Banca de DEFESA: Raimunda Leila José da Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Raimunda Leila José da Silva
DATA : 06/09/2024
HORA: 09:30
LOCAL: FUP
TÍTULO:

DAS CONCEPÇÕES À SUPLECOMPLEMENTAÇÃO: UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTE PARADOXALMENTE SINGULAR


PALAVRAS-CHAVES:

 Atendimento Educacional Especializado, Dupla Excepcionalidade, Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 192
RESUMO:

O interesse por compreender a complexidade do processo de aprendizagem para estudantes com a Dupla Excepcionalidade datam do século XX. Porém, ainda lidamos com a escassez de pesquisas que abordam práticas pedagógicas para essa população estudantil considerada uma das mais invisibilizadas e subidentificadas, consequentemente, não tendo suas necessidades educacionais atendidas, especialmente no âmbito do Ensino de Ciências. Pessoas com Dupla Excepcionalidade são aquelas que apresentam, simultaneamente, altas habilidades/superdotação em associação com uma deficiência e/ou transtorno. Nesta Tese de Doutorado temos como objetivo identificar, definir e caracterizar concepções de Dupla Excepcionalidade que sustentam Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Dupla Excepcionalidade no contexto do Ensino de Ciências no Distrito Federal, considerando as Regiões de Influência do Campus II e III. A abordagem metodológica que guiou a pesquisa foi a qualitativa, por entender que investigamos um fenômeno que é impactado pelo contexto sociocultural, que se trata da inclusão de estudantes com Dupla Excepcionalidade. Como delineamentos de pesquisa utilizamos a Teoria Fundamentada, principal delineamento da pesquisa pela natureza da Tese, novos olhares e posicionamento teórico a partir dos dados analisados e como delineamentos intermediários, utilizamos a Pesquisa Documental, Revisão Integrativa da Literatura e Pesquisa Narrativa, visando contemplar cada objetivo específico da pesquisa. Os dados foram analisados à Luz dos Pressupostos Teóricos da Análise Textual Discursiva, técnica de análise que julgamos adequada ao delineamento de pesquisa da Teoria Fundamentada nos Dados. Após a Análise dos Dados, as informações construídas nos permitem afirmar que a concepção de Dupla Excepcionalidade e de Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Dupla Excepcionalidade é de Somatório, Segregadora e Excludente. Uma concepção de que o/a estudante com Dupla Excepcionalidade é uma pessoa que se constitui a partir da soma de duas ou mais condições, e explica, portanto, a oferta do Atendimento Educacional Especializado de forma fragmentada em complementação ou suplementação. Nesse sentido, considerando a demanda emergente e necessária, trazemos como inovação nesta Tese de Doutorado a criação da nomenclatura SUPLECOMPLEMENTAR, que compreende um terceiro tipo de Serviço de Atendimento Educacional Especializado para estudantes, que nessa Tese, nomeamos como Paradoxalmente Singulares. Um atendimento que compreende o/a estudante com Paradoxalmente Singular em uma perspectiva unificada, integral e complexa de existência. Julgamos relevante pensar em um nome dê visibilidade a identidade desses/as estudantes, para tanto, sugerimos o conceito Paradoxalmente Singular para nos referirmos aos/às estudantes que possui condição associada agregadora singular, ou seja, estudantes que possui, de forma associada, altas habilidades, deficiência e/ou transtorno. Por fim, a nossa Tese é de que aos/às estudantes Paradoxalmente Singulares com interesse na área de Ensino de Ciências deve ser ofertado o Atendimento Educacional Especializado


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DANIELA LEAL - Unochapecó
Externo à Instituição - ELEANDRO ADIR PHILIPPSEN - UEG
Externa ao Programa - 3154630 - RENATA MUNIZ PRADO BASTO - nullPresidente - 1123202 - RICARDO GAUCHE
Externo à Instituição - WESLEY PEREIRA DA SILVA - SEEDF
Notícia cadastrada em: 23/08/2024 12:00
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