A Construção do Conhecimento Científico pelo Educador Científico: uma abordagem epistemológica e ontológica
Construção do Conhecimento, Educador Científico, Epistemologia, Ontologia.
A tese A Construção do Conhecimento Científico pelo Educador Científico: uma abordagem epistemológica e ontológica investiga como o educador científico adquire, valida e comunica conhecimento, destacando o impacto de sua identidade profissional em tempos de rápidas transformações tecnológicas e sociais. O estudo é fundamentado nas teorias de Thomas Kuhn, Imre Lakatos, Paul Feyerabend, Paulo Freire, António Nóvoa e Luis Radford, com foco na aplicação inovadora da Teoria da Objetivação (TO) de Radford, adaptada para a educação científica. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem mista e exploratória, utilizando entrevistas com docentes do programa de pós-graduação em educação científica da Universidade de Brasília (UnB) e análise de conteúdo de Bardin, complementada por estatística inferencial. A pesquisa visa contribuir para a formação de educadores preparados para enfrentar as rápidas transformações tecnológicas e sociais, promovendo uma educação científica crítica e humanista.