DAS ADAPTAÇÕES À PRÁTICA: UMA ANÁLISE DOS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS A PARTIR DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Ensino Remoto Emergencial. Pandemia da Covid-19. Educação em Ciências. Recursos didáticos. Formação Docente.
O Ensino Remoto Emergencial (ERE) causado pela pandemia da Covid-19, evidencia possíveis modificações na prática docente para alcançar debilidades em abordagens a distância e de urgência. Muitas dificuldades profissionais foram encontradas nesse cenário, em especial professores de Ciências, visto que este campo de ensino exige práticas alternativas e lúdicas para a aplicação das aulas. A partir dessa problemática, surgiu a inquietação de realizar esse trabalho que tem como objetivo investigar quais foram as adaptações e práticas educacionais feitas por professores de Ciências da rede pública do Distrito Federal durante e após o Ensino Remoto Emergencial. Considerando o exposto, será empregada uma metodologia qualitativa para conduzir este estudo, utilizando técnicas de coleta de dados como análise de formulário, grupo focal e observação participante. A análise dos dados desta pesquisa será realizada por meio da utilização da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, que é um método que identifica e examina padrões presentes em um conjunto de dados. Assim, este trabalho tem o potencial de examinar, em colaboração com os educadores de Ciências, algumas das reconstruções didáticas que efetivamente permaneceu como herança para a Educação em Ciências depois do período remoto emergencial.