A ATUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS ESTRUTURAL E A RELAÇÃO COM A COMUNIDADE LOCAL NA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO
Instituto Federal de Brasília Campus Estrutural. Sustentabilidade. Cidade Estrutural. Iniciativas de sustentabilidade
O presente estudo se propôs a investigar as visões e as práticas de sustentabilidade promovidas pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Estrutural junto à comunidade local para a promoção da sustentabilidade. O Campus está localizado próximo à Cidade Estrutural, no Distrito Federal, que é uma comunidade marcada pela alta vulnerabilidade social e por diversos desafios socioambientais, entre eles, a carência de educação pública de qualidade. Até pouco tempo a região também abrigava o maior lixão do país e da América Latina, conhecido como Lixão da Estrutural (ou Lixão do Jóquei). Para alcançar o objetivo da tese, inicialmente, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, que analisou as produções científicas indexadas nas bases de dados SCOPUS e SciELO e produzidas entre os anos de 2015 e 2019. Dos 687 artigos encontrados, 82 foram selecionados para análise. Os resultados revelam que as práticas de sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) estão mais concentradas nas dimensões da gestão e do ensino. Apesar da variedade de estratégias identificadas, em geral as iniciativas são individuais e compartimentadas. Depois, visando explorar o caso do Campus Estrutural em profundidade, foi conduzido um estudo de caso único. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: análise documental, entrevistas semiestruturadas, questionários e diário de pesquisa, os quais foram analisados a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostram que os principais esforços do Campus Estrutural em sustentabilidade, segundo a comunidade acadêmica, estão direcionados para o ensino e, em segundo lugar, para a gestão. No que diz respeito à abordagem do tema nos currículos, este se encontra presente nos cursos do eixo do meio ambiente e de forma pontual nos demais. Na dimensão da gestão, observou-se ainda que há pouco engajamento e participação da comunidade acadêmica nas iniciativas, bem como falhas na comunicação das ações de sustentabilidade. Apesar de não haver uma política própria de sustentabilidade, em alguns documentos institucionais o tema é abordado, ora aproximado ao conceito de desenvolvimento sustentável, ora aproximado ao conceito de sustentabilidade. Em relação à extensão, os dados revelam que as iniciativas de extensão estão concentradas, principalmente, em projetos que visam promover a formação continuada da comunidade. Também se observou que há níveis diferentes de compreensão da extensão entre os gestores e os docentes, sendo que os servidores envolvidos com o território apresentam uma visão mais amadurecida da extensão e das questões socioambientais que a comunidade enfrenta. Apesar de o Campus Estrutural ter diversas iniciativas em sustentabilidade nas quatro dimensões, em geral, elas são realizadas de forma pontual e conduzidas por poucos indivíduos, o que evidencia um dos desafios da instituição, que é o de superar as ações isoladas. Além disso, sobre a relação do Campus com o território e vice-versa, observou-se que é necessário o estreitamento da relação e melhor divulgação das atividades da instituição dentro do território.