Risco na Educação Científica: um caminho para refletir a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade
Ulrich Beck, Educação CTS, Formação Inicial de Professores, Residência Pedagógica.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar possíveis contribuições do desenvolvimento/reflexão do conceito de Risco para pensar a relação CTS para práticas profissionais de licenciandos de Química de uma Instituição Federal de Ensino Superior Brasileira. O conceito de risco além de ser abordado de forma objetiva pelas ciências naturais por meio de avaliações quantitativas, também é discutido em uma perspectiva sociológica. Optamos, neste trabalho, pela contribuição do pensamento social da Sociedade de Risco de Ulrich Beck (1944-2015), complementada pelos aportes teóricos de Anthony Giddens e Scott Lash. A investigação foi conduzida no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Licenciatura em Química, iniciando com a oferta da formação em CTS/Risco e a partir disso, os participantes elaboraram e implementaram propostas didáticas no âmbito das práticas de sala de aula com a referida temática desenvolvida na formação. Dessa maneira, avaliamos os impactos do desenvolvimento dessas propostas nos sujeitos envolvidos. A coleta de dados foi realizada por meio de anotações no diário de pesquisa durante a aplicação das propostas, e por entrevistas reflexivas com nove licenciandos e com dois preceptores das escolas participantes do PRP. Os dados das onze entrevistas foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e apontaram como resultado que o Risco pode contribuir como caminho para inserção da Educação CTS. Para isso, discussões como o duplo lugar técnico e político da ciência, a individualização, como nova forma de socialização, dentre outras colaboram nos debates acerca da falibilidade e da não neutralidade da ciência e da tecnologia, aspectos que impactam diretamente na sociedade. São compreensões necessárias para participação nas tomadas de decisões e dessa forma, entendemos que Risco articulado à Educação CTS, no espaço da sala de Educação em Ciências, como potente abertura de reflexão e crítica dos indivíduos para o enfretamento das desigualdades individualizadas e dos demais riscos da modernidade.