Banca de DEFESA: Raquel Sá de Roure

DISCENTE : Raquel Sá de Roure
DATA : 22/09/2022
LOCAL: Plataforma Teams

Narrativas multimodais na aprendizagem de línguas adicionais na infância

línguas adicionais na infância; narrativas multimodais; tecnologias digitais; protagonismo, multiletramentos.

A presente pesquisa objetiva discutir e refletir sobre a educação linguística na infância mediada por tecnologias digitais no contexto da educação básica. Na contemporaneidade, o uso das tecnologias digitais na educação linguística com crianças é um fenômeno em expansão. Para tratar da questão, esta investigação apresenta um estudo de caso de tipo etnográfico, de natureza qualitativa e caráter interpretativista e experimental situado na área do conhecimento da Linguística Aplicada. Este estudo explora noções que orbitam em torno das concepções de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na infância segundo as perspectivas de teóricos da pedagogia, tais como: Vygostky, Maria Montessori e Loris Malaguzzi. Igualmente, a educação linguística em Inglês com crianças necessita considerar os aportes teóricos em torno das características das crianças em suas diferentes fases do desenvolvimento. Entende-se aqui que o ensino de línguas estrangeiras/adicionais para/com crianças (LUZ, 2003; MARTINS MAGIOLO; TONELLI, 2020; ROCHA, 2007, 2010, 2012; SANTOS; TONELLI, 2021) mediado por tecnologias deve focalizar em tarefas que promovam os multiletramentos (CAZDEN et al, 2021; ROJO, 2012, 2013; ROJO; MOURA, 2019) e a participação ativa das crianças na construção de seus percursos de aprendizagem. Diante disso, nesta pesquisa, são encontrados relatos de práticas de multiletramentos em língua inglesa realizadas em uma escola da educação básica, dando-se ênfase à produção de materiais de ensino de línguas e de tarefas (LEFFA, 2008, 2017) com narrativas multimodais, no intuito de se promover a agência, o protagonismo e a autoria nas aulas de línguas com crianças nos anos iniciais de escolarização. Neste sentido, a produção textual de narrativas multimodais e a documentação pedagógica (FORMAN; FYFE, 2016; TOQUETÃO, 2020) das trajetórias de aprendizagem com a colaboração das crianças ofertam possibilidades para uma educação linguística na infância inclusiva dos elementos digitais. Além disso, a experiência de ensino e aprendizagem de línguas adicionais com crianças mediada por tecnologias digitais busca dialogar, na pesquisa, com as orientações, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades propostas para o componente curricular de língua inglesa pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). O material empírico foi produzido por meio de revisão bibliográfica, tarefas dos alunos com produção textual de narrativas multimodais, registros e documentação pedagógica, depoimentos dos estudantes e observação participante da professora-pesquisadora. No contexto da investigação, os resultados indicam o desenvolvimento de percursos de aprendizagem, a participação ativa, as interações sociais e a colaboração dos estudantes e professora na construção de tarefas como vias positivas para a educação linguística em Inglês com crianças mediada por tecnologias digitais.

Externa à Instituição - CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN - UFES
Interna - 1286534 - JANAINA SOARES DE OLIVEIRA ALVES
Interna - 1942604 - MARIA DEL CARMEN DE LA TORRE ARANDA
Interna - 3941359 - YAMILKA RABASA FERNANDEZ