Banca de QUALIFICAÇÃO: Maíra Clasen Massarani

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maíra Clasen Massarani
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Plataforma Teams

A concepção da Investigação Científica em políticas curriculares: entre regulações e sistemas de raciocínio

Ensino de Ciências por Investigação; Investigação Científica; Itinerários Formativos; Novo Ensino Médio

A disciplina escolar Ciências, que tradicionalmente ocupa um lugar de destaque no currículo brasileiro, é concebida ao longo do percurso do ensino de ciências no Brasil de pelo menos três formas distintas que, além de influenciadas por movimentos globais, decorrem da existência, ao longo desse período, de concepções também distintas da ciência e de seus objetivos de ensino. Nesse cenário, nota-se que atualmente as perspectivas associadas ao Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) vêm ganhando espaço nas políticas curriculares, em especial nas relativas ao Ensino Médio, etapa da educação básica na qual a investigação científica passou a figurar como um dos quatro eixos estruturantes para os itinerários formativos, em atendimento à Lei nº 13.415/2017. Compreendendo os currículos como produções culturais e resultados de práticas de significação, consideramos que os discursos vigentes em determinada época influenciam os fundamentos do ensino e se refletem nas escolas. Dessa forma, o presente estudo pretende visibilizar a forma como enunciados referentes à investigação científica são articulados na produção de um sistema de raciocínio que acaba por regular a elaboração das políticas curriculares. Após traçar um panorama histórico do ensino de ciências e das diferentes perspectivas associadas à investigação, realizamos um levantamento da produção acadêmica referente à investigação científica e uma análise de duas das principais políticas curriculares vigentes para a educação básica. Utilizando-nos de uma abordagem discursiva inspirada em estudos foucaultianos, buscamos identificar os significados que constituem o que vem a ser denominado investigação científica pelo campo acadêmico, a fim de compreender os processos envolvidos na aceitação, significação e legitimação de tais enunciados pelas políticas curriculares.

Presidente - 1528690 - ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
Interna - 2338437 - ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
Interno - 2544016 - DELANO MOODY SIMOES DA SILVA
Externa à Instituição - MARCIA SERRA FERREIRA - UFRJ