Banca de DEFESA: Geanne Alves de Abreu Morato

DISCENTE : Geanne Alves de Abreu Morato
DATA : 16/09/2022
LOCAL: PLATAFORMA TEAMS

Percepções e Ações de Professores de Japonês em uma Escola Pública de Línguas do Distrito Federal sobre a Abordagem da Escola: Um estudo de Caso.

Percepções dos professores. Ações dos professores. Ensino de língua japonesa como língua estrangeira. Abordagem com perspectiva intercultural. Materialidades do ensino de línguas.

Para compreender as percepções e ações dos professores de uma das unidades dos Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal – CIL acerca da abordagem predominante da escola, a Abordagem Comunicativa, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os traços conceituais perceptivos nas ações de professores participantes e proporcionar reflexões acerca da sua materialização, a aplicação prática dessa abordagem. A pesquisa foi realizada com o apoio de uma resenha bibliográfica sobre o conceito de abordagem na tradição de Anthony (1963) e Almeida Filho (1993), com definições também de outros autores; sobre a Operação Global de Ensino de Línguas delineada por Almeida Filho (1993), além de resenha bibliográfica sobre Competência Comunicativa e sobre Interculturalidade. A pesquisa realizada é qualitativa, no formato de estudo de caso interventivo. Para isso, foram realizados questionário aberto, entrevista semiestruturada com os professores de Japonês da Instituição, observações diretas de aulas, observação participativa dos docentes em reuniões de planejamento pedagógico, sessões de reflexões e organização em tópicos dos registros obtidos. Em seguida, foi realizada a análise dos dados, e obtida uma base de referência teórica por meio da resenha bibliográfica em seus aspectos relacionados à abordagem predominante da escola e sua aplicação prática. Foram encontradas evidências de estratégias de ensino voltadas à materialização da abordagem predominante dos professores participantes no CIL em estudo para atender necessidades específicas dos estudantes, considerando-se sua realidade, a cultura local e a cultura do país originário da língua-alvo. Todavia, foram observadas algumas dúvidas dos professores no que diz respeito à aplicação prática da abordagem na triangulação dos dados coletados, assim, durante a intervenção, foram realizadas leituras de textos sobre a Abordagem Comunicativa com reflexões acerca de sua materialização, especificamente sobre o planejamento e a aula, aplicação prática do método. Apesar das dúvidas relatadas e verificadas durante as observações das aulas, foi constatado que algumas ações dos docentes dentro da abordagem adotada pela escola possivelmente estejam contribuindo para a aquisição da Língua Japonesa (LJ) como LE. Espera-se que esta pesquisa possa ser útil em novas investidas em direção ao aperfeiçoamento dos professores de língua japonesa e aos de outras línguas na Instituição pesquisada.

Interno - 2293593 - JOSE CARLOS PAES DE ALMEIDA FILHO
Interna - 3374034 - KYOKO SEKINO
Externo à Instituição - LEIKO MATSUBARA
Presidente - 3298611 - YUKI MUKAI