgies through a feminine, feminist and subversive bias.
|
|
8
|
-
Liubliana Silva Moreira Siqueira
-
NINHO DE SUCEIRAS: diálogos etnocenológicos a partir das espetacularidades do corpo feminino negro na Suça de Natividade-TO
-
Orientador : JORGE DAS GRACAS VELOSO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELA MARIA AMOROSO
-
FILIPE DIAS DOS SANTOS SILVA
-
JORGE DAS GRACAS VELOSO
-
LUCIANA HARTMANN
-
MARLINI DORNELES DE LIMA
-
Data: 30/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo o diálogo a partir das espetacularidades do corpo feminino negro na suça de Natividade-TO. A suça é uma manifestação cultural de origem africana e, assim como outras expressões artísticas presentes no Brasil, passa a ser inserida nos ritos sagracionais portugueses gerando uma cultura de heranças estéticas brasileiras. Uma manifestação forjada por processos de transculturação, dinamicamente instaurados na região como forma de resistência dos símbolos e significações do povo negro no Tocantins. O referencial teórico aborda contribuições da Etnografia Decolonial tendo a Prática como Pesquisa e a Etnocenologia como procedimentos de análise e descrição. Trata-se de uma eflexão que tem como base os estudos de Armindo Bião e Leda Maria Martins, interconectados as questões de raça e gênero presentes nas pesquisas de Lélia Gonzalez, Djamila Ribeiro e Grada Kilomba. Tal proposta de interlocução mostra como a ausência de pesquisas que trazem a voz feminina tem inviabilizado o reconhecimento do lugar e o papel das mulheres na suça, ocultando assim o caminho de sua referência nessa história. Na tradição nagô, a ancestralidade feminina é representada por pássaros, assim destaco o corpo feminino negro na suça como arquivo vivo, mulheres-pássaros agindo na produção do seu ninho de tradições. Destarte, potencializar as vozes femininas nas manifestações culturais, pode contribuir para ampliar o debate no que tange as questões interseccionais, discursos conservadores, preconceituosos e dominadores nesse locus social, resultando em novas formas de (re)conhecimento do lugar da mulher no universo da cultura brasileira.
-
Mostrar Abstract
-
The present work aims to study the spectacularity of the female body in Suça of Natividade-TO. A traditional manifestation that encompasses dance and music, tradition centenary that has as its formative matrix the mixture of rituals deriving from cosmologies and African, indigenous and Portuguese traditions inserted in the religious festivals of different regions Brazilian women, which is reflected in the movements and gestures of the dance and in the musical instruments. It is a reflection from the ethnocenological point of view with a focus on body poetics women conducted by transcultural processes and has as a reference the studies of Fernando Ortiz, Armindo Bião and Leda Maria Martins, interconnected issues of racism and gender present in the research of Lélia Gonzalez, Djamila Ribeiro and Grada Kilomba. Such interlocution proposal shows how the absence of research that brings the female voice has made the recognition of the place and role of women in Suça unfeasible, thus hiding the way of its reference in history. In the Nagô tradition, female ancestry is represented by birds, this is how I highlight the female body in Suça as a living archive, bird women acting in the production of their nest of traditions. Thus, echoing the voice of the guardians of memory may point to new forms of (re)cognition of women in traditional manifestations breaking with the invisibility of their place in the universe of culture Brazilian.
|
|
9
|
-
Manu Castelo Branco de Oliveira Cardoso
-
Bololôs, armários, moitas e ruínas: apontamentos sobre comicidade e dissidência.
