DO ENSINO REMOTO À SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O REFAZER DA PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS
Ensino Remoto Emergencial. Pandemia da Covid-19. Educação em Ciências. Práticas docente. Recursos didáticos. Formação de Professores.
Este trabalho está dividido em três capítulos principais. O primeiro capítulo fornece uma introdução e estabelece o contexto do estudo, discutindo o impacto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocado pela pandemia da Covid-19 e suas consequências para a prática dos professores de Ciências no Distrito Federal. O segundo capítulo se concentra em um levantamento bibliográfico, examinando as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de Ciências durante o ensino remoto. O terceiro capítulo descreve a pesquisa realizada por meio de dois grupos focais, investigando as adaptações e práticas educacionais adotadas por professores de Ciências da rede pública do Distrito Federal durante e após o período pandêmico. A proposta do grupo focal é verificar se os resultados encontrados corroboram com as informações da literatura. A metodologia utilizada é qualitativa, com técnicas de coleta de dados que incluem a aplicação de um formulário de sondagem inicial e a condução de grupos focais presenciais. A análise dos dados foi conduzida utilizando a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, que facilita a identificação e a interpretação de padrões nos dados. Este trabalho pretende auxiliar os educadores de Ciências na reflexão sobre as mudanças didáticas que se consolidaram e influenciaram a Educação em Ciências após o período emergencial. Os resultados indicam que tanto os professores quanto os alunos enfrentaram desafios significativos relacionados ao uso de tecnologias. Apesar dessas dificuldades, os professores continuaram a utilizar algumas práticas, como jogos e vídeos. Após a pandemia, houve uma mudança para uma abordagem mais flexível e menos centrada no conteúdo, em resposta às lacunas educacionais resultantes da pandemia. Este estudo destaca a necessidade de realizar mais pesquisas sobre recursos que possam ajudar a preencher as lacunas de aprendizado existentes.