Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília: uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade.
Curso Online. Interacionismo Sociodiscursivo. Multiletramentos. Multimodalidade. Letramentos Digitais. Design de Curso de Línguas. Ensino Baseado em Tarefas. Ensino Remoto.
Esta pesquisa teve por objetivo geral propor um curso online de inglês básico para viagens, baseado no interacionismo sociodiscursivo, nos multiletramentos e na multimodalidade, para ser implementado no Instituto Federal de Brasília (IFB). No que tange aos objetivos específicos, este trabalho buscou identificar os aspectos didático-pedagógicos inseridos no arcabouço teórico da pesquisa, estabelecer as conexões teóricos/formais da pesquisa, com o enfoque no aperfeiçoamento linguístico-discursivo, na interação entre os pares e no desenvolvimento sociocultural, e analisar os documentos formais que subsidiam a construção do plano pedagógico de curso de formação inicial e continuada (FIC) no IFB. A pesquisa possui as bases teóricas do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; BRONCKART; MACHADO, 2004; VEÇOSSI, 2014; BARROSO, 2011; QUEVEDO-CAMARGO, 2007), dos multiletramentos, da multimodalidade e dos letramentos digitais (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; COSCARELLI; RIBEIRO, 2007; BARTON; LEE, 2015; MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2006; COPE; KALANTZIS, 2016; ROJO, 2009, 2012), do design de curso de línguas (NATION; MACALISTER, 2010; KOSTKA; BUNNING, 2018), e do ensino baseado em tarefas (ELLIS, 2003, 2018; LONG, 2015; NUNAN, 2003; WILLIS, 1996; WILLIS; WILLIS, 2007). Este trabalho está estruturado de acordo com os seguintes parâmetros metodológicos: natureza teórica, abordagem qualitativa, método interpretativista, objetivo exploratório e pesquisas bibliográfica e documental (CHIZZOTTI, 1998; PRODANOV; FREITAS, 2013; LÜDKE; ANDRÉ, 2018; FLICK, 2013; DENZIN; LINCOLN, 2006; SEVERINO, 2007; MOITA LOPES, 1994; DEMO, 2011; GIL, 2002, 2008). Além disso, a análise de conteúdo (BARDIN, 1977, 2011; KRIPPENDORF, 2004) foi o método empregado para tratamento dos dados coletados na pesquisa. A estrutura da proposta didática desenhada de acordo com o design de curso de línguas, os planos de curso e de ensino criados em harmonia com os documentos formais e os modelos de aulas elaborados em consonância com o ensino baseado em tarefas, são alguns dos resultados desta pesquisa que visam a criação e a oferta de novos cursos de idiomas no formato remoto pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).