Banca de DEFESA: Heraldo Henrique de Carvalho dos Anjos

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Heraldo Henrique de Carvalho dos Anjos
DATA : 30/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Prof. Dr. Marçal de Oliveira Neto (Hibrido)
TÍTULO:

PRÁXIS, IDENTIDADE DOCENTE E COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS ESPECÍFICAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: BASES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CIÊNCIAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão Escolar; Cegos; Grupo de Reflexão; Formação de Professores; Inteligência Artificial.


PÁGINAS: 208
RESUMO:

Nossa pesquisa teve como objetivo compreender as conexões entre competências, identidade docente e práticas pedagógicas identificadas nas falas de professores de Ciências da Natureza que atuam, ou atuaram, em Salas de Recursos Específicas para Estudantes com Deficiência Visual. Buscamos identificar elementos que possam ser incorporados na formação de novos professores, favorecendo a inclusão escolar e o aprimoramento do Ensino de Ciências para esses estudantes, de forma a atender suas necessidades educacionais e a fortalecer o processo de ensinoaprendizagem. Para tornar esta tese mais acessível a pessoas com deficiência visual, incluímos descrições detalhadas de todas as imagens e elementos visuais, elaboradas de forma a serem interpretadas tanto por programas leitores de tela quanto por ledores humanos. Essa abordagem procura garantir a compreensão plena dos conteúdos apresentados e promover a acessibilidade acadêmica. No primeiro abordamos o funcionamento da visão e fundamentos para entender a deficiência visual e suas implicações pedagógicas. No segundo discutimos a evolução da percepção social sobre pessoas com deficiência, destacando sua luta histórica por direitos. No terceiro, exploramos a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, com ênfase na superação de barreiras socioculturais e no apoio à inclusão. No quarto discutimos a formação do conceito de competências e a identidade docente, analisando-se o que significa ser professor e os desafios de atuar em contextos inclusivos. No quinto detalhamos a metodologia qualitativa da pesquisa, destacando a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de interpretação de dados e a inovação no uso de Inteligência Artificial como ferramenta de auxílio na compilação de dados, transcrição de entrevistas e criação da identidade visual do trabalho. Além disso, apresentamos os Grupos de Reflexão como instrumento central, reunindo-se professores de Ciências da Natureza e Matemática e três grupos de cursistas de Braille, Soroban e Análise Funcional da Visão. Esses grupos possibilitaram: troca de experiências, reflexões sobre identidade docente e práticas pedagógicas, bem como sugestões para aprimorar cursos realizados. No sexto capítulo, discutimos as análises realizadas com base nos dados construído durante a pesquisa. Essa etapa destaca reflexões críticas e apresenta propostas de aprimoramento de curso de formação continuada com os objetivos de promover o Ensino de Ciências Inclusivo. Por fim apresentamos as considerações finais, consolidando os resultados alcançados e propondo aplicações práticas das descobertas. Na pesquisa combinamos uma análise teórica abrangente com uma abordagem metodológica inovadora, oferecendo contribuições significativas para a formação de professores do Ensino de Ciências interessado em trabalhar em Sala de Recurso Específica de Deficiência Visual, promovendo-se a inclusão destes estudantes. A troca de experiências nos grupos de reflexão e o uso de tecnologia na análise de dados enriqueceram os resultados e apontaram caminhos concretos para uma formação continuada mais inclusiva e transformadora.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO - UFES
Externa ao Programa - 1957211 - CANDIDA BEATRIZ ALVES - nullPresidente - 418913 - GERSON DE SOUZA MOL
Externa à Instituição - RAISA ALVES LACERDA BORGES DA SILVEIRA - UnB
Externo à Instituição - WESLEY PEREIRA DA SILVA - SEEDF
Notícia cadastrada em: 10/01/2025 16:52
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