O papel dos conteúdos escolares na Educação CTS brasileira: indicativos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
Educação CTS; Conteúdos Escolares; Pedagogia Histórico-Crítica; Ensino Médio brasileiro
Dentre os referenciais que fundamentam as pesquisas em Educação em Ciências, predominam os pressupostos construtivistas, os quais, em geral, não abordam questões políticas mais amplas, perpetuando, assim, a adaptação à estrutura social e econômica vigente. Considerando que a Educação CTS, um dos principais campos de estudo nessa área, tem em sua origem a perspectiva política de questionamento do papel da Ciência e da Tecnologia no contexto capitalista, justifica-se a investigação das relações entre as práticas educativas fundamentadas nesse referencial e a função social da escola. Para apreender esse objeto em seu complexo de relações, além da aparência fenomênica, adotam-se a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e o Materialismo Histórico-Dialético como fundamentos teóricos e metodológicos. O projeto visa desvelar o papel dos conteúdos escolares de Ciências da Natureza nas práticas educativas CTS no Ensino Médio brasileiro, e suas conexões com a função social da escola. Para tanto, os objetivos específicos são: i) identificar os elementos da PHC que favorecem a compreensão do objeto de estudo; ii) analisar o papel dos conteúdos escolares sob as concepções hegemônicas e da PHC; iii) revisitar o Movimento CTS e suas repercussões na educação, especialmente no contexto brasileiro; iv) revisar as discussões teóricas da Educação CTS com base na PHC; v) analisar os espaços para a Educação CTS nas políticas educacionais, especialmente na BNCC; vi) mapear e analisar práticas de Educação CTS no Ensino Médio brasileiro publicadas em periódicos; e vii) estabelecer relações entre os conteúdos escolares nas práticas CTS e a função social da escola, segundo a PHC. Espera-se, assim, não só enriquecer a relação pesquisadora-objeto, mas também ampliar e sistematizar a compreensão sobre o papel dos conteúdos escolares nas práticas de Educação CTS, identificando pressupostos, funções sociais e possíveis lacunas e limites, além de propor perspectivas e encaminhamentos para a práxis no ensino de Ciências.