A motivação de alunos na criação e desenvolvimento de jogos para o ensino de química: um olhar a partir da teoria da autodeterminação
Criação de jogos; Motivação; Teoria da autoderminação
Os jogos são parte da cultura e influenciam diversos ambientes, inclusive o educacional. Muitos autores destacam seu potencial pedagógico, especialmente quando bem aplicados. Eles podem desenvolver habilidades como autonomia, interação entre professor e aluno, redução da abstração e aumento da motivação. No contexto educacional, a motivação é tema de várias teorias, como a Teoria da Autodeterminação, que sugere um contínuo entre a amotivação e a motivação intrínseca. No entanto, poucos estudos aprofundam a relação entre jogos e motivação, especialmente quando os alunos são criadores de jogos. A maioria dos trabalhos os posiciona como consumidores. Este estudo pretende investigar se as necessidades psicológicas básicas, base da Teoria da Autodeterminação, são atendidas quando os alunos criam seus próprios jogos. Após a construção e aplicação dos jogos, serão realizadas entrevistas e questionários para responder à questão: como a criação de jogos educativos para o ensino de química influencia a motivação dos alunos, especialmente em relação às suas necessidades psicológicas básicas?