Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2024
Dissertações
1
  • Jackson Henrique Emmanuel de Santana
  •  pHluorin-GRvT, um novo plasmídeo para transformação de Cryptococcus neoformans
  • Orientador : HUGO COSTA PAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HUGO COSTA PAES
  • PATRICIA ALBUQUERQUE DE ANDRADE NICOLA
  • LARISSA FERNANDES MATOS
  • ROSÂNGELA VIEIRA DE ANDRADE
  • Data: 19/01/2024

  • Mostrar Resumo
  • A infecção por Cryptococcus neoformans tem grande relevância
    global, configurando-se como a principal causa de meningite fúngica no
    mundo. A criptococose acomete principalmente indivíduos
    imunocomprometidos, como pessoas com AIDS, mas pode afetar indivíduos
    saudáveis também, mesmo que em raras proporções. Os mecanismos de
    evasão e virulência do fungo tornam possível que este atravesse a barreira
    hematoencefálica e cause inflamação nas meninges cerebrais. Um desses
    mecanismo é denominado como cavalo de Tróia e caracteriza-se pela
    invasão do fungo em células imunes, conseguindo persistir no organismo
    protegido da resposta imune do hospedeiro. Para melhor entender como
    ocorre a sobrevivência e morte do C. neoformans quando fagocitado por
    macrófagos propomos um ensaio inovador que tem por objetivo documentar
    por marcadores de fluorescência a morte ou sobrevivência do fungo quando
    em interação com macrófagos J774.


  • Mostrar Abstract
  • The infection caused by Cryptococcus neoformans has a global
    relevance, being set as the main cause of fungal meningitis around the world.
    The cryptococcosis mainly affects immunocompromised individuals, such as
    people with AIDS, but can also grieve healthy people, even in a rare rate.
    The evasion and virulence mechanisms of the fungus makes it possible to
    trespass the blood-brain barrier and cause inflammation of the cerebral
    meninges. One of these mechanisms is called Trojan Horse, this mechanism
    allows the fungus to infect and survive inside host immune cells, migrating to
    the brain inside those cells while it’s protected against the immune response
    of the host. To better understand how C. neoformans dies and survive when it
    is phagocytosed by macrophages, we designed an innovative assay which
    aims to document, through fluorescence markers, the death and survival of
    the fungus when interacting with J774 macrophages.

2
  • JOSÉ FABRÍCIO DE CARVALHO LEAL
  • Inovação na dermatologia tropical: identificação automática de lesões de leishmaniose cutânea utilizando inteligência artificial

  • Orientador : RODRIGO GURGEL GONCALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CIRO MARTINS GOMES
  • GERSON OLIVEIRA PENNA
  • MARCIA HUEB
  • RODRIGO GURGEL GONCALVES
  • Data: 30/01/2024

  • Mostrar Resumo
  • A leishmaniose cutânea (LC) é uma doença parasitária que afeta cerca de 1 milhão de indivíduos em todo o mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais. O polimorfismo da LC dificulta o diagnóstico nos serviços de saúde, pois as lesões podem ser confundidas com outras dermatoses, como esporotricose, paracocidiocomicose e insuficiência venosa. Além disso, o diagnóstico da LC depende da experiência de profissionais de saúde, como dermatologistas tropicais e, de procedimentos laboratoriais, tornando o processo de diagnóstico lento e, muitas vezes, tardio. A identificação automatizada de doenças de pele baseada em aprendizagem profunda (DL) tem sido aplicada para auxiliar o diagnóstico. Neste estudo, avaliamos o desempenho do AlexNet, um algoritmo de DL, para identificar imagens de lesões de LC em pacientes da região Centro-Oeste do Brasil. Utilizou-se um conjunto de 2.458 imagens (até 10 de cada lesão) obtidas de pacientes atendidos entre 2015 e 2022 no ambulatório de dermatologia do Hospital Universitário de Brasília. Do total de imagens, 80% foram utilizadas para treinamento, 10% para testagem e 10% para validação do AlexNet na tarefa de identificar imagens de lesões de LC. Realizamos três simulações e treinamos AlexNet para diferenciar a LC de outras 26 dermatoses (por exemplo, cromomicose, piodermite, insuficiência venosa). Obtivemos uma acurácia média de 95,04% (Intervalo de Confiança de 95%: 93,81–96,04), indicando um excelente desempenho do AlexNet na identificação de imagens de lesões de LC. Concluímos que a identificação automatizada de LC usando AlexNet tem o potencial de auxiliar os clínicos no diagnóstico de lesões cutâneas, podendo contribuir para o diagnóstico precoce e tratamento oportuno da LC. Esses resultados contribuem para o desenvolvimento de um aplicativo móvel para auxiliar no diagnóstico da LC nos serviços de saúde. Além disso, essa dissertação representa um avanço na aplicação do DL na dermatologia tropical, como uma nova ferramenta diagnóstica na LC.


  • Mostrar Abstract
  • Cutaneous leishmaniasis (CL) is a parasitic disease that affects approximately 1 million individuals worldwide, especially in tropical and subtropical regions. The CL polymorphism makes diagnosis difficult in health services, as the lesions can be confused with other dermatoses, such as sporotrichosis, paracocidiocomycosis and venous insufficiency. Furthermore, the diagnosis of CL depends on the experience of health professionals, such as tropical dermatologists, and laboratory procedures, making the diagnosis process slow and often late. Automated skin disease identification based on deep learning (DL) has been applied to aid diagnosis. In this study, we evaluated the performance of AlexNet, a DL algorithm, to identify images of CL lesions in patients from the Central-West region of Brazil. A set of 2458 images (up to 10 of each lesion) obtained from patients treated between 2015 and 2022 at the Dermatology Outpatient Clinic of the Hospital Universitário de Brasília were used. Of the total images, 80% were used for training, 10% for testing and 10% for validation of AlexNet in the task of identifying images of CL lesions. We performed three simulations and trained AlexNet to differentiate CL from 26 other dermatoses (e.g., chromomycosis, pyoderma, venous insufficiency). We obtained an average accuracy of 95.04% (95% Confidence Interval: 93.81–96.04), indicating excellent performance of AlexNet in identifying images of CL lesions. We conclude that automated CL identification using AlexNet has the potential to assist clinicians in diagnosing skin lesions and may contribute to the early diagnosis and timely treatment of CL. These results contribute to the development of a mobile application to assist in the diagnosis of CL in health services. Furthermore, this dissertation represents an advance in the application of DL in tropical dermatology, as a new diagnostic tool in CL.

3
  • Juan Jorge Milla Espino
  • AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DA ENZIMA ADENOSINA DEAMINASE EM PACIENTES COM LEISHMANIOSE CUTÂNEA. 

  • Orientador : ELZA FERREIRA NORONHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELZA FERREIRA NORONHA
  • GUSTAVO ADOLFO SIERRA ROMERO
  • HENRY MAIA PEIXOTO
  • JOSE ANGELO LAULETTA LINDOSO
  • Data: 02/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Introdução: As leishmanioses são um grupo de doenças infecciosas causadas por protozoários do gênero Leishmania. Umas 360 milhões de pessoas em 88 países estão em risco de desenvolver alguma das formas da doença. Em 2022 no Brasil foram notificados 13.044 casos novos de leishmaniose tegumentar americana. Os critérios de cura são clínicos, baseados na reepitelização completa das úlceras cutâneas. Existe uma necessidade de identificar marcadores biológicos com alta especificidade e sensibilidade que possam ser aferidos de forma pouco invasiva para auxiliar no acompanhamento do paciente e na avaliação da resposta terapêutica de uma forma objetiva.

    Métodos: Foi realizado um estudo para avaliar a atividade da enzima adenosina deaminase em pacientes diagnosticados com leishmaniose cutânea. Foram incluídos 15 pacientes recém diagnosticados com leishmaniose cutânea e acompanhados mensalmente durante e depois do tratamento por um período de 90 dias. Em cada avaliação foi realizada uma avaliação clínica e foi realizada uma coleta de sangue venoso para posterior avaliação dos níveis enzimáticos. Paralelamente foram avaliados 10 participantes no grupo controle uma única vez. A quantificação enzimática foi realizada utilizando o Kit comercial Adenosina Deaminase da empresa Biotecnica.

    Resultados: No grupo de estudo houve um predomínio do sexo masculino, estado conjugal casado, nível educacional fundamental ou menor, renda mensal inferior a 2 salários-mínimos, e a média de idade foi de 54,07 anos  . O grupo controle apresentou um valor mediano de adenosina deaminase de 6,29 U/L . No grupo de estudo, o valor foi de 12,34 U/L no D0, 12,26 U/L no D30, 11,48 U/L no D60 e 8,62 U/L no D90. Foi encontrada uma diferença estatística significativa (p=0,001) entre os valores do grupo controle e do grupo de estudo do D0. Também foi encontrada uma diferença significativa entre os valores do grupo de estudo nos diferentes momentos do acompanhamento (p=0,004). A atividade enzimática foi avaliada como teste diagnóstico de leishmaniose cutânea utilizando um valor de 11,56 U/L como ponto de corte, sendo calculada uma especificidade de 100%, uma sensibilidade de 66.67%, e p=0,001. Também foi avaliada a atividade enzimática como teste diagnóstico de falha terapêutica utilizando um ponto de corte de 14,13 U/L, sendo calculada uma especificidade 100%, sensibilidade de 28,57% e p=0,49. Não foi encontrada correlação entre os níveis enzimáticos e a superfície total ulcerada.

    Conclusão: Os resultados indicam uma maior atividade da enzima em pacientes diagnosticados com leishmaniose cutânea e uma diminuição gradual dos níveis enzimáticos ao longo do período de acompanhamento. As limitações do estudo foram um tamanho amostral reduzido, o uso de amostragem não probabilística e a não identificação da espécie de Leishmania. Estudos com amostras maiores e que incluam outras formas clínicas da doença são sugeridos.


  • Mostrar Abstract
  • Introduction: Leishmaniases are a group of infectious diseases caused by protozoa of the genus Leishmania. About 360 million people in 88 countries are at risk of developing some form of the disease. In 2022, 13,044 new cases of American Tegumentary Leishmaniasis were reported in Brazil. Cure criteria are clinical, based on complete re-epithelialization of the ulcers. There is a need to identify biological markers with high specificity and sensitivity that can be measured non-invasively to assist in patient monitoring and the evaluation of the therapeutic response objectively.

    Methods: A study was conducted to assess the activity of the adenosine deaminase enzyme in patients diagnosed with cutaneous leishmaniasis. Fifteen patients newly diagnosed with cutaneous leishmaniasis were included and monitored monthly during and after treatment for a period of 90 days. At each assessment, a clinical evaluation was conducted, and venous blood was collected for subsequent evaluation of enzymatic levels. Concurrently, 10 participants were assessed in the control group only once. Enzymatic quantification was performed using the Adenosine Deaminase commercial kit from the Biotecnica company.

    Results: In the study group, there was a predominance of males, married marital status, elementary education or lower, monthly income below 2 minimum wages, and the average age was 54.07 years. The control group showed a median value of adenosine deaminase of 6.29 U/L. In the study group, the values were 12.34 U/L at D0, 12.26 U/L at D30, 11.48 U/L at D60, and 8.62 U/L at D90. A statistically significant difference (p=0.001) was found between the control group and the study group values at D0. A significant difference was also found between the study group values at different follow-up points (p=0.004). Enzymatic activity was evaluated as a diagnostic test for cutaneous leishmaniasis using a cutoff value of 11.56 U/L, with a calculated specificity of 100%, sensitivity of 66.67%, and p=0.001. Enzymatic activity was also evaluated as a diagnostic test for therapeutic failure using a cutoff value of 14.13 U/

    Conclusion : Analyses suggest a potential usefulness of enzyme levels as a diagnostic test for cutaneous leishmaniasis, but not as a diagnostic test for therapeutic failure. Some limitations of the study included a small sample size, the use of non-probabilistic sampling, and the non-identification of the Leishmania species. Studies with a larger sample and that include other clinical forms of the disease are suggested.

4
  • MAYRA DE SOUSA FÉLIX DE LIMA
  • Coleiras caninas impregnadas para o controle da Leishmaniose Visceral: avaliação da suscetibilidade de Lutzomyia longipalpis ao piretróide deltametrina

  • Orientador : MARCOS TAKASHI OBARA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • Grasielle Caldas D’Ávila Pessoa
  • Kauara Brito Campos
  • MARCOS TAKASHI OBARA
  • RODRIGO GURGEL GONCALVES
  • Data: 08/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Leishmaniose Visceral (LV) é considerada um importante problema de saúde pública com casos autóctones registrados em 24 dos 27 estados brasileiros. O principal vetor da LV é o flebotomíneo Lutzomyia longipalpis e os cães (Canis familiaris) são os principais reservatórios domésticos do protozoário Leishmania infantum. O uso de coleiras impregnadas com deltametrina a 4%, associada à tratamento químico contra Lu. longipalpis pode contribuir para o surgimento de resistência em flebotomíneos. Nesse contexto, o objetivo foi caracterizar o perfil de suscetibilidade de diferentes populações de Lu. longipalpis ao piretróide deltametrina em áreas com uso de coleiras impregnadas para controle de LV. A população suscetível de Lu. longipalpis foi procedente do insetário do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos do Instituto Oswaldo Cruz/RJ. As populações de campo foram oriundas dos municípios de Foz do Iguaçu/PR (FOZ), Teresina/PI (TER), Fortaleza/CE (FOR), Caucáia/CE (CAU), Montes Claros/MG (MOC) e Cavalcante/GO (CAV). Os flebotomíneos foram coletados com armadilhas luminosas do tipo CDC e/ou HP instaladas em peridomicílio durante 3 noites consecutivas, entre 17:00 às 8:00 horas. Populações de campo foram expostos aos bioensaios de garrafa do CDC (Wheaton de 250 ml) impregnados com DD de 21,9 ug/garrafa e 30 μg/garrafa. Para os experimentos de Dose-Resposta (DR) foram utilizadas as doses de 1, 3, 5, 7, 9 e 11 μg/garrafa. As garrafas do grupo controle foram impregnadas somente com acetona. Foram utilizados em média de 20 flebotomíneos (♂♂ e ♀♀ misturados) por garrafa e o tempo de exposição foi de 60 minutos. Três bioensaios foram conduzidos em diferentes dias e a leitura de mortalidade foi de 24h realizada por um único pesquisador. Um total de 4.094 flebotomíneos foram utilizados nos bioensaios de garrafas do CDC. Lu. longipalpis foi a espécie mais frequentemente coletada em todas as localidades (94%), seguidas por Migonemyia migonei (0,7%), Evandromyia lenti (0,5%), Evandromyia sallesi (0,3%), Nyssomyia whitmani (0,1%). Para DD de 21,9 μg/garrafa as populações procedentes dos municípios de FOZ, MOC, CAV e TER foram suscetíveis, enquanto que CAU apresentou mortalidade de 87,1%, sugerindo resistência e FOR demonstrou um valor de 94,9% sugerindo possível resistência. Para a DD de 30 μg/garrafa, CAU e TER apresentou possibilidade de resistência, porém as demais populações foram suscetíveis. RR50 variou entre 2,27 a 0,54 e a RR95 entre 4,18 e 0,33, apontando baixa resistência. Os valores do coeficiente angular das populações de flebotomíneos de TER, CAU, FOR e MOC apresentaram menor homogeneidade e maior frequência de indivíduos com alelos de resistência. O tempo de implantação das coleiras em cada município pode ter influenciado a suscetibilidade das populações analisadas. Sugere-se a utilização da população CAV como LRS para futuros estudos de suscetibilidade de flebotomíneos a inseticidas. Conclui-se que a maioria das populações de Lu. longipalpis foram suscetíveis ao piretróide deltametrina em áreas com uso de coleiras impregnadas, exceto a população de Caucaia/CE que foi resistente na DD de 21, 9 μg/garrafa. O monitoramento de resistência de Lu. longipalpis deve ser realizado para novas áreas, a fim de subsidiar as ações de controle da LV, no Brasil.


  • Mostrar Abstract
  • Visceral Leishmaniasis (VL) is an important public health problem with autochthonous cases registered in 24 Brazilian states. The main vector of VL is the sandfly Lutzomyia longipalpis and dogs (Canis familiaris) are the main domestic reservoirs of the protozoan Leishmania infantum. The use of collars impregnated with 4% deltamethrin is associated with chemical control against Lu. longipalpis which may contribute to the emergence of resistance in sandflies. In this work, the susceptibility profile of different Lu. longipalpis populations to pyrethroid deltamethrin in areas where impregnated collars are used to control VL was characterized. The susceptible population of Lu. longipalpis originated from the insectarium of the Insect Biochemistry and Physiology Laboratory of the Oswaldo Cruz Institute/RJ. The field populations came from the cities of Foz do Iguaçu/PR (FOZ), Teresina/PI (TER), Fortaleza/CE (FOR), Caucáia/CE (CAU), Montes Claros/MG (MOC) and Cavalcante/GO (CAV). Sandflies were collected using CDC and/or HP- type light traps installed in peridomicile during 3 consecutive nights, between 5 pm and 8 am. Field populations were exposed to CDC bottle bioassays (Wheaton de 250 ml) impregnated with DD at 21.9 ug/bottle and 30 µg/bottle. DoseResponse (DR) experiments, using doses of 1, 3, 5, 7, 9 and 11 μg/bottle were conducted. The bottles in the control group were impregnated only with acetone. An average of 20 sandflies (♂♂ and ♀♀ mixed) per bottle were used and the exposure time was 60 minutes. Three bioassays were conducted on different days, and the mortality reading was 24 hours carried out by a single researcher. A total of 4,094 sandflies were used in the CDC bottle bioassays. Lu. longipalpis was the most frequently collected species in all localities (94%), followed by Migonemyia migonei (0.7%), Evandromyia lenti (0.5%), Evandromyia sallesi (0.3%) and Nyssomyia whitmani (0. 1%). For DD of 21.9 μg/bottle, populations from the cities of FOZ, MOC, CAV and TER were susceptible, while CAU presented a mortality rate of 87.1%, suggesting resistance and FOR demonstrated a value of 94.9%, suggesting possible resistance. For the DD of 30 μg/bottle, CAU and TER showed the possibility of resistance, but the other populations were susceptible. RR50 varied between 2.27 and 0.54 and RR95 between 4.18 and 0.33, indicating low resistance. The angular coefficient values of the TER, CAU, FOR and MOC sandfly populations showed less homogeneity and a higher frequency of individuals with resistance alleles. The length of time collars were implemented in each city may have influenced the susceptibility of the populations analyzed. It is suggested to use the CAV population as LRS for future studies on the susceptibility of sandflies to insecticides. The majority of populations of Lu. longipalpis were susceptible to the pyrethroid deltamethrin in areas where impregnated collars were used, except the Caucaia/CE population which was resistant to the DD of 21.9 μg/bottle. Resistance monitoring of the Lu. longipalpis should be carried out in new areas, in order to support VL control actions in Brazil.

