(Des)enlaces entre educação CTS e Natureza da Ciência para desafios contemporâneos
Justiça social. Negacionismo. Educação científica
O negacionismo científico, a desconfiança nas ciências e os ataques às democracias e às instituições sociais requerem o entendimento sobre a ciência e seus processos, bem como uma postura mais atuante dos indivíduos sobre suas realidades. Esse cenário tem instigado pesquisadores da educação CTS (ciência-tecnologia-sociedade) a repensarem a relação ciência-sociedade, incluindo a abordagem cada vez mais explícita de natureza da ciência (NDC). Assim, a presente tese tem como objetivo tecer aproximações entre educação CTS e NDC, tendo em vista: (a) problematizar o empreendimento científico-tecnológico, o que envolve como ele afeta e é afetado pela sociedade; (b) diante dessa compreensão, agir em prol de uma sociedade mais justa. Ao fim, ressignificamos as articulações pré-estabelecidas, de modo a produzir novas categorias que abarcam os aprofundamentos realizados. Em termos metodológicos, o estudo abrange movimentos empíricos e teóricos. Os capítulos (1), (2) e (3) são essencialmente de base empírica. Em (1), buscamos identificar e caracterizar articulações entre educação CTS e NDC, de forma mais ampla, isto é, na ausência de um contexto específico. Delimitamos fronteiras entre as áreas, intermediadas pelas questões sociocientíficas (QSC), através de modelos propostos. Embora abordada de maneira implícita, a NDC ganha espaço por meio da discussão sobre a (não)neutralidade da ciência. No capítulo (2), articulações CTS-NDC foram traçadas com base no contexto específico da radioatividade. Nele, ratificamos a priorização da abordagem de aspectos não-epistêmicos e propomos uma matriz que sistematiza essas conclusões. As imbricações entre CTS e NDC são reexaminadas sob as lentes do ativismo sociopolítico (ASP) em (3), que representa uma via para a atuação dos estudantes como promotores de melhorias sociais. Como resultado, são apresentados modelos sobre o ASP em práticas de ensino, desvelando sua estrutura e níveis de desenvolvimento. As contribuições delineadas a partir dos encaminhamentos empíricos ganham tração nas elocubrações teóricas dos capítulos (4) e (5), que exploram NDC e CTS, respectivamente. Em (4), nos aprofundamos na natureza da ciência a partir de um cenário negacionista (movimento antivacina). Definimos características de classificação para o negacionismo científico, além de identificar lacunas inerentes à problematização científica e tecnológica (educação CTS). O capítulo (5) reúne reflexões e contribuições relacionadas à educação (PLA)CTS a partir de três enfoques: resolução de problemas, prática social e justiça social (JS). Entre as contribuições, destacamos um modelo estabelecido para caracterizar a atividade científica e tecnológica no processo educacional, a partir de dimensões da JS. Por fim, congregamos os aportes construídos em cada capítulo e definimos elementos a serem problematizados na articulação CTS-NDC, de modo a direcionar práticas e pesquisas futuras para a formação de indivíduos que aprendam agindo.