BNCC, Livros Didáticos e SAEB: Convergências e divergências no currículo de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental.
Avaliação externa; currículo; ensino de ciências; livro didático; política curricular; SAEB.
Com o desenvolvimento da produção industrial e o desenvolvimento urbano, surge na sociedade a necessidade de uma maior escolarização da
população para o atendimento das demandas do mercado e enfrentamento dos problemas advindos da urbanização, e, consequentemente, o desenvolvimento de
currículos que possam dar cabo desses desafios, assim como de avaliações da aquisição dos conhecimentos desses currículos pelos estudantes. Com a divulgação da
Base Nacional Comum Curricular em 2017, o Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais Anísio Teixeira organiza a avaliação de conhecimento amostral
de Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental, o qual faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, a fim de avaliar o
letramento científico dos estudantes brasileiros. Com uso do ciclo de políticas proposto por Ball, esse estudo analisa os diversos contextos de influência e busca
compreender como foi estabelecida a relação da BNCC com a produção de livros didáticos, suas convergências e divergências, e o que essa relação pode contribuir
para a formação do currículo da avaliação de Ciências da Natureza do SAEB, hoje focada em avaliar os pressupostos da BNCC, deixando de fora outros agentes que
são importantes formadores do currículo. Os principais resultados indicam uma forte presença da tradição curricular anterior à BNCC presente nos livros didáticos,
em especial, preenchendo vazios de assuntos e conhecimentos caros ao ensino de ciências, os quais não estão presentes na Base. Outra diferença importante foi o
quanto se aborda cada eixo do conhecimento (Matéria e Energia, Vida e Evolução, e Terra e Universo) nos livros didáticos e o quanto cada um deles está presente na
Avaliação do SAEB de Ciências da Natureza paras os anos finais do Ensino Fundamental, esses resultados apontam um caminho de uma possibilidade de melhoria
do currículo da avaliação para uma melhor adequação ao que é ensinado nas escolas brasileiras.