O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS
Formação de Professores; Ensino de Ciências; Criatividade
Estar inserido no contexto escolar exige dos professores constante inovação de suas práticas, métodos e relações interpessoais, pois eles lidam não só com uma grande quantidade de conhecimentos e informações, mas também com diversas subjetividades. Portanto, a investigação sobre a criatividade deve ser considerada na formação desses profissionais. Tendo em vista a pouca quantidade de trabalhos que relacionam a criatividade à formação de professores de ciências e para a possível contribuição aos estudos sobre o tema, o objetivo deste trabalho é entender se o curso de Ciências Naturais (CN) da Faculdade UnB Planaltina (FUP) favorece ou não o estímulo à criatividade dos seus licenciandos e quais as implicações na prática docente. Para isso, será feita uma pesquisa qualitativa com discentes e egressos do curso de CN da FUP por meio de entrevistas semi-estruturadas em busca da reflexão mencionada no objetivo do trabalho.