Sala de recursos multiuso de ciências de uma escola da rede pública do Distrito Federal – A perspectiva dos professores envolvidos.
Inclusão escolar, ensino de Ciências, sala de recursos multifuncionaI
Este trabalho tem como foco a análise das práticas docentes em Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) voltadas ao ensino de Ciências, buscando identificar as potencialidades e desafios da inclusão de estudantes com deficiência visual a partir da perspectiva dos professores envolvidos. A pesquisa explora como as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) de Ciências contribuem para a educação inclusiva, analisando as percepções e práticas de professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Com base em um estudo de caso realizado em uma escola pública do Distrito Federal, o trabalho busca compreender as estratégias pedagógicas utilizadas, os desafios enfrentados pelos docentes e a efetividade das metodologias aplicadas no ensino de Ciências para alunos com deficiência visual. A análise qualitativa, fundamentada em entrevistas e observações, visa identificar práticas que promovam a autonomia e o aprendizado significativo desses estudantes. Espera-se que os resultados contribuam para o aprimoramento das estratégias pedagógicas e para o fortalecimento da formação continuada de docentes, além de fornecer subsídios para políticas públicas que promovam a inclusão educacional no ensino de Ciências. (em desenvolvimento).