Banca de QUALIFICAÇÃO: Mauritânia Lino de Oliveira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Mauritânia Lino de Oliveira
DATA : 24/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: ***
TÍTULO:

Educação Eugênica no Atual Contexto Brasileiro: Tempos de Crise na Construção de Uma Educação Cientifica Plural, Democrática e Emancipatória


PALAVRAS-CHAVES:

eugenia; Educação em Ciência; emancipatória.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

Diante das reformas educacionais atuais e dos movimentos políticos, ideológicos e sociais de natureza conservadora, hegemônica e dos desafios para a construção de uma educação científica plural, democrática e emancipatória, podemos perceber a desumanização que se evidencia nos contextos educacionais a partir de caminhos historicamente construídos. Este projeto tem como objetivo investigar em que medida a estrutura subjacente eugenista, do início do século XX, ainda se manifesta no atual cenário educacional brasileiro, limitando a construção de uma educação científica plural, democrática e emancipadora. Como principal referencial teórico utilizamos a concepção de educação libertadora de Paulo Freire, além de outros estudos sobre a prática docente reflexiva e abordagens de educação democrática de diversos autores. Desenvolvemos um estudo que utiliza a abordagem metodológica qualitativa, com delineamentos de pesquisa documental, bibliográfica e participante. A análise dos dados foi conduzida por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), na qual as categorias emergiram tanto diretamente dos dados coletados quanto foram estabelecidas em um dos estudos realizados. O projeto de tese foi elaborado com base em uma estrutura textual e de pesquisa no formato multipaper. A estrutura consiste em um texto de apresentação da pesquisa, capítulos dedicados à fundamentação teórica e metodológica, além de cinco artigos, dos quais quatro já foram delineados e um artigo em fase de desenvolvimento. Neste trabalho, os nossos objetivos específicos, sob a forma de artigos, foram divididos em três blocos: Bloco I – Caminhos que amparam uma educação científica plural, democrática e emancipatória, no qual reunimos os artigos que trazem discussões que mobilizam pensamentos, ideias e atuações voltadas a uma perspectiva democrática da educação; No Bloco II – Descaminhos para a educação científica plural, democrática e emancipatória, reunimos os artigos que trazem discussões, no âmbito da educação eugênica, sobre algumas dinâmicas educacionais específicas e atuais que se articulam em oposição à visão democrática da educação, especialmente no contexto da educação científica plural, democrática e emancipatória. O Bloco III – Mapeando caminhos que desvelam a estrutura subjacente da Educação Eugênica no atual contexto brasileiro, em fase de desenvolvimento, intencionamos mapear a estrutura subjacente da Educação Eugênica, no atual contexto brasileiro, que limita a construção de uma educação científica plural, democrática e emancipatória. As considerações preliminares apontam para os seguintes aspectos: que definir a Eugenia como Ciência no contexto atual, sob uma perspectiva crítica-reflexiva, configura uma compreensão equivocada do que se caracteriza como Ciência; que a efetivação da formação reflexiva crítica de professores, relacionada ao ensino de Ciências, envolve o debate, o estudo e o pensar sobre estratégias de atuação voltadas para as ideias de igualdade e justiça social; identificamos conceitos no contexto do movimento Escola Sem Partido que se mostram próximos do ideário eugênico, mas que utilizam, atualmente, um discurso falso de perspectiva educacional democrática; e por fim, que os princípios descritos nos documentos norteadores do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, vão de encontro a uma educação democrática e voltada aos direitos humanos, que ao longo dos tempos ainda ressurgem no campo educacional, semelhantes à educação eugênica do início do século XX.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOAKLEBIO ALVES DA SILVA - UFCG
Externa ao Programa - 1957211 - CANDIDA BEATRIZ ALVES - nullPresidente - 418913 - GERSON DE SOUZA MOL
Interno - 3261681 - SAMUEL MOLINA SCHNORR
Notícia cadastrada em: 14/01/2025 09:01
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