Banca de QUALIFICAÇÃO: Jeremias Fontinele da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jeremias Fontinele da Silva
DATA : 21/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

A Construção do Conhecimento Científico pelo Educador Científico: uma abordagem epistemológica e ontológica


PALAVRAS-CHAVES:

Construção do Conhecimento, Educador Científico, Epistemologia, Ontologia.


PÁGINAS: 139
RESUMO:

A tese A Construção do Conhecimento Científico pelo Educador Científico: uma abordagem epistemológica e ontológica investiga como o educador científico adquire, valida e comunica conhecimento, destacando o impacto de sua identidade profissional em tempos de rápidas transformações tecnológicas e sociais. O estudo é fundamentado nas teorias de Thomas Kuhn, Imre Lakatos, Paul Feyerabend, Paulo Freire, António Nóvoa e Luis Radford, com foco na aplicação inovadora da Teoria da Objetivação (TO) de Radford, adaptada para a educação científica. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem mista e exploratória, utilizando entrevistas com docentes do programa de pós-graduação em educação científica da Universidade de Brasília (UnB) e análise de conteúdo de Bardin, complementada por estatística inferencial. A pesquisa visa contribuir para a formação de educadores preparados para enfrentar as rápidas transformações tecnológicas e sociais, promovendo uma educação científica crítica e humanista.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - SHIRLEY TAKECO GOBARA - UFMS
Interno - 1528690 - ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
Presidente - 1517989 - MARCELO XIMENES AGUIAR BIZERRIL
Interno - 3009118 - PAULO GABRIEL FRANCO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 18/10/2024 17:07
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app17.sigaa17