Diversão no ensino: futuros professores e uma proposta de integração da ludicidade como recurso pedagógico
O brincar representa uma abordagem ativa para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais, ao mesmo tempo que estimula a criatividade e a imaginação (Pellegrini e Smith, 1998). O uso do lúdico como ferramenta em momentos de ensino-aprendizagem proporciona uma alternativa não convencional para aproximar os participantes do conhecimento científico (Leão, 1999; Campos, 2003). Diante desse cenário, o presente estudo visa explorar, identificar e examinar a percepção de professores em formação em relação à concepção e implementação de atividades lúdicas em ambientes de aprendizagem. Esta pesquisa, qualitativa em sua natureza, concentra-se nos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), regularmente matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências e Biologia 3 (ESECB3). O objetivo principal é analisar o processo de concepção e execução de atividades lúdicas na Educação Básica, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas.