Banca de DEFESA: Rubens do Nascimento Lago

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rubens do Nascimento Lago
DATA : 25/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

GRAPHIC NOVEL “SENHORA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO MULTIMODAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

graphic novels; leitura; literatura brasileira; multimodalidade; Ensino Médio.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Esta pesquisa possui o objetivo de investigar a efetividade da graphic novel “Senhora” como recurso pedagógico multimodal no processo de ensino-aprendizagem de leitura literária no Ensino Médio, buscando evidenciar a importância dessa obra literária adaptada como meio de facilitação e estímulo no processo de formação de estudantes leitores. A multimodalidade, que abarca os diferentes modos semióticos nas situações comunicativas, é cada vez mais frequente nos dias atuais e relevante no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Nota-se, nesse sentido, que as graphic novels podem ser relevantes em aulas de literatura brasileira, além de poder contribuir para o desempenho dos estudantes na aquisição de diversos conhecimentos e diversas habilidades. Soma-se a isso o fato de que o direcionamento das práticas de ensino, nas escolas, precisa ser condizente com as necessidades reais dos estudantes, a fim de possibilitar um aprendizado cada vez mais reflexivo e sobretudo crítico. Nesse contexto, esta dissertação almeja destacar a importância de recursos pedagógicos já existentes e contribuir para que os professores possam se atentar para as práticas de ensino que dialoguem com a perspectiva dos “múltis” (multiletramento e multimodalidade) no processo de ensino-aprendizagem de leitura literária. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativo-interpretativista, envolvendo um estudo de caso interventivo, tomando por base a participação de estudantes voluntários do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado de Goiás. Além disso, os estudantes, ao término da aplicação da pesquisa de campo, responderam aos instrumentos de coleta de dados: questionário aberto e entrevista estruturada. Como resultado, evidenciou-se que o uso da graphic novel “Senhora” contribuiu significativamente para o ensino-aprendizagem de leitura, com foco no estudo da literatura brasileira. Entretanto, a oferta desse material adaptado, em sala de aula, ainda é bastante limitada.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.816.114-** - ALINE FONSECA DE OLIVEIRA - UB
Presidente - 1894338 - ANA EMILIA FAJARDO TURBIN
Externo à Instituição - André Gondim do Rego - IFB
Interno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 12:15
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app14.sigaa14