Proposta de Contribuição Curricular dos Livros Didáticos para o SAEB Ciências da Natureza dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Currículo; ensino de ciências; livro didático; avaliação externa; SAEB
Com o desenvolvimento da produção industrial e o desenvolvimento urbano, surge na sociedade a necessidade de uma maior escolarização da população para o
atendimento das demandas do mercado e enfrentamento dos problemas advindos da urbanização, e consequentemente o desenvolvimento de currículos que possam dar
cabo desses desafios e a avaliação da aquisição dos conhecimentos desse currículo pelos estudantes. Com a divulgação da Base Nacional Comum Curricular em 2017,
O Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais Anísio Teixeira organiza a avaliação de conhecimento amostral de Ciências da Natureza para os Anos Finais
do Ensino Fundamental, o qual faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, a fim de avaliar o letramento científico dos estudantes brasileiros. A
construção da avaliação se apoia na BNCC, em especial nas habilidades de Ciências da Natureza. Contudo, o currículo não se limita apenas à Base; os livros didáticos,
a estrutura escolar, a relação professor-aluno também fazem parte do que se considera currículo. O foco deste estudo é a análise das principais coleções dos livros
didáticos do PNLD, a fim de se ter um olhar mais amplo de como os estudantes estão entrando em contato com os conceitos científicos, em especial os conhecimentos
teóricos e conceituais, cumulativos e sequenciais que dão ferramentas a eles para compreender o funcionamento do mundo natural e as influências das ações humanas
sobre esses fenômenos.