Banca de DEFESA: Rafael Abdala Mendonça Ribeiro

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rafael Abdala Mendonça Ribeiro
DATA : 01/11/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Auditorio Lauro Morhy - IQ
TÍTULO:

AUTORIDADE E AUTORITARISMO: O SENTIDO DA NOTA ESCOLAR ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Autoridade; autoritarismo; educação política; ensino de ciências; nota escolar.


PÁGINAS: 286
RESUMO:

A existência de uma crise na autoridade política foi proposta por Hannah Arendt, de modo que esta ideia embasou vários trabalhos acadêmicos que discutem a autoridade docente. A tese arendtiana defende que o fim da autoridade política teve como efeito o enfraquecimento da autoridade dos professores na esfera pré-política. Diante desta situação de ocaso da autoridade dos professores, propusemos como questão de investigação: Algum outro elemento da esfera política se inseriu nas relações entre professores e estudantes do ensino de Ciências? Assim, formulamos a hipótese de que a escola, por estar inserida no Estado democrático capitalista burguês, também está imersa nas ideologias e práticas políticas deste tipo de sociedade, em especial, o autoritarismo. Desta forma objetivamos obter a percepção de professores de Química, Física e Biologia e seus estudantes sobre a autoridade docente, de modo a compreender se de fato o que se entende deste conceito não está sendo confundido com dispositivos de coerção autoritária, bem como identificar os motivos de tal confusão. Para atingir tais objetivos buscamos na literatura o significado de autoridade, poder, violência, paideia/humanitas/bildung, disciplina, imposição social, racionalização, burocratização, formação unilateral, alienação, governabilidade, adestramento, conceitos científicos, avaliação formativa e autoritarismo de maneira a deduzir nossas categorias de análise. De posse das categorias e das informações obtidas em entrevistas com professores de Química, Física e Biologia, bem como grupos focais com seus estudantes e análise documental de Projetos Políticos Pedagógicos, obtivemos os nossos resultados. Observamos que há uma incompreensão sobre o que é a autoridade docente, inclusive com a percepção de que autoridade demanda a coação dos estudantes, sendo a nota um instrumento de violência coercitiva. Além disso, a autoridade foi entendida pelos professores entrevistados como algo reforçado por dispositivos de adestramento, resultados estes que ilustraram a existência da crise na autoridade docente. Diante de um contexto em que há relações hierárquicas assimétricas, defendemos que a crise da autoridade produziu uma situação em que a obediência só pode vir da imposição, o que leva a uma percepção, equivocada, de que há convergência entre autoridade e autoritarismo. Buscamos, assim, identificar os motivos de tal confusão e percebemos nas escolas investigadas uma preocupação prioritária em preparar os estudantes para desempenhar algum papel na sociedade do capital, de modo que esta preocupação excessiva mutila intelectualmente os estudantes e os aliena. Verificamos, ainda com os professores entrevistados de que não seria utilizado nenhum critério baseado em uma teoria própria do ensino de Ciências para atribuição de notas, que a utilização da nota escolar não se alinha com os princípios da avaliação formativa e mais ainda, que esta forma de avaliação não ocorre nas salas de aula investigadas. Por fim, constatamos que existe uma sensação por parte dos professores entrevistados de que as decisões institucionais podem atrapalhar o trabalho escolar por dificultar a punição retirar a autonomia para atribuir notas aos estudantes. Defendemos, então, a tese de que uma sociedade, não mais estruturada politicamente pela autoridade, marcada pelo autoritarismo do Estado burguês, produziu uma escola esvaziada de sua autoridade e marcada por tais práticas, as quais evidenciamos pelo ato de adoção das notas escolares pelos professores de Ciências.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JANINE DE FÁTIMA MUNDIM NETO - SEEDF
Interno - 1528690 - ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
Externa à Instituição - INGRID LILIAN FUHR - UNICEUB
Presidente - ***.648.408-** - ROBERTO RIBEIRO DA SILVA - UnB
Interno - ***.374.469-** - RODRIGO DIEGO DE SOUZA - UFSC
Notícia cadastrada em: 31/10/2024 15:11
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app07.sigaa07