Banca de DEFESA: Thalita Sally Travassos de Santana

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Thalita Sally Travassos de Santana
DATA : 31/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PLATAFORMA TEAMS
TÍTULO:

Crenças, emoções e ações de professores de espanhol em formação inicial após o ensino remoto emergencial.


PALAVRAS-CHAVES:

Crenças. Emoções. Ações. Professores em formação inicial. Língua espanhola.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as crenças, emoções e ações de professores em formação inicial de um curso de licenciatura em Letras-Espanhol em relação à própria aprendizagem de língua espanhola após passarem pelo contexto de ensino remoto emergencial. Com a intenção de alcançar o que propõe o objetivo geral, este trabalho tem três objetivos específicos: 1) investigar as crenças e as ações dos professores em formação inicial em relação à própria aprendizagem de língua espanhola; 2) identificar as emoções dos professores em formação inicial sobre sua aprendizagem de língua espanhola; 3) verificar a relação entre as crenças, emoções e ações dos professores em formação inicial participantes da pesquisa em relação à própria aprendizagem da língua espanhola. Este trabalho se fundamenta em Barcelos (2001, 2004, 2006a, 2006b, 2007, 2013), Conceição (2004), Horwitz (1985, 1987), Kalaja (1995), Kalaja et al. (2016), Mukai (2014), Oxford (1990), Pajares (1992), Ramos (2011), Vieira-Abrahão (2004), Wenden (1987, 1998, 1999), Woods (2003), entre outros, em seu aporte teórico sobre crenças e ações; e sobre fatores afetivos, emoções e sentimentos se embasa em Aragão (2005, 2011), Arnold (1998, 2011), Arnold e Brown (1999), Barcelos (2015), Damásio (2012, 2015), Dörnyei (1994), Mastrella-de-Andrade (2011, 2011a), Maturana (2009, 2014), Ramos (2020), Stevick (1999), entre outros. A pesquisa está inserida no paradigma qualitativo-interpretativo e utiliza como método o estudo de caso, empregando a abordagem contextual dos estudos de crenças. Este estudo foi realizado com quatro professoras de espanhol em formação inicial do curso de Letras-Espanhol do Instituto Federal de Brasília. Os instrumentos para coleta de dados foram o questionário misto, o autorrelato e a entrevista semiestruturada. Os resultados desta pesquisa mostraram, de maneira geral, que as participantes da pesquisa acreditam que houve pouca ou quase nenhuma aprendizagem de língua espanhola no período de ensino remoto emergencial e que isso se deve ao cansaço e à alta demanda de atividades e trabalhos durante o período. Desse modo, elas acreditam que usavam o tempo apenas para cumprir os prazos de entrega das atividades e não para aprender a língua. Também apontaram insatisfação com as metodologias de ensino utilizadas nas aulas, o que gerou nelas desmotivação. Foi possível verificar que crenças e emoções se relacionavam, não sendo possível identificar qual surgiu primeiro, e influenciavam as ações empregadas pelas participantes, durante o ensino remoto emergencial e o posterior retorno ao ensino presencial, para a aprendizagem da língua espanhola.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIANO SILVESTRE RAMOS - UFBA
Externa ao Programa - 1035053 - MARINEY PEREIRA CONCEICAO
Interna - 3941359 - YAMILKA RABASA FERNANDEZ
Presidente - 3298611 - YUKI MUKAI
Notícia cadastrada em: 23/01/2023 16:53
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