5
  • JÉSSICA LUANA SOUSA DA COSTA
  • Detecção de hanseníase subclínica em pacientes em terapia com drogas imunossupressoras e imunobiológicas no Distrito Federal

  • Orientador : AMILCAR SABINO DAMAZO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AMILCAR SABINO DAMAZO
  • JOSE ROBERTO DE SOUZA DE ALMEIDA LEITE
  • ANDREANNE GOMES VASCONCELOS
  • VANINA DANUZA TOSO
  • Data: 14/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Introdução: A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que causa manifestações neurológicas e dermatológicas. A resposta imune do hospedeiro contra o M. leprae é um importante fator para a manifestação clínica da doença. Pacientes com doenças autoimunes são caracterizados por um mau funcionamento do sistema imunológico, no qual induz o corpo a atacar por engano as próprias células saudáveis. Deste modo, inúmeros imunossupressores e imunobiológicos têm sido desenvolvidos para bloquear ou regular a resposta imunológica indesejada. Porém, esse bloqueio pode deixar os pacientes mais suscetíveis a doenças infecciosas. Objetivos: Avaliar a frequência de hanseníase subclínica ou assintomática em pacientes com doença autoimune que realizam o uso de imunossupressores e imunobiológicos e avaliar a eficácia do kit Bioclin Fast ML Flow para realizar essa detecção. Materiais e métodos: O estudo foi realizado com amostras colhidas no Hospital Universitário de Brasília, contou com pacientes com quadro de doenças autoimunes, como psoríase e pênfigo, que realizam terapia de manutenção com drogas imunossupressoras e imunobiológicas. Foi feita a coleta de sangue para obtenção do soro para a realização do teste Fast ML Flow Hanseníase. Os dados clínicos foram obtidos dos prontuários. Resultados: 44 pacientes foram analisados, sendo que a idade média destes pacientes foi de 52 ±13,7 anos e 59 % do n amostral foi do sexo feminino. A doença autoimune predominante foi a psoríase, com 82%. Dos pacientes, dois deram resultado positivo para o teste Fast ML Flow Hanseníase, ambos do sexo masculino e com psoríase. Esses pacientes faziam uso de adalimumabe e secuquinumabe. Conclusão: Com base nos achados deste estudo, o teste ML Flow Hanseníase é um teste rápido, menos invasivo, que demonstra ser uma ferramenta útil para o rastreio da hanseníase subclínica ou assintomática em pacientes com doenças autoimunes.


  • Mostrar Abstract
  • Introduction: Leprosy is a chronic infectious disease that causes neurological and dermatological manifestations. The host's immune response against M. leprae is a crucial factor in the clinical manifestation of the disease. Patients with autoimmune diseases are characterized by a malfunctioning immune system, leading the body to mistakenly attack its own healthy cells. Consequently, numerous immunosuppressants and immunobiologics have been developed to block or regulate the undesired immune response. However, this blockade may render patients more susceptible to infectious diseases. Objectives: To assess the frequency of subclinical or asymptomatic leprosy in patients with autoimmune diseases undergoing treatment with immunosuppressants and immunobiologics and to evaluate the effectiveness of the Bioclin Fast ML Flow kit for this detection. Materials and Methods: The study utilized samples collected at the University Hospital of Brasília, involving patients with autoimmune conditions such as psoriasis and pemphigus, undergoing maintenance therapy with immunosuppressive and immunobiologic drugs. Blood samples were collected to obtain serum for the Fast ML Flow Leprosy test. Clinical data were retrieved from medical records. Results: 44 patients were analyzed, with an average age of 52 ±13.7 years, and 59% of the sample population was female. Psoriasis was the predominant autoimmune disease, accounting for 82%. Two male patients with psoriasis tested positive for the Fast ML Flow Leprosy test. These patients were using adalimumab and secukinumab. Conclusion: Based on the findings of this study, the ML Flow Leprosy test is a rapid, less invasive tool that proves to be useful for screening subclinical or asymptomatic leprosy in patients with autoimmune diseases.

6
  • VITÓRIA FRANÇA DOS SANTOS PESSOA
  • CONSEQUÊNCIAS DA DIETA HIPERLIPÍDICA E CAPACIDADE DE TREINAMENTO FÍSICO NA DOENÇA DE CHAGAS EXPERIMENTAL

  • Orientador : LUCIANA HAGSTROM BEX
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA MARIA DE CASTRO
  • GUILHERME ECKHARDT MOLINA
  • KARINE BRENDA BARROS CORDEIRO
  • LUCIANA HAGSTROM BEX
  • Data: 15/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • A doença de Chagas (DC), causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, constitui um sério desafio à saúde pública, com expressiva morbidade e mortalidade, principalmente na América Latina. A patogênese não é bem compreendida e a resposta imunológica, assim como os aspectos clínicos da doença, podem ser influenciados por hábitos do hospedeiro, como a dieta alimentar e atividades físicas realizadas. De fato, o exercício físico (EF) pode ser uma alternativa não farmacológica promissora para melhorar o bem-estar do hospedeiro e, eventualmente, o prognóstico da DC. Este estudo visa avaliar as repercussões à longo prazo da dieta hiperlipídica (DHL) e a capacidade de treinamento físico aeróbico moderado na fase aguda da infecção por T. cruzi em camundongos BALB/c fêmeas. Além disso, objetiva-se verificar as consequências a longo prazo desse treinamento realizado na fase inicial da infecção. Os animais foram alimentados com dieta padrão (DP) ou DHL por 4 semanas, infectados ou não por T. cruzi, e treinados ou não em esteira rolante por 6 semanas. Testes de capacidade aeróbica máxima (CAM) e de força foram realizados antes, no meio e no final do período de treinamento. O padrão dietético foi mantido ao longo do experimento. Após 90 dias de infecção (dpi), os animais foram eutanasiados. Foi realizado dosagem sérica de citocinas, quantificação da carga parasitária por qPCR e análise histopatológica de diferentes tecidos. Camundongos infectados foram capazes de realizar treinamento aeróbico diário a 60% da CAM. Na ausência de treinamento, a força muscular sofreu redução com a infecção. A DHL se mostrou danosa para a força muscular, mesmo em camundongos não infectados. Da mesma forma, essa dieta provocou mais inflamação no tecido adiposo branco (TAB), marrom (TAM) e intestino, principalmente na presença do T. cruzi. A DHL também aumentou a carga parasitária nos TAB e TAM. O treinamento físico realizado na fase aguda da infecção não influenciou a carga parasitária na fase crônica e não provocou alterações teciduais, com exceção do TAM que apresentou maior grau de inflamação nos camundongos treinados. Dada a variação na adesão ao exercício, os resultados do treinamento físico pós-infecção requerem investigação mais aprofundada.


  • Mostrar Abstract
  • Chagas disease (CD), caused by the protozoan Trypanosoma cruzi, is a serious challenge to public health, with significant morbidity and mortality, especially in Latin America. The pathogenesis is not well understood, and the immune response, as well as the clinical aspects of the disease, may be influenced by host habits such as dietary intake and physical activities. In fact, physical exercise (PE) may be a promising non-pharmacological alternative to improve host well-being and eventually for a better outcome of CD. This study aims to evaluate the long-term repercussions of a high-fat diet (HFD) and the capacity of moderate aerobic physical training in the acute phase of T. cruzi infection in female BALB/c mice. Furthermore, to verify the long-term consequences of this training conducted in the initial phase of infection. The animals were fed either a standard diet (SD) or HFD for 4 weeks, infected or not with T. cruzi, and trained or not on a treadmill for 6 weeks. Tests of maximal aerobic capacity (MAC) and strength were performed before, midway, and at the end of the training period. The dietary pattern was maintained throughout the experiment. After 90 days post-infection (dpi), the animals were euthanized. Serum cytokine levels were measured, parasite load quantified by qPCR, and histopathological analysis of different tissues was conducted. Infected mice were able to perform daily aerobic training at 60% of MAC. In the absence of training, muscle strength decreased with infection. HFD proved detrimental to muscle strength, even in uninfected mice. Likewise, this diet caused more inflammation in white adipose tissue (WAT), brown adipose tissue (BAT), and large intestine, especially in the presence of T. cruzi. HFD also increased parasite load in WAT and BAT. Physical training conducted in the acute phase of infection did not influence parasite load in the chronic phase and did not cause tissue alterations, except for BAT, which showed a higher degree of inflammation in trained mice. Given the variation in exercise adherence, the results of post-infection physical training require further investigation.

2023
Dissertações
1
  • ALINE DAIANE DOS REIS LIMA
  • Avaliação da Implantação do Plano de Contingência do Hospital Universitário de Brasília para o enfrentamento da pandemia de covid-19

  • Orientador : MICHELINE MARIE MILWARD DE AZEVEDO MEINERS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MICHELINE MARIE MILWARD DE AZEVEDO MEINERS
  • ELZA FERREIRA NORONHA
  • WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
  • ISABEL MARIA RODRIGUES CRAVEIRO
  • Data: 10/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Desde que se estabeleceu a emergência em saúde pública de importância internacional devido a infecção humana pelo novo coronavírus (covid-19), governo e instituições de saúde no Distrito Federal estabeleceram planos de contingência para seu enfrentamento, conforme orientações das autoridades sanitárias do Brasil, buscando garantir o acesso qualificado às vítimas, prevenir sua propagação e manter o cuidado adequado das pessoas com outras condições de saúde. O objetivo do presente estudo foi, então, desenvolver o Modelo Lógico (ML) e a Matriz de Análise e Julgamento (MAJ) para avaliar o grau de implantação do Plano de Contingência para enfrentamento da covid-19 do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh). Trata-se, portanto, de uma pesquisa avaliativa, observacional, quali-quantitativa, realizada no hospital de forma retrospectiva e prospectiva referente ao período de março de 2020 a agosto de 2021. Este período compreendeu o primeiro caso do novo coronavírus no Distrito Federal e o encerramento dos contratos temporários para o enfrentamento da pandemia do HUB-UnB/Ebserh. A pesquisa foi realizada de julho 2020 a novembro de 2022, quando ocorreram as coletas dos últimos dados para a análise. O ML desenvolvido e validado contém sete dimensões e 18 operações e 109 produtos (gestão, assistência, força de trabalho, vigilância, apoio e insumos estratégicos, ensino, pesquisa e extensão e comunicação). A partir dos indicadores validados, foi estruturada a matriz de julgamento com base em metas fornecidas pelos próprios informantes-chave ou dados encontrados na literatura. O desenvolvimento de ferramentas avaliativas para serviços de saúde, quando formuladas com a participação dos próprios gestores e trabalhadores da instituição, constitui-se em estratégia para melhoria da eficiência das ações (planos, programas) propostas. Os produtos alcançados podem orientar na execução do plano ou ações, definir indicadores, monitorar e avaliar sua implementação, assim como apontar possíveis fraquezas de planejamento, possibilitando seu aprimoramento. A participação de gestores e trabalhadores na construção de ferramentas avaliativas abre a possibilidade para a participação e compartilhamento de responsabilidades pelos resultados alcançados e qualifica a tomada de decisão.


  • Mostrar Abstract
  • Since the public health emergency of international importance due to new coronavirus (covid-19) was established, the government and health institutions in the Federal District have established contingency plans to deal with it, in accordance with the guidelines of the Brazilian health authorities, seeking to guarantee qualified access to victims, prevent its spread and maintain adequate care for people with other health conditions. The objective of the present study was, therefore, to develop the Logical Model and the Analysis and Judgment Matrix to assess the degree of implementation of the Contingency Plan to face covid-19 at the Hospital Universitário de Brasília (HUB- UnB/Ebserh). It is, therefore, an evaluative, observational, quali-quantitative research, carried out in the hospital in a retrospective and prospective way, referring to the period from March 2020 to August 2021. This period comprised the first case of the new coronavirus in the Federal District and the termination of temporary contracts to face the HUB-UnB/Ebserh pandemic. The survey was carried out from July 2020 to November 2022, when the latest data were collected for analysis. The developed and validated Logical Model contains seven dimensions and 18 operations and 109 products (management, assistance, workforce, surveillance, support and strategic inputs, teaching, research and extension, and communication). From the validated indicators, the judgment matrix was structured and validated based on goals provided by the key informants themselves or data found in the literature. The development of evaluation tools for health services, when formulated with the participation of the institution's managers and workers, constitutes a strategy to improve the efficiency of the proposed actions (plans, programs). The products achieved can guide the execution of the plan or actions, define indicators, monitor and evaluate its implementation, as well as point out possible planning weaknesses, enabling its improvement. The participation of managers and workers in the construction of evaluation tools opens the possibility for participation and sharing of responsibilities for the results achieved and qualifies decision-making.

2
  • LANA CRISTINA EVANGELISTA FERREIRA SA
  • Detecção de Giardia duodenalis: separando os efeitos da eliminação irregular de parasitos nas fezes e da sensibilidade imperfeita do exame microscópico

  • Orientador : RODRIGO GURGEL GONCALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA NUNES DE ARAUJO
  • FABIANA BRANDAO ALVES SILVA
  • RODRIGO GURGEL GONCALVES
  • ROSÂNGELA MARIA RODRIGUES
  • Data: 16/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Giardia duodenalis é uma das principais causas globais de diarreia. O diagnóstico geralmente envolve a detecção, usando microscopia óptica, de parasitos nas fezes. Contudo, nem todas as amostras de fezes de pessoas infectadas contêm parasitos (porque a eliminação de parasitos é irregular), e nem todos os testes detectam os parasitos presentes em amostras positivas (porque a sensibilidade dos testes é imperfeita). Isto dificulta a compreensão das dinâmicas de transmissão e a avaliação do desempenho dos testes diagnósticos. Neste trabalho, ilustramos uma abordagem desenhada para estimar separadamente as probabilidades de eliminação de parasitos nas fezes (E) e de detecção de parasitos em amostras positivas (p); esta informação permite derivar estimativas corrigidas da frequência de infecção (I). Coletamos 1-3 amostras de fezes, em semanas consecutivas, de 276 crianças (4-73 meses) de oito creches em quatro setores do Distrito Federal, Brasil. As amostras foram processadas por sedimentação espontânea e analisadas por dois observadores independentes (um experiente, um inexperiente). Usando estes resultados replicados e modelos hierárquicos multi-nível, não encontramos evidência de que E mudasse com o gênero ou a idade das crianças, ou entre dias de coleta;  mudasse com a idade; ou I mudasse com a idade ou entre setores urbanos. A probabilidade média de um observador experiente, usando um teste, detectar Giardia em uma amostra procedente de uma criança infectada foi de 0,28. O valor máximo da probabilidade de detectar uma criança positiva, caso existisse um teste perfeito, 0,44; portanto, para alcançar valores maiores é necessário aumentar E usando amostras replicadas. Nossas análises sugerem que  ~56% das amostras de fezes de crianças infectadas não continha Giardia. Como nenhum teste pode (ou deveria) detectar parasitos em amostras sem parasitos, nossos resultados sinalizam o limite máximo da probabilidade de detectar Giardia em uma amostra procedente de um indivíduo infectado. A única estratégia capaz de levar essa probabilidade para além desse limite é usar amostras replicadas; com quatro amostras. A abordagem que descrevemos abre novas perspectivas para o estudo tanto dos ciclos de transmissão quanto dos procedimentos diagnósticos das parasitoses intestinais.


  • Mostrar Abstract
  • The parasitic protozoan Giardia duodenalis (‘Giardia’ hereafter) is a leading global cause of diarrhea. As with many other intestinal pathogens, Giardia diagnosis typically involves detecting parasite presence in stool samples. However, not all stool samples drawn from infected individuals contain parasites (due to irregular parasite shedding), and no test can detect the target parasites in 100% of the samples that indeed contain those parasites (due to imperfect test sensitivity). Disentangling the effects of irregular shedding and imperfect sensitivity on parasite detection would help us better understand both transmission dynamics (which heavily depend on parasite-shedding probabilities) and diagnostic-test performance (of which sensitivity is a critical component). Here, we illustrate an approach to separately estimating, under the assumption of no false-positives, the probabilities of Giardia shedding in the stool of infected hosts (denoted θ) and of Giardia detection in Giardia-positive stool samples (true test sensitivity, denoted p). With this information, we then derive corrected estimates of host-infection frequency (Ψ). We collected 1–3 stool samples, in consecutive weeks, from 276 children (4–73 months) attending 8 kindergartens in 4 urban sectors of the Federal District, Brazil. Samples were processed by the spontaneous-sedimentation method and examined via optical microscopy by two independent observers – an expert parasitologist and a graduate student. Using these replicate test results and multi-level hierarchical models, we estimated the probability of Giardia shedding: θ=0.44. We found no evidence that shedding changed with child gender or age, or between stool sample-collection days; that test sensitivity depended on child age; or that infection frequency changed with child age or varied among urban sectors. The average probability that an expert observer, using a single test, detects Giardia in a stool sample drawn from an infected child was estimated at  0.28. Therefore, reaching upper limit of the probability requires increasing θ, which in turn requires drawing, then pooling, replicate stool samples. Our analyses suggest, in sum, that ~56% of stool samples drawn from infected children did not contain Giardia. As no specific test can (or should) detect parasites in parasite-free samples, θ =0.44 measures the upper limit of the probability of detecting Giardia in a single stool sample drawn from an infected child. The only strategy capable of taking this probability beyond this limit is to draw-and-pool replicate samples; with 4 pooled samples. By allowing estimation (and modeling) of pathogen-shedding probabilities (θ), the approach we illustrate paves the way to studying pathogen transmission cycles and performance of microscopy-based diagnostics used in routine practice in unprecedented detail. 

3
  • Joana de Albuquerque Ribeiro
  • ECTODEX, uma chave eletrônica de identificação para ectoparasitos de interesse em saúde pública: desenvolvimento e avaliação piloto

  • Orientador : RODRIGO GURGEL GONCALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIO MANUEL RODRIGUES
  • JULIANA LOTT DE CARVALHO
  • MARINA REGINA FRIZZAS
  • RODRIGO GURGEL GONCALVES
  • Data: 28/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Embora fundamental para o controle e vigilância eficiente de várias doenças infecciosas importantes (incluindo peste, febre maculosa ou doença de Lyme), a identificação de artrópodes ectoparasitos geralmente depende de chaves impressas desatualizadas, incompletas e de difícil acesso. Com o objetivo de facilitar a identificação de ectoparasitos, desenvolvemos uma chave pictórica, politômica (“ECTODEX”) baseada em aplicativo Android/iOS para 34 espécies de carrapatos, piolhos, pulgas e percevejos de interesse em saúde pública. Em uma avaliação piloto, comparamos o ECTODEX com uma chave dicotômica impressa (“PKEY”) em termos de (i) porcentagem de identificações corretas (“acurácia”) e (ii) tempo gasto para concluir uma tarefa de identificação (“tempo”). Além disso, testamos se e como o desempenho foi afetado pelas características do usuário (por exemplo, idade, sexo, treinamento especializado ou conhecimento prévio) e espécies de ectoparasitos. Cada um dos 33 usuários brasileiros recebeu até 30 'espécimes-problema' codificados (21 espécies) preservados em tubos ou em lâminas de microscópio, e foi solicitado a identificar cada espécime para espécie usando ECTODEX e PKEY (1356 tarefas de identificação no total). Após análises exploratórias, ajustamos modelos lineares mistos generalizados (GLMMs) contabilizando dependências entre observações repetidas pelo mesmo usuário; do mesmo espécime; e de ectoparasitos do mesmo gênero. Nossas análises mostram que o ECTODEX melhorou a identificação de ectoparasitos entre usuários e espécies, tanto em termos de acurácia quanto de tempo, em relação ao PKEY. A acurácia melhorou muito entre usuários sem treinamento especializado em taxonomia de ectoparasitos, com valores previstos pelo GLMM subindo de ~57,2% (PKEY; CI95% [40,8–72,2]) para ~77,1% (ECTODEX; [63,5–86,8]), do que entre usuários com tal treinamento especializado – cuja acurácia aumentou apenas ligeiramente, de ~73,1% (PKEY; [60,4–82,9]) para ~74,4% (ECTODEX; [62,0–83,9]). As identificações de usuários com alto conhecimento prévio foram, em geral, mais acuradas (ECTODEX: ~87%; PKEY: ~81%) do que aquelas de usuários não especialistas (~59% e ~47%, respectivamente); por outro lado, a idade, o gênero ou o treinamento geral do usuário não afetaram significativamente a acurácia com nenhuma das chaves. A acurácia variou amplamente entre as espécies de ectoparasitos, variando de 12 a 18% para o carrapato Amblyomma parvum a ~ 98 a 99% para o piolho Pediculus humanus. Os GLMMs de tempo também mostraram que o ECTODEX acelerou as tarefas de identificação, especialmente para usuários sem treinamento especializado em taxonomia de ectoparasitos (PKEY: ~2,8 min/tarefa, [2,3–4,0]; ECTODEX: ~2,0 min/tarefa, [1,4–2,8]); a economia de tempo foi modesta para usuários com tal treinamento (PKEY: ~2,5 min/tarefa, [1,9–3,3]; ECTODEX: ~2,1 min/tarefa, [1,6–2,8]). Mais uma vez, a alta experiência anterior também levou a uma grande economia de tempo (~1,5 min/tarefa, em média, vs. ~3,7 min/tarefa para não especialistas), e a idade, sexo ou treinamento geral do usuário não afetou significativamente o tempo para identificação. Também encontramos grande variação entre as espécies, com valores médios previstos variando de ~3–4 min/tarefa para A. sculptum a ~1 min/tarefa para P. humanus. Concluímos que o ECTODEX é promissor como meio de melhorar a identificação de ectoparasitos em termos de precisão e economia de tempo. As melhorias foram maiores para usuários sem treinamento taxonômico especializado – cujo desempenho geral, ao usar ECTODEX, tornou-se comparável ao de usuários treinados. Nosso estudo piloto também destacou, no entanto, as dificuldades substanciais inerentes à identificação de alguns ectoparasitos de interesse de saúde pública, incluindo várias espécies de carrapatos do gênero Amblyomma.


  • Mostrar Abstract
  • Although critical for the efficient control-surveillance of several major infectious diseases (including plague, spotted fever, or Lyme disease), identification of ectoparasitic arthropods often relies on outdated, incomplete, and hard-to-access printed keys. Aiming to facilitate ectoparasite identification, we developed an Android/iOS app-based pictorial, polytomous key (“EctoDex”) to 34 species of ticks, lice, fleas, and bedbugs of public-health interest. In a pilot evaluation, we compared EctoDex with a printed dichotomous key (“PKey”) in terms of (i) percentage of correct identifications (“accuracy”) and (ii) time taken to complete an identification task (“time”). Moreover, we  tested whether and how performance was affected by user traits (e.g., age, gender, background training, or prior expertise) and ectoparasite species. Each of 33 Brazilian users received up to 30 coded ‘problem specimens’ (21 species) preserved in tubes or on microscope-slides, and was asked to identify each specimen to species using EctoDex and PKey (1356 identification tasks in total). After exploratory analyses, we fitted generalized linear mixed models (GLMMs) accounting for dependencies among repeated observations by the same user; of the same specimen; and from same-genus ectoparasites. Our analyses show that EctoDex overall improved ectoparasite identification across users and species, both in terms of accuracy and time, relative to PKey. Accuracy improved by a larger amount among users without specialized training in ectoparasite taxonomy, with GLMM-predicted values rising from ~57.2% (PKey; CI95% [40.8–72.2]) to ~77.1% (EctoDex; [63.5–86.8]), than among users with such specialized training – whose accuracy rose only slightly, from ~73.1% (PKey; [60.4–82.9]) to ~74.4% (EctoDex; [62.0–83.9]). Identifications by users with high prior expertise were overall more accurate (EctoDex: ~87%; PKey: ~81%) than those by non-expert users (~59% and ~47%, respectively); in contrast, user age, gender, or background general training did not significantly affect accuracy with either key. Accuracy varied widely across ectoparasite species, ranging from 12–18% for the tick, Amblyomma parvum to ~98–99% for the louse, Pediculus humanus. Time GLMMs also showed that EctoDex speeded-up identification tasks particularly for users without specialized training in ectoparasite taxonomy (PKey: ~2.8 min/task, [2.3–4.0]; EctoDex: ~2.0 min/task, [1.4–2.8]); time-saving was modest for users with such training (PKey: ~2.5 min/task, [1.9–3.3]; EctoDex: ~2.1 min/task, [1.6–2.8]). Again, high prior expertise also led to large time-savings (~1.5 min/task, on average, vs. ~3.7 min/task for non-experts), and user age, gender, or background general training did not significantly affect time-to-identification. We also found large among-species variation, with average predicted values ranging from ~3–4 min/task for A. sculptum to ~1 min/task for P. humanus. We conclude that  EctoDex holds promise as a means to improve ectoparasite identification in terms of both accuracy and time-savings. Improvements were larger for users lacking formal specialized taxonomic training – whose overall performance, when using EctoDex, became comparable to that of formally trained users. Our pilot study also highlighted, however, the substantial difficulties inherent to identifying some ectoparasites of public-health interest, including several tick species in the genus Amblyomma.

4
  • Ana Luisa Alves Nogueira Barros
  • Síntese, Caracterização e Avaliação da Atividade Anti-SARS-CoV-2 de Um Peptídeo Bioativo Identificado no Transcriptoma da Salamandra de Fogo (Salamandra salamandra)

  • Orientador : JOSE ROBERTO DE SOUZA DE ALMEIDA LEITE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREANNE GOMES VASCONCELOS
  • JOSE ROBERTO DE SOUZA DE ALMEIDA LEITE
  • RÚBEN MIGUEL PEREIRA FERNANDES
  • TATIANA KARLA DOS SANTOS BORGES
  • Data: 10/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Anfíbios da ordem Urodela, salamandras e tritões, compreendem uma rica fonte de moléculas com propriedades bioativas, especialmente aquelas isoladas da secreção excretada na pele, com propriedades antimicrobiana, antioxidante, vasoativa, de modulação do sistema imunológico, entre outros. Em 2020 iniciou-se a pandemia da doença COVID19, causada pelo vírus síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-Cov-2), que acarretou em milhares de mortes. O que ressaltou a importância dos estudos de substâncias para produção drogas terapêuticas e profiláticas. Considerando isso, esse trabalho teve por objetivo realizar uma revisão de literatura a respeito das moléculas provenientes de urodelos, com ênfase em suas atividades biológicas e sintetizar e avaliar a atividade anti-SARS-Cov-2 de um peptídeo identificado no transcriptoma da salamandra de fogo (Salamandra salamandra). A literatura apresenta diversas classes de moléculas de urodelos, em especial peptídeos e alcaloides. Os quais apresentam principalmente propriedades antibacterianas. O peptídeo identificado e sintetizado, defensina SS-1, pertence à classe das defensinas e o experimento in sílico de docking molecular 3D realizado entre o complexo enzima-ligante com Spike/ECA2 e o ligante peptídico demonstram sua interação com o sítio de ligação ativo. Embora estudos adicionais sejam necessários, o impacto preliminar da defensina SS1 avaliada in sílico ilustrou seu potencial como molécula promissora para o desenvolvimento de medicamentos no tratamento da doença de COVID19.


  • Mostrar Abstract
  • Amphibians of the Urodela order, salamanders and newts, comprise a rich source of molecules with bioactive properties, especially those isolated from the secretion excreted in the skin, with antimicrobial, antioxidant, vasoactive properties, modulating the immune system, among others. In 2020, the COVID19 disease pandemic began, caused by the severe acute respiratory syndrome virus coronavirus 2 (SARS-Cov-2), which resulted in thousands of deaths. This highlighted the importance of studies of new substances to guide the production of therapeutic and prophylactic drugs for infectious diseases. Considering this, this work aimed to carry out a literature review regarding molecules from urodels, with emphasis on their biological activities and to synthesize and evaluate the anti-SARS-Cov-2 activity of a peptide identified in the transcriptome of the fire salamander (Salamander salamander). The literature presents several classes of urodelar molecules, especially peptides and alkaloids. The identified and synthesized peptide, defensin SS-1, belongs to the class of defensins and the in silico 3D molecular docking experiment performed between the enzyme-linker complex with Spike WT RBD/hACE2 and the peptide linker demonstrate its interaction with the binding site active. Although further studies are needed, the preliminary impact of SS1 defensin evaluated in silico in assay illustrated its potential as a promising molecule for drug development in the treatment of COVID19 disease.

5
  • Vanessa Cavalcante de Sena
  • Hepatite viral C: um estudo da mortalidade e das causas múltiplas de óbito no Distrito Federal    

  • Orientador : MARIA REGINA FERNANDES DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA REGINA FERNANDES DE OLIVEIRA
  • ELISABETH CARMEN DUARTE
  • WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
  • GERUSA MARIA FIGUEIREDO
  • Data: 05/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • Pesquisas evidenciam que, apesar de ser adotado um modelo único de atestado de óbito e uma definição exata de causa básica, as estatísticas de mortalidade não são ainda completamente acuradas. A hepatite C é uma inflamação do fígado e seu coeficiente de mortalidade é calculado a partir da causa básica. Este indicador é utilizado para estimar o risco de morrer por essa doença e dimensionar a sua magnitude, no entanto, não reflete totalmente a contribuição da hepatite C na mortalidade, uma vez que  esse agravo é mencionado na Declaração de Óbito (DO) como causa associada em muitos óbitos em que a morte é atribuída a outras causas básicas. Tendo em vista que, no Distrito Federal (DF), de 2017 a 2021, mais de 65,1% dos óbitos de pacientes com hepatites virais foram atribuídos a outras causas básicas, esse estudo justificou-se pela necessidade de se ampliar o olhar para esse tema e identificar de que maneira os pacientes com hepatite C estão morrendo. Tratou-se de um estudo epidemiológico descritivo que teve como objetivo descrever os óbitos com menção da hepatite C na DO, de residentes no DF, ocorridos no período de 2006 a 2020. Foram utilizados os bancos oficiais, não nominais, do Sistema de Informação sobre Mortalidade. Para extração e a análise dos dados foram utilizados os softwares TabWin, Microsoft Excel e Stata e as estimativas populacionais da Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Para a análise de tendência foi realizada a regressão linear de Prais-Winsten. Entre 2006 e 2020, foram registrados 487 óbitos com menção de hepatite C. Destes, 229 (47,0%) tiveram a hepatite C como causa básica e 258 (53,0%) tiveram a hepatite C apenas como causa associada. Nas 229 DO em que a hepatite C é registrada como causa básica as causas consequenciais mais frequentes foram “outras formas de cirrose hepática e as não especificadas”, “septicemia” e “insuficiência hepática aguda, crônica ou sem outras especificações”. Nos 258 óbitos que tiveram a hepatite C como causa associada as causas básicas mais frequentes foram “carcinoma de células hepáticas ou neoplasia maligna do fígado, não especificada”, “doença pelo HIV resultando em outras infecções” e “cirrose hepática alcoólica”. As taxas de mortalidade por hepatite C como causa básica e as por hepatite C + carcinoma apresentaram tendências estacionárias para o coeficiente geral, para o sexo masculino e para as faixas etárias de 50 a 69 anos e 70 anos ou mais; e tendências decrescentes para o sexo feminino e para a faixa etária de 30 a 49 anos. Tanto no grupo que teve a hepatite C como causa básica, quanto no grupo que teve como causa associada, o maior percentual de pessoas tinha entre 50 e 69 anos, era do sexo masculino, da raça branca e possuía ensino superior incompleto. Este estudo evidenciou que a hepatite C foi submensurada como causa básica de morte e também a necessidade de capacitar os profissionais que preenchem as DO e de aperfeiçoar  as regras de seleção da causa básica e o sistema  de Seleção de Causa Básica.


  • Mostrar Abstract
  • Research shows that, despite the adoption of a single death certificate model and an exact definition of the underlying cause, mortality statistics are still not completely accurate. Hepatitis C is an inflammation of the liver and its mortality rate is calculated from the underlying cause. This indicator is used to estimate the risk of dying from this disease and scale its magnitude; however, it does not fully reflect the contribution of hepatitis C to mortality, since this pathology is mentioned in the Death Certificate (DC) as an associated cause in many deaths where death is attributed to other underlying causes. Considering that, in the Federal District (DF), from 2017 to 2021, more than 65.1% of deaths of patients with viral hepatitis were attributed to other basic causes, this study was justified by the need to broaden the look at this topic and identify how patients with hepatitis C are dying. This was a descriptive epidemiological study that aimed to describe the deaths with mention of hepatitis C in the DC, of residents in the DF, which occurred in the period from 2006 to 2020. The official, non-nominal databases of the Information System on Mortality. For data extraction and analysis, TabWin, Microsoft Excel and Stata software were used, as well as population estimates from the Federal District Planning Company. For trend analysis, Prais-Winsten linear regression was performed. Between 2006 and 2020, 487 deaths with mention of hepatitis C were recorded. Of these, 229 (47.0%) had hepatitis C as the underlying cause and 258 (53.0%) had hepatitis C only as an associated cause. In the 229 DC in which hepatitis C is registered as the underlying cause, the most frequent consequential causes were “other and unspecified forms of liver cirrhosis”, “septicemia” and “acute, chronic or unspecified liver failure”. In the 258 deaths that had hepatitis C as an associated cause, the most frequent underlying causes were “liver cell carcinoma or malignant neoplasm of the liver, unspecified”, “HIV disease resulting in other infections” and “alcoholic liver cirrhosis”. Mortality rates for hepatitis C as the underlying cause and those for hepatitis C + carcinoma showed stationary trends for the overall coefficient, for males and for the age groups 50 to 69 years and 70 years or older; and decreasing trends for females and the 30-49 age group. Both in the group that had hepatitis C as the underlying cause and in the group that had it as an associated cause, the highest percentage of people were between 50 and 69 years old, male, white and had incomplete higher education. This study showed that hepatitis C was under-measured as the underlying cause of death and also the need to train professionals who fill out the DC and to improve  the rules for selection of the underlying cause and the SCB   system.

