Educação CTS-Freire em Itinerários Formativos no currículo da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal: análise de documentos orientadores a partir de uma perspectiva humanística de exercício de cidadania
Currículo em Movimento; Ciências da Natureza; Projeto de Vida; Ensino Médio
Neste projeto de pesquisa de mestrado, investigaremos relações entre Educação CTS-Freire e compromissos com exercício de cidadania em documentos curriculares do Novo Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Iniciamos nosso processo reflexivo, situando Movimento CTS e contribuições das vertentes europeia, estadunidense e latino-americana. Traçamos articulações entre Educação CTS, polissemias em produções da área e diferentes naturezas contributivas. Consideramos exercício cidadania estruturante nos parâmetros e propósitos de Educação CTS para: lidar com informações relativas à Ciência-Tecnologia, tomar decisões, formular críticas; analisar questões controversas, riscos e benefícios; compreender temas sociais; emitir opiniões; discutir política, ética e valores; realizar escolhas em dimensões pessoal e/ou social. Na segunda parte de nossas reflexões, analisamos compromissos da Educação CTS-Freire com exercício de cidadania sob enfoque de três eixos: palavras-geradoras e investigação temática; educação política e participação pública; educação problematizadora e não-neutralidade de concepções de ciência-tecnologia. Associando CTS-Freire-PLACTS, discorremos sobre uma interpretação humanística de exercício de cidadania ao encontro de uma perspectiva educacional emancipatória e progressista em contexto regional. Assumimos ação-reflexão como essencial para exercício humanístico de cidadania no sentido de problematizar realidades a partir de relações CTS para transformação dos sujeitos e da realidade. Defendemos que o exercício humanístico de cidadania permitirá fundamentar articulações entre Educação CTS-Freire e Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio tomando como centro o sujeito e seus projetos de vida. Definimos Análise Textual Discursiva (ATD), em nosso percurso metodológico, pela possível convergência com perspectiva reflexiva freiriana. Esperamos que ATD-Freire contribua para compreensão da natureza humanística do exercício de cidadania como intrínseca à pesquisa em Educação CTS. Será uma investigação centrada na ação-reflexão desde a produção de informações até o processo de síntese-análise de fenômenos discursos. Desse movimento hermenêutico comprometido com exercício de cidadania, presumimos emergir confluências e divergências entre Educação Científica Humanística e currículo de Ciências da Natureza.