A ALIMENTAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES E PRATICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
alimentação inclusiva; saúde; educação em ciências; formação docente.
Diversas abordagens para a promoção da saúde têm sido elencadas na atualidade. Neste sentido, as percepções sobre a temática alimentação conquistam espaço tanto no campo da Educação quanto na Saúde. Tendo em vista que os conceitos científicos que envolvem o ato de alimentar-se ultrapassam os aspectos biológicos e químicos, refletindo a convivência e interação social, ressaltamos às questões vinculadas a restrições alimentares e reações adversas a alimentos e nesse sentido, o tema “alimentação inclusiva” é relevante para o ensino de Ciências. A escola é um ambiente fundamental para garantir o direito a alimentação adequada como o afirmado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, portanto, o professor tem um importante papel para a realização de ações pedagógicas que incluam alunos com necessidades alimentares específicas. Diante disso, o objetivo desse projeto é identificar como os professores da educação básica percebem o tema “inclusão alimentar”, além de propor e investigar se uma oficina abordando esse tema poderia propor a imersão e reflexão dos professores sobre a inclusão alimentar. A abordagem metodológica será qualitativa e os dados analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin.