Banca de QUALIFICAÇÃO: Luciana Pires Medeiros

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Luciana Pires Medeiros
DATA : 14/09/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

A ALIMENTAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÕES E PRATICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

alimentação inclusiva; saúde; educação em ciências; formação docente.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

Diversas abordagens para a promoção da saúde têm sido elencadas na atualidade. Neste sentido, as percepções sobre a temática alimentação conquistam espaço tanto no campo da Educação quanto na Saúde. Tendo em vista que os conceitos científicos que envolvem o ato de alimentar-se ultrapassam os aspectos biológicos e químicos, refletindo a convivência e interação social, ressaltamos às questões vinculadas a restrições alimentares e reações adversas a alimentos e nesse sentido, o tema “alimentação inclusiva” é relevante para o ensino de Ciências. A escola é um ambiente fundamental para garantir o direito a alimentação adequada como o afirmado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, portanto, o professor tem um importante papel para a realização de ações pedagógicas que incluam alunos com necessidades alimentares específicas. Diante disso, o objetivo desse projeto é identificar como os professores da educação básica percebem o tema “inclusão alimentar”, além de propor e investigar se uma oficina abordando esse tema poderia propor a imersão e reflexão dos professores sobre a inclusão alimentar. A abordagem metodológica será qualitativa e os dados analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - SUELI DA SILVA COSTA
Interna - 2338437 - ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
Presidente - 1525511 - JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
Notícia cadastrada em: 09/09/2022 13:59
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