-
Orientador : MARIA BEATRIZ DE MEDEIROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA PATRÍCIA DOS SANTOS
-
ANA CAROLINA MULLER FUCHS
-
JENNIFER JACOMINI DE JESUS
-
JOICE AGLAE BRONDANI
-
MARIA BEATRIZ DE MEDEIROS
-
Data: 12/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho investiga, perambula, por moitas e ruínas, onde emaranham-se práticas artísticas diversas, em especial: a ópera, a commedia dell´arte, a palhaçaria e a arte drag. Os apontamentos levantados se dão, entretanto, não em função de um estudo comparativo entre as supracitadas linguagens artísticas ou em relação a perspectivas históricas tópicas, contrapondo dados, informações, autores, ou outros. O trabalho intenta ‘dar uma busca’ visando agregar situações, pessoas, grupos, máscaras, figuras, personagens, criações cênicas, identidades, que suportem dizer respeito a percursos queer, ou dissidentes, dentro de uma perspectiva da produção, agrupadas absoluta ou tangencial, como integrante das artes cômicas. O trabalho fala ainda da iteração entre criatura e criador, desde práticas onde a essas partes se fundem, confundem, de maneira heterônoma. Trata-se, pois, de uma pesquisa onde paralelismos, parecenças e paródias dão a base para aproximações simbólicas e estéticas, discutindo questões de gênero desde a lente da comicidade contemporânea
-
Mostrar Abstract
-
This work investigates, wanders, through thickets and ruins, where diverse artistic practices are entangled, in particular: opera, commedia dell'arte, clowning and the drag art. The notes raised, however, not due to do a comparative study between the aforementioned artistic languages or, in relation to topical historical perspectives, contrasting data, information, authors, or others. The work intends to aiming, to aggregate situations, people, groups, masks, figures, characters, scenic creations, identities, that supports referring to queer or dissident paths, within a production perspective, grouped absolute or tangential, as part a comic arts. The work also talks about the iteration between creature and creator, from practices where these parts merge as in a heteronomous way. It is, therefore, a research where parallelisms, similarities and parodies provide the basis for symbolic and aesthetic approximations, discussing gender issues from the lens of contemporary comics.
|
|
10
|
-
Barbara Duarte Benatti
-
MULHERES BRINCANTES: Mamulengueiras, Calungueiras, Mães, Pesquisadoras e o que mais couber.
-
Orientador : FABIANA LAZZARI DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIANA LAZZARI DE OLIVEIRA
-
NITZA TENENBLAT
-
SULIAN VIEIRA PACHECO
-
KELY ELIAS DE CASTRO
-
MARIA DAS GRAÇAS CAVALCANTI PEREIRA
-
Data: 11/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa se propõe a investigar as novas gerações de mulheres brincantes do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. A finalidade é compreender os mecanismos de subsistência das mulheres da tradição do Teatro de Bonecos Popular Nordeste, a partir de discussões como empoderamento, pertencimento e aclarar quais são as estruturas institucionais que garantem a proteção e continuidade das mulheres dentro dessa cultura. A pesquisa utiliza ferramentas quantitativas e qualitativas, combinando uma abordagem exploratória com estudo de caso e pesquisa-ação. Destaco a importância da escuta afetiva e da etnocenologia, enfatizando a relação entre pesquisadora e pesquisada, a Cida Lopes do grupo “Mamulengando Alegria” de Glória do Goitá-PE, como uma parceria entre iguais.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to investigate the new generations of women players in the Popular Puppet Theater of the Northeast. The purpose is to understand the subsistence mechanisms of women in the Northeastern Popular Puppet Theater tradition, based on discussions such as empowerment, belonging and clarifying the institutional structures that guarantee the protection and continuity of women within this culture. The work is anchored in dialogue with Cida Lopes from the group “Mamulengando Alegria” from Glória do Goitá-PE. As a methodological research process, I will use quantitative and qualitative tools.
|
|
11
|
-
JAILSON ARAÚJO CARVALHO
-
Habitação do corpo por meio do Teatro de Animação na escola
-
Orientador : IZABELA COSTA BROCHADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IZABELA COSTA BROCHADO
-
FABIANA LAZZARI DE OLIVEIRA
-
MARIANA DE LIMA E MUNIZ
-
MARIO FERREIRA PIRAGIBE
-
ROSSANA PERDOMINI DELLA COSTA VELLOZO
-
Data: 14/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo tem como objetivo analisar as possibilidades do Teatro de Animação aliado à Sala de Aula Invertida como perspectivas pedagógicas para o ensino de Artes Cênicas no Terceiro Ciclo de Aprendizagem em uma escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O Teatro de Animação pode ser entendido como o ato de oportunizar a ideia de “vida” a elementos inanimados, tais como: bonecos, personagens de sombras, entre outros. Já a Sala de Aula Invertida é vista como uma extensão da sala de aula presencial, em que o estudante realiza um estudo prévio dos conceitos estabelecidos pelo professor. Como viés metodológico, faz-se uso do estudo de caso, de cunho exploratório qualitativo, desenvolvido no Centro de Ensino Fundamental 101, localizado na Região Administrativa do Recanto das Emas, Distrito Federal, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: uma Proposta Pedagógica contendo 80 aulas distribuídas em quatro anos (20 aulas para cada ano – 6º, 7º, 8º e 9º) sobre teatro de sombras, boneco de luva e boneco de animação direta; utilização da Sala de Aula Invertida; registro em Diário de Bordo (pelos estudantes); registro audiovisual das aulas de teatro; e aplicação de três questionários online. Para os apoios teóricos, têm-se as ideias de: Dewey (2010) e Larrosa (2022), sobre experiência na arte; Bergmann e Sams (2018), sobre Sala de Aula Invertida; Ausubel (2000) e hooks (2017), sobre aprendizagem e socialização na escola; Carvalho (2015), sobre o Terceiro Ciclo; Amaral (2002, 2007, 2011), sobre teatro de animação, Amorós e Paricio (2005), artigos da Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animada e da revista Fantoche – Arte de los Títeres.
