Um Protocolo de acolhimento e acompanhamento pedagógico para professores docentes que atuam com estudantes autistas do Ensino Médio, no contexto da Educação em Ciências
Educação Inclusiva; Estudante Autista; Protocolo.
Na Educação Inclusiva, todas as pessoas têm o direito de aprender, independentemente de deficiências ou transtornos. A escola deve acolher todos. Para isso, é necessário que a escola e os professores estejam preparados para atender às necessidades de todos os estudantes. Com base no direito de todos à Educação, desenvolvemos uma pesquisa focada no processo educativo dos estudantes autistas. A partir das falas dos próprios estudantes e das percepções dos professores da sala de recursos generalista e da classe comum inclusiva, planejamos, construímos e avaliamos um Protocolo para a orientação de professores no acolhimento e acompanhamento pedagógico dos estudantes autistas no Ensino Médio, no contexto da Educação em Ciências. Este foi o objetivo principal deste trabalho. A metodologia utilizada foi qualitativa, com interesse nas falas dos estudantes autistas, dos professores e na interação dialógica entre participantes e pesquisadora, permitindo reflexões sobre sentimentos, atitudes e impressões que poderiam ser analisados. Nas duas primeiras fases, o método de construção de dados foi a entrevista parcialmente estruturada, cujas respostas foram posteriormente transcritas para análise. A terceira fase consistiu na construção do Protocolo e a quarta fase culminou na avaliação desse material utilizamos um questionário. A análise de dados foi realizada por meio da Análise Temática Dialógica, estabelecendo temas e subtemas emergentes dos discursos. A leitura aprofundada das falas dos participantes possibilitou a elaboração e análise dos mapas de significados construídos em cada fase da pesquisa. Participaram desta pesquisa dois professores da classe comum inclusiva na primeira fase. Na segunda fase, participaram quatro professoras especialistas da área de Ciências da Natureza/Exatas, quatro professores de Ciências da Natureza da classe comum inclusiva e seis estudantes autistas, todos do Ensino Médio. A terceira fase consistiu no planejamento e elaboração do Protocolo. Na quarta fase, a avaliação do Protocolo contou com a participação de cinco professores da classe comum inclusiva e sete professores especialistas que atuavam em sala de recursos generalista na Educação Básica. Os resultados mostraram que o Protocolo foi eficaz para orientar tanto professores da classe comum inclusiva quanto da sala de recursos generalista no acolhimento e acompanhamento pedagógico dos estudantes autistas no Ensino Médio no contexto da Educação em Ciências. Concluímos que o material construído se mostrou relevante para orientar os professores que atuam com esses estudantes, ao apresentar informações, sugerir caminhos de atuação e proporcionar formação e reflexão aos profissionais, apoiados em um processo educativo inclusivo e justificado pelas falas dos estudantes autistas.