Banca de QUALIFICAÇÃO: Priscila Caroline Valadão de Brito Medeiros

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Priscila Caroline Valadão de Brito Medeiros
DATA : 07/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Seminários do IQ/UnB (Não aberta ao público)
TÍTULO:

Proposta de Protocolo de Atendimento e Orientações Didático Pedagógicas para Estudantes Autistas do Ensino Médio, no Contexto da Educação em Ciências


PALAVRAS-CHAVES:

Autismo, Protocolo, Ensino Médio, Educação em Ciências.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

As leis atuais garantem direitos as pessoas autistas como garantem as pessoas com deficiência, porém matrículas ainda são rejeitadas e esses estudantes, vítimas de exclusão, nem sempre recebem o acompanhamento e o desenvolvimento adequado que necessitam. É evidente as dificuldades dos estudantes autistas em se adaptarem as estratégias e as metodologias de ensino propostas em muitas escolas. A existência de obstáculos metodológicos e sociais afetam o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento desses estudantes, assim, é com vistas a uma Educação Inclusiva e de qualidade que defendemos a construção e a validação um Protocolo de atendimento educacional para estudantes autistas no contexto da Educação em Ciências, no Ensino Médio: objetivo principal do nosso trabalho, com o foco no acolhimento e orientações didático pedagógicas para um trabalho colaborativo entre o professor especialista e o professor da classe comum buscando facilitar a aprendizagem desses estudantes e atender as suas necessidades específicas assim como as suas potencialidades. A pesquisa consiste em três etapas: (1) as entrevistas, (2) a construção do protocolo e (3) a validação do protocolo. A metodologia utilizada foi a qualitativa que tem o seu interesse nas falas dos docentes e na interação dialógica entre participantes e pesquisadora permitindo reflexões de atitudes, sentimentos e impressões como dados que podem ser analisados. Na primeira fase, o método utilizado na construção dos dados foi a entrevista semiestruturada para dois professores do Ensino Médio: (i) professor autista, (ii) professor pai de uma filha autista. A análise dos dados deu-se por meio da Análise Temática Dialógica estabelecendo temas e subtemas que se apresentaram ao longo dos discursos. A leitura intensa das falas dos participantes proporcionou a construção e a análise dos mapas de significados de cada professor para, então, serem interpretados e servirem de parâmetros para a construção do nosso protocolo. Os resultados da primeira fase mostraram a realidade da pessoa autista no contexto escolar, apresentando as necessidades desses estudantes e a dificuldade dos professores em lidarem com as especificidades desse público em sala de aula o que justifica a construção um material formativo: o nosso protocolo, capaz de orientar a sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento e a formação para a cidadania do estudante autista por meio de uma abordagem contextualizada do Ensino de Ciências voltado para a compreensão de todos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 418913 - GERSON DE SOUZA MOL
Externo à Instituição - GISELE LEMOS SHAW - UNIVASF
Externa ao Programa - 1100497 - JULIANA EUGENIA CAIXETA
Interna - 3192412 - PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
Notícia cadastrada em: 06/10/2022 09:51
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