6
  • Jeanne Fernandes Pereira
  • Impacto da pandemia da COVID-19 sobre a adesão ao tratamento da Hanseníase em um Hospital Público do Distrito Federal

  • Orientador : INGRID FERREIRA METZGER
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CIRO MARTINS GOMES
  • GUSTAVO LAINE ARAUJO DE OLIVEIRA
  • INGRID FERREIRA METZGER
  • MICHELINE MARIE MILWARD DE AZEVEDO MEINERS
  • Data: 06/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • A hanseníase é uma doença de notificação compulsória, conhecida pelo alto potencial de incapacitação, sendo considerada um sério problema de saúde pública mundial. Causada pelo Mycobacterium Leprae, a doença se manifesta por apresentar lesões na pele e nervos, com diminuição da sensibilidade tátil, térmica e dolorosa. A baixa adesão ao tratamento é responsável pelos focos de transmissão, cura incompleta, resistência terapêutica e aumento de danos irreversíveis aos pacientes. Durante a pandemia do Covid-19, iniciada em 11 de março de 2020 de acordo com a Organização Mundial de Saúde, devido a medidas de isolamento social, vários pacientes evitaram procurar os serviços públicos de saúde. Assim o estudo retrospectivo, observacional teve como objetivo avaliar a adesão ao tratamento em paciente com hanseníase acompanhados no Hospital Universitário de Brasília-DF antes e durante a pandemia da Covid-19. Estudamos 71 pacientes, maiores de 18 anos que iniciaram e finalizaram o tratamento da hanseníase entre janeiro de 2018 a dezembro de 2021. A coleta de dados sociodemográficos e clínicos foram realizadas a partir de fichas de acompanhamento e prontuários eletrônico dos pacientes. A adesão ao tratamento foi mensurada a partir do percentual de retirada de medicamentos no ambulatório de Dermatologia do HUB nos 6 primeiros meses para pacientes PB e 12 primeiros meses para pacientes MB. Foram considerados pacientes aderentes aqueles que utilizaram pelo menos 80% do total dos medicamentos preconizados para o tratamento da hanseníase. O estudo mostrou que 90,1% dos pacientes foram aderentes ao tratamento. Ao analisar as características sociodemográficas dos pacientes do estudo observamos que 53,5% eram do sexo feminino, quanto a raça tivemos 71,8% pardos e a idade média foi de 44,5 ± 12,9 anos. Ao comparar os grupos de pacientes aderente e não aderentes quanto ao sexo, idade, raça, tratamento anterior, reações adversas, polimedicação, tratamento único e episódio hansênico não observamos diferença estatísticas entres eles. Quando comparamos esses grupos quanto a presença de comorbidade, observamos uma maior frequência de comorbidade no grupo não aderente (85,7%) do que aderente (32,8%), com valor de p = 0,0105. Ao analisarmos o impacto da pandemia da COVID-19 sobre a adesão ao tratamento, observamos que os pacientes que iniciaram e finalizara o tratamento durante a pandemia apresentam uma tendência maior em não aderir ao tratamento comparado com o grupo que finalizou o tratamento antes da pandemia. O estudo mostrou que pacientes com comorbidades são mais não aderentes e que a pandemia não foi interferiu no tratamento dos pacientes com hanseníase, apesar da maior tendência de não aderência durante a pandemia. Mostrando que políticas públicas internas devem ser implementadas na intenção de auxiliar os profissionais de saúde a permanecer os cuidados já existentes e assumir corresponsabilidades para com aqueles pacientes que tendem em não aceitar a doença e o tratamento, evitando a evolução da doença, bem como suas possíveis complicações e transmissão. 


  • Mostrar Abstract
  • Leprosy is considered a serious public health problem worldwide. It is a disease caused by Mycobacterium leprae with high potential to induce incapacitation. Low treatment adherence is responsible for transmission outbreaks, incomplete cure, therapeutic resistance and increased patient´s irreversible damage. During Covid-19 pandemic, started on March 11 of 2020, according to the World Health Organization, several patients did avoid to seek public health services due to social isolation measures. Thus, the retrospective, observational study aimed to evaluate treatment adherence in patients with leprosy followed at the University Hospital of Brasília-DF before and during the Covid-19 pandemic. The study included 71 patients, older than 18 years old, who started and completed leprosy treatment between January 2018 and December 2021. Sociodemographic and clinical data was collected from patient´s monitoring forms and electronic medical records. Adherence to treatment was measured based on the percentage of drug refilled at the Dermatology outpatient clinic of HUB in first 6 months for PB patients and the first 12 months for MB patients. Adherent patients were considered those who used at least 80% of the total number of pills recommended for leprosy treatment. The study showed that 90.1% of the patients had adherence to the treatment, 53.5% were female, 71,8% were brown and the age mean were 44.5±12.9 years. Comparing adherent and non-adherent patient´s groups regarding sex, age, race, previous treatment, adverse reactions, polypharmacy, single treatment, and leprosy episode, we did not observe any statistical difference. But, comparing these groups regarding the presence of comorbidity, we observed a higher frequency of comorbidity in the non-adherent group (85.7%) than in the adherent group (32.8%), with p value = 0.0105. We also observe that patients that receive the leprosys treatment during the Covid-19 pandemic had higher tendency for non-adherence, in comparison with those treated without the influence of Covid-19. This study showed that patients with comorbidities are more non-adherent, and also shown that pandemic did not have significative influence on patient´s treatment for leprosy, despite the tendency of higher non-adherence in patients treated during the Covid-19 pandemic.  Those facts demonstrate that it is necessary implement public policies to help health professionals to maintain the existing care and assume co-responsibility for those patients who tend not to accept the disease and treatment, avoiding the evolution of the disease, as well as its possible complications and streaming.

7
  • RAFAEL DA SILVA FARIA
  • Análise da distribuição espacial da soroprevalência de SARS-COV-2 em uma população socioeconomicamente vulnerável do Distrito Federal, Brasil

  • Orientador : WALTER MASSA RAMALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA IZABEL PASSARELLA TEIXEIRA
  • Carlos Frederico Campelo de Albuquerque e Melo
  • ELISABETH CARMEN DUARTE
  • WALTER MASSA RAMALHO
  • Data: 07/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • Introdução: O vírus SARS-COV-2 se espalhou pelo Distrito Federal, atingindo a
    Região Administrativa SCIA/Estrutural, uma região socioeconomicamente
    vulnerável. A maioria das pessoas acometidas pelo SARS-CoV-2 são
    assintomáticas, e devido à falta de sintomas aparentes não procuram por
    assistência médica. Assim, uma quantidade considerável de assintomáticos não são
    detectados, levando à subnotificação. Nesse contexto, é de extrema relevância a
    utilização de inquéritos de soroprevalência para detectar a presença de anticorpos
    contra o vírus na população, visando estimar o número de pessoas que foram
    infectadas. De forma geral a pesquisa objetiva determinar a soroprevalência de
    SARS-CoV-2 e estratificar o risco de infecção na população da Estrutural. Métodos:
    Inquérito soroepidemiológico realizado na Estrutural entre 27 de maio e 19 de
    setembro de 2021, aplicando questionários e coletando amostras de sangue para
    realização da testagem sorológica de anticorpos IgG para o SARS-Cov-2. A amostra
    consiste em 1057 participantes para a estimativa de prevalência e análise
    estatística, e 1054 participantes para a análise espacial. Os locais de coleta foram
    previamente sorteados de forma aleatória. Na residência, a seleção do participante
    foi definida aleatoriamente utilizando uma tabela de números aleatórios. A
    prevalência na população foi estimada, e foi aplicado um modelo de regressão
    logística binária. A análise da distribuição espacial dos casos foi realizada com a

    confecção de um mapa de densidade de Kernel, e foi aplicado a estatística de
    varredura espacial Scan. Resultados: Dos 1057 participantes 202 apresentaram
    resultado sorológico positivo para SARS-CoV-2. A prevalência estimada foi de
    19,11% (IC 95%; 16,85% a 21,59%). Ao considerar uma possível influência da
    vacina CoronaVac, a prevalência foi estimada em 17,03% (IC 95%; 14,83% a
    19,46%). No modelo de regressão logística, uma associação negativa foi
    encontrada entre os casos positivos e ter uma renda de até um salário mínimo
    mensal (OR = 0,46; IC95% 0,25 a 0,83), sendo a única categoria estatisticamente
    significativa em todos os modelos (p = 0,01). A análise espacial com o estimador de
    densidade de Kernel mostra que a Chácara Santa Luzia é a região de maior
    densidade de infecção pelo SARS-CoV-2. A estatística espacial Scan mostrou um
    cluster na região de Santa Luzia, mas não foi estatísticamente significativo (p = 0,5).
    No entanto, a estatística Scan mostrou um risco relativo 5,33 maior dentro do raio do
    cluster quando comparado com o exterior. Conclusão: O estudo mostra a
    existência de uma alta prevalência de infecção pelo vírus SARS-CoV-2 na Região
    Administrativa SCIA/Estrutural, O resultado é preocupante por se tratar de uma RA
    de alta vulnerabilidade socioeconômica. O efeito protetor apresentado pela renda
    mais baixa levanta a discussão sobre a relação entre baixa renda e isolamento
    social. A análise espacial mostra uma região de maior densidade de casos e,
    também, um cluster de maior risco de infecção pelo SARS-CoV-2 na região de
    Santa Luzia. Esse achado vai de encontro com nossa hipótese principal, de que a
    distribuição dos casos positivos de infecção por SARS-CoV-2 na Região
    Administrativa Estrutural não é homogênea e não é ao acaso.


  • Mostrar Abstract
  • Introduction: The SARS-COV-2 virus spread throughout the Federal District, reaching
    the SCIA/Estrutural Administrative Region, a socioeconomically vulnerable region. The
    majority of individuals affected by SARS-CoV-2 are asymptomatic, and due to the lack
    of apparent symptoms, they do not seek medical assistance. As a result, a considerable
    amount of asymptomatic individuals are not detected, leading to underreporting. In this
    context, the use of seroprevalence surveys to detect the presence of antibodies against
    the virus in the population is extremely relevant, aiming to estimate the number of
    people who have been infected. In general, the research aims to determine the
    seroprevalence of SARS-CoV-2 and stratify the risk of infection in the Estrutural
    population. Methods: A seroepidemiological survey was conducted in Estrutural
    between May 27th and September 19th, 2021, applying questionnaires and collecting
    blood samples for serological testing of IgG antibodies for SARS-CoV-2. The sample
    consisted of 1057 participants for prevalence estimation and statistical analysis, and
    1054 participants for spatial analysis. The collection locations were previously randomly
    selected. At the residence, participant selection was randomly defined using a table of
    random numbers. The prevalence in the population was estimated, and a binary logistic
    regression model was applied. The spatial distribution analysis of cases was performed
    with the creation of a Kernel density map, and the spatial Scan statistic was applied.
    Results: Of the 1057 participants, 202 had a positive serological result for SARS-CoV-
    2. The estimated prevalence was 19.11% (95% CI; 16.85% to 21.59%). When
    considering a possible influence of the CoronaVac vaccine, the prevalence was estimated at 17.03% (95% CI; 14.83% to 19.46%). In the logistic regression model, a negative association was found between positive cases and having a monthly income of up to one minimum wage (OR = 0.46; 95% CI 0.25 to 0.83), being the only statistically significant category in all models (p = 0.01). The spatial analysis with the Kernel density estimator shows that Chácara Santa Luzia is the region with the highest density of SARS-CoV-2 infection. The Scan spatial statistic showed a cluster in the Santa Luzia region, but it was not statistically significant (p = 0.5). However, the Scan statistic showed a 5.33 higher relative risk within the cluster radius when compared to the exterior. Conclusion: The study shows the existence of a high prevalence of SARS- CoV-2 virus infection in the SCIA/Estrutural Administrative Region. The result is concerning because it is a region of high socioeconomic vulnerability. The protective effect presented by lower income raises the discussion about the relationship between low income and social isolation. The spatial analysis shows a region with a higher density of cases and also a cluster of higher risk of SARS-CoV-2 infection in the Santa Luzia region. This finding goes against our main hypothesis, that the distribution of positive cases of SARS-CoV-2 infection in the Estrutural Administrative Region is not homogeneous and not random.

8
  • Ivea Rayane Mendes Nicacio Viana
  • COBERTURA VACINAL E FATORES ASSOCIADOS AO ESQUEMA VACINAL INCOMPLETO DE CRIANÇAS DE SEIS MESES A MENORES DE CINCO ANOS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO DISTRITO FEDERAL

  • Orientador : HENRY MAIA PEIXOTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HENRY MAIA PEIXOTO
  • ISIS POLIANNA SILVA FERREIRA DE CARVALHO
  • RODOLFO REGO DEUSDARA RODRIGUES
  • RODRIGO LUIZ CARREGARO
  • Data: 28/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • Introdução: O Programa Nacional de Imunizações (PNI) através das vacinas do calendário básico vem promovendo a erradicação, eliminação ou redução em termos de incidência, gravidade e letalidade de diversas doenças infectocciosas. Tal fato pode ser comprovado com a erradicação da varíola em 1980 e a eliminação da poliomielite do país em 1994. Entretanto, nos últimos anos houve queda nas coberturas vacinais (CV), levando o Brasil a enfrentar importantes surtos de febre amarela silvestre e sarampo. Esses indicadores de CV são em sua maioria baseados em número de doses aplicadas contidas no sistema de informação e não possibilita a análise de fatores que levam a não-vacinação, assim, o inquérito vacinal domiciliar é fundamental para a adequada monitorização dos programas de vacinação, identificação das crianças que estão com esquema vacinal em atraso e seus fatores que levam a esta não vacinação. Objetivo: o presente estudo estimou a cobertura vacinal e analisou os fatores associados ao esquema vacinal incompleto em crianças de seis meses a menores de cinco anos nas Unidades Básicas de Saúde 01 e 04 do Riacho Fundo II no Distrito Federal. Método: Utilizou-se questionário padronizado respondido pela mãe ou responsável pela criança e registro fotográfico do cartão de vacina. Foram entrevistadas 162 pessoas selecionadas de forma probabilística nos territórios das UBS. O estudo estimou a cobertura vacinal, a proporção de cartões de vacina incompletos e utilizou Razões de Prevalência (RP) e seus intervalos de confiança (IC 95%) para estimar as associações entre as variáveis independentes e o desfecho em questão (cartão vacinal incompleto), para tal, foi empregada uma regressão de Poisson com ajuste robusto. Resultados: 80% (130/162) das crianças avaliadas apresentaram cartão vacinal completo. No entanto, nenhuma das vacinas avaliadas atingiu a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde, considerando as doses administradas corretamente em termos de idade e intervalo entre as doses. Os resultados variaram entre 46,91% (IC 95%: 39,04%-54,90%) e 77,16% (IC 95%: 69,92%-83,38%) para as vacinas pentavalente e rotavírus, respectivamente. Considerando apenas as doses válidas, isto é, as doses aplicadas a partir da idade mínima recomendada e com intervalo igual ou maior ao recomendado, os resultados foram mais favoráveis, variando entre 93,29% (IC 95%: 88,80%-96,73%) e 99,39% (IC 95%: 96,61%- 99,98%), para as vacinas varicela e pneumocócica, respectivamente. Os fatores associados ao esquema vacinal incompleto foram a idade inferior a 2 anos (RP ajustada: 2,55, IC 95%: 1,53-4,24), a indicação de dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19 pelos responsáveis (RP ajustada: 2,71. IC 95% - 1,51-4,86) e a resposta negativa quando questionados se todas as vacinas foram administradas no mesmo local (RP ajustada: 1,97, IC 95% - 1,13-3,44). Conclusão: Os resultados mostraram que a cobertura vacinal não atingiu as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, embora tenha sido mais favorável quando consideradas apenas as doses válidas. Além disso, a idade inferior a 2 anos, dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19 e a falta de vacinação no mesmo local foram identificadas como fatores expressivamente associados ao esquema vacinal incompleto. Estes achados ressaltam a importância de se compreender os fatores locais e de se conhecer a cobertura vacinal para atingir as metas preconizadas para a CV. 


  • Mostrar Abstract
  • ABSTRACT: Introduction: The National Immunization Program (PNI) through the vaccines of the basic schedule has been promoting the eradication, elimination, or reduction in terms of incidence, severity, and lethality of various infectious diseases. This fact can be proven with the eradication of smallpox in 1980 and the elimination of polio in the country in 1994. However, in recent years there has been a decline in vaccination coverage (VC), leading Brazil to face significant outbreaks of wild yellow fever and measles. These VC indicators are mostly based on the number of doses applied contained in the information system and do not allow the analysis of factors that lead to non-vaccination, thus, the household vaccination survey is essential for adequate monitoring of vaccination programs, identification of children who are delayed on their vaccination schedule and the factors that lead to this non-vaccination. Objective: The present study estimated vaccination coverage and analyzed the factors associated with incomplete vaccination schedules in children from six months to under five years old in Primary Health Care Units (PHCU) 01 and 04 of Riacho Fundo II in the Federal District. Method: A standardized questionnaire answered by the child's mother or guardian and photographic record of the vaccination card were used. A total of 162 probabilistically selected people were interviewed in the PHCU territories. The study estimated vaccination coverage, the proportion of incomplete vaccination schedules, and used Prevalence Ratios (PR) and their confidence intervals (CI 95%) to estimate the associations between independent variables and the outcome in question (incomplete vaccination schedules), for this purpose, a Poisson regression with robust adjustment was employed. Results: 80% (130/162) of the children evaluated had a complete vaccination schedules. However, none of the vaccines evaluated reached the vaccination coverage recommended by the Ministry of Health, considering the doses administered correctly in terms of age and interval between doses. The results ranged from 46.91% (CI 95%: 39.04%-54.90%) to 77.16% (CI 95%: 69.92%- 83.38%) for the pentavalent and rotavirus vaccines, respectively. Considering only valid doses, that is, doses applied from the recommended minimum age and with an interval equal to or greater than the recommended one, the results were more favorable, ranging from 93.29% (CI 95%: 88.80%- 96.73%) to 99.39% (CI 95% : 96.61%- 99.98%), for the varicella and pneumococcal vaccines, respectively. Factors associated with incomplete vaccination schedules were age under 2 years (adjusted PR: 2.55, CI 95% -1.53-4.24), indication of difficulties arising from the Covid-19 pandemic by those responsible (adjusted PR: 2.71, CI 95% - 1.51-4.86), and a negative response when asked if all vaccines were administered in the same location (adjusted PR: 1.97, CI 95% - 1.13-3.44). Conclusion: The results showed that vaccination coverage did not reach the goals recommended by the Ministry of Health, although it was more favorable when considering only valid doses. In addition, age under 2 years, difficulties arising from the Covid-19 pandemic, and lack of vaccination in the same location were identified as factors significantly associated with incomplete vaccination schedules. These findings highlight the importance of understanding local factors and knowing vaccination coverage to achieve the goals recommended for VC.

