Potencialidades e limites de uma disciplina sobre gênero e sexualidade na formação inicial de professoras/es: espaços possíveis para além dos determinismos biológicos
formação de professores; formação inicial de professores; gênero; sexualidade
As questões envolvendo os gêneros e as sexualidades, assim como os campos de disputas políticas de combate às formas de discriminação sexual e de gênero, são urgências sociais. Os controles discursivos sobre a sexualidade humana atravessam a história, permeando vários dos setores da sociedade, sendo a Educação e os espaços formativos aparatos significativos com efeitos duradouros e potencialmente perigosos para identidades sociais marginalizadas. Influenciados pelos trabalhos do filósofo Michel Foucault e perspectivas pós-estruturalistas, buscamos, no contexto da formação inicial de professores, possíveis respostas para muitas perguntas que envolvem formas de nos inserir nesses dispositivos. Pensar, coletivamente, sobre possiblidades de construção de espaços formativos capazes de ampliar os debates, estratégias, percepções críticas em relação as determinismos biológicos impostos socialmente que permeiam as instâncias, instituições e práticas pedagógicas. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo, investigar as potencialidades e os limites de uma disciplina, ofertada na formação inicial, sobre gênero, sexualidade e educação, orientada pelas abordagens teórico-metodológicas descritas. Pretendemos, a partir das concepções de estudantes matriculadas e matriculados na disciplina Reflexões sobre gênero e sexualidade no Ensino de Ciências e Biologia (RGeSex), na Universidade de Brasília (UnB). A presente investigação foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, sendo o estudo de caso a estratégia metodológica escolhida. Como instrumentos de pesquisa para a coletada de informações, adotamos a observação participante com registro em videogravações, entrevistas semiestruturadas e análise documental dos materiais produzidos pelas estudantes e pelos estudantes. As informações obtidas foram analisadas a partir da perspectiva da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Acreditamos que, as análises das informações oriundas das variadas fontes de evidências estimulem a discussão sobre as potencialidades, desafios, dúvidas, contribuições, de disciplinas que abordem as temáticas gênero e sexualidade na formação inicial de professores.