PEDAGOGIA CRÍTICA DE PROJETOS PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM INGLÊS: (AUTO)ETNOGRAFIA DE UMA PROFESSORA
(auto)etnografia, pedagogia crítica de projetos, educação linguística em inglês.
Esta pesquisa se situa a partir do encontro de dois contextos mundiais e locais, a ascensão da ultradireita no Brasil (PINI,2022) e o isolamento e os lutos causados pela pandemia do novo coronavírus. Diante desses contextos, contar nossas histórias nunca foi tão necessário e urgente (ELLIS,2022),a (auto)etnografia surge como possibilidade de nos (re)humanizar através de histórias (CANDIDO,1972). A história a ser contada é a minha experiência com a pedagogia crítica de projetos (PCP) (DIAS,COROA,LIMA,2018; ALBUQUERQUE,2020), experiência enquanto algo que nos acontece (BONDÍA,2002). A escola é entendida aqui como um lugar de experiências que coaduna com a utilização da pedagogia crítica de projetos nesse espaço. Por isso e para isso, essa pesquisa tem como objetivos compartilhar conhecimento sobre a construção de uma pedagogia crítica de projetos para uma educação linguística em inglês. Nessa história, contada em seis atos, analiso minha experiência com a pedagogia crítica de projetos em uma escola de inglês onde atuei por onze anos e construí parte significativa da minha carreira. O primeiro e o segundo ato são destinados à análise do processo de agenciamento meu e de outros 3 docentes que foi imprescindível para que essa história acontecesse. No terceiro ato detalho o processo de planejamento, o ato quatro é dedicado à análise das minhas primeiras experiências com a pedagogia crítica de projetos. O quinto ato conta a história daquele projeto que sedimentou a nossa relação com a pedagogia crítica de projetos. O sexto e último ato apresenta meus pensamentos e minhas reflexões acerca da pedagogia crítica de projetos, a entendendo como um contínuo vir a ser. Eu (não) termino essa (auto)etnografia, dois decentes e duas alunas fazem esse ritual de passagem para que outras professoras e pesquisadoras se sintam convidados a construir novos conhecimentos a partir das suas histórias.