Educação Midiática no contexto da Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades
Educação Midiática. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Formação de professores. Materialismo Histórico-Dialético. Ensino de Ciências.
Esta tese teve como objetivo principal investigar a implementação da Educação Midiática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e propor estratégias pedagógicas para aprimorar seu uso, visando o desenvolvimento da leitura crítica das mídias pelos educandos. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa como metodologias diversificadas. A revisão sistemática de literatura, realizada por meio da Análise de Conteúdo, levantou estudos acadêmicos e artigos sobre a relação entre Educação Midiática e a Educomunicação no contexto da EJA, com foco no período de 2018-2022. Os resultados indicaram uma predominância do uso instrumental das tecnologias e mídias na EJA, reforçando a carência de abordagens críticas nesse campo. Uma pesquisa-ação foi conduzida com turmas da EJA em duas escolas públicas do Distrito Federal, com intervenções planejadas com base nos princípios da dialogicidade e problematização, abordando temas como a luta das mulheres por igualdade, a relação entre trabalho e vida humana, a degradação ambiental e campanhas de saúde pública. A análise dos dados coletados, à luz do Materialismo Histórico-Dialético, destacou a importância da mídia na formação de concepções sociais e na perpetuação de desigualdades. Além disso, foi realizada uma intervenção formativa na formação inicial de professores de Ciências da Natureza, focando na inserção da Educação Midiática na EJA e promovendo encontros dialógicos para a leitura crítica de produtos midiáticos. A análise dos dados, baseada no Materialismo Histórico-Dialético de Marx, revelou um aprofundamento nas reflexões e diálogos sobre temáticas como nacionalismo, racismo estrutural e negacionismo científico. Conclui-se que as estratégias metodológicas adotadas nessa pesquisa indicaram a relevância da Educação Midiática no desenvolvimento da habilidade de leitura crítica das mídias no contexto da formação de professores. Essa pesquisa indica ainda aspectos relevantes na inserção dos fundamentos da Educação Midiática em diferentes contextos da educação formal, auxiliando na compreensão da mídia como um processo social vinculado a outros fenômenos de reprodução ou transformação social.