RISCOS, INCERTEZAS E CENÁRIOS FUTUROS: A EDUCAÇÃO SOCIOCIENTÍFICA EM UMA SOCIEDADE DE RISCO
Sociedade de Risco; Questões sociocientíficas; Educação em Ciências; Futuro.
Neste trabalho, entendemos que a ciência e seu ensino são significativamente fundamentados em certeza, previsibilidade e segurança. Corrobora com essa afirmação a perspectiva da sociedade de risco, proposta por Ulrich Beck, que considera as incertezas como uma realidade contemporânea. A ciência não é neutra, na sociedade de risco ela coexiste com a tecnologia e refletir criticamente suas produções e desenvolvimento faz parte do papel dos cidadãos. Entendemos que tal perspectiva pode ser um ponto de partida para problematizar uma educação científica que preza pela reprodução e aceitação da ciência como salvação. Assim, o objetivo da presente pesquisa é analisar como os estudantes do ensino médio percebem e abordam as incertezas e os cenários futuros, por meio do trabalho pedagógico com questões sociocientíficas, visando uma formação que os capacite a enfrentar os desafios de viver em uma sociedade de risco. Na maior parte das vezes os problemas causados pela ciência e pela tecnologia trazem riscos para a sociedade. No entanto, o contexto da modernidade tardia molda os sujeitos para terceirizar sua contribuição com a sociedade, deixam os processos decisórios na mão de especialistas por falta de conhecimento, proatividade ou mesmo como maneira de se isentar de culpabilidade. A técnica de backcasting será utilizada como uma alternativa metodológica, por delinear estudos de planejamento estratégico e cenários futuros. Ademais, o “cone de futuros” também será usado para observar como os estudantes visualizam a pluralidade de cenários, além de perceber como eles se utilizam dos riscos nos contextos incertos. O cone oferece uma oportunidade para os estudantes visualizarem e discutirem futuros preferíveis, possíveis e prováveis e pode estimular uma visão mais ampla e proativa em relação ao futuro. Temos interesse em estimular a criatividade dos discentes também na produção de um material em formato de vídeo conhecido como mocumentary, ao simular o futuro, o mocumentário incentiva os discentes a refletirem criticamente sobre as consequências das ações humanas no meio ambiente. Acreditamos que a educação em ciências tem forte relação com a atuação dos indivíduos na sociedade, um modelo de ensino que englobe questões sociocientíficas e rejeite o cientificismo é uma alternativa para uma atuação protagonista. Com isso, a presente dissertação de mestrado se desenvolve com a finalidade de contribuir para a pesquisa da educação científica que se preocupa com uma abordagem que estimule o pensamento sistêmico, o engajamento e estimule a imaginação dos discentes.