O uso da inteligência artificial no planejamento de aulas investigativas de estudantes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
Recursos de ensino; tecnologia na educação; formação de professores.
A literatura revela discussões sobre as potencialidades do ensino por investigação e o crescente cenário de integração das inteligências artificiais nos processos educacionais. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) no planejamento de aulas investigativas de estudantes de um curso presencial de Licenciatura em Ciências Biológicas, durante os estágios supervisionados de ensino. Serão selecionados estudantes de graduação de duas turmas que estejam atuando como estagiários na rede pública de ensino, abrangendo os níveis fundamental e/ou médio. A coleta de dados envolve observação direta extensiva, considerando os documentos produzidos pelos participantes, como planos de aula, além da realização de rodas de conversa. Na presente pesquisa, que ainda está em andamento, já foram coletados dados de uma das turmas, onde foram produzidos planejamentos com e sem o uso da IAGen, seguidos de uma roda de conversa. Para a análise dos dados, serão utilizados a ferramenta “Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI)” e a técnica de “Análise de Conteúdo”. Com isso, busca-se discutir e evidenciar como tecnologias e abordagens investigativas podem ser integradas nos processos de ensino e aprendizagem em Ciências.