Banca de DEFESA: RAÍSSA MARQUES DE AZEVÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAÍSSA MARQUES DE AZEVÊDO
DATA : 10/07/2025
HORA: 10:05
LOCAL: ON-LINE
TÍTULO:

“Análise das Paisagens Semióticas em Atividades de um Livro Didático Voltado a Crianças Aprendizes do Português Brasileiro como Língua de Herança.”


PALAVRAS-CHAVES:

Multiletramentos; Multimodalidade; Português como língua de herança (PLH); Livro didático; Pré-adolescentes.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo geral analisar as figuras presentes no livro didático (LD) Brasileirinho: Português para crianças e pré-adolescentes, de Gonçalves (2017), à luz das teorias dos Multiletramentos e da Multimodalidade, que fundamentam esta pesquisa. Os objetivos específicos se desdobram em dois eixos: o primeiro consiste em investigar a presença e a possível reprodução de estereótipos nas figuras apresentadas em conjunto com as atividades; o segundo busca compreender se Gonçalves (2017) orienta professores de Português como língua de herança (PLH) na mediação e condução dessas atividades, destinadas ao público-alvo dessa dissertação – pré-adolescentes de 11 anos. A escolha dessa faixa etária justifica-se por seu estágio de desenvolvimento, caracterizado como uma transição entre a infância e a adolescência, segundo Vygotsky, Fróis e Afeche (2019). Nesse período, os sujeitos estão mais abertos à formação de opiniões e ao conhecimento do mundo. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, documental e interpretativista, uma vez que o objeto de estudo – o LD – não envolve mensuração estatística nem aplicação de planos de intervenção. Para a análise, utilizou-se a tabela elaborada por Dias (2009) e adaptada por Marques (2025). Os resultados da pesquisa são apresentados no Capítulo 4, intitulado Por trás das figuras, que se divide em quatro subseções: (4.1) As figuras e o instrumento de pesquisa; (4.2) Os valores informativos nas figuras: uma perspectiva segundo Kress e Leeuwen (2021); (4.3) A aplicação do conceito de moldura nas figuras, de acordo com Kress e Leeuwen (2021); e (4.4) A saliência visual nas figuras sob a ótica de Kress e Leeuwen (2021). Ao longo dessas análises, articulam-se a descrição das imagens às práticas sociais brasileiras, a partir dos critérios adaptados de Dias (2009), bem como os três elementos avaliativos propostos por Kress e Leeuwen (2021): Valores informativos (Dado, Novo, Ideal e Real), Moldura e Saliência. Essas dimensões refletem sobre a construção do LD de Gonçalves (2017) e contribui para o aumento da criticidade de professores de PLH quanto aos LD que norteiam seus cursos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1894338 - ANA EMILIA FAJARDO TURBIN
Interna - 3521482 - CHRISTIANE MOISES
Interno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Externo à Instituição - LEANDRO RODRIGUES ALVES DINIZ - UFMG
Notícia cadastrada em: 13/06/2025 11:40
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