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to analyze the possibilities of Puppet Theater combined with the Flipped Classroom as pedagogical perspectives for teaching Performing Arts in the Third Cycle of Learning in a school of the State Department of Education of the Federal District. Puppet Theater can be understood as the act of providing the idea of “life” to inanimate elements, such as puppets, shadow characters, among others. The Flipped Classroom is seen as an extension of the classroom, in which the student carries out a prior study of the concepts established by the teacher. As a methodological bias, a qualitative exploratory case study is used, developed at the Elementary School Center 101, located in the Administrative Region of Recanto das Emas, Federal District, with students from the 6th to the 9th grade of Elementary School. The following methodological procedures were used: a Pedagogical Proposal containing 80 classes distributed over four years (20 classes for each year – 6th, 7th, 8th and 9th) on shadow theater, glove puppet and direct animation puppet; use of the Inverted Classroom; registration in a Logbook (by the students); audiovisual recording of theater classes; and application of three online questionnaires. For theoretical support, we have the ideas of: Dewey (2010) and Larrosa (2022), on experience in art; Bergmann and Sams (2018), on Inverted Classroom; Ausubel (2000) and hooks (2017), on learning and socialization at school; Carvalho (2015), on the Third Cycle; Amaral (2002, 2007, 2011), on puppet theater, Amorós and Paricio (2005), articles from Móin-Móin Journal of Studies on Animated Form Theater and from the magazine Fantoche – Arte de los Títeres.
|
|
12
|
-
Gabriel Coelho Mendonça
-
Dramaturgia Cômico-Acrobática: a Acrobacia Circense em evidência.
-
Orientador : CESAR LIGNELLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CESAR LIGNELLI
-
ALISSON ARAUJO DE ALMEIDA
-
SULIAN VIEIRA PACHECO
-
CLÁUDIA REGINA GARCIA MILLÁS
-
DANIEL DE CARVALHO LOPES
-
Data: 17/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho através da pergunta:Como faz um excêntrico acrobático para gerar risos através do movimento acrobático, e o que isso pode revelar sobre os números acrobáticos virtuosísticos?, investiga em um estudo de caso a Dramaturgia Acrobática Circense. Uma dramaturgia que provoca uma amálgama entre a Comicidade Circense e a Acrobacia Circense. O desenho da pesquisa nasce do levantamento das produções bibliográficas que cruzam os termos Dramaturgia, Acrobacia e Circo em seus títulos, resumos ou palavras-chaves. Esta revisão revela uma predominância de estudos acerca das Dramaturgias do Circo-Teatro e das Dramaturgias Cômico Circenses. Ambas trazem características comuns. Nas Dramaturgias Cômico Circenses a partir de um sucinto roteiro de ações se desenrolam uma jogo interativo e de improviso com a audiência. Já as Dramaturgias do Circo-Teatro, o jogo interativo e de improviso com a audiência parte de um texto, escrito para o Circo-Teatro ou adaptado de peças teatrais. As Dramaturgias Cômico Circenses se configuram em entradas, esquetes e reprises de palhaços. As Dramaturgias do Circo-Teatro trazem o palhaço como protagonista, ou com grande destaque. Já as publicações que se referem à Acrobacia Circense, para além de serem relevantemente menores, apresentam uma hegemonia de trabalhos que se debruçam sobre a criação de dramaturgias híbridas entre a Acrobacia Circense e outras linguagens das artes da cena. Em processos que buscam metaforizar, ressignificar ou ocultar o risco e a dificuldade acrobática. Tratando, assim, a acrobacia como um técnica subordinada a uma outra linguagem para a criação de dramaturgias que excluam os "adjetivos circenses". Este cenário acadêmico produz uma série de generalizações reducionistas acerca da Acrobacia Circense, demandando um estudo empírico a fim de ampliar o imaginário acadêmico acerca do fazer acrobático circense. A pesquisa revela uma dramaturgia na qual a partir de roteiro acrobático se desenrolam uma série de jogos interativos e de improviso com a audiência. Uma dramaturgia que transita do cômico ao virtuosístico, e tem com força motriz o risco e a dificuldade acrobática. O estudo aponta para o fato de que a acrobacia faz piada. Afirmando que a acrobacia é linguagem com plasticidade suficiente para transitar entre o grotesco e o sublime. O estudo traça uma série de paralelos entre as Dramaturgias Acrobáticas Circenses e as Dramaturgias Cômicos Circenses, demonstrando que palhaços e acrobatas não são tão diferentes como a bibliografia costuma apresentar. Através desse paralelo, o trabalho propõe termos e conceitos como Vender o Truque, para o acróbata o equivalente ao conceito de Agradar para os palhaços. Propõe ainda, os conceitos de Jogo Acrobático Circense e de Tempo Acrobático Circense. Assim como a diferenciação entre os conceitos de Proeza Acrobática e Movimento Acrobático, onde o primeiro conceito inclui o segundo, mas não se encerra nele.
