OS LABORATÓRIOS DE ENSINO E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: POSSÍVEIS INTERLOCUÇÕES
Formação de Professores; Laboratórios de ensino; ensino de Ciências
A formação inicial de professores tem sido evidenciada como complexa devido as múltiplas necessidades formativas para que se atenda as exigências formativas desse profissional na contemporaneidade. Nesse contexto, os laboratórios de ensino das Instituições de Ensino Superior têm sido considerados espaços que favorecem a formação inicial dos professores de Ciências ao promoverem uma aproximação dos conceitos teóricos com a prática docente. Entretanto, é necessário diferençar os laboratórios de ensino daqueles que são voltados para o ensino curricular das disciplinas de graduação, posto que podem ser apoio pedagógico para essas disciplinas, mas não se limitam a essa função, podendo também auxiliar nas ações de pesquisa, extensão e programas que incentivam à docência. Portanto, o objeto dessa pesquisa será elaborar o histórico de estruturação dos Laboratórios de Apoio às Pesquisa e ao Ensino de Ciências (LAPEC I e II) e compreender como contribuem para a formação inicial de professores de Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina, a partir da percepção de seus egressos, licenciandos e coordenadores desses espaços. A pesquisa será qualitativa e os participantes serão egressos e licenciados do curso de Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina que tiveram oportunidade de vivenciar atividades desenvolvidas nos LAPEC. Também serão convidados para participarem os professores que coordenaram esses laboratórios desde de sua implementação. Como Instrumento de pesquisa serão realizadas entrevistas semi-estruturadas que posteriormente serão analisadas pelo método da Análise Textual Discursiva.