Entre jogos e Dupla Excepcionalidade: um espaço para o ensino de Ciências
Jogos; Dupla Excepcionalidade; ensino de Ciências; sala de recursos.
A presente pesquisa dedica-se à exploração do uso de jogos como uma estratégia no Ensino de Ciências, com um enfoque especial na adaptação desses recursos para atender às necessidades específicas de estudantes com Dupla Excepcionalidade. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o potencial dos jogos com conteúdos de Ciências na promoção da complementação e suplementação pedagógica para estudantes com Dupla Excepcionalidade que cursam os Anos Iniciais, no contexto do Atendimento Educacional Especializado de uma escola do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada na perspectiva de estudo de caso, tendo como instrumentos para a construção de dados: observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. A pesquisa envolveu as/os seguintes participantes: três estudantes com Dupla Excepcionalidade, na faixa etária de 9 a 11 anos, que frequentam o AEE e duas professoras da sala de recursos, sendo uma da sala para altas habilidades e uma da sala generalista. Os dados construídos na pesquisa foram analisados segundo o critério proposto pela Bardin, utilizando a análise de conteúdo. Como resultado obteve-se: os jogos relacionados à disciplina de Ciências são recursos valiosos para a complementação e suplementação no atendimento educacional especializado. Contudo, os jogos que obtiveram sucesso foram os elaborados pelas próprias professoras, com adaptações baseadas nos objetivos previamente estabelecidos por elas, já que os jogos disponíveis, comercializados, não atingiram a finalidade proposta e assim foi possível percorrer este caminho como um espaço para o Ensino de Ciências.