Banca de DEFESA: Francyleia Tamyres Oliveira Freire

DISCENTE : Francyleia Tamyres Oliveira Freire
DATA : 28/10/2023
LOCAL: Plataforma Teams

AMBIEN(T)AR: Percepções socioambientais em diálogo narrativo

Educação Ambiental Crítica, meio ambiente, percepção socioambiental, narrativas.

A complexidade da realidade socioambiental é percebida de diferentes formas que podem variar de acordo com os contextos socioculturais em que os sujeitos estão inseridos, suas experiências e toda bagagem de mundo vivido. Com base nisso, o presente estudo é fundamentado em uma compreensão fenomenológica do meio ambiente e reconhece a pedagogia freireana e a racionalidade ambiental como enfoques essenciais na estruturação de uma abordagem de Educação Ambiental (EA) crítica que viabilize a integração entre saberes científicos e sensíveis de forma contextualizada. O objetivo da pesquisa foi estudar percepções socioambientais de estudantes da Educação Integral do ensino fundamental de uma escola pública de Sobradinho (DF) e o potencial de uma intervenção pedagógica com produção de narrativas autobiográficas para a constituição de uma prática de EA crítica. Pautado pelo método de pesquisa (auto)biográfica e a produção narrativa, o processo educativo se desenvolveu por meio de uma oficina interdisciplinar, com o objetivo de facilitar a troca de saberes e contribuir com a ampliação dos conhecimentos e reflexões dos(as) educandos(as). O planejamento da oficina foi intencionalmente flexível, permitindo que o desenvolvimento das atividades ocorresse de forma orgânica. Os resultados sugerem que a maioria dos(as) participantes tem uma preocupação acentuada com problemas socioambientais de seus ambientes de vida, especialmente relacionados à poluição, seguida do desmatamento. Além disso, algumas narrativas escritas e orais apresentam elementos que revelam o apreço e admiração dos(as) estudantes pelas paisagens da região de Sobradinho e uma certa afeição às experiências socioambientais vividas em seus contextos. Consideramos que as metodologias adotadas no trabalho favoreceram o diálogo de saberes, a problematização e a reflexão sobre as experiências e percepções dos(as) participantes de maneira autêntica e enriquecedora. As narrativas produzidas sinalizam uma possível ampliação de conhecimento e percepção dos(as) estudantes participantes, sendo considerada fundamental para apresentar alternativas aos discursos hegemônicos, ao revelar elementos relacionados tanto aos conhecimentos racionais quanto aos conhecimentos sensíveis que atravessam as experiências dos sujeitos.

Externo à Instituição - Danilo Seithi Kato - UFTM
Interno - 1517989 - MARCELO XIMENES AGUIAR BIZERRIL
Interna - ***.719.810-** - MARIA LUIZA DE ARAUJO GASTAL - UnB
Presidente - 3261681 - SAMUEL MOLINA SCHNORR