Banca de DEFESA: André Luís Miranda de Barcellos Coelho

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : André Luís Miranda de Barcellos Coelho
DATA : 29/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ENTRE A INOVAÇÃO E O MAL-ESTAR: COMO PROFESSORES(AS) DE CIÊNCIAS LIDAM COM A DEMANDA POR MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

 Mal-estar docente; inovação na educação; identidade docente; pesquisa autobiográfica. 


PÁGINAS: 207
RESUMO:

 A noção de inovação está bastante presente na educação contemporânea. A despeito da demanda crescente por inovação na educação, no entanto, suas significações raramente estão evidentes. A constante e frequente pressão para que os(as) professores(as) inovem apresenta importante potencial de engendrar crises identitárias nesses sujeitos. Nossa pesquisa gravita em torno desta ideia. Nosso objetivo é compreender como os(as) professores(as) de ciências lidam com a frequente demanda por inovação na educação contemporânea e como se sentem diante dela. Fazemos isso a partir de relatos de vida e experiências de professores(as) reconhecidos por suas comunidades escolares como inovadores, bem como gestores de escolas com o mesmo reconhecimento. Trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica em que buscamos interpretações inéditas sobre a relação entre inovação e o mal-estar docente. Primeiro, identificamos como esses(as) professores(as) compreendem a ideia de inovação na educação e, em seguida, buscamos compreender se eles expressam a ideia de mal-estar docente e de que forma esse estado é traduzido por eles. Exploramos a fragilidade do termo "inovação na educação" e concluímos que o conceito de "inovação na educação" é complexo, polissêmico e problemático. Ele não possui uma definição unívoca e seu significado varia em diferentes contextos. Apesar dessa diversidade, a demanda por inovação no campo educacional é crescente, e os(as) professores(as) são frequentemente acionados para promover tais mudanças. Outro conceito central em nosso trabalho é o de identidade na contemporaneidade, com foco nas crises identitárias atuais. Baseados em obras de Zygmunt Bauman e Stuart Hall, caracterizamos a contemporaneidade como um tempo em que os indivíduos podem ter múltiplas identidades, que são construídas por meio de um processo narrativo. A partir do trabalho de Manfré (2014), que investiga o mal-estar docente, chegamos à noção de crise identitária relacionada à questão da "inovação na educação". O mal-estar docente é entendido como um estado, e não apenas um fenômeno, neste contexto. Nossos achados apontam para o fato de que o sentimento em relação à demanda constante e frequente por inovação na educação é de mal-estar. Em maior ou menor grau, a demanda por inovação é compreendida como insatisfação sobre quem são ou se propõem a serem. A percepção dos(as) professores(as) é de que é imprescindível para realizar a demanda por inovação na educação, possuir algum domínio técnico. Não fica evidente, entretanto, sobre o que exatamente versa tal domínio. Uma maneira de lidar com o sentimento de mal-estar que identificamos é estabelecendo compromissos de aprendizagem com seus alunos. Por fim, esses(as) professores(as) reivindicam, fundamentalmente, um lugar de pertencimento. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADEMIR HENRIQUE MANFRE - UNESP
Externa à Instituição - ASSICLEIDE DA SILVA BRITO - UEFS
Presidente - ***.719.810-** - MARIA LUIZA DE ARAUJO GASTAL - UnB
Interna - 2654011 - MARIA RITA AVANZI
Interna - 3192412 - PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 15:48
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