Banca de DEFESA: Vagner Neto Ribeiro

DATA : 28/02/2024
LOCAL: Plataforma Teams

JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS E O ENSINO DE ECOLOGIA

Jogo didático, ensino, ecologia, biologia.

O objetivo desta dissertação é analisar os jogos produzidos para o ensino de Ecologia publicados em periódico especializado. É uma pesquisa predominantemente qualitativa, fundamental, do tipo Metanálise, tendo por metodologia a Análise Textual Discursiva (ATD). Para tanto, foi feita uma breve descrição do fenômeno lúdico tendo por base Huizinga (1993); Caillois (1990) e outros, ressaltando o jogo. A seguir enfatizou-se o jogo do tipo analógico, como os de cartas, tabuleiros, papel e caneta, etc. Woods (2012) e outros classificam os jogos analógicos em três famílias: jogos clássicos, jogos de mercado de massa e os jogos de hobby. Enfatizamos estes últimos e seus quatro gêneros, Wargames, Collectible Card GamesRoleplaying Games e Eurogames, por sua diversidade de mecânicas, vitória por desempenho, não exclusão de jogadores, tempo pré-determinado de partida, etc. Com tal caracterização do lúdico e dos jogos analógicos, abordamos o uso dos jogos no ensino em perspectiva histórica, partindo da Grécia Antiga, percorrendo o Império Romano, Idade Média, Modernidade e Contemporaneidade, sendo tal descrição embasada em Abbagnano (1957), Cambi (1999) e outros. A teoria do uso dos jogos no ensino é composta por Brougère (1998, 2002, 2008); Kishimoto (1999, 2002, 2003, 2007, 2018); Soares, Cleophas (2018); Cavalcanti (2018); Vial (2015); Krasilchik (2011), etc. Para uma melhor compreensão dos jogos analógicos abordamos a tétrade elaborada por Schell (2008), enfatizamos as mecânicas enumeradas por Engelstein e Shalev (2020), com seus 13 gêneros compostos por 184 espécies de mecânicas que abordam cada aspecto do jogo. O plano de fundo é o ensino em Ecologia, escolhido pela sua relevância biológica, política, social e econômica. A base teórica ecológica é composta por Odum, (1988); Acot (1990); Townsend, Begon e Harper, (2010). Cain, Bowman e Hacker (2018); Reece et al (2015), etc. Estabeleceu-se então um panorama do uso dos jogos no ensino de Biologia, em especial em Ecologia, por meio dos trabalhos publicados na Revista de Ensino em Biologia (REnBio) da Sociedade de Ensino em Biologia (SBEnBio), sendo utilizadas as edições lançadas de 2005 a 2022. Constatou-se que 103 abordaram jogos no ensino, a maior parte destes componentes das edições que trouxeram as atas do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), e destes 15 abordaram conteúdos de Ecologia, em especial Biomas, conceitos básicos, relações ecológicas e tróficas entre outros. A produção destes concentrou-se no Sudeste, com predominância das instituições federais, entretanto a Instituição de Nível Superior que apresentou a maior produção foi a Universidade Federal do Piauí. Cerca de 70% dos jogos foram aplicados em sala de aula, mais de 90% são analógicos, havendo predominância de jogos similares ao Perfil da editora Grow. Quanto ao embasamento teórico dos trabalhos inventariados, há um maior volume de textos acadêmicos em detrimento dos autores clássicos, o que pode ser um sinal da incipiência da pesquisa do ensino lúdico em biologia no cenário nacional, mas também uma característica inerente de trabalhos voltados a congressos. Finalizamos apresentando dois exemplos de jogos de tabuleiro modernos que possuem temática ecológica, dando assim uma sugestão e apontamento para futuras pesquisas.

Interna - 2338437 - ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
Presidente - 1700130 - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
Externo à Instituição - FERNANDO APARECIDO DE MORAES - UFJ
Externo à Instituição - THIAGO CARDOSO DE DEUS - IFG