Banca de DEFESA: Paula Elias de Sá

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paula Elias de Sá
DATA : 20/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Marçal de Oliveira Neto - Instituto de Química
TÍTULO:

Contextos históricos e discursivos da emergência das Licenciaturas em Ciências Naturais: apontamentos de pesquisa


PALAVRAS-CHAVES:

Licenciatura em Ciências Naturais; formação de professores; políticas educacionais; ensino de Ciências; abordagem discursiva.


PÁGINAS: 124
RESUMO:

Esta dissertação investiga as condições que permitiram a emergência das Licenciaturas em Ciências Naturais (LCNs) no Brasil, considerando os fatores históricos e educacionais que impulsionaram esse processo, especialmente após os anos 2000. A pesquisa parte do problema da escassez de professores qualificados para o ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental e da necessidade de uma formação docente que integre conhecimentos de diferentes disciplinas científicas. O objetivo é analisar como as políticas educacionais e as disputas curriculares influenciaram a criação e a consolidação das LCNs como uma resposta às demandas do cenário educacional brasileiro. Com base nas teorias de Michel Foucault sobre discurso e poder, a pesquisa utiliza uma abordagem discursiva para entender como os discursos educacionais e as políticas curriculares moldaram a formação de professores e o ensino de Ciências no Brasil. A investigação abrange o período de 1930 a 2000, destacando marcos históricos, como a introdução da disciplina escolar Ciências no currículo nos anos 1930 e o surgimento das primeiras LCNs nos anos 2000. Durante esse período, a disciplina escolar Ciências foi ministrada por professores de formações acadêmicas diversas, o que gerou desafios para alinhar o ensino às necessidades curriculares, devido ao seu caráter integrador e interdisciplinar. A pesquisa revela que diversas políticas curriculares foram implementadas para adequar diferentes cursos à disciplina de Ciências, em resposta à carência de professores. Contudo, o caráter integrador da disciplina tornou esse processo desafiador, pois os cursos existentes não atendiam plenamente às suas exigências específicas. Os resultados mostram que a criação e consolidação das LCNs estão diretamente relacionadas às mudanças nas políticas educacionais e às novas demandas educacionais. A revisão bibliográfica evidencia que o desenvolvimento dessas licenciaturas foi impulsionado por políticas que buscavam suprir a escassez de professores e promover um ensino integrador, ganhando espaço na comunidade acadêmica. A análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das primeiras LCNs indica que esses cursos surgiram para atender à necessidade urgente de professores qualificados e foram influenciados tanto por diretrizes legais e curriculares quanto por necessidades locais específicas, resultando em um hibridismo de discursos e práticas educacionais. A pesquisa conclui que a principal condição que possibilitou a emergência das LCNs foi a constante escassez de professores de Ciências, somada à demanda por uma formação docente capaz de atender ao caráter integrador da disciplina escolar Ciências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1528690 - ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
Interno - 2544016 - DELANO MOODY SIMOES DA SILVA
Externa à Instituição - MARIA MARGARIDA PEREIRA DE LIMA GOMES - UFRJ
Interno - 3261681 - SAMUEL MOLINA SCHNORR
Notícia cadastrada em: 11/09/2024 16:39
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