9
  • Maria Isabella Claudino Haslett
  • Vigilância sindrômica de base ambulatorial por agentes infecciosos respiratórios e arbovírus urbanos transmitidos pelo Aedes aegypti, em população vulnerável do Distrito Federal, 2022

  • Orientador : WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
  • MARCOS TAKASHI OBARA
  • WALTER MASSA RAMALHO
  • Jadher Pércio
  • Data: 12/07/2023

  • Mostrar Resumo
  • A pandemia da Covid-19 mostrou aos sistemas de saúde a necessidade de revisitarmos os modelos de vigilância tradicionais, mudando de uma concepção de uma vigilância epidemiológica com foco na detecção, para uma abordagem sindrômica, que possibilita o conhecimento em tempo real, resposta oportuna a eventos e o monitoramento sistemático da saúde das populações, do meio ambiente e da relação homem-ambiente. O estudo pretendeu descrever os achados epidemiológicos de uma vigilância sindrômica de base populacional para agentes infecciosos respiratórios e arbovírus urbanos transmitidos pelo Aedes aegypti na atenção primária à saúde, em área de vulnerabilidade socioambiental do Distrito Federal. Métodos: Realizado estudo descritivo da população residente na RA XXV SCIA/Estrutural, > 1 ano de idade, atendida na UBS-1 no período de janeiro-dezembro/2022. Por demanda espontânea, os casos suspeitos foram aqueles que informaram febre aguda ou referida, associada a um ou mais sinais/sintomas de adoecimento. Foi realizado questionário estruturado, online, na UBS, e coletadas amostras biológicas para diagnóstico – swab de nasofaringe para diagnóstico respiratório (RT-PCR) e, sangue venoso para diagnóstico das arboviroses (RT-PCR/sorologia). Todos os participantes assinaram o TCLE. Resultados: 987 pessoas participaram do estudo: 63,0% (622/987) do sexo de nascimento feminino; idade mediana de 30 anos (Q1-Q3: 24-42); 60,9% (601/987) raça/cor autodeclarada parda e, 39,8% (393/987) com ensino médio completo. Das amostras de nasofaringe (n=985), 20,4% (201/985) foram detectáveis para SARS-CoV-2; dentre as negativas nesta análise (n=784), 42,6% (334/784) tiveram sorotipos Influenza A, 26,3% (206/784) Haemophilus influenzae e 21,7% (170/784) Human Rhinovirus. Das amostras de sangue (n=878), 9,2% (81/878) foram detectáveis para algum arbovírus, sendo: 58,0% (47/81) DENV; 30,9% (25/81) CHIKV e 2,5% (2/81) ZIKV. Co-detecções entre arbovírus ocorreram em 8,6% (7/81) dos casos. Os sinais e sintomas mais frequentes para os casos confirmados, independente do agente etiológico, foram dor de cabeça, tosse, coriza, dor de garganta e mialgia. Do total analisado, 27,4% (215/784) das pessoas permaneceram sem diagnóstico. Não foram detectados casos graves ou óbitos. Conclusões: A abordagem sindrômica e diagnóstico laboratorial colaborou com a sensibilidade da vigilância em nível local, na oportunidade e oferta de diagnóstico acurado para a população. Demonstrou que o monitoramento contínuo e sistematizado dos dados possibilita intervenções mais oportunas, evitando o impacto sobre a saúde da população e sobre o sistema de saúde. Recomenda-se que a abordagem sindrômica na vigilância em saúde se torne pauta prioritária no âmbito do SUS, com vistas a se tornar uma política de estado e, não mais, uma iniciativa individual/pontual dos serviços e/ou territórios.


  • Mostrar Abstract
  • Introduction: With the Covid-19 pandemic, we realized the need to revisit our traditional surveillance models, shifting away from an epidemiological surveillance conception focused on detection, to a syndromic approach, which enables real-time knowledge, timely response, and systematic monitoring of the population and environment health, and human-environment interaction. The study aimed to describe the epidemiological findings of population-based syndromic surveillance for respiratory infectious agents and urban arboviruses transmitted by Aedes aegypti in primary healthcare, in a socioenvironmental vulnerable area in the Federal District. Methods: We set up a descriptive study with people living at SCIA/Estrutural, with > 1 year old, who went to the health unit for medical assistance between January-December/2022. On free demand, suspected cases were those who reported acute or referred febrile manifestation, with one or more illness-related signs and symptoms. Participants were interviewed in the health unit with a structured online form. Biological samples were collected for diagnosis - nasopharyngeal swabs for respiratory diagnosis (RT-PCR), and blood for arboviruses diagnosis (RT-PCR/serology). All participants signed the consent form. Results: 987 participants were enrolled in the study: 63.0% (622/987) were female; median age was 30 years (IQR: 24-42); 60.9% (601/987) self-declared Hispanic, and 39.8% (393/987) with high school education. From nasopharyngeal samples (n=985), SARS-CoV-2 was detected in 20.4% (201/985); among the negative ones for this analysis (n=784), in 42.6% (334/784) Influenza A serotypes were detected; 26.3% (206/784) had Haemophilus influenzae, and 21.7% (170/784) Human Rhinovirus. Of blood samples (n=878), 9.2% (81/878) had some arbovirus detection: 58.0% (47/81) DENV; 30.9% (25/81) CHIKV, and 2.5% (2/81) ZIKV. Co-detections between arboviruses occurred in 8.6% (7/81) of the cases. Regardless of the etiological agent, the most frequent signs and symptoms for confirmed cases were headache, cough, coryza, sore throat, and myalgia.  Overall, 27.4% (215/784) remained undiagnosed. No serious cases or deaths were detected. Conclusions: The syndromic approach and laboratory diagnosis collaborated with surveillance sensitivity and opportunity, at the local level, and offered an accurate diagnosis for the population. Demonstrated that continuous and systematic data monitoring enables more timely interventions, mitigating the impact on the populations and on the health system. We recommend that the syndromic approach in health surveillance become a priority agenda for public health so that it can become a health policy and no longer an individual/specific initiative.

10
  • Vanessa da Silva Eschimith
  • AVALIAÇÃO DA EPIISOPILOSINA, UM ALCALÓIDE DE Pilocarpus microphyllus NA FUNÇÃO DE MICRÓGLIAS IMORTALIZADAS

  • Orientador : SELMA APARECIDA SOUZA KUCKELHAUS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HELIARA MARIA SPINA CANELA
  • LUIZ ANTONIO SOARES ROMEIRO
  • SELMA APARECIDA SOUZA KUCKELHAUS
  • THAIS TAMARA CASTRO E SOUZA MINUZZI
  • Data: 30/10/2023
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Introdução: A prospecção de novas moléculas é importante para contrapor ao grande número de agentes infecciosos, doenças e condições pelos mecanismos de resistência e tolerância aos medicamentos. Os alcaloides constituem um grupo amplo de moléculas cuja atividade biológica vem sendo cada vez mais explorada pela sua capacidade de interação com receptores e proteínas celulares. A epiisopilosina (EPIIS) obtida da espécie Pilocarpus microphyllus apresenta baixa citotoxicidade e efeito anti-inflamatório. Considerando a função dos macrófagos no sistema imunitário, esse estudo avaliou o efeito de diferentes concentrações da EPIIS na função inata de macrófagos/micróglias imortalizados. Material e Método: Trata-se de um estudo experimental, descritivo e in vitro realizado com células da linhagem C20 (micróglias humanas) e BV2 (Micróglias murinas) para avaliar o efeito de diferentes concentrações da EPIIS na viabilidade celular (método do MTT e quimioluminescência), na aderência celular em lamínulas, e por citometria de fluxo, na produção de espécies reativas de oxigênio (EROS) e nitrogênio (ERNS), na produção de corpúsculos lipídicos (CL) e de citocinas; por método morfológico, avaliou-se o índice fagocitário (IF) e a produção do radical superóxido (O2º). Resultados: 1) as diferentes concentrações (0,5 a 128 µg/mL) não afetaram o metabolismo mitocondrial das células C-20 quando incubadas por 24 h (teste do MTT); 2) a quimioluminescência mostrou que 1 ou 4 a 32 µg/mL aumentou a atividade mitocondrial/viabilidade das células C-20, mas reduziu com 128 µg/mL; 3) a incubação das células BV-2 com 0,5 µg/mL/2h ou com 32, 64 ou 128 µg/mL por 24 h aumentaram o % de células viáveis (teste do MTT), mas as demais concentrações não afetaram o metabolismo mitocondrial das células (2 ou 24 h); 4) houve redução no % de células C-20 aderidas pela incubação por 24 h com 4,0 ou 64,0 µg/mL; 5) a maior concentração (64,0 µg/mL) aumentou a produção estimulada ou basal de EROS e a produção basal de ERNS pelas células C-20; 6) a produção estimulada de ERNS (LPS ou LPS + TNF) foi inibida pelas células C-20 com 64,0 µg/mL; 7) a produção basal de CL foi maior nas células C-20 com 0,5 µg/mL, mas a estimulada (LPS)  foi inibida  com 64,0 µg/mL; 8) a menor concentração (0,5 µg/mL) aumentou a produção basal de IL-17A das células C-20, mas foi inibida na presença do LPS com 0,5, 4,0 ou 64,0 µg/mL; 9) as três concentrações de EPIIS não afetaram a produção basal das citocinas IL-2, IL-6, FNT, INF, IL-4 ou IL-10 nas células C-20; 10) 4 µg/mL/2h aumentou o IF das células BV-2 pelo maior % de células fagocitantes (%cel), enquanto que 0,5 ou 4,0 µg/mL por 24 h reduziu o IF pela menor %cels e pelo menor nº de leveduras ingeridas (Mlev). Quanto ao tempo de incubação (2 ou 24 horas) com as células BV-2 os resultados mostraram que: 11) houve redução na produção do radical O2º nas três concentrações com 2 h, mas não com 24 h; 12) comparado com 2 h, houve aumento na Mlev com 64 µg/mL/24 h; 13) o IF foi maior com 24 h no controle, do que com 2 h, pelo maior %céls e pela Mlev; 14) A produção do radical O2º foi maior com 64 µg/mL/24 h, comparado com 2 h. Conclusão: O conjunto dos ensaios funcionais demonstraram que as três concentrações de EPIIS afetaram a atividade mitocondrial das micróglias, a expressão de receptores de aderência, a produção de EROS e ERNS, a produção de corpúsculos lipídicos/citocinas e a capacidade fagocitária, evidenciando o potencial das da EPIIS em modular a resposta imunitária inata das micróglias, assim, sugere-se a continuidade dos estudos visando a futuras aplicações biomédicas in vivo.


  • Mostrar Abstract
  • Introduction: The search for new molecules is important to counteract the large number of infectious agents, diseases and conditions through the mechanisms of drug resistance and tolerance. Alkaloids are a broad group of molecules whose biological activity has been increasingly explored due to their ability to interact with cell receptors and proteins. Epiisopilosin (EPIIS) obtained from the species Pilocarpus microphyllus has low cytotoxicity and anti-inflammatory effects. Considering the function of macrophages in the immune system, this study evaluated the effect of different concentrations of EPIIS on the innate function of immortalized macrophages/microglia. Material and Methods: This is an experimental, descriptive and in vitro study carried out with C20 (human microglia) and BV2 (murine microglia) cells to evaluate the effect of different concentrations of EPIIS on cell viability (MTT method and chemiluminescence), cell adherence on coverslips, and by flow cytometry, the production of reactive oxygen (EROS) and nitrogen (ERNS) species, the production of lipid corpuscles (LC) and cytokines; by morphological method, the phagocytic index (PI) and the production of the superoxide radical were assessed (O2º). Results: 1) the different concentrations (0.5 to 128 µg/mL) did not affect the mitochondrial metabolism of C-20 cells when incubated for 24 h (MTT test); 2) chemiluminescence showed that 1 or 4 at 32 µg/mL increased the mitochondrial activity/viability of C-20 cells, but reduced it with 128 µg/mL; 3) incubation of BV-2 cells with 0.5 µg/mL/2h or with 32, 64 or 128 µg/mL for 24 h increased the % of viable cells (MTT test), but the other concentrations did not affect the mitochondrial metabolism of the cells (2 or 24 h); 4) there was a reduction in the % of adhered C-20 cells by incubation for 24 h with 4.0 or 64.0 µg/mL; 5) the highest concentration (64.0 µg/mL) increased the stimulated or basal production of EROS and the basal production of ERNS by C-20 cells; 6) the stimulated production of ERNS (LPS or LPS + TNF) was inhibited by C-20 cells with 64.0 µg/mL; 7) the basal production of CL was higher in C-20 cells with 0.5 µg/mL, but the stimulated one (LPS) was inhibited with 64.0 µg/mL; 8) the lowest concentration (0.5 µg/mL) increased the basal production of IL-17A in C-20 cells, but was inhibited in the presence of LPS at 0.5, 4.0 or 64.0 µg/mL; 9) the three concentrations of EPIIS did not affect the basal production of the cytokines IL-2, IL-6, NTF, INF, IL-4 or IL-10 in C-20 cells; 10) 4 µg/mL/2h increased the IF of BV-2 cells by the highest % of phagocytizing cells (%cels), while 0.5 or 4.0 µg/mL for 24 h reduced the IF by the lowest %cels and the lowest number of yeasts ingested (Mlev). As for the incubation time (2 or 24 hours) with BV-2 cells, the results showed that: 11) there was a reduction in the production of the O2º radical at the three concentrations at 2 h, but not at 24 h; 12) compared to 2 h, there was an increase in Mlev at 64 µg/mL/24 h; 13) the IF was higher at 24 h in the control, than at 2 h, due to the higher %cels and Mlev; 14) the production of the O2º radical was higher at 64 µg/mL/24 h, compared to 2 h. Conclusion: All the functional tests showed that the three concentrations of EPIIS affected the mitochondrial activity of microglia, the expression of adhesion receptors, the production of EROS and ERNS, the production of lipid corpuscles/cytokines and phagocytic capacity, demonstrating the potential of EPIIS to modulate the innate immune response of microglia, thus suggesting the continuation of studies aimed at future biomedical applications in vivo.

11
  • Maria Clara dos Santos Barros Martins
  • Análise Epidemiológica da Leishmaniose Visceral Canina no Distrito Federal (2005-2022): Investigação dos Fatores Associados à Soroprevalência da LVC

  • Orientador : CECILIA BEATRIZ FIUZA FAVALI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CECILIA BEATRIZ FIUZA FAVALI
  • DEBORAH BITTENCOURT MOTHÉ FRAGA
  • HENRY MAIA PEIXOTO
  • NADJAR NITZ SILVA LOCIKS DE ARAUJO
  • Data: 07/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • A Leishmaniose Visceral (LV), doença causada pela espécie Leishmania infantum, representa uma séria ameaça à população humana e canina, pois é considerada a forma mais grave e potencialmente fatal das leishmanioses. Os cães são considerados reservatórios domésticos da doença, com um aumento nos casos humanos sendo precedido por um aumento nos casos caninos. Identificar animais doentes é um desafio, pois a Leishmaniose Visceral Canina (LVC) apresenta sinais clínicos complexos e muitas vezes inespecíficos, com uma proporção significativa dos cães assintomáticos. Através de dados secundários da Diretoria de Vigilância Ambiental do Distrito Federal (DIVAL-DF) e informativos epidemiológicos, o estudo investiga a evolução e a situação epidemiológica da população canina do DF, levantando os fatores de risco individuais que estão associados a um resultado clínico positivo para a LVC. No período de 2005 a 2022, encontrou-se uma positividade de 15,8%, através da sorologia de 59.762 cães. As características associadas a uma maior soropositividade para LVC foram: apresentar sinais clínicos aparentes (OR = 1.88; 95% IC: 1.73-2.05), idade maior que seis anos (OR = 1.46; 95% IC: 1.32-1.62), pelagem curta (OR = 1.32; 95% IC: 1.17-1.48) e macho (OR = 1.10; 95% IC: 1.02-1.18). Os resultados reafirmam a endemicidade da leishmaniose no DF e uma soroprevalência canina significativamente elevada, com identificação de grupos e áreas de risco que apresentaram maior associação com o diagnóstico positivo para a doença. Dessa forma, adoção de medidas individuais de prevenção e controle, como a utilização de coleiras impregnadas com inseticidas, vacinação e tratamento de cães, podem ser uma tentativa de reduzir a incidência da LVC.


  • Mostrar Abstract
  • Visceral Leishmaniasis (VL), caused by the species Leishmania infantum, represents a serious threat to both the human and canine populations, as it is considered the most severe and potentially fatal form of leishmaniasis. Dogs are considered domestic reservoirs of the disease, with an increase in human cases typically preceded by an increase in canine cases. Identifying infected animals is a challenge, as Canine Visceral Leishmaniasis (CVL) presents complex and often nonspecific clinical signs, with a significant proportion of asymptomatic dogs. Using secondary data from the Directorate of Environmental Surveillance of the Federal District (DIVAL-DF) and epidemiological reports, this study investigates the evolution and epidemiological situation of the canine population in the Federal District (DF), identifying individual risk factors associated with a positive clinical outcome for CVL. From 2005 to 2022, a seropositivity rate of 15.8% was found through the serological testing of 59,762 dogs. Characteristics associated with a higher seropositivity for CVL included the presence of apparent clinical signs (OR = 1.88; 95% CI: 1.73-2.05), age over six years (OR = 1.46; 95% CI: 1.32-1.62), short coat (OR = 1.32; 95% CI: 1.17-1.48), and male gender (OR = 1.10; 95% CI: 1.02-1.18). The results reaffirm the endemicity of leishmaniasis in the DF and a significantly high canine seroprevalence, with the identification of risk groups and areas showing a stronger association with a positive diagnosis for the disease. Therefore, the adoption of individual prevention and control measures, such as the use of insecticide-impregnated collars, vaccination, and dog treatment, may be an attempt to reduce the incidence of CVL.

     

12
  • JANET SALLIS NIMOH MENSAH
  • INQUÉRITO SOROEPIDEMIOLÓGICO PARA A DETECÇÃO DE ANTICORPOS PARA O VÍRUS DO SARAMPO NA REGIÃO ADMINISTRATIVA DE SCIA-ESTRUTURAL, DISTRITO FEDERAL, PERÍODO JUNHO-NOVEMBRO DE 2021

  • Orientador : WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAURO NISKIER SANCHEZ
  • WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
  • VANESSA RESENDE NOGUEIRA CRUVINEL
  • WANDERSON KLEBER DE OLIVEIRA
  • Data: 07/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Justificativa e objetivos: Sarampo é uma doença infeciosa altamente contagiosa que pode levar à morte, contudo é facilmente prevenível com vacinação. A vacinação contra o sarampo (SCR) é primordial para prevenção e redução de casos incidentes e mortes. O objetivo deste estudo buscou analisar a soroprevalência de sarampo na população vulnerável da Estrutural-DF, e identificar os fatores associados à presença do vírus. Métodos: Inquérito soroepidemiológico realizado com uma amostra populacional representativa de 890 pessoas. Após consentimento, foram submetidas à entrevista, coleta de sangue para os testes sorológicos de detecção de anticorpos IgG, por meio da técnica de análise ELISA, do tipo indireta, da marca “Euroimmum”, no laboratório do Hospital da Universidade de Brasília (HUB). Os dados coletados foram processados pelo programa de software Jamovi versão 2.3.21 e analisados por estatística descritiva e estatística de Poisson. Resultados: A soro prevalência geral foi 633/890 [71.1%; IC 95%: 68.0%-74.0%]. A média de idade da população geral foi de 38.4 anos (IC 95% 35anos-42 anos), desvio padrão 14.5, mediana 38 anos. Em relação ao sexo, 581/890 (65,3%; IC 95% 62.2%-68.4%) foram do sexo feminino; destas, 417/581 (71.7%; IC95%: 70.0%-73.0%) eram soro positivos. Houve elevada (83% IC 95%; 80.3-85.7) A prevalência de soropositivos nas faixas etárias de 41-60 anos e, >60 anos (92.% CI 95% 90.9%-94.3%)], Após os ajustes, o grupo de idade entre 0-19 anos apresentou 18% maior prevalência de anticorpos [(RP 1.18 IC 95% 1.04-1.33 p=0.009,) quando comparada com o grupo de idade entre 20-40 anos, assim como 61% (RP 1.61 IC 95% 1.19-2.19, p<0.002)]) mais prevalente para o grupo de idade acima de 60 anos quando comparada com o grupo de idade 0-19anos. E por fim, a imunidade encontrada na população >40 anos de idade provavelmente é devido à vacinação em massa que atingiu essa geração outrora, ou mesmo por infecção natural. Conclusão: São necessárias medidas de imunização que visem melhorar a cobertura vacinal da população e garantir a imunidade dos habitantes do local da RA SCIA-Estrutural, bem como homogeneizar os soropositivos nas faixas de idade, através de imunização ativa. Serão necessários estudos futuros para conferir os níveis de anticorpos anti-sarampo da população estudada porque este estudo não conferiu a titulação de anticorpos do vírus do sarampo na população


  • Mostrar Abstract
  • Background & objectives: Measles is a highly contagious infectious disease with possible lethal consequences; though, it is preventable through vaccination. Vaccination/immunization has proven to be the most efficient measure in preventing and reducing incident cases and deaths caused by the measles virus amongst the population. This study aims at analyzing the seroprevalence of measles within the SCIA- Estrutural-DF community, and to identify the factors associated with the presence of the virus. Methods: Sero epidemiological survey was conducted with a sample size of 890 individuals. After seeking participants' consent, interviews were conducted, and blood samples were collected for serological testing, employing the ELISA technique, to detect IgG antibodies. The data collected were subsequently processed using the software application Jamovi version 2.3.21 and subjected to analysis through descriptive and Poisson statistical methods. Results: The estimated overall seroprevalence was 633/890 [71.1%; 95% CI: 68.0%-74.0%]. The mean age of the general population was 38.4 years (95% CI 35y-42y), standard deviation 14.5, median age 38 years. Regarding gender, 581/890 (65.3%; 95% CI 62.2-68.4) were female; of these, 417/581 (71.7%; 95% CI: 70.0-73.0) were seropositive. There was a high (83% CI 95%; 80.3-85.7) prevalence of seropositives in the 41-60, and >60 age groups (92.6% CI 95% 90.9%-94.3%)], Statistically analyzed after adjustments, the 0-19 age group had an 18% higher prevalence of antibodies [RP 1.18 CI 1.04-1.33 p= 0.009) when compared to the 20-40 age group, as well as 61% (PR 1.61 95% CI 1.19-2.19, p<0.002)) higher prevalence for the over-60years age group when compared to the 0-19years age group. Conclusion: Actions are required to enhance vaccination coverage among the population of the SCIA-Estrutural AR community and to homogenize the distribution of seropositive individuals across different age groups through proactive immunization. Subsequent studies will be necessary to evaluate the levels of measles antibodies in the studied population, as well as further studies needed to confer the level of antibody titers among the population.

Teses
1
  • Kauara Brito Campos
  • Suscetibilidade de Aedes aegypti aos inseticidas piriproxifeno e malathion e competência de infecção por Zika vírus em populações resistentes ao análogo de hormônio juvenil

  • Orientador : MARCOS TAKASHI OBARA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCOS TAKASHI OBARA
  • RODRIGO GURGEL GONCALVES
  • DINAIR COUTO LIMA
  • Grasielle Caldas D’Ávila Pessoa
  • JULIANA TELLES DE DEUS
  • Data: 15/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • No Brasil, o controle químico de Aedes aegypti continua sendo a principal ferramenta para prevenção de surtos de arboviroses. Monitorar a suscetibilidade do vetor aos inseticidas é importante para substituição das substâncias, caso haja resistência confirmada. Ainda, a relação entre mosquitos resistentes e a capacidade de infecção por arbovírus é pouco explorada e não está clara, principalmente por Zika vírus (ZIKV). Objetivos: Analisar a suscetibilidade de populações de Ae. aegypti aos inseticidas pyriproxyfen (PPF) e malathion entre 2017 e 2018 no Brasil, assim como reavaliar a evolução da resistência ao PPF, após dois anos de exposição a aplicações bimestrais do larvicida, e investigar a relação entre mosquitos resistentes ao PPF e a capacidade de infecção por ZIKV. Métodos: Foram realizadas coletas de ovos de Ae. aegypti em 132 cidades por meio de armadilhas de oviposição. Colônias foram submetidas a testes de suscetibilidade com larvas expostas à Dose Diagnóstica (DD) de PPF (0,3 µg/L) e adultos com a DD de malathion obtida em nosso laboratório (20 µg), além da DD indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (50 µg) em ensaio com garrafa. Posteriormente, bioensaios DoseResposta (DR) com PPF foram realizados em populações com IE < 98% para estimar a RR. Em 2020, ovos foram coletados nas cidades onde registramos resistência ao PPF anteriormente, para novos bioensaios DR. Mosquitos de populações com diferentes níveis de resistência ao PPF e uma cepa suscetível a inseticidas (Rockefeller) foram experimentalmente infectadas oralmente com ZIKV para determinar sua competência vetorial relativa. Resultados: A alteração da suscetibilidade ao PPF foi registrada em 6 (4,5%) populações do vetor, nos estados Bahia e Ceará, com Razão de Resistência (RR) entre 1,51 a 3,58. Para malathion, 73 (55,3%) das populações distribuídas no país foram resistentes quando expostas à DD local (20 µg/garrafa). Por outro lado, nenhuma população foi resistente e apenas 10 (7,6%) populações apresentaram suscetibilidade reduzida (taxa de mortalidade 90 a 98%) quando a DD da OMS (50 µg/garrafa) foi utilizada. Em 2020, mosquitos de Icó, Serrinha, e Brumado apresentaram baixos níveis de resistência ao PPF (RR50= 2,33, 4,52 e 4,83, respectivamente), níveis moderados foram detectados nas populações de Juazeiro do Norte (RR50=5,83) e Itabuna (RR50=7,88), e alto nível em Quixadá (RR50=11). Embora todas as populações fossem competentes para infectar-se com ZIKV, aquelas com níveis moderados a altos de resistência a inseticidas (RI) exibiram suscetibilidade semelhante ou menor à infecção por ZIKV, comparando-se a populações de baixa RI ou à cepa suscetível. Conclusões: Registrou-se resistência ao PPF, em populações de Ae. aegypti procedentes do nordeste brasileiro, assim como a DD local para malathion (20µg/garrafa) foi mais sensível que a da OMS (50 µg/garrafa) para detectar precocemente diminuição da suscetibilidade; a evolução desta resistência pode comprometer os esforços para seu controle e o monitoramento contínuo é essencial no manejo efetivo de inseticidas. O uso do PPF para controle do Ae. aegypti pode estar associado ao benefício indireto de suscetibilidade reduzida à infecção por ZIKV, sem alterações na infecção disseminada e transmissão deste arbovirus entre fenótipos resistentes ao PPF.



  • Mostrar Abstract
  • Introduction: Aedes aegypti chemical control in Brazil remains the main tool for preventing arboviral outbreaks. Monitoring the vector's susceptibility to insecticides is essential for replacing substances in case of confirmed resistance. Still, the relationship between resistant mosquitoes and the ability to infect arboviruses is little explored and unclear, especially with the Zika virus (ZKV). Objectives: To analyze the susceptibility of Ae. aegypti populations to the insecticides pyriproxyfen (PPF) and malathion between 2017 and 2018 in Brazil, as well as to reassess the evolution of PPF resistance after two years of exposure to bimonthly applications of the larvicide; and to investigate the relationship betweenresistant mosquitoes to PPF and its ability to be infected by ZIKV. Methods: Ae. aegypti eggs were collected in 132 cities using oviposition traps. Colonies were subjected to susceptibility tests with larvae exposed to the Diagnostic Dose (DD) of PPF (0.3 µg/L) and adults with the DD of malathion obtained in our laboratory (20 µg), in addition to the DD indicated by the World Health Organization (WHO) (50 µg) in bottle assay. Subsequently, DoseResponse (DR) bioassays with PPF were performed in populations with EI < 98% to estimate the RR. In 2020, eggs were collected in cities where we previously recorded PPF resistance for new DR bioassays. Mosquitoes from populations with different resistance levels to PPF and an insecticide-susceptible strain (Rockefeller) were experimentally orally infected with ZIKV to determine their relative vector competence. Results: Changes in susceptibility to PPF were recorded in 6 (4.5%) populations, in Bahia and Ceará states, with a Resistance Ratio (RR) from 1.51 to 3.58. For malathion, 73 (55.3%) of the populations distributed in the country were resistant when exposed to local DD (20 µg/bottle). On the other hand, no population was resistant, and only 10 (7.6%) populations showed reduced susceptibility (mortality rate 90 to 98%) when the WHO DD (50 µg/bottle) was used. In 2020, mosquitoes from Icó, Serrinha, and Brumado showed low levels of PPF resistance (RR50= 2.33, 4.52, and 4.83, respectively); moderate levels were detected in populations from Juazeiro do Norte (RR50=5.83) and Itabuna (RR50=7.88), and high level in Quixadá (RR50=11). Although all populations were competent to become infected with ZIKV, those with moderate to high levels of insecticide resistance (IR) exhibited similar or lower susceptibility to ZIKV infection compared to populations with low IR or the strain susceptible. Conclusions: Resistance to PPF was registered in Ae. aegypti populations from northeastern Brazil; as well as the local DD for malathion (20 µg/bottle) was more sensitive than the WHO one (50 µg/bottle) for early detection of decreased susceptibility; the evolution of this resistance can compromise efforts to control it, and continuous monitoring is essential for effective insecticide management. The use of PPF to control Ae. aegypti may be associated with the indirect benefit of reduced susceptibility to ZIKV infection without changes in disseminated infection and transmission of this arbovirus among PPF-resistant phenotypes.



2
  • Patrícia Matias Pinheiro
  • PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PREP): DA VIRADA DE JOGO NA PREVENÇÃO AO HIV AO DESAFIO DA ADESÃO

  • Orientador : WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELZA FERREIRA NORONHA
  • HERMANO ALEXADNRE LIMA ROCHA
  • Jadher Pércio
  • RODOLFO REGO DEUSDARA RODRIGUES
  • WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
  • Data: 20/07/2023

  • Mostrar Resumo
  • Introdução: A PrEP (Profilaxia Pós-Exposição) consiste no uso antirretrovirais utilizados por pacientes que apresentam risco aumentado de infecção pelo HIV. Configura-se como uma estratégia eficaz de controle da epidemia, contudo se a adesão for ótima. Objetivo: Descrever o perfil de pacientes usuários de PrEP e os fatores associados às taxas de abandono e interrupção, no Brasil de 2018 a 2020. Materiais e Métodos: Foi desenvolvido quatro estudos. O primeiro, transversal, que avaliou a diferença de perfil entre usuários de um serviço de PrEP com outro de rastreamento de ISTs. O segundo, caso-controle que investigou os fatores associados às taxas de abandono nos primeiros 30 dias de terapêutica. O terceiro, caso-controle, mostrou os fatores associados à interrupção da PrEP por motivos como: baixa adesão ao medicamento, eventos adversos, infecção aguda pelo HIV. O último, uma coorte que avaliou o comportamento de risco dos pacientes antes e após o início da PrEP. Os dados foram oriundos de bases de dados primários, colhidos, de 2020 a 2021 em um serviço de PrEP de um hospital terciário e em um Centro de Testagem e Aconselhamento, públicos, do Distrito Federal, Brasil. Os dados secundários foram extraídos do SICLOM, totalizando 34.000 pessoas e continham os dados dos usuários da base nacional de 2018 a 2020. Resultados: O estudo mostrou que os usuários da PrEP são de homens gays ou HSH (89%), com média de idade de 33 ± 9 anos completos; 68% com mais de 12 anos de estudos. Antes de iniciar a PrEP, 10,4% não usavam preservativos e após passaram para 24.7%, mostrando certa compensação dos riscos. As taxas de abandono, nos primeiros 30 dias, foi de 22,25% e os principais fatores associados foram: orientação sexual (ORa: 0.81; IC95%:0.71-0.91; p<0,01), raça-cor (ORa:1.15; IC95%:1.08-1.22 p<0.001), escolaridade (ORa:1.54; IC95%: 1.35- 1.76 p<0.001), motivo para buscar PrEP (ORa:1.21; IC95%:1.14-1.30, p<0.001), uso de PEP (ORa:0.94, IC95%: 0.91-0.98, p<0.001), frequência de uso de preservativos em mais da metade das vezes (ORa: 0.85 IC95%: 0.78-0.93, p <0.001), sexo em troca de dinheiro(ORa: 0.82 IC95%: 0.73-0.91, p<0.001) , uso de  substâncias, tais como: poppers (ORa: 0.65, IC95%: 0.54-0.78, p<0.001), cocaína (ORa: 1.22, IC95%: 1.08-1.37p=0.002), clubs drugs (ORa: 0.79, IC95%:0.70-0.89, p<0.001) e estimulantes de ereção (ORa: 0.64, IC95%: 0.56-0.72, p<0.001) e sintomas de infecção viral aguda (ORa: 0.80, IC95%: 0.71-0.89, p<0.001) . A interrupção teve o seguinte perfil: 83% eram homens, entre 30-39 anos (34%), motivados por: 23,3% por alteração em exames, 9,0% eventos adversos, 4,3% por teste HIV reagente, 3,4% por baixa adesão ao medicamento e 59,8% por decisão própria.  Conclusão:  Os dados apontam para desigualdade no acesso das populações mais vulneráveis quanto ao risco de infecção pelo HIV, necessitando de políticas que tornem essa estratégia mais inclusiva. Mesmo após o início da PrEP, os pacientes ainda se expõe à riscos, negligenciando medidas preventivas não farmacológicas eficazes, principalmente para outros tipos de ISTs. Além disso, verificou-se que o abandono e a interrupção dos pacientes têm gerado desafios na adesão o que podem afetar diretamente a boa eficácia da terapêutica.


  • Mostrar Abstract
  • Introduction: PrEP (Post Exposure Prophylaxis) consists of the use of antiretrovirals used by patients who are at increased risk of HIV infection. It is an effective epidemic control strategy, however if fully adopted.  Objective: To describe the profile of patients using PrEP and the factors associated with dropout and discontinuation rates in Brazil from 2018 to 2020. Materials and Methods: Four studies were developed.  The first, cross-sectional, evaluated the difference in profile between users of a PrEP, service and another for STI screening.  The second, case-control that investigated the factors associated with dropout rates in the first 30 days of therapy.  The third, case-control, showed the factors associated with discontinuing PrEP for reasons such as: poor adherence to the medication, adverse events, acute HIV infection.  The last, a cohort that evaluated the risk behavior of patients before and after starting PrEP.  Data came from primary databases, collected from 2020 to 2021 at a PrEP service at a tertiary hospital and at a public Testing and Counseling Center in the Federal District, Brazil. Secondary data were extracted from SICLOM, totaling 34,000 people and containing data from users of the national database from 2018 to 2020. Results: The study showed that PrEP users are homosexual or MSM (89%), with a mean age age of 33 ± 9 years;  68% with more than 12 years of study.  Before starting PrEP, 10.4% did not use condoms and after that it increased to 24.7%, showing some risk compensation.  Dropout rates in the first 30 days were 22.25% and the main factors were: sexual orientation (ORa: 0.81; 95%CI:0.71-0.91; p<0.01), race (ORa: 1.15; 95%CI: 1.08-1.22 p<0.001), education (ORa:1.54; 95%CI: 1.35-1.76 p<0.001), reason for seeking PrEP (ORa:1.21; 95%CI:1.14-1.30, p<0.001) , PEP use (ORa:0.94, 95%CI: 0.91-0.98, p<0.001), frequency of condom use more than half of the time (ORa: 0.8595%CI: 0.78-0.93, p<0.001), sex in exchange of money(ORa: 0.82CI95%: 0.73-0.91, p<0.001), use of substances, such as: poppers (ORa: 0.65, CI95%: 0.54-0.78, p<0.001), cocaine (ORa: 1.22, CI95%: 1.08-1.37p=0.002), clubs drugs (ORa: 0.79, CI95%:0.70-0.89, p<0.001) and erection stimulants (ORa: 0.64, CI95%: 0.56-0.72, p<0.001) and symptoms of acute viral infection (ORa: 0.80, 95%CI: 0.71-0.89, p<0.001) .  The interruption had the following profile: 83% were men, aged between 30-39 years (34%), motivated by: 23.3% due to changes in tests, 9.0% adverse events, 4.3% due to a positive HIV test, 3.4% due to low medication adherence and 59.8% due to their own decision.  Conclusion: The data points to inequality in the access of the most vulnerable populations regarding the risk of HIV infection, requiring policies that make this strategy more inclusive.  Even after starting PrEP, patients are still exposed to risks, neglecting effective non-pharmacological preventive measures, especially for other types of STIs.  In addition, it was found that the abandonment and interruption of patients have generated challenges in adherence, which can directly affect the good efficacy of the therapy.

3
  • Elane Priscila Maciel
  • VIA INIBITÓRIA PD-1 PD-L1 NA RESPOSTA IMUNE HUMANA A LEISHMANIA SPP

     

  • Orientador : CECILIA BEATRIZ FIUZA FAVALI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CECILIA BEATRIZ FIUZA FAVALI
  • VICENTE DE PAULO MARTINS
  • CLARISSA ROMERO TEIXEIRA
  • NATALIA MACHADO TAVARES
  • SHÉLIDA VASCONCELOS BRAZ
  • Data: 22/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • Leishmania braziliensis causa uma doença pró inflamatória com lesões localizadas e um possível comprometimento das mucosas. Por outro lado, Leishmania infantum está relacionada com a forma visceral, causando uma anergia celular antígeno específica. Dados prévios do nosso grupo mostraram que a expressão de DC-SIGN em moDCs (células dendríticas derivadas de monócitos) estava diminuída após a infecção por L. braziliensis e L. infantum, possivelmente comprometendo a função de DCs bem como a ativação de células T, sendo um mecanismo de escape do parasito. Além disso, os parasitos podem induzir a expressão de moléculas inibidoras que estão envolvidas com a anergia celular. Esse trabalho teve como objetivo verificar a regulação da via PD1-PDL1 em moDCs infectadas com L. braziliensis ou L. infantum, estudando a expressão na superfície celular de bem como a ação de anticorpos que bloqueiam a via citada anteriormente. ESte estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (CEP/FM/UnB - CAAE 33062720.6.0000.5558). A taxa de infecção foi verificada por microscopia óptica, sendo 76% (±8.83) para L. infantum e 50% (±10.97) para L. braziliensis. Quando a taxa de infecção foi medida por citometria de fluxo, utilizando parasitos marcados com CSFE a taxa foi de 69.05% (±4.56) para L. infantum e 35.25% (±5.56) para L. braziliensis. Observou-se uma diminuição da expressão de DC-SIGN nas DCs "bystanders" (76% (±8.83) na infecção por L. infantum, enquanto para L. braziliensis a expressão foi  de 50% (±10.97) (células não infectadas presentes no mesmo poço onde adicionou-se Leishmania) para L. infantum (64,95% ±9,36) e L. braziliensis (72,4% ±1,71), quando comparado às DCs controle (84,70% ±5,07). Nós observamos também um aumento na expressão de PDL1 em DCs infectadas com L. braziliensis (99,55% ±19,06) ou bystanders (86,85% ±22,24) bem como  DC infectadas com L. infantum (99,6% ±0,41) ou bystander DCs (86,40% ±7,96). Ao utilizarmos o anticorpo anti PDL1, a produção de IFN-g das células CD4, aumentou de 1,94 (±0,91) nas DCs infectadas por L. braziliensis DCs para 8,16% (±4,33).  O mesmo efeito foi observado para L. infantum com um aumento de 1,79 % (±1,18) para 5,38 (±3,69) quando a via PD1-PDL1 foi bloqueada. As células CD8 produtoras de IFN-g aumentaram de 7,38 (±2,34) na infecção por L. braziliensis para 21,40 (±7,47) pelo bloqueio de PD1-PDL1. O mesmo efeito foi observado para a infecção por L. infantum, com 5,97 (±1,66) CD8+IFN+ e aumentando para 14 (±4,53) pelo bloqueio de PD1-PDL1. Assim, podemos concluir que a infecção por L. braziliensis e L. infantum  ou seus produtos solúveis, aumentam a expressão de PD1 em moDCs, impedindo a produção de IFN-g pelas células T que poderia controlar a disseminação dos parasitos. 

     


  • Mostrar Abstract
  • INTRODUCTION Leishmania braziliensis causes a proinflammatory disease, with localized lesions and a possible mucosal commitment. On the other hand, Leishmania infantum is involved in the visceral form, with a specific cellular response anergy. Previous data from our group showed that DC-SIGN expression in moDCs (monocytes derived Dendritic Cells) was decreased after L. braziliensis and L. infantum infection, probably compromising DC function and T cell activation, as a parasite scape mechanism. Besides that, parasites can induce inhibitory molecules that also could be involved in T cell anergy. METHODS This research focused the PD1-PDL1 pathway in human moDCs infected with L. braziliensis or L. infantum, studying cell surface molecules expression as well as antibodies to block PD1-PDL1 pathway. This study was approved by the faculty ethics commission (CEP/FM/UnB - CAAE 33062720.6.0000.5558). RESULTS Infection rate measured with optical microscopy was 76% (±8.83) for L. infantum, while for L. braziliensis it was 50% (±10.97). When determined by flow cytometry, infection rate was 69.05% (±4.56) for L. infantum and 35.25% (±5.56) for L. braziliensis. Was observed a down modulation of DC-SIGN on DCs bystanders (non-infected cells from the same well where Leishmania was added) for L. infantum (64,95% ±9,36) and L. braziliensis (72,4% ±1,71), compared to control DCs (84,70% ±5,07). We also observed an increase on PDL1 in DCs infected with L. braziliensis (99,55% ±19,06) or bystanders (86,85% ±22,24) as well as for DC infected with L. infantum (99,6% ±0,41) or bystander DCs (86,40% ±7,96). By blocking cell co-culture with anti-PDL1, IFN-g production from CD4 cells, raised from 1,94 (±0,91) in L. braziliensis infected DCs to 8,16% (±4,33) when anti-PD-1 was used. The same effect was observed for L. infantum with an increase from 1,79 % (±1,18) to 5,38 (±3,69) when PD1-PDL1 pathway was blocked. For CD8 T cells IFN-g raised from 7,38 (±2,34) in L. braziliensis infection to 21,40 (±7,47) by blocking PD1-PDL1. The same effect was also observed for L. infantum infection, with 5,97 (±1,66) CD8+IFN+ cells and upregulating to 14 (±4,53) by blocking PD1-PDL1. CONCLUSIONS L. braziliensis and L. infantum infection, or their soluble products, increased the expression of PD1 on moDCs, probably impairing T cell IFN-g production that could control parasites spread.

     

     

4
  • KLAUSS KLEYDMANN SABINO GARCIA
  • O progresso do Brasil na eliminação da malária: análise de séries temporais de casos de malária e estudo de caso-controle para fatores associados ao óbito por malária no Brasil de 2011 a 2022

  • Orientador : WALTER MASSA RAMALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELISABETH CARMEN DUARTE
  • GABRIEL ZORELLO LAPORTA
  • MARCUS VINICIUS GUIMARAES DE LACERDA
  • SHEILA RODRIGUES RODOVALHO
  • WALTER MASSA RAMALHO
  • Data: 06/11/2023
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • INTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde estima que, em 2021, cerca de 247 milhões de pessoas foram acometidas pela malária no mundo, resultando em mais de 619 mil óbitos. No Brasil, a malária é um sério problema de saúde pública, especialmente na região amazônica (AMZ), que concentra 99% dos casos no país. A região extra-AMZ brasileira registra uma maior incidência de casos importados de malária em comparação com casos autóctones. Portanto, uma das estratégias do Programa Nacional de Controle e Prevenção da Malária, visando à eliminação da doença até 2035, é focar nas estratégias de controle na região AMZ e na prevenção de surtos na região extra-AMZ. Em 2021, o Brasil relatou mais de 137 mil casos autóctones de malária e 61 óbitos. Apesar da magnitude da malária no Brasil, ainda existem incertezas quanto aos fatores relacionados aos óbitos no país. OBJETIVOS: Esta tese tem como objetivo descrever e analisar o cenário epidemiológico da malária no Brasil de 2011 a 2022, a fim de compreender o cenário atual e antecipar a ocorrência de casos nos próximos anos. Além disso, busca identificar os fatores associados aos óbitos por malária no Brasil, com o intuito de prevenir e eliminar essas ocorrências. MÉTODOS: Esta tese consiste em quatro estudos que analisam dados de casos e óbitos de malária entre 2011 e 2022. Dois desses estudos possuem um desenho transversal, que descreve e caracteriza os perfis e cenários epidemiológicos da região AMZ e da região extra-AMZ brasileira, incluindo o desenvolvimento de modelos preditivos (forecast). O terceiro estudo, de natureza transversal e caráter metodológico, relata os processos de vinculação de dados (record linkage) que podem contribuir para a qualificação das informações de óbitos por malária e melhorar as atividades de investigação de óbitos. O quarto estudo é do tipo caso-controle, no qual se descreve o perfil epidemiológico dos óbitos por malária entre residentes do Brasil e se investigam os fatores associados a essas mortes. Para os dois primeiros estudos, foram utilizados dados abertos, enquanto para os dois últimos, foram utilizados dados nominais. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. RESULTADOS: Na região extra-AMZ, identificou-se um predomínio de casos importados de outros países e da própria região AMZ brasileira, principalmente relacionados às atividades laborais dos indivíduos. Na região AMZ, predominam os casos de transmissão local, e o cenário prospectivo sugere a possibilidade de eliminação da malária no Brasil até 2035. No entanto, isso requer superar desafios, especialmente nos estados do Amazonas e Roraima, bem como nas áreas de garimpo e entre as populações indígenas. Os óbitos no país têm aumentado desde 2019, com uma letalidade maior na região extra-AMZ brasileira, decorrente principalmente de casos de malária importada de outros países e de infecções com alta parasitemia, causadas por espécies como P. falciparum, P. ovale e P. malariae. Na região AMZ, os óbitos são predominantemente devido a infecções por P. vivax, com fatores de risco associados a atrasos na detecção/diagnóstico, infecções em áreas indígenas, infecções em crianças menores de um ano e em adultos com mais de 40 anos, alta parasitemia e detecção passiva do caso. CONCLUSÕES: Esta tese proporcionou uma compreensão abrangente do cenário e do perfil epidemiológico da malária no Brasil, destacando as variações temporais ao longo dos anos e as tendências futuras de ocorrência de casos. Além disso, as técnicas de vinculação de dados permitiram investigar causas relacionadas e associadas aos óbitos por malária, oferecendo perspectivas sobre como esse conhecimento e essas técnicas podem fortalecer as políticas públicas de saúde e auxiliar o Brasil na sua meta de eliminar a malária até 2035.

     


  • Mostrar Abstract
  • INTRODUCTION: The World Health Organization estimates that in 2021, approximately 247 million people worldwide were afflicted by malaria, resulting in over 619,000 deaths. In Brazil, malaria is a serious public health issue, particularly in the Amazon region (AMZ), which accounts for 99% of the country's cases. The extra-Amazon region of Brazil registers a higher incidence of imported malaria cases compared to autochthonous cases. Therefore, one of the strategies of the National Malaria Control and Prevention Program is to eliminate the disease by 2035. To reach that the program focus on control strategies in the AMZ region and the prevention of outbreaks in the extra-Amazon region. In 2021, Brazil reported more than 137,000 autochthonous cases of malaria and 61 deaths. Despite the magnitude of malaria in Brazil, uncertainties still exist regarding the factors related to deaths in the country. OBJECTIVES: This thesis aims to describe and analyze the epidemiological scenario of malaria in Brazil from 2011 to 2022 to understand the current situation and anticipate case occurrences in the coming years. Additionally, it seeks to identify factors associated with malaria deaths in Brazil in order to prevent and eliminate such occurrences. METHODS: This thesis comprises four studies analyzing malaria case and death data from 2011 to 2022. Two of these studies have a cross-sectional design, describing and characterizing the epidemiological profiles and scenarios of the AMZ and non- AMZ regions of Brazil, including the development of predictive models (forecasting). The third study is of cross-sectional and methodological nature, reports data record linkage processes that can contribute to improving the quality of malaria death information and enhance death investigation activities. The fourth study is a case-control study, describing the epidemiological profile of malaria deaths among Brazilian residents and investigating factors associated with these deaths. Open data were used for the first two studies, while nominal data were used for the latter two. The research was approved by the Research Ethics Committee of the School of Medicine at the University of Brasília. RESULTS: In the extra-AMZ region, a predominance of imported cases from other countries and the Brazilian AMZ region was identified, mainly related to individuals' occupational activities. In the AMZ region, locally transmitted cases predominate, and the prospective scenario suggests the possibility of malaria elimination in Brazil by 2035. However, this requires overcoming challenges, especially in the states of Amazonas and Roraima, as well as in mining areas and among indigenous populations. Deaths in the country have been increasing since 2019, with higher lethality in the extra-AMZ region, mainly due to cases imported from other countries and high parasitemia infections caused by species such as P. falciparum, P. ovale, and P. malariae. In the AMZ region, deaths are predominantly due to P. vivax infections, with risk factors associated with delays in detection/diagnosis, infections in indigenous areas, infections in children under one year old and adults over 40 years old, high parasitemia, and passive case detection. CONCLUSIONS: This thesis provided a comprehensive understanding of the malaria scenario and epidemiological profile in Brazil, highlighting temporal variations over the years and future case occurrence trends. Furthermore, record linkage techniques allowed investigation of related and associated causes of malaria deaths, offering insights into how this knowledge and these techniques can strengthen public health policies and assist Brazil in its goal to eliminate malaria by 2035.

2022
Dissertações
1
  • Silvio de Paiva da Fonseca
  • Análise dos biomarcadores cortisol e prolactina em pacientes com formas clínicas leves a críticas para Covid-19: um estudo de coorte prospectivo

  • Orientador : TATIANA KARLA DOS SANTOS BORGES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TATIANA KARLA DOS SANTOS BORGES
  • FABIOLA CRISTINA RIBEIRO ZUCCHI
  • GUSTAVO ADOLFO SIERRA ROMERO
  • GUSTAVO BARCELOS BARRA
  • Data: 30/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Introdução: Identificados na década de 60, os coronavírus humanos (HCoVs) causadores da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) têm causado milhões de mortes no mundo todo. Três grandes surtos causados pelos (HCoVs) ocorreram nas últimas três décadas, entre eles o de um coronavírus de origem zoonótica foi relacionado à causa de pneumonia grave em Wuhan na China, sendo nomeado posteriormente como SARS-CoV-2. Este foi responsável por mais de 530 milhões de casos confirmados e mais de 6 milhões de mortes no mundo. Com grande afinidade pelo sistema respiratório, o SARS-CoV-2 utiliza o receptor de enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2) para infectar humanos. Cerca de 81% dos casos são assintomáticos ou com sintomas leves a moderado e 14% e 5% com sintomas graves ou críticos. Nas infecções por CoV, o sistema imune é vital para o controle e resolução das infecções. Além disso, o sistema endócrino parece desempenhar funções importantes nas infecções por SARS-CoV-2, uma vez que a infecção pode alterar funções de diversas glândulas endócrinas. O cortisol e a prolactina são glicocorticoides que podem agir nas respostas imunes aumentando ou diminuindo a produção de citocinas. Dessa forma, uma resposta hormonal alterada influência as respostas fisiológicas e do sistema imune, tendo assim um papel crucial nas infecções por SARS-CoV-2. Objetivo: Avaliar a relação entre as concentrações de cortisol e prolactina nas fases iniciais da infecção e a gravidade da evolução clínica em indivíduos com diagnostico de Covid-19. Métodos: Foi realizado um estudo de coorte prospectivo composto por pacientes voluntários de ambos os sexos, recrutados em unidades de saúde do Distrito Federal e com Covid19 confirmada por RT-PCR. Uma coleta por punção venosa de sangue periférico foi realizada em até 24 horas após a confirmação do resultado do RT-PCR, para a dosagem do cortisol e prolactina, utilizando a metodologia de quimiluminescência direta. Foi realizada uma análise exploratória das variáveis extraídas dos prontuários dos pacientes, uma análise multivariada de correlação de Pearson e, após ajustes das variáveis, foi desenvolvido modelos dentro do conjunto de dados que melhor explicava cada uma das variáveis analisadas, utilizando o método de Akaike. Com os dados correlacionados, foram definidas como variáveis dependentes i) o risco de hospitalização ii) o risco de saturação de O2 baixa (<93%) e iii) o risco de necessidade de suporte de O2. Como covariáveis: sexo, idade, presença de comorbidades, presença de síndrome gripal/sinais e sintomas de Covid-19 (febre, tosse, cefaleia, mialgia, coriza, espirros), presença de dispneia, presença de ageusia e/ou anosmia, presença de fadiga/cansaço. Resultados: o cortisol basal anormal foi relacionado com um aumento nas chances de internação hospitalar, com a saturação O2 (<93%) e com a necessidade de suporte ventilatório em 15,7%, 6,7% e 10,9%, respectivamente. O sexo, a idade e a presença de comorbidades também foram fatores que contribuíram para um aumento nas chances dos pacientes apresentarem um pior prognostico nos dados analisados. A prolactina basal não apresentou um impacto importante no desfecho das variáveis independentes Conclusão: Os dados mostram que alterações no nível de cortisol se relacionam com um pior prognostico dos pacientes homens com comorbidades e conforme o avanço da idade.


  • Mostrar Abstract
  • Introduction: Identified thousands of deaths worldwide (SARS) causes of thousands of deaths worldwide, the viruses that cause Agu Respiratory Syndrome have been identified by thousands of deaths worldwide. Three major all-cause outbreaks (HCoVs2) in the latter causes three severe pneumonias in Wuhan, China, later created as SARS-CoV. This was responsible for more than 530 million confirmed cases of deaths and more than 6 million deaths worldwide. With great adjustment by system-2, SARS-CoV uses the angiotensin-converting enzyme receptor to infect 2 humans (ACE2). About 81% of cases are asymptomatic or with mild to moderate symptoms and 14% and 5% with severe or critical symptoms. In CoV infections, the immune system is vital for the control and resolution of infections. Furthermore, the system of important functions seems to improve in SARS-CoV-2 infections, as it can alter the functions of several glands. Cortisol and prolactin are the production of immune responses increasing or the production of glucocorticoids which are the production of glucocorticoids. In this way, a hormonal response influences biological responses as well as the immune system, a crucial role in SARS-CoV-2 infections. Objective: To assess between clinical and pro-infant cortisol conditions the severity of presentation and relationship with diagnosis of Covid-19. Methods: A prospective cohort study was carried out composed of volunteer patients of both sexes, both recruited from health units in the Federal District and with Covid-19 confirmed by RT-PCR. A peripheral blood venipuncture collection was performed after confirmation of the RT-PCR result, for use until the puncture of cortisol and prolactin, the direct chemiluminescence methodology. An analysis of the best variables was performed, a multivariate analysis of investigation of the variables variables, was developed within the set of variables that explain each of the variable data, using the method of A. With the correlated data, the risk of risk of low O2 dependence (<9%) and iii) the risk of needing hospitalization ii) the risk of needing hospitalization ii) As covariates: sex, age, presence of comorbidities, presence of flu-like syndrome/signs and symptoms of Covid-19 (fever, cough, headache, myalgia, coryza, sneezing), presence of dyspnea, presence of ageusia and/or anosmia, presence of fatigue/tiredness. Results: Baseline cortisol was related to one in the odds of normal hospitalization support (9%, with O2.9% ventilatory saturation respectively, and with an increase respectively by 15.7%, 6.7% and 1.9%. Gender, age, age and age were as factors that improved a patient's chances of worsening the prognosis, but also the data worsened. Prolactate did not have a major impact on the baseline outcome of the independent variables Conclusion: The data show that there was no change in the cortisol level of patients with comorbidities and with advancing age.

2
  • Drielly Rodrigues Moura Izaias

  • Prevalência de herpesvírus tipo 4, 5 e 6 em transplantados renais

  • Orientador : RODRIGO HADDAD
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX LEITE PEREIRA
  • RODRIGO HADDAD
  • SVETOSLAV NANEV SLAVOV
  • WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
  • Data: 21/12/2022

  • Mostrar Resumo
  •  

    Os herpesvírus humanos, dentre eles o Citomegalovírus (CMV), o vírus Epstein Bar (EBV e o Herpesvirus humano do tipo 6 (HHV-6), são considerados importantes agentes patogênicos em pacientes imunossuprimidos, principalmente quando se trata de pacientes receptores de transplantes renais. A infecção por esses vírus pode trazer sérios problemas ao paciente transplantado, podendo gerar episódios de rejeição e perda do enxerto. Não há estudos de prevalência dos herpesvírus humanos CMV, EBV e HHV-6 em pacientes transplantados no Distrito Federal. Diante disso, este estudo objetivou avaliar a prevalência desses herpesvírus em amostras de plasma de 170 pacientes transplantados renais acompanhados no Hospital Universitário de Brasília. Ainda, a prevalência encontrada foi correlacionada com gênero, tempo pós-transplante e esquema de tratamento com imunossupressores. Após extração de ácidos nucleicos do plasma, as amostras foram testadas por meio de PCR em tempo real para cada um dos vírus estudados. Os resultados demonstraram uma prevalência de 20% (34/170) para o CMV, 1,7% (3/170) para o EBV e 0,6% (1/170) para o HHV-6. Não houve diferença estatística na prevalência de nenhum vírus avaliado entre homens e mulheres. Ainda, foi observado que a prevalência do CMV diminui de acordo com o tempo pós-transplante, e que o esquema de imunossupressão parece influenciar no aparecimento da infecção; enquanto os imunossupressores sirolimo e everolimo parecem exercer um efeito protetor contra a infecção pelo CMV, os imunossupressores micofenolato e o tacrolimo parecem favorecer a infecção. Os resultados desse trabalho permitem conhecer a real prevalência desses herpesvírus em pacientes transplantados renais do Distrito Federal, e poderão servir de base para definição de protocolos que visem a prevenção dessas infecções nessa população.

     

     

     


  • Mostrar Abstract
  • Human herpesviruses, including Cytomegalovirus (CMV), Epstein Bar virus (EBV, and human Herpesvirus type 6 (HHV-6), are considered important pathogenic agents in immunosuppressed patients, especially when it comes to kidney transplant recipients. Infection with these viruses can cause serious problems for the transplanted patient, and may lead to episodes of rejection and graft loss. There are no studies on the prevalence of human herpesviruses CMV, EBV and HHV-6 in transplanted patients in the Federal District. The study aimed to evaluate the prevalence of these herpesviruses in plasma samples from 170 kidney transplant patients monitored at the University Hospital of Brasília. Also, the prevalence found was correlated with gender, post-transplantation time and treatment regimen with immunosuppressants. After extraction of nucleic acids from the plasma, the samples were tested by means of real-time PCR for each of the studied viruses. you. The results showed a prevalence of 20% (34/170) for CMV, 1.7% (3/170) for EBV and 0.6% (1/170) for HHV-6. There was no statistical difference in the prevalence of any virus evaluated between men and women. Furthermore, it was observed that the prevalence of CMV decreases with time post-transplantation, and that the immunosuppression scheme seems to influence the appearance of the infection; while the immunosuppressants sirolimus and everolimus seem to exert a protective effect against CMV infection, the immunosuppressants mycophenolate and tacrolimus seem to favor the infection. The results of this work allow knowing the real prevalence of these herpesviruses in kidney transplant patients in the Federal District, and may serve as a basis for defining protocols aimed at preventing these infections in this population

Teses
1
  • Jadher Pércio
  • Avaliação do impacto e da adesão da vacinação contra a covid-19 no Brasil

  • Orientador : WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
  • ELISABETH CARMEN DUARTE
  • MARIA REGINA FERNANDES DE OLIVEIRA
  • EXPEDITO JOSE DE ALBUQUERQUE LUNA
  • MARCIA DE CANTUARIA TAUIL
  • Data: 21/11/2022

  • Mostrar Resumo
  • Introdução: a doença pelo novo coronavírus 2019 (Covid-19) foi a responsável pela maior emergência de saúde pública dos últimos séculos. Desde 2020, mundialmente, mais de 607 milhões de pessoas foram confirmados para Covid-19, incluindo mais de 6,5 milhões de mortes. O Brasil foi um dos epicentros da pandemia de Covid-19, ocupando o terceiro lugar em número de casos (mais de 34,6 milhões) e o segundo lugar em mortes (mais de 685 mil) pela doença. Rapidamente, diversas vacinas seguras e eficazes foram desenvolvidas, aprovadas e distribuídas para combater a Covid-19. Objetivos: essa tese foi desenvolvida com o intuito de analisar o efeito geral do programa de vacinação contra a Covid-19, após mais de um ano da sua introdução no Brasil, e investigar os fatores associados à adesão da população às recomendações das autoridades de saúde pública sobre o uso das vacinas COVID-19. Métodos: foram realizados dois estudos ecológicos. No primeiro estudo foi analisado as tendências temporais das coberturas vacinais em relação aos indicadores de morbimortalidade pela Covid-19, em duas faixas etárias (18 a 59 anos/60 anos ou mais), pelos modelos de regressão de JoinPoint e de Poisson. Já no segundo estudo foi investigada a associação entre a taxa de abandono dos esquemas vacinais multidose das vacinas Covid-19 com indicadores geopolíticos, demográficos, econômicos, de desenvolvimento humano e de salas de vacinas por mil habitantes, obtidos no nível municipal. Realizou-se então uma análise espacial para detectar clusters municipais com elevadas taxas de abandono e dois modelos de regressão multivariáveis (Poisson e logística). Resultados: a variação percentual semanal média (VPSM) dos indicadores de morbimortalidade reduziram após a introdução da vacinação contra a Covid-19: taxa de hospitalização (de 15,3% para -6,0%), gravidade (de 0,4% para -0,2%), letalidade (de 0,3% para -0,2%) e mortalidade (de 20,5% para -4,3%). Os seguintes indicadores estiveram inversamente associados ao aumento das coberturas vacinais contra a covid-19: hospitalização (IRR: 0,974), mortalidade (IRR: 0,975) e letalidade para as pessoas de 60 anos ou mais de idade (IRR: 0,997). As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste concentraram o maior “cluster” de áreas municipais com elevadas taxas de abandono. O risco para elevadas taxas de abandono aumentou com o porte populacional dos municípios. A cada aumento no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e no número de salas de vacinas para cada mil habitantes houve redução, respectivamente, de 98% e 20% nas taxas de abandono vacinais. Por outro lado, a cada aumento no índice de GINI, observou-se aumento de 20% nas taxas de abandono vacinais. Conclusão: o programa nacional de vacinação contra a Covid-19 contribuiu para o controle da morbimortalidade da doença no Brasil. Apesar das ondas epidêmicas que aconteceram devida a predominância de novas variantes e das elevadas taxas de abandono dos esquemas vacinais multidose, mesmo quando o país alcançou elevadas coberturas vacinais, a carga da doença foi menor após a introdução das vacinas COVID-19. A adesão a população foi fortemente influenciada por diversas questões municipais, tornando imperativo a adoção de medidas de saúde pública para dirimir as inequidades, incluindo o aumento das salas de vacinas para aumentar o acesso da população à essa importante tecnologia em saúde pública.


  • Mostrar Abstract
  • Introduction: the disease caused by the new coronavirus 2019 (Covid-19) was responsible for the greatest public health emergency in recent centuries. As of 2020, worldwide, more than 607 million people have been confirmed for Covid-19, including more than 6.5 million deaths. Brazil was one of the epicenters of the Covid-19 pandemic, ranking third in number of cases (more than 34.6 million) and second in deaths (more than 685 thousand) from the disease. Quickly, several safe and effective vaccines were developed, approved and distributed to fight Covid-19. Objectives: this thesis was developed with the aim of analyzing the general effect of the vaccination program against Covid-19, after more than a year of its introduction in Brazil, and to investigate the factors associated with the population's adherence to the recommendations of the public health authorities about the use of COVID-19 vaccines. Methods: two ecological studies were carried out. In the first study, the temporal trends of vaccine coverage were analyzed in relation to indicators of morbidity and mortality by Covid-19, in two age groups (18 to 59 years/60 years or older), using the JoinPoint and Poisson regression models. In the second study, the association between the abandonment rate of the multidose vaccine regimens of Covid-19 vaccines with demographic, economic, political and human development indicators, obtained at the municipal level, was investigated. A spatial analysis was then carried out to detect municipal clusters with high dropout rates and two multivariable regression models (Poisson and logistic). Results: the average weekly percentage change (VPSM) of morbidity and mortality indicators reduced after the introduction of vaccination against Covid-19: hospitalization rate (from 15.3% to -6.0%), severity (from 0.4% to -0.2%), lethality (from 0.3% to -0.2%) and mortality (from 20.5% to -4.3%). The following indicators were inversely associated with the increase in vaccine coverage against Covid-19: hospitalization (IRR: 0.974), mortality (IRR: 0.975) and lethality for people aged 60 years and over (IRR: 0.997). The North, Northeast and Central-West regions concentrated the largest “cluster” of municipal areas with high abandonment rates. The risk for high dropout rates increased with the population size of the municipalities. With each increase in the Municipal Human Development Index (IDHM) and in the number of vaccine rooms for every thousand inhabitants, there was a reduction, respectively, of 98% and 20% in vaccine abandonment rates. On the other hand, with each increase in the GINI index, there was a 20% increase in vaccine abandonment rates. Conclusion: the national vaccination program against Covid-19 contributed to the control of morbidity and mortality from the disease in Brazil. Despite the epidemic waves that occurred due to the predominance of new variants and the high rates of abandonment of multidose vaccine regimens, even when the country reached high vaccine coverage, the disease burden was lower after the introduction of COVID-19 vaccines. Adherence to the population was strongly influenced by several municipal issues, making it imperative to adopt public health measures to resolve inequities, including the increase in vaccine rooms to increase the population's access to this important public health technology.

2
  • Waleriano Ferreira de Freitas
  • Epidemiologia e manejo da criptococose no Distrito Federal, Brasil

  • Orientador : ANDRE MORAES NICOLA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE MORAES NICOLA
  • CLEUDSON NERY DE CASTRO
  • ERNANE PIRES MACIEL
  • GUSTAVO ADOLFO SIERRA ROMERO
  • MARCELA DE FARIA FERREIRA
  • Data: 02/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • Introdução: A criptococose e uma doença infecciosa causada por fungos do gênero Cryptococcus reconhecida como importante ameaça a saúde das pessoas portadoras de deficiência da imunidade celular, com quadros potencialmente fatais de meningite em pacientes com AIDS, sendo nesta população, a terceira doença infecciosa oportunista mais prevalente. A América Latina e a terceira região global com mais casos e mortes por criptococose, com uma letalidade intra-hospitalar variando de 30 a 60%. No Brasil, a criptococose e a principal micose sistêmica e oportunista associada a mortes em pacientes com AIDS. Esta levedura e adquirida via inalatória, podendo causar infecção em animais e humanos, com capacidade de infectar todos os órgãos do corpo, desde a pele, pulmões e SNC. O acometimento neurológico requer reconhecimento precoce e manejo especializado principalmente diante da hipertensão intracraniana. A terapia antifúngica direcionada ao patógeno e realizada com anfotericina B, 5-flucitosina ou fluconazol habitualmente. Medicações como corticoides, acetazolamida ou manitol não são adequados para o manejo da hipertensão intracraniana e esta deve ser controlada com drenagem de louro seja por punção lombar ou derivações liquóricas. Métodos: Estudo observacional, analítico, descritivo e retrospectivo do tipo coorte histórica, com objetivo principal de conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes com criptococose do Distrito Federal e os determinantes da letalidade na capital federal de 2014 a 2019. Foram utilizados dados secundários extraídos de prontuários de pacientes com criptococose neste período. Os critérios de inclusão estabeleciam pacientes da rede pública de saúde do Distrito Federal do Brasil com qualquer amostra positiva para fungos do gênero Cryptococcus. O rastreio dos pacientes foi realizado através de dados obtidos do Laboratório Central de Brasília ou do laboratório do Hospital da Universidade de Brasília. Foram avaliadas variáveis sociodemográficas e clínicas. Resultados: Foram avaliados 100 pacientes, com um média de idade de 40,1 +/- 17 anos com a maioria dos pacientes entre 19 e 60 anos. O sexo masculino representou 70% dos pacientes e o Cryptococcus neoformans foi a espécie mais prevalente. Já o SNC foi acometido em 89% dos casos e a coinfecção com HIV identificada em 66% dos pacientes do estudo, com marcada imunossupressão como mostra a mediana CD4 de 49 células/mm3. O diagnóstico de hipertensão intracraniana ocorreu em 41% dos participantes com mediana da pressão de abertura de 33,5 cm H2O, porém a pressão de abertura não foi avaliada em 44% dos pacientes. A letalidade em 2 e 10 semanas foi de 26,9% e 38,7% respectivamente. Conclusão: A criptococose representa um grande desafio para a saúde pública visto os custos no manejo, o acometimento prioritário de pessoas em idade produtiva, lapso de conhecimento dos profissionais quanto ao diagnóstico e tratamento da criptococose e suas complicações.


  • Mostrar Abstract
  • Introduction: Cryptococcosis is an infectious disease caused by fungi of the genus Cryptococcus recognized as an important threat to the health of people with cellular immunity deficiency, with potentially fatal cases of meningitis in AIDS patients, being in this population, the third most opportunistic infectious disease prevalent. Latin America is the third global region with the most cases and deaths from cryptococcosis, with an in-hospital case fatality ranging from 30 to 60%. In Brazil, cryptococcosis is the main systemic and opportunistic mycosis associated with deaths in AIDS patients. This yeast is acquired via inhalation and can cause infection in animals and humans, with the ability to infect all organs of the body, from the skin, lungs, and CNS. Neurological involvement requires early recognition and specialized management, especially in the face of intracranial hypertension. Antifungal therapy directed at the pathogen is usually performed with amphotericin B, 5-flucytosine, or fluconazole. Medications such as corticosteroids, acetazolamide or mannitol are not suitable for the management of intracranial hypertension, and this must be controlled with CSF drainage either by lumbar puncture or CSF shunts. Methods: Observational, analytical, descriptive, and retrospective study of the historical cohort type, with the main objective of knowing the epidemiological profile of patients with cryptococcosis in the Federal District and the determinants of lethality in the federal capital from 2014 to 2019. Secondary data extracted from medical records were used. of patients with cryptococcosis in this period. The inclusion criteria established patients from the public health system of the Federal District of Brazil with any positive sample for fungi of the genus Cryptococcus. Patient screening was performed using data obtained from the Central Laboratory of Brasilia or from the laboratory of the University Hospital of Brasilia. Sociodemographic and clinical variables were evaluated. Results: 100 patients were evaluated, with a mean age of 40.1 +/- 17 years, with most patients between 19 and 60 years. Males represented 70% of patients and Cryptococcus neoformans was the most prevalent species. The CNS was affected in 89% of the cases and co-infection with HIV was identified in 66% of the patients in the study, with marked immunosuppression as shown by the median CD4 of 49 cells/mm3. The diagnosis of intracranial hypertension occurred in 41% of the participants with a median opening pressure of 33.5 cm H2O, however the opening pressure was not evaluated in 44% of the patients. Lethality at 2 and 10 weeks was 26.9% and 38.7%, respectively. Conclusion: Cryptococcosis represents a major challenge for public health, given the costs of management, the priority involvement of people of working age, lack of knowledge of professionals regarding the diagnosis and treatment of cryptococcosis and its complications.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app39_Prod.sigaa33