Do Macro ao Micropolítico: percurso de políticas públicas de Educação Ambiental até o chão de escolas de Orizona/GO
Educação Ambiental Política; Educação Ambiental Escolar; Ciclo de Políticas Públicas.
A Educação Ambiental (EA) corresponde a um campo polissêmico em decorrência de lutas que atribuem diferentes sentidos para a relação seres humanos-ambiente-sociedade. Este projeto de tese tem como foco a EA Escolar e a compreende como uma Educação Política. Parte de uma perspectiva crítica que busca, no sentido político, a participação em tomada de decisões, partindo da coletividade, a resolução pacífica de conflitos socioambientais e a equidade no uso de bens ambientais. Da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), emergiram políticas públicas do Governo Federal que buscam seu enraizamento nas escolas como por exemplo, o ProNEA, as Conferências Infanto Juvenis para o Meio Ambiente e a ação de Coletivos Educadores no Território. Em outras instâncias da federação, municípios e estados, também realizam ações que se pautam pelos princípios da PNEA. Neste projeto de tese, objetivamos analisar o percurso de políticas públicas de educação ambiental escolar até o chão de escolas do interior de Goiás. Visamos responder a seguinte questão de pesquisa: Como as políticas públicas de EA Escolar chegam ao chão de escolas públicas do interior de Goiás e são interpretadas? Utilizamos como referencial teórico-metodológico autores e autoras do campo da EA para nos afiliarmos a uma concepção de EA como Educação Política. Fez-se necessário também uma incursão ao campo das Políticas Educacionais, o que nos levou ao encontro da Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores que discutem uma perspectiva fluida e dinâmica no que tange à formulação de políticas públicas educacionais. No desenho metodológico, a investigação se encontra em uma Fase Exploratória a partir da qual apresentamos uma encruzilhada sobre os rumos da pesquisa a ser debatida no exame de qualificação. Na Sondagem Inicial, que compõe a fase exploratória, visitamos escolas de educação básica de ensino fundamental e médio, estaduais e municipais, de Orizona/GO com intuito de verificar a presença da EA e de que forma ela se enraíza em ações. Os dados produzidos nos levaram a dois programas: “ Agrinho”, que tem atingido as escolas municipais e o “SEDUC Cerrado”, presente em escolas estaduais. Com intuito de compreendermos melhor esses programas, realizamos conversas informais com seus responsáveis. Identificamos que, para as escolas municipais, o Agrinho tem sido considerado uma política pública de EA por parte da Secretaria Municipal de Educação. Notadamente, é um projeto gestado pela iniciativa privada e que é incorporado em um ambiente público dado a ausência de políticas próprias. Já o programa SEDUC Cerrado abrange escolas estaduais de todo território goiano. É elaborado pela própria Secretaria de Estado de Educação, cuja estrutura organizacional abrange a EA em um eixo de atuação.