Práticas Pedagógicas Inclusivas de Ciências no Ensino Médio: Desafios, Limites e Possibilidades na Perspectiva Docente
Educação Inclusiva; Práticas Pedagógicas Inclusivas; Ensino de Ciências; Atendimento Educacional Especializado; Desenho Universal para Aprendizagem
A inclusão educacional é essencial para garantir que todos os estudantes, independentemente de suas diferenças, tenham acesso à aprendizagem. O objetivo deste estudo foi investigar os desafios enfrentados pelos professores de Ciências do Ensino Médio da Rede Pública do Distrito Federal no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para isso, identificamos as percepções dos professores de Ciências da classe comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em relação às práticas pedagógicas inclusivas e analisamos as práticas pedagógicas inclusivas compartilhadas por professores de Ciências da classe comum. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, realizada em duas escolas da Rede Pública do Distrito Federal, com a participação de 20 professores de Ciências, sendo 15 da classe comum e 5 do AEE. Para identificar as percepções docentes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os participantes e, para analisar as práticas compartilhadas, foi enviado um formulário no Google Forms aos professores da classe comum entrevistados. Utilizamos a Análise Textual Discursiva para interpretar os dados coletados. Os resultados evidenciaram percepções docentes interligadas em aspectos como: a) formação docente; b) entendimento de inclusão; c) posicionamento sobre inclusão; d) atuação docente; e e) práticas pedagógicas inclusivas. Observamos que a formação docente impacta diretamente o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, orientando o entendimento e o posicionamento sobre inclusão e influenciando a atuação docente. As análises apontaram lacunas tanto na formação inicial quanto na continuada dos professores, além de diferenças no entendimento e nos posicionamentos em relação à inclusão. As atuações docentes, embora acolhedoras, revelaram-se limitadas no atendimento aos estudantes e na comunicação entre os professores da classe comum e do AEE. As percepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas apresentaram elementos isolados dos princípios inclusivos, permitindo identificar suas características. Percebemos que as práticas pedagógicas inclusivas compartilhadas atendem aos princípios da acessibilidade e da equidade, contemplando as necessidades específicas dos estudantes, mas não refletiram o princípio da universalidade do ensino, que garante acessibilidade a todos. Foram identificados indicadores de inclusividade, e o grau de inclusividade das práticas foi analisado, diferenciando-se Prática Pedagógica Acessível, Prática Pedagógica Inclusiva e Prática Pedagógica Inclusiva à luz do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).O estudo evidenciou limitações estruturais, organizacionais e pedagógicas, apontando lacunas na formação docente e fragilidades na comunicação entre os professores da classe comum e do AEE. Recomenda-se a organização institucional para promover momentos de diálogo e planejamento pedagógico entre os professores da área, além da reorganização da formação inicial, com a inclusão de disciplinas obrigatórias sobre inclusão nos cursos de Ciências, e a oferta de formação continuada institucional por meio de cursos obrigatórios sobre inclusão para docentes que ingressam na rede de ensino. Esperamos que este estudo contribua para reflexões e aprendizados que promovam a inclusão no ensino de Ciências