ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO FREIRE-CTS A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Educação Freire-CTS; Educação do Campo; BNCC.
Essa pesquisa teve por objetivo identificar interlocuções entre a Educação do Campo e da Educação Freire-CTS para, em seguida, analisar a BNCC a partir diálogos em comum deste documento e dos parâmetros resultantes da articulação entre os dois campos. Para isso, dividimos o percurso metodológico em duas etapas. Na primeira foram realizados aprofundamentos teóricos para conhecer melhor a Educação do Campo e da Educação Freire-CTS, mediante a leitura de textos teóricos e de uma tese e seis dissertações da área de ensino de ciências, que apresentavam tal aproximação. Essa análise permitiu observar como essas produções estão distribuídas no Brasil, quais as temáticas que foram abordadas e de maneira os autores alinharam a articulação. Ainda nessa primeira etapa, realizamos uma análise bibliográfica por meio de palavras-chaves de textos representativos a partir de trabalhos completos publicados nas Atas de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e de artigos em periódicos. Fizemos um recorte excluindo tudo que não fossem propostas para sala de aula e, assim, encontramos três trabalhos completos e quatro artigos de periódicos da área, todos submetidos a Análise Textual Discursiva. Das análises dessa etapa, emergiram quatro parâmetros articuladores entre Educação do Campo e da Educação Freire-CTS, são eles: Preocupação com os sujeitos; Superação da “cultura do silêncio”; Participação crítica e; Problematização da realidade. Com tais categorias foi possível perceber que a articulação dos campos pode contribuir no processo de consciência e ação dos estudantes sobre a sua realidade afirmando o modo de ser, de fazer agricultura e de viver camponês. Na segunda etapa, também utilizando-se da ATD, fizemos uma análise da BNCC para identificar intencionalidades no documento que convergissem com as perspectivas dos Parâmetros Articuladores da Educação do Campo e da Educação Freire-CTS. A investigação partiu dos parâmetros decorrentes da análise bibliográfica, mas, posteriormente, emergiram outras categorias, são elas: Juventudes; Participação ativa social e; A sociedade a partir da contextualização. Dessa investigação, inferimos que as concepções pedagógicas da BNCC se afastam da perspectiva dos Parâmetros Articuladores. No que diz respeito, a compreensão sobre como os sujeitos camponeses foi percebida a maneira neutra em que são apresentados aspectos dessa realidade, indo de encontro a conflitos diretos a existência desses sujeitos e a ausência/intenção em não se comprometer com a transformação social.