-
Mostrar Abstract
-
In the specialized national bibliography, when we cross the terms Dramaturgy and Circus, with emphasis on the acrobatic universe, we find mostly investigations of possibilities of creating works where the adjectives of the acrobatic circus universe such as risk, virtuoso and prowess, are not protagonists. The present thesis seeks, in a vertical study, to open up clearings about the use of these adjectives as tools for the construction of dramaturgy and conduction of the audience's emotionality, revealing the circus space in circus acts and acrobatic shows. The research focuses on the artist-researcher's practical experience, emphasizing two specific works: Bielito in: less is more, a comic-acrobatic balancing act on a unicycle; and Stories of Flight and Risk, a virtuosic spectacle of aero-acrobatic varieties. Both works seek through the use of circus tools such as: waterfalls, gags, physical and verbal improvisations; establish a communicational game with the audience. The present thesis intends, through the vertical study of these practical works, to reveal the composition of dramaturgies carried out by circus adjectives. The research already points to the conceptualization of a circus dramaturgical structure, here named Comic-Acrobatic Dramaturgy, as well as presents a new circus adjective: Sell the trick, a term already present in the circus acrobatic vocabulary to define a relationship that seeks to establish between the public and the feat performed in the arena.
|
|
13
|
-
MARIA OLIVEIRA VILLAR DE QUEIROZ
-
CENOGRAFIA DE VESTIR Território de Toldas, Máscaras e Estandartes
-
Orientador : LUCIANA HARTMANN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCIANA HARTMANN
-
ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA
-
JORGE DAS GRACAS VELOSO
-
AMABILIS DE JESUS DA SILVA
-
CRISTIANO CEZARINO RODRIGUES
-
Data: 02/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa pretende realizar uma análise espacial de encenações que ocorrem fora de espaços teatrais institucionalizados, a partir do estudo dos objetos que as constituem e que se manifestam em três escalas diferentes: a Tolda, no Teatro de Mamulengo, a Máscara, no Cavalo Marinho e o Estandarte, no Maracatu de Baque Solto. Esses três objetos, denominados aqui por objetos-fortes, são considerados focos proporcionadores da escala de seus eventos e referência para dimensionar o território de brinquedo, ou até onde se percebe sua teatralidade. Sob a hipótese de a escala de uma encenação em sua materialidade ser parte conformadora do território de teatralidade de um universo brincado ou performado, a pesquisa faz uma análise da cenografia, da indumentária, dos objetos cênicos e de outras feituras, de maneira combinada às ações no espaço. Para tanto levanta modos de cenografar e indumentar na Cultura Popular e na rua; aprofunda a definição de brinquedo e brincadeira; evidencia saberes dos mestres Chico Simões, José Grimário e Manoelzinho Salustiano; analisa sistemas, espaços, objetos e ação, segundo a encenação no teatro e na rua, sendo, esta última, de acordo com procedimentos apresentados em A Natureza do Espaço (2008) de Milton Santos; analisa espacialmente a escala dos eventos onde os objetos são acionados e cria um glossário. Para tal é proposta uma metodologia de bordado, modo para perceber a totalidade de uma composição, não ignorando seu lado revés, analogia para processo de criação e feitura, como a presença de propósitos que as antecederam no devir do seu desenho. Trata-se de uma sequência de leitura (textual, visual, memorial, experienciada e outros), representada em desenho e análise.
-
Mostrar Abstract
-
This research intends to carry out a spatial analysis of stagings outside of institutionalized theatrical spaces, based on the study of the objects that constitute them and that manifest themselves in three different scales: the Tolda at the theater of Mamulengo, the Mask in Cavalo Marinho and the Estandarte in Maracatu de Baque Solto. These three objects, named here by strongs-objects, are considered focal points that provide the scale of its events and a reference for dimensioning the performance territory, or the dimension of theatricality. In the hypothesis of the scale of a staging in its materiality being a conforming part of the territory of a theatricality in a played or performed universe, the research makes an analysis of the scenography, scenic costumes, scenic objects and other fetures, combined with actions in space. For that, the investigation bring ways of scenography and clothing in a Brazilian Popular Culture; demonstrates the knowledge of the mastersChico Simões, José Grimário e Manoelzinho Salustiano; analyzes space systems, objects and action, according to the staging’s theatre and stagings in the street, the latter in accordance with procedures presented in A Natureza do Espaço (2008) by Milton Santos; analyzes the scale of events/performances where objects are used and creates a glossary. For this purpose, an embroidery methodology is proposed, to perceive the totality of a composition, not ignoring its reverse side, analogy for creation and making process, purpose that precedes the becoming of your drawing. This is a reading sequence. This is about a reading sequence of reading (textual, visual, memorial, experienced and others), represented in drawing analysis.
|
|
14
|
-
Jaqueline Barbosa Pinto Silva
-
ARTIVISMO MATERNO: contribuições para a arte e para a democracia.
-
Orientador : ELISABETH SILVA LOPES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELISABETH SILVA LOPES
-
NITZA TENENBLAT
-
JUSSARA CORRÊA MILLER
-
MILENE LOPES DUENHA
-
NIRLYN KARINA SEIJAS CASTILLO CONCEIÇÃO
-
Data: 18/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A tese investiga o artivismo materno e as produções artísticas politicamente engajadas mobilizadas por mães, marcador de identidade distinto de outras perspectivas sociais mas a elas interseccionado. Também, analisa suas contribuições à arte, com a ampliação das possibilidades metodológicas criativas, o uso de materiais doméstico, cotidianos e afetivos, o recurso à intimidade e a processos psicossomáticos, entre outras; as contribuições à democracia, como a ampliação do debate sobre cuidado, a inclusão de crianças e adolescentes como sujeitos de direito e como produtores de conhecimento e cultura, os métodos horizontais de organização política e produção coletiva, entre outros. A tese recupera o contexto de surgimento do artivismo na década de 1960 e o relaciona às crises de representação política, cênica e de gênero, mostrando seu desenvolvimento até 2020 e as peculiaridades advindas com a pandemia da Covid-19, que colocou o tema do cuidado na agenda política. A residência artística se revela como método importante não somente de criação artística mas também de criação de formas de organização política para pleitear direitos relacionados ao cuidado. A Técnica Klauss Vianna e o Modo Operativo AND se mostraram como ferramentas importantes na produção sensível de outros contextos que viabilizem a maternagem como potência de transformação social, em oposição à maternidade patriarcal que oprime mulheres.
-
Mostrar Abstract
-
The thesis investigates maternal artivism and the politically engaged artistic productions mobilized by mothers, an identity marker distinct from other social perspectives but intersecting with them. It also analyzes their contributions to art, including the expansion of creative methodological possibilities, the use of domestic, everyday, and affective materials, the appeal to intimacy, and psychosomatic processes, among others; contributions to democracy, such as the broadening of the debate on care, the inclusion of children and adolescents as rights holders and as producers of knowledge and culture, horizontal methods of political organization and collective production, among others. The thesis recovers the context of the emergence of artivism in the 1960s and relates it to the crises of political, scenic, and gender representation, showing its development up to 2020 and the peculiarities arising from the Covid-19 pandemic, which brought the theme of care to the political agenda. The artistic residency emerges as an important method not only for artistic creation but also for creating forms of political organization to advocate for rights related to care. The Klauss Vianna Technique and the AND Operative Mode have proven to be important tools in the sensitive production of other contexts that enable motherhood as a potential for social transformation, in opposition to the patriarchal motherhood that oppresses